Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Padaria Jaqueline é ponto de encontro em BC


(foto: divulgação)


Encontrei, casualmente, o ex-vereador SumiDão Koeddermann, que cumpre os últimos meses antes de se aposentar do resgate social da Dubai brasileira. Bebericamos um café na tradicional padaria Jaqueline, no bairro Vila Real, com o dono, o Laércio. A padoca é o senadinho da política de BC 

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


 

Plano Diretor

O DIARINHO nosso de cada dia estampou na capa desta terça-feira a preocupação do setor imobiliário e do empresariado por conta de uma possível judicialização do Plano Diretor de Itajaí, que entrou na fase final e deveria ser votado na piramidal casa do povo logo, logo... Compreensível a preocupação dos empresários, mas compreensível também a preocupação do Ministério Público.

 

As questões de sempre

A preocupação do MP e de associações de moradores, como a da Praia Brava, por exemplo, é de que a especulação imobiliária passe por cima dos interesses dos cidadãos em nome do lucro. A Associação da Praia Brava teme a construção de megaprédios na orla da praia mais famosa da city pexêra, trazendo sombra e confusão pra um local top e popular.

Vendendo a paisagem

Outro tema que pode ser lembrado é a sanha dos empreendedores na liberação de prédios na avenida Beira Rio e na pacata e histórica praia de Cabeçudas, raros locais da cidade onde ainda existe espaço público de qualidade e onde crescem os zóios da indústria da construção civil, ávida por anexar a seus empreendimentos, e a seus lucros, as paisagens que são patrimônio público.

Apoio

Lógico que o socadinho escriba não é contra a construção civil, que é uma mola propulsora, geradora de empregos e renda, e que impulsiona, e muito, a nossa economia. Mas não se pode promover desenvolvimento a qualquer custo.

Ou não são?

A verdade é que se deixar correr frouxo a população vai, como sempre, levar na toba. Pois até um pré-candidato a prefeito aqui de Itajaí é advogado de donos de imóveis  e vai lá defender prédios altos na Beira Rio.

Sustentável

E o pior é que não foram poucas as manifestações de outros pré-candidatos ao paço, ou ao legislativo, que se mostraram favoráveis aos “empregos e ao desenvolvimento” trazidos pela construção civil, sem que se exiga um crescimento sustentável. Então estamos mesmo fuzilados.

Resta torcer

A torcida que fica é que o novo Plano Diretor, que vai sair de qualquer jeito, desconfio, não acabe de vez com o que restou de bacana em Itajaí, onde casas históricas já foram demolidas à beça pra dar lugar a arranha-céus, e as ruas estão entupidas de carros, e o saneamento é quase inexistente, e o transporte público é uma porcaria. E agora querem até “comer a paisagem”. E durma-se com um barulho desses...

Lula e o genocídio

Sobre a fala de Lula que citou o holocausto quando criticou o genocídio produzido pelas forças armadas israelenses na Faixa de Gaza, o que consigo ver é que polêmica nenhuma fomentada pelos defensores de Netanyahu consegue apagar as mais de 29 mil vítimas palestinas, a maioria crianças, adolescentes, mulheres e velhos, mortas pelos ataques de Israel, sem ter como se defender.

Outra

A questão, a bem da verdade, não é sobre judeus e palestinos. A questão é sobre o Sionismo e o terrorismo do grupo Hamas. E sobre reação desproporcional. Palestinos e judeus são vítimas de extremistas de um lado e de outro.

Abrir os olhos

Mas palestinosnão têm a tecnologia e o aparato bélico de Israel. Se Lula está certo ou não, é menor do que o fato de ele ter aberto os olhos do mundo para um genocídio e para a vergonhosa falta de posição da maioria dos países sobre a questão.

Pix

O diretor-geral da administração da prefa da Dubai Maravilha, Guilherme Cardoso, foi para os Emirados com o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) e o governador Jorginho Mello (PL) para bater foto e filmar o alcaide, sendo que o mesmo não é do gabinete e sim diretor-geral da administração, mais ainda, a diária foi paga via pix, após as 22h, quase de madrugada.

Telefonema

O valor de diárias, de quase 13 mil reais, foi solicitado para a diretora-geral através de ligação telefônica lá de Dubai (original), porque Gui Cardoso, o diretor de administração, alegava que estava jantando e não tinha dindim pra pagar a boia, porque a diária não havia caído na conta e a moça correu pra fazer um pix altas horas da noite.

Manobra?

