Blogs | Blog da Ale Françoise


Blog da Ale Françoise

Ale Françoise é nutricionista funcional, cosmetóloga e doutora em naturopatia. Atua com protocolos regenerativos personalizados. Contato: (47) 99681-1000 | Instagram: @alefrancoise | CRN1011337 | CRT8


A pílula da felicidade


Publicado 14/05/2024 16:08

A pílula da felicidade existe?

O 5-HTP, conhecido como a pílula da felicidade, também conhecido como 5-hidroxitriptofano, é um tipo de aminoácido que é naturalmente produzido pelo corpo e que é utilizado no processo de produção da serotonina, um importante neurotransmissor que facilita a transmissão dos sinais elétricos entre as células nervosas e que contribui para o bom humor.
Assim, quando os níveis de 5-HTP estão muito baixos, o organismo não consegue produzir serotonina em quantidade suficiente e isso aumenta o risco de a pessoa acabar desenvolvendo vários tipos de transtornos psicológicos, especialmente ansiedade, depressão ou problemas para dormir, por exemplo.
Dessa forma, a suplementação com 5-HTP tem sido cada vez mais utilizada, como forma de tentar aumentar a produção de serotonina e facilitar o tratamento de alguns transtornos emocionais. 

O  5-HTP é um percursor direto da serotonina, após alguns  estudos, descobriram que o 5-HTP também está presente num tipo de planta africana, além do corpo humano. O nome dessa planta é Grinffonia simplicifolia e o 5-HTP utilizado para fazer as cápsulas de suplemento, vendidas em algumas farmácias e lojas de produtos naturais, é retirado das suas sementes.Esta planta tem sido usada tradicionalmente na medicina africana para inibir diarreia, vômito e constipação, e também como afrodisíaco.

- A serotonina produz um efeito inibitório que aquieta, acalma promove sensação de contentamento.

- Parte dela é convertida em melatonina no organismo. Melatonina é o hormônio que ajuda a determinar o ciclo do sono e do despertar no indivíduo.

-O  5-HTP é um neurotransmissor que ajuda a normalizar a atividade da serotonina no corpo. A deficiência obcessivo-compulsivas, fobia social e síndrome pré-menstrual.

Existe alimentos  ricos em triptofano, anote alguns deles:

-Chocolate amargo 

-Sementes e grãos 

-Peixes 

-Banana

-Ovo

-Mel

-Abacate 

-Pescada 

-Couve flor 

 

- O 5-HTP  está envolvido no autismo, na ansiedade, bulimia, pânico, enxaqueca esquizofrenia e na violência extrema. A falta desse neurotransmissor no cérebro está intimamente associada à compulsão alimentar e ao aumento do desejo de massas e doces.

PARA QUE SERVE
A suplementação diária com 5-HIdroxitriptofano possui extensa e profunda aplicação no equilíbrio das desordens do Sistema Nervoso Central (SNC), podendo citar o sono, a memória, o aprendizado e a regulação da temperatura do humor. Também auxilia no comportamento sexual, nas funções cardiovasculares, contrações musculares, na regulação endócrina, depressão e tratamento da obesidade.

Alguns dos benefícios do 5HTP:
• Ajuda na depressão.
• Melhora a qualidade do sono.
• Ajuda na perda de peso.
• Reduz o stress.
• Combate a fibromialgia.
•  Ajuda a combater os sintomas do TPM.

Jamais deixe de consultar um médico ou nutricionista! 

Siga @dra. alessandrafrancoise no instagram.

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha do carnaval de Itajaí sair do Mercado Público?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Desclassificados do edital de food trucks

Charge do Dia

Desclassificados do edital de food trucks

MDB prepara saída do governo de SC

Coluna Acontece SC

MDB prepara saída do governo de SC

Coluna Exitus na Política

Coletar as penas de almas penadas

Prefeita é mais macho que muito homem

JotaCê

Prefeita é mais macho que muito homem

Baby Celeste

Jackie Rosa

Baby Celeste




Blogs

O pacto com o vazio — Alex Honnold

VersoLuz

O pacto com o vazio — Alex Honnold

Rumos do Mandabrasa

Blog do JC

Rumos do Mandabrasa

Emagrecimento não é cortar calorias: é destravar o metabolismo

Espaço Saúde

Emagrecimento não é cortar calorias: é destravar o metabolismo

Gestão humanizada mistura esporte e empreendedorismo

A bordo do esporte

Gestão humanizada mistura esporte e empreendedorismo




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.