O pessoal atento às informações diz que ainda está em curso uma manobra no setor administrativo para que a forma e os valores das diárias pagas não sejam postados, digo, encontrados, no portal da transparência. O pedido de diárias é até o dia 26 de fevereiro, porém há quem diga que o alcaide e sua comitiva retornam de Dubai no dia 24. Quem estaria se beneficiando com essas diárias restantes?

Pix do Ferrolho

A deputada estadual bonitona Paulinha da Silva (Podemos) coordenou uma reunião com o governo estadual e a empresa dona do ferry-boat que faz a travessia da vala, entre a city pexêra e Navega City. Paulinha escutou da empresa de que nesta terça-feira seriam disponibilizadas 32 maquininhas pra que os usuários possam fazer o pagamento da travessia via pix.

Reconheceu

Paulinha enalteceu a participação do seu colega na leleia, o deputado estadual Napoleão Bernardes, o Napo (PSD), que também esteve na luta pra que a cobrança pudesse ser feita através do pix e não apenas em dinheiro, como estava acontecendo.

Empenho

Paulinha teve a garantia da empresa do ferrolho de que, mesmo com o lançamento do aplicativo pra que o pagamento possa ser feito com antecedência e agilizar o pagório, as máquinas serão mantidas. Parabéns à deputada Paulinha, pelo empenho e a lei que facilitou a vida de quem tem que fazer a travessia. 

Meteu um golpe

Um bagrão de uma prefa da região que era sócio de um bar queria ser feliz na marra e meteu um golpe.  Na caruda, pegou pra ele 600 mil reais do caixa da empresa. O bagrão cuidava do financeiro do bar. Um dos sócios é enteado do pai de um jogador famoso. Há quem diga que este bagrão é unha e carne com o prefeito... Ai, ai, ai qui dor!

Teco

O vereador Alessandro Kuehne, o Teco (Republicanos), na semana passada fez um discurso na casa do povo da praia alagada, digo, alargada, elogiando de montão o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL).

Bateu asas

Ao mesmo tempo que puxou a sacaria do alcaide rei do rock, Teco também deu um agrado no deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL), dizendo que ele estava certo em colocar o seu nome à disposição pra disputa ao paço dos altos da Dinamarca, por todos os seus feitos como vice-prefeito e agora como deputado.

Ciclone varreu os cargos

Na vida e na política, ainda mais, as juras de amor eterno, se fossem verdadeiras, não precisavam de testemunha... Essa semana a ventania do ciclone que está em alto-mar, mas se fez presente na Dubai Maravilha, acabou varrendo os cargos que Teco tinha no governo. Todos teriam levado o pé na buzanfa e Teco bateu asas e deve pousar no Democracia Cristã. Oh, dor!

Efeito nuvem

A dinâmica deste ano eleitoral de 2024 já está movimentando os bastidores políticos em todos os segmentos partidários e de poder. Alguns sabichões e experientes desta seara até comentam que nesta época ocorre o chamado “efeito nuvem na política”.

Óia de novo e já mudou...

O efeito nuvem é referência à folclórica e histórica frase do ex-senador e governador mineiro Magalhães Pinto, raposa velha do setor, dando conta de que “Política é como nuvem. Você olha, e ela está de um jeito. Olha de novo, e ela já mudou”.

Mário

Caso que se encaixa bem neste quadro, comentam os sabichões de plantão, é a recente filiação do prefeito Mário Hildebrandt, ex-Podemos, da galega Blumenau, que assinou ficha no PL do governador Jorginho Mello para ser o referencial, em tese, na disputa eleitoral municipal de lá.

Egídio

Entretanto, nesta semana, o quadro mudou radicalmente com a confirmação de que o deputado delegado Egídio (ex-PTB) vai mesmo ingressar no PL, em vez do MDB como estava previsto, e deverá ser o candidato do partido à prefa da city da Oktoberfest, deixando o Mário bastante fora do círculo de poder de influência no pleito municipal.

Rebuliço com marisco 

Já na capital do marisco, a Penha, devido ao grande rebuliço interno no Partido Liberal com relação aos bastidores e interesses diversos nas indicações de pré-candidatos à prefa, na última segunda-feira, em lance rápido e repentino, o bocudo e intisicado deputado Ivan Naatz, com o aval da executiva estadual do PL, assumiu a presidência local da agremiação para conversar e unificar esse diálogo.

Pivô

Ele substituiu o ex-vereador Isac da Costa no cargo, que está sendo apontado como o pivô dos desentendimentos ao tentar forçar a barra em torno de determinados nomes e estratégias para a pré-candidatura.

Diálogo

O deputado intisicado se comprometeu a dialogar com todos os partidos e indicar o pré-candidato em breve. Sem revelar nomes, Naatz destacou também a importância de construir uma chapa de vereadores sólida.

O fator Luizinho 

Apesar de nenhum nome ser citado ainda oficialmente, consta nos meios liberais nestas últimas horas que o ex-vereador Luiz Américo, conhecido como Luizinho, desponta como o nome forte para disputar à prefa da mariscolândia.

Jogo de cintura

Reconhecido como um dos homens de confiança do deputado Ivan Naatz, Luizinho ocupa atualmente o cargo de assessor do parlamentar e é uma figura experiente na política local, especialmente no setor da pesca e no esporte, e que teria o “jogo de cintura” necessário para apaziguar os ânimos e conversar também com os outros partidos.

Dolor

O empresário pexêro Dolor da Silva mandou dar uma raspada na cara e tirou aquela barba de matusalém. Quem viu, com a cara de mais “novo”, imaginou que com a proximidade do período eleitoral Dolor estava se assanhando pra cair na disputa ao paço da Vila Operária, com a porteira aberta e o fim das eras do ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), e do barbudinho Volnei Morastoni (MDB).

Se bandeou

Pra quem é mais maduro, digo vivido, deve se alembrar que um dia lá atrás o Dolor encasquetou de que ia ser candidato a prefeito da city pexêra. Se não me engano, era o falecido PRP. O problema é que o presidente do PRP, o Fabiano da Silva, o Fabianinho, vendeu, digo, se bandeou pro lado do Jandir Bellini e deixou o Dolor chupando o dedo...

Se estrebuchando

Há quem garanta que o vice-prefeito e pré-candidato a prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), não tá trabalhando mais por falta de espaço e que o seu gabinete na prefa de Itajaí vive socado de pessoas que querem estar junto na sua caminhada. Se é assim, demorou pra cair a ficha do Marcelo ou é só porque a eleição tá chegando? Bocudo, eu?!

Prato feito

Tanto o PSB quanto o Solidariedade de Itajaí não falam oficialmente, mas não engolem a divulgação do Partido dos Trabalhadores através do seu presidente, o carequinha Gerd Klotz e o pré-candidato a prefeito, o advogado polido João Paulo Tavares Bastos Gama, de que estão juntos.

Não!

Vira e mexe e o PT promove reunião com sicrano e beltrano e divulga que o Solidariedade e o PSB tão junto com os vermelhinhos. Próceres dos dois partidos lascam que não estão juntos de panelinhas ou pratos prontos. Eitcha!

 

O ano das micro e pequenas empresas

No que depender do deputado federal Jorge Goetten (PL), os microempreendedores (MEIs) vão ter prioridade na pauta da câmara dos deputados neste ano. O parlamentar defendeu os pequenos negócios durante um encontro da Frente Parlamentar do Empreendedorismo nesta terça-feira (20), em Brasília.

Agilidade

A reunião teve a presença do ministro do Empreendedorismo, Márcio França. Goetten também apontou que os interesses da categoria precisam ser atendidos com mais agilidade pela classe política.  “Trabalhamos 2023 inteiro pelas micro e pequenas empresas, mas sinto que não demos um passo em favor delas”.

Em favor da causa

Para isso, propôs a convocação de todas as frentes parlamentares do congresso relacionadas ao assunto e das entidades do setor para trabalhar em favor da causa. Jorge é o autor do projeto que cria o Desenrola das micro e pequenas empresas, para pagamento de suas dívidas.

Emprego

O deputado Goetten também defende o aumento do teto de faturamento do MEI para que mais empresários se enquadrem na categoria. “O melhor programa social é o emprego”, finaliza.


Comentários:

Luciano Kneip Zucchi

05/03/2024 10:21

Jorge Goeetn parece um homem equilibrado, bem intencionado, quer fazer o certo, e não ficar postando bobagens. Aproveita a janela querido, e foge do time de malucos imprestáveis, conselho bom viuu!!! Prof. Dr. Luciano Zucchi.

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.



Bons negócios

VivaPark vai sediar competição de ciclismo; inscrições estão abertas

Volkswagen Polo foi o segundo modelo mais vendido em maio

Fiat Strada recupera liderança de vendas em maio


Veículos

Motos

Cg 160 Titan

R$ 22.500,00

Motos

Shadow 750

R$ 42.000,00

Motos

Biz 110i

R$ 14.600,00

Motos

Biz 125

R$ 19.600,00


Imóveis

Sítio, Chácara ou Fazenda

Vende-se Linda Chácara Na Paciência

R$ 1.500.000,00

Kitnet

Kitnetes Completas P/ Solteiros

Quartos

Quarto Para Alugar

Apartamento

Vendo Apartamento Em Bc

Casa

Vendo / Troco (sobrado)

R$ 300.000,00

Apartamento

Vendo / Alugo Apartamento


Empregos

Ofereço-me para trabalhar

Pedreiro, Encanador E Eletricista

Ofereço-me para trabalhar

Casal Para Cuidar De Chácaras E Sítios

Tenho vaga para

Fetrammasc Contrata

Tenho vaga para

Santlux Constrata

Ofereço-me para trabalhar

Pedreiro Com Boas Referências

Ofereço-me para trabalhar

Diarista / Faxina

Ofereço-me para trabalhar

Diarista / Pós-obra

Tenho vaga para

Pezzini Paes Contrata


De tudo

Comércio, escritório e indústria

Grampear Comércio E Assistência

Esporte e saúde

Massoterapia / Quiropatia






Entrevistão

LEONEL PAVAN

“Este muro imaginário de [BC] rica e [Camboriú] pobre que tem que acabar”

Edson Piriquito

"No momento que eu implanto o pronto-socorro dentro de uma das alas do Ruth, eu resolvo atender o ser humano e não comprovante de residência e título de eleitor”

Marisa Zanoni Fernandes

"Balneário Camboriú não precisa de capitão, fantoches, seres iluminados, ungidos. Precisa de pessoas comprometidas com a democracia”

Vilfredo e Heloísa Schurmann

"Nós reciclamos só 6% no Brasil. Na Europa já é 50%. A própria China já está com 35% de reciclagem” (Vilfredo)

ENQUETE

Qual o seu favorito se as eleições municipais de Penha fossem hoje?

Evandro dos Navegantes (PSD)

Gilberto Rodrigues (PP)

Janete Krueger (PSB)

Júnior Mafra (MDB)

Juraci Alexandrino (MDB)

Luizinho Américo (PL)



TV DIARINHO


Sob os gritos de "covarde" e com a presença da Polícia Militar, o vereador David LaBarrica (PRD), presidente ...



Podcasts

Nevoeiro transforma o céu da região

Publicado 11/06/2024 19:27




Especiais

RIO GRANDE DO SUL

“Faltou escala para mostrar as chuvas no mapa”, diz chefe do Inmet em Porto Alegre

ONG DENUNCIA

JBS e FriGol teriam comprado gado ilegal criado na terra indígena Apyterewa

NA ESTRADA

Passeio verde, arte e vida urbana: mergulho em São Paulo

TRAGÉDIA

No Rio Grande do Sul, indígenas temem deixar suas casas pela inundação e perder território

Sem apoio federal

Escolas cívico-militares avançam nos estados



Colunistas

Coluna Esplanada

Sucessão

Ideal Mente

Você tem fome de quê?

JotaCê

Anna vai apoiar chapa pura do PL

Via Streaming

“Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e da Serpente”

Direito na mão

Como o tempo de trabalho rural pode beneficiar sua aposentadoria

Show de Bola

O busão voltou

Na Rede

Explosão na oficina de motos, catarinense no leilão do Neymar e mais: o que bombou nas redes do DIARINHO

Coluna do Ton

Niver da Candice

Mundo Corporativo

Cansado das mesmas coisas na empresa, é hora de mudar?

Histórias que eu conto

Colégio Catarinense 4

Diário do Investidor

Debt Capital Market (DCM): como levantar capital para sua empresa via emissão de dívida

Coluna Exitus na Política

O CHARME DA POLÍTICA: IGUALDADE E LIBERDADE [1]

Jackie Rosa

Felizes para sempre

Coluna Fato&Comentário

Associativismo comunitário em Itajaí: o começo

Artigos

O combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes é um compromisso coletivo

Gente & Notícia

Níver da Margot




Blogs

Blog do JC

David, faz B.O contra Juliana Pavan

A bordo do esporte

J70 do Brasil ganha Campeonato Mundial Corinthian

Blog da Jackie

Qual a mais bonita?

Blog da Ale Francoise

A pílula da felicidade

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação