Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 20/11/2024 23:24
A delegação do Bayer 04 Leverkusen participou, em novembro, de uma clínica de futebol no Colégio Benjamin Constant, em São Paulo (SP). Crianças e adolescentes da escola tiveram a oportunidade de jogar futebol ao lado do ídolo Paulo Sérgio, que esteve acompanhado de Simon Rolfes — diretor esportivo e ex-jogador — e de Kim Falkenberg, chefe de scouting.
A atividade, realizada na quadra do colégio, localizado na região da Vila Mariana, foi comandada por Luiz Felipe, filho do tetracampeão Paulo Sérgio. O mascote Brian the Lion animou as crianças, que receberam uma camisa promocional do Tour da Taça — intitulado 2024 Trophy Tour Brazil — do Bayer 04 Leverkusen.
Os três troféus, Meisterschale (Bundesliga), Supercopa e DFB-Pokal (Copa da Alemanha), estavam em exposição no Colégio Benjamin Constant.
“Para nós, é uma grande honra, no ano de 2024, em que comemoramos o bicentenário da imigração alemã no Brasil, receber um clube alemão que teve uma temporada histórica com as três taças aqui. Esse momento apenas fortalece o vínculo entre os dois países”, afirmou Peter Michael Neufeld, presidente da Associação Mantenedora do Colégio Benjamin Constant.
Logo no início, Simon Rolfes dirigiu-se aos jovens com palavras motivadoras, enquanto Paulo Sérgio exibiu alguns de seus truques com a bola, relembrando os tempos em que foi um dos atacantes mais perigosos do mundo durante sua passagem pelo Bayer 04 Leverkusen, FC Bayern de Munique e AS Roma.
A série de eventos do Tour da Taça foi concluída com a exibição inédita do documentário "A Dream Comes True — Um sonho se torna realidade", no auditório do Goethe-Institut, em São Paulo (SP).
“São Paulo é uma cidade tão grande e cheia de energia. O Tour da Taça, as ações culturais e todas as conversas com tantas pessoas diferentes foram maravilhosos e inspiradores, tanto para o Bayer 04 quanto para mim, pessoalmente”, afirmou Simon Rolfes.
Foto: Jörg Schüler | Bayer Leverkusen
Publicado 18/11/2024 13:23
A 71ª edição do Campeonato Paulista de Snipe foi concluída neste fim de semana, após sete regatas disputadas no Clube Internacional de Regatas de Santos (SP). Mais de 30 duplas participaram da competição no litoral paulista.
Quem roubou a cena foi a dupla Marcelo Bellotti e Gabi Bellotti, sextos colocados no geral e medalhistas de prata entre as duplas mistas. O barco da Phytoervas, co-patrocinado pela Galapagos Capital, disputou as primeiras colocações durante todo o torneio.
A bordo do veleiro batizado de Xymboca estava o experiente velejador Marcello Bellotti de 38 anos junto com sua filha Gabi, de apenas 5 anos. A pequena tem no sangue da família o amor pela vela, mas surpreende logo cedo brigando por bons resultados, como o título da Taça dos Lagos na classe Snipe em 2024
“Foi uma ideia de vir, mas talvez de forma conservadora! E aí, um dia depois do outro, a gente chegou a pegar, no segundo dia, vento mais forte e fomos tocando bem. A Gabi, enfim, lidou bem com a situação nas horas mais tensas. E o mais legal é que, quando chegava a dois minutos mais ou menos antes da largada, ela entrava em concentração e fazia tudo que tinha que fazer”, disse Marcelo Bellotti.
Detalhe: a competição foi vencida pelo bicampeão olímpico Robert Scheidt, ao lado do filho Erik Scheidt. A dupla superou Juninho de Jesus e Anderson Brandão por apenas um ponto. O bronze no geral ficou com Caio Bailly e Bruna Patrício, que foram campeões entre as duplas mistas.
“Foi muito surpreendente; a gente conseguiu velejar em alto nível entre os tops. Tínhamos, obviamente, desvantagem em manobras, desvantagem em velocidade no contra-vento, mas conseguimos nos safar muito bem nos popas, por sermos bastante leves. Foi uma experiência que ela nunca vai esquecer”, completou Bellotti.
O próximo desafio de Bellotti com sua equipe no S40 Phytoervas 4Z será a quarta etapa da Copa Mitsubishi, em Ilhabela (SP), de 30 de novembro a 1º de dezembro.
Sobre a Phytoervas
A Phytoervas nasceu em 1986 com a missão de oferecer beleza natural para os cabelos. Em sua identidade trabalha a Cosmética Integral com a extração de ativos da natureza em sua forma mais pura e de maneira responsável, sempre respeitando o meio ambiente.
A marca, pioneira no desenvolvimento do shampoo sem sal e que não para de inovar, se desenvolveu, se tornou totalmente vegana e cruelty-free. Seus produtos são livres de parabenos, sulfatos e corantes. Atualmente, vai além do haircare. Possui em seu portfólio produtos para os cuidados com o corpo e com a casa, todos podem ser encontrados no e-commerce www.phytoervas.com.br
Sobre a Galapagos Capital
A Galapagos Capital é uma companhia de investimentos full service. Fundada em 2019 por executivos seniores com vasta experiência de mercado, seu grupo econômico conta com mais de 340 profissionais em onze escritórios no Brasil e um em Miami. Possui mais de 50 mil clientes e cerca de 23 bilhões de reais sob gestão.
Foto: Acervo Pessoal
Publicado 16/11/2024 22:28
A série de eventos do Tour da Taça - batizado de 2024 Trophy Tour Brazil - do Bayer 04 Leverkusen foi concluída nesta quinta-feira (14) com a exibição inédita do documentário A Dream Comes True - Um sonho se torna realidade - no auditório do Goethe-Institut, em São Paulo (SP).
A premiére do filme, que narra as conquistas da Meisterschale Bundesliga, Supercopa e DFB Pokal, conhecida como Copa da Alemanha, recebeu diversos fãs da equipe rubro-negra e de ídolos do Bayer 04 Leverkusen como Paulo Sérgio, Zé Roberto e Henrique. O documentário tem ao todo quatro partes e é produzido pela Prime Video e Warner Brothers. No Brasil, o filme será disponibilizado pelo Globo Play ainda em 2024.
O Brasil será o segundo país a receber o documentário, que estreou na Alemanha em 15 de setembro. A produção inclui entrevistas com figuras importantes da histórica campanha, como Xabi Alonso, Florian Wirtz e Granit Xhaka, além de dirigentes e ex-jogadores do clube, incluindo Paulo Sérgio e Simon Rolfes.
''Eu creio que o futebol alemão cresceu muito com o passar dos anos. Não podemos deixar de fora o Xabi (Alonso), que trouxe uma mentalidade vitoriosa para essa equipe e eu pude estar acompanhando de perto esse trabalho. Ele recuperou jogadores que não estavam entregando tudo o que podiam ou que eram desconhecidos e agora o mundo inteiro sabe quem são", comentou Paulo Sérgio, ex-jogador e lenda do Bayer Leverkusen.
As três taças estavam presentes no Goethe-Institut, que recebeu os convidados e a imprensa com seu diretor Jörg Klinner.
Durante o Tour das Taças em São Paulo (SP), onde o clube exibiu os troféus da Bundesliga, da Pokal e da Supercopa da Alemanha (conquistada na abertura da temporada 2024/25 contra o Stuttgart), foi realizada a première do documentário “A Dream Comes True”.
Na temporada 2023/24, o Bayer 04 Leverkusen, sob o comando de Xabi Alonso, fez história ao conquistar pela primeira vez a Bundesliga e a Copa da Alemanha de forma invicta. O clube, que antes era reconhecido principalmente em território alemão, alcançou um novo patamar de reconhecimento internacional.
Apesar de disputar três finais em uma única semana, a única derrota do Bayer 04 Leverkusen na temporada ocorreu na decisão da UEFA Europa League, contra o Atalanta. Três dias depois, a equipe se redimiu ao levantar a taça da DFB-Pokal, a Copa da Alemanha.
A campanha histórica do clube, que conquistou os maiores títulos nacionais após 120 anos de sua fundação, também marcou o fim da hegemonia do Bayern de Munique, vencedor da Bundesliga por 11 anos consecutivos.
"O clube começou a colher os frutos que plantou no passado ao conquistar esses títulos e acredito que com o grande trabalho que eles estão realizando, estão no caminho certo para conquistar mais títulos", destacou Henrique, ex-zagueiro do Bayer Leverkusen.
"Eu torci muito para o Bayer 04 Leverkusen na temporada passada, porque para mim, assistir a Bundesliga não estava tendo mais graça com o Bayern de Munique sempre conquistando os títulos. Então, ver outro time conquistando esse título da forma que foi, inspira outras equipes a se reforçarem para as próximas disputas da Bundesliga e isso traz uma emoção diferente para a competição", reforçou Zé Roberto, ex-volante do Bayer Leverkusen.
Na temporada atual, o Bayer 04 Leverkusen ocupa a quarta posição na Bundesliga, com 17 pontos, e permanece invicto na competição.
Foto: Jörg Schüler | Bayer Leverkusen
Publicado 14/11/2024 15:50
O Trophy Tour Brazil – batizado em português como Tour das Taças do Bayer Leverkusen – foi apresentado nesta quarta-feira (13) na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), na capital paulista.
O tetracampeão Paulo Sérgio e Simon Rolfes, diretor de esportes do Bayer 04 Leverkusen, levaram os troféus da Meisterschale da Bundesliga, Supercopa e DFB Pokal, conhecida como Copa da Alemanha, conquistados pelo time rubro-negro na temporada 2023/24.
Empresários de vários setores foram até a sede da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo para saber mais sobre os segredos que levaram o clube alemão a vencer todos os principais campeonatos do país.
Além dos títulos, o Bayer 04 Leverkusen literalmente furou a bolha da Europa, conquistando fãs no mundo inteiro, impulsionado pelo sucesso nas quatro linhas.
''A imagem internacional do clube mudou significativamente, impulsionada pelos títulos conquistados, pela campanha de campeão invicto e pelos gols decisivos marcados nos minutos finais das partidas. A presença de Xabi Alonso foi, sem dúvida, um fator importante para o nosso sucesso. Saímos do círculo restrito da Europa e expandimos nosso alcance, como mostram nossos seguidores nas redes sociais, que agora ultrapassam os 4 milhões'', contou Simon Rolfes.
Ídolo do clube, Paulo Sérgio compartilhou suas experiências dentro e fora de campo durante sua passagem pela Alemanha, além de destacar como a cultura do país o tornou mais decisivo. O tetracampeão fez 150 jogos e marcou 64 gols pelo Bayer Leverkusen. Hoje, ele também é embaixador da Bundesliga.
Na terça-feira (12), Paulo Sérgio e a delegação do Leverkusen foram recebidos por mais de 200 funcionários no auditório da multinacional Bayer em São Paulo (SP). Além disso, participaram da Champions Night, um evento para convidados e empresários, realizado no Palácio Tangará.
''A aproximação do Bayer Leverkusen com os funcionários da empresa, com empresários e com a comunidade da Alemanha no Brasil é uma iniciativa de enorme importância. O Trophy Tour e a visita à sede da Bayer são oportunidades únicas de reforçar os laços entre o clube, a empresa e seus diversos públicos. Esses momentos de interação promovem um intercâmbio cultural e profissional valioso, fortalecendo a imagem do clube como uma ponte entre esporte e negócios'', reforçou Paulo Sérgio.
O mexicano Arturo Sánchez, presidente da Bayer Consumer Health, destacou a relevância de iniciativas como essa para fortalecer as relações entre diferentes setores e países. ''O futebol tem um papel unificador, capaz de conectar pessoas de diferentes áreas e culturas. O envolvimento do Bayer Leverkusen nesse tipo de evento traz uma proximidade maior entre a empresa, seus colaboradores, parceiros e o público em geral, criando um ambiente de colaboração e confiança'', afirmou Sánchez.
Os participantes puderam interagir com um quiz especial e ouvir em primeira mão histórias inspiradoras de conquistas, perseverança e liderança, tornando a experiência enriquecedora e marcante para todos.
Mais sobre a visita à Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo
A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) representa oficialmente a economia alemã no Brasil há mais de 105 anos, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre ambos os países.
A instituição representa 800 empresas alemãs e brasileiras que juntas geram cerca de 10% do PIB industrial brasileiro e empregam 250 mil pessoas diretamente.
''Estamos felizes por ter sediado esse evento de networking e receber o Trophy Tour em São Paulo. A Câmara Brasil-Alemanha veste dois chapéus diferentes, porém complementares: representamos oficialmente a economia alemã no País e, ao mesmo tempo, trabalhamos para fortalecer a cooperação entre nossas duas nações. E o futebol é um grande contribuinte para os negócios e oportunidades de investimento'', disse Matthias Schmidt, Gerente Geral Adjunto da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo - AHK São Paulo.
As principais atividades da instituição como eventos, publicações e projetos bilaterais cobrem os mais variados temas como Formação Profissional, Inovação, Startups, Energia e Eficiência Energética, Mineração, Logística, Assuntos Jurídicos e Financeiros, assim como Diversidade e Inclusão.
Por meio da Câmara, as empresas associadas se beneficiam também de uma rede exclusiva e mundial de 150 câmaras alemãs espalhadas por 93 países.
Mais informações sobre as atividades da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo estão disponíveis no site da instituição, assim como no Instagram, LinkedIn e YouTube
Foto: Beatriz Barbosa
Publicado 14/11/2024 15:49
O Bayer 04 Leverkusen oficializou seu apoio e investimento no projeto de reciclagem “Estação Preço de Fábrica”, uma iniciativa da startup brasileira Green Mining, reconhecida por sua inovação em logística reversa inteligente e pioneira na implantação de uma ação de reciclagem inclusiva no Brasil.
O evento de formalização da parceria e da nova unidade do projeto, cujo endereço ainda será divulgado, ocorreu nesta quarta-feira (13) na Estação Preço de Fábrica em Embu das Artes (SP) e contou com a presença especial de Paulo Sérgio, tetracampeão com a Seleção Brasileira e embaixador do Bayer 04 Leverkusen.
Com essa nova unidade, a Green Mining expande sua presença em São Paulo, proporcionando uma fonte de renda justa para quem deseja vender embalagens pós-consumo, com foco especial nos catadores e catadoras que desempenham um papel essencial na cadeia de reciclagem.
''Essa parceria com o Bayer 04 Leverkusen e a Plastiks marca um novo capítulo para a Green Mining e para o setor de reciclagem no Brasil. Contar com o apoio de marcas globalmente reconhecidas fortalece nosso propósito de integrar a economia circular e valorizar o trabalho dos catadores locais, promovendo uma transformação de impacto social e ambiental''.
''Estamos unindo esforços para construir um modelo de sustentabilidade robusto e escalável, em que cada embalagem reciclada contribui para uma cadeia mais eficiente e consciente'', disse Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining.
A colaboração entre o Bayer 04 Leverkusen e a Green Mining inclui também uma parceria com a Plastiks, empresa especializada na monitoração e certificação da reciclagem de resíduos plásticos globalmente, garantindo a transparência e a eficiência do processo, assim como o impacto positivo do projeto. Esse apoio reforça o compromisso do clube com a sustentabilidade e marca uma nova etapa de conexão com o Brasil, unindo o futebol a soluções ambientais inovadoras.
''Foi muito especial essa visita a esse projeto, que é importante para a economia e para o país. Sabemos que o Brasil tem muito potencial, mas poderia reciclar muito mais como faz a Alemanha. Investir em iniciativas assim ultrapassa fronteiras do esporte'', contou Paulo Sérgio, que recebeu a camiseta do E.C. Embu das Artes.
As ações do Bayer 04 Leverkusen fazem parte do Trophy Tour Brazil – batizado em português como Tour das Taças. Os troféus da Meisterschale da Bundesliga, Supercopa e DFB Pokal, conhecida como Copa da Alemanha, conquistados pelo time rubro-negro na temporada 2023/24 estão no país.
Sobre a Green Mining
A Green Mining é uma startup pioneira em logística reversa inteligente e uma das startups selecionadas mundialmente pela cervejaria Ambev por meio do programa 100+ Accelerator. Desde 2018, a empresa já coletou e encaminhou para reciclagem mais de 9,4 milhões de quilos de embalagens, contribuindo de forma significativa para a economia circular e a preservação ambiental.
Leia mais -- https://onboardsports.pressroom.com.br/445636c49b/bayer-04-leverkusen-impulsiona-economia-circular-no-brasil.html
Foto: Beatriz Barbosa
Publicado 13/11/2024 00:49
O tetracampeão Paulo Sérgio e Simon Rolfes, diretor de esportes do Bayer 04 Leverkusen, estiveram na sede da multinacional Bayer nesta terça-feira (12), localizada na zona sul de São Paulo (SP), para apresentar os troféus conquistados pela equipe na temporada 2023/24 do futebol alemão.
Os ex-atletas do atual campeão da Meisterschale Bundesliga, Supercopa e DFB Pokal, conhecida como Copa da Alemanha, foram recepcionados por Arturo Sanchez, presidente da Bayer Consumer Health para as regiões da América Latina e Ásia/Pacífico.
Essa foi a primeira atividade no Brasil do chamado Tour da Taça, intitulado 2024 Trophy Tour Brazil. Trata-se da segunda excursão intercontinental oficial do clube neste ano. Os funcionários da Bayer receberam kits oficiais do time e foram acolhidos pelo mascote Brian, um leão com as tradicionais cores rubro-negras.
Paulo Sérgio, que cresceu na região de Santa Cecília, em São Paulo (SP), compartilhou histórias sobre sua trajetória e adaptação cultural até chegar ao clube alemão, onde jogou de 1993 a 1997, totalizando 150 partidas e 64 gols. Ele deixou o Corinthians após conquistar o primeiro título brasileiro do clube em 1990.
Mais de 200 convidados lotaram o auditório, com outros funcionários da Bayer em toda a América Latina acompanhando na transmissão ao vivo.
O alemão Simon Rolfes, que foi jogador e hoje é o diretor técnico do clube, destacou sobre os laços de longa data do time com o Brasil por meio da história dos jogadores brasileiros (veja lista abaixo). Atualmente, o time tem o lateral Artur em seus quadros em Leverkusen.
''Sabemos que temos muitos fãs aqui no Brasil, assim como uma forte conexão com a empresa Bayer, apoiada pela nossa história de muitos jogadores brasileiros, que jogaram pelo nosso clube ao longo das décadas", disse Simon Rolfes.
"É por isso que é tão significativo para nós estarmos aqui, estarmos presentes e compartilhar esta temporada fantástica e histórica com eles. Trazer os troféus aqui é importante porque os jogadores brasileiros têm sido uma parte fundamental do nosso sucesso".
Os convidados presentes tiveram a oportunidade de fazer suas próprias perguntas a Simon Rolfes e Paulo Sérgio e tirar fotos com os troféus. Kim Falkenberg, chefe de recrutamento, também dividiu seus conhecimentos misturando esporte e negócios.
O mexicano Arturo Sánchez, presidente da Bayer Consumer Health para América Latina e Ásia/Pacífico, não escondeu sua paixão pelo futebol e pelo Brasil no evento na sede da empresa. Os títulos de 2023/24 foram importantes, segundo ele, para a Bayer.
''Acredito que há uma forte intersecção entre a cultura da Bayer, ou cultura corporativa, e um time de futebol. Em nossa empresa, devemos entregar resultados consistentemente e sempre pensar nas estratégias que nos permitirão vencer no mercado'', disse Arturo Sánchez.
''Minha carreira foi definida pela superação de obstáculos. Os títulos que conquistei ao longo da minha vida foram conquistas significativas marcadas por uma determinação incrível. Hoje, ser um ícone do Bayer Leverkusen e aproximar o clube do Bayer e do povo brasileiro é muito significativo para mim, pois é para isso que tenho trabalhado''.
''Também sou embaixador da Bundesliga e, ao longo dos anos, tivemos eventos no Brasil que destacaram essa conexão entre Alemanha e Brasil, o que tem sido muito positivo''.
Foto: Jörg Schüler | Bayer Leverkusen
Publicado 07/11/2024 14:58
Nos últimos três anos, o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), em parceria com a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), realizou um investimento estratégico de cerca de R$ 6 milhões na vela de base e de alto rendimento, visando fortalecer a modalidade no Brasil e potencializar a performance de atletas no cenário nacional e internacional.
Esse aporte foi direcionado para três eixos principais: aquisição de equipamentos e materiais, contratação de profissionais especializados e apoio logístico para as competições do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI).
Na área de equipamentos, foram investidos aproximadamente R$ 2,3 milhões em embarcações, botes, velas, peças de reposição e uniformes especializados, fortalecendo a estrutura de treinamento e competição dos clubes.
O maior investimento foi realizado em recursos humanos, com cerca de R$ 2,8 milhões alocados para a contratação de gerentes de esporte, técnicos, fisioterapeutas, nutricionistas e equipe administrativa, fundamentais para o desenvolvimento dos atletas.
“O CBC tem sido fundamental no desenvolvimento da vela brasileira. O investimento proporciona praticamente tudo que um velejador precisa para se desenvolver, como participar de eventos esportivos, ter equipamento para treinar e ter profissionais especializados na área do esporte para dar todo o apoio para eles se desenvolverem tanto na parte técnica e tática na água quanto na parte física, emocional, psicológica e fisioterápica em terra”, analisou Walter Boddenner, Gerente de Eventos da CBVela.
Já no eixo do CBI, o CBC destinou aproximadamente R$ 734 mil em passagens aéreas, beneficiando a logística de atletas e comissão técnica. Nove clubes receberam esses investimentos: Clube dos Jangadeiros, Yacht Club Santo Amaro, Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Yacht Clube da Bahia, Veleiros do Sul, Iate Clube de Brasília, Clube Internacional de Regatas, Iate Clube de Santa Catarina e Clube Naval Charitas, por ordem da quantidade de valores recebidos.
Por ano, o investimento foi de cerca de um milhão e meio de reais. Cerca de 180 atletas foram beneficiados diretamente, além de outros 120 de clubes filiados como aspirantes, que não receberam benefícios diretamente, mas foram beneficiados principalmente na participação de eventos organizados pela CBVela em parceria com o CBC.
“Todo esse investimento evidencia a relevância da parceria entre CBC e CBVela para o crescimento da vela no Brasil, tanto para as futuras gerações quanto para os atletas de alto rendimento. A CBVela espera aumentar esses números no ciclo para os Jogos de Los Angeles 2028 e agradece ao CBC por todo o investimento feito na vela, que proporciona o benefício de muitos atletas”, destacou o presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro.
A Confederação e o CBC firmaram também um novo plano de trabalho para 2025, abrangendo sete eventos nacionais: Campeonato Brasileiro da Classe ILCA 6, Campeonato Brasileiro da Classe ILCA 7 e 4, Campeonato Brasileiro da Classe 420, Campeonato Brasileiro da Classe Snipe, Copa da Juventude 2025, Semana de Vela do ICTJ 2025 e Copa Brasil de Vela 2025.
Foto e fonte: On Board
Publicado 07/11/2024 14:44
O Brasil encerrou sua participação no Campeonato Mundial de Snipe 2024 em grande estilo, com a dupla Bernardo Peixoto e Gustavo Baiano, do Yacht Clube da Bahia (YCB), conquistando a medalha de bronze. A competição, realizada no Yacht Club Argentino, em Buenos Aires, na Argentina, contou com 85 tripulações de 12 países e desafiou os atletas com oito regatas intensas.
Durante o campeonato, o Brasil foi representado por 17 duplas, que tiveram uma performance destacada. Além do bronze conquistado por Peixoto e Baiano, o país colocou quatro duplas entre os dez primeiros, demonstrando a força e o talento dos velejadores brasileiros na classe Snipe.
Pedro Madureira e Enzo Ricardi, do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), ficaram próximos do pódio, em quinto lugar. Em seguida, em sexto, outra dupla brasileira: Mário Tinoco e Alexandre Muto, também do ICRJ. E para fechar os brasileiros no Top 10 do Mundial, Rafael Martins e Juliana Duque, do YCB, ficaram em nono.
Confira os resultados completos da competição
As condições da baía de Buenos Aires, conhecidas por seus ventos imprevisíveis, exigiram habilidade e estratégia dos competidores, o que tornou o pódio brasileiro ainda mais especial.
“Foi um campeonato muito difícil, que exigiu muito das largadas, que foram bem difíceis, com muitos barcos na raia e um nível bem alto entre os competidores. Foi um Mundial marcado por altos e baixos, então tivemos regatas que terminamos com a pontuação alta, e todo mundo estava nessa, então foi um campeonato realmente bem difícil e equilibrado”, analisou Bernardo Peixoto.
“No fim, esse terceiro lugar foi a recompensa de uma longa jornada de muito esforço, em que treinamos bastante. Com certeza, estamos saindo bem felizes pelo processo e pelo resultado”, concluiu Peixoto.
Entre os atletas brasileiros que não subiram ao pódio, o saldo foi positivo, com o sentimento de participar de um campeonato a nível mundial e adquirir experiência internacional. Foi o caso do timoneiro Frederico Francavilla, atleta do Yacht Club Santo Amaro de apenas 18 anos, que terminou em 17º, ao lado de Lucas Mazin, do Clube dos Jangadeiros (CDJ).
"O Mundial do Snipe é um campeonato dos mais difíceis que eu já corri, sem dúvida. Esse é o meu primeiro ano de ciclo olímpico. E apesar de não ser a minha classe principal, correr de Snipe te dá muita experiência e noção de regata. Fiquei muito feliz e orgulhoso com o nosso resultado. Velejei bem, fiz boas largadas e estou ansioso para os próximos campeonatos", disse Francavilla.
O campeonato, considerado um dos mais desafiadores e respeitados da vela mundial, reuniu algumas das melhores tripulações do mundo, reafirmando o compromisso da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) em fortalecer o esporte ao incentivar a participação brasileira no evento.
“O bronze conquistado por Bernardo e Gustavo é motivo de orgulho para o Brasil e um reflexo do excelente nível de nossos velejadores. Parabenizamos todos os atletas pela dedicação e pelas conquistas”, afirmou o presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro.
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.
Sobre o VelaID
Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.
Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse: velaid.com.br
Foto: Matias Capizzano
Publicado 07/11/2024 11:46
Leverkusen – Paulo Sérgio, Jorginho, Emerson e Zé Roberto são apenas alguns dos muitos nomes de estrelas brasileiras que vestiram a camisa rubro-negra do Bayer 04 Leverkusen ao longo dos anos. Com uma rica história de jogadores do país que atuaram pelo “Die Werkself” nas últimas décadas, dois executivos esportivos, junto com uma delegação do Bayer 04, farão uma visita oficial à América do Sul na próxima semana, durante a pausa internacional.
O tour da taça - batizado de 2024 Trophy Tour Brazil - é a segunda viagem intercontinental oficial do clube neste ano e será liderada por Simon Rolfes, Diretor de Esportes do Bayer 04 Leverkusen, acompanhado por Kim Falkenberg, Chefe de Recrutamento.
Os dois executivos serão acompanhados em São Paulo pelo embaixador do Bayer 04 e ídolo do futebol brasileiro, Paulo Sérgio. Em setembro, o CEO Fernando Carro representou o clube na primeira ação da taça em Nova York, nos Estados Unidos.
No Brasil, o Bayer 04 irá celebrar o sucesso histórico da última temporada com parceiros, torcedores e a comunidade do futebol brasileiro. Ao mesmo tempo, o atual campeão alemão, vencedor da DFB Pokal e da Supercopa, busca fortalecer ainda mais seus laços com os escritórios da Bayer ao redor do mundo e explorar oportunidades de negócios na região para os próximos anos.
A rica tradição de jogadores brasileiros no Leverkusen, incluindo o jovem zagueiro Arthur, de 21 anos, atual representante, destaca o enfoque latino-americano do Bayer 04.
“A história dos jogadores do Bayer 04 Leverkusen está profundamente ligada ao Brasil”, afirmou Rolfes.
“Há muitos grandes craques e personalidades brasileiras que contribuíram para o nosso clube ao longo das décadas, e estamos orgulhosos de ter o Arthur em nosso elenco, como parte dos três títulos conquistados na temporada passada. Os troféus que o Arthur ajudou a conquistar são troféus que ele ganhou para todos os brasileiros que já jogaram no Bayer 04. Estamos animados para representar nosso clube e a Bundesliga em nossa visita na próxima semana”.
A delegação tem quatro dias de atividades planejadas no Brasil, de 12 a 15 de novembro:
“Tenho muitas lembranças maravilhosas dos meus anos em Leverkusen”, comentou Paulo Sérgio, que jogou pelo clube de 1993 a 1997, com mais de 120 partidas. “É como uma segunda família. Embora minha geração não tenha conseguido conquistar o título da liga para o Leverkusen, todos nós que jogamos pelo Bayer 04 ficamos muito orgulhosos do que o time alcançou no ano passado. Tive a sorte de poder viajar para alguns jogos nesta primavera para testemunhar a temporada histórica. É ótimo poder compartilhar isso com os fãs no Brasil”.
O brasileiro Tita foi o pioneiro no Bayer Leverkusen na temporada 1987/1988 após ser campeão no Flamengo e no Vasco. Em 1988, o atacante fez o gol do título da equipe alemã na Copa da UEFA numa decisão contra o Espanyol de Barcelona em plena Catalunha. Tita fez apenas 26 jogos e marcou 12 gols.
Já o brasileiro com mais jogos pelo Bayer Leverkusen é o lateral esquerdo Wendell com 250 partidas, depois dele vem o zagueiro pentacampeão Juan com 176 partidas, seguido por Zé Roberto e Paulo Sérgio com 150, e Renato Augusto com 126.
E por falar em títulos históricos, o da Bundesliga quebrou uma hegemonia de 11 anos do Bayern de Munique e tudo isso sem perder nenhum jogo! O Bayer Leverkusen foi apenas o quinto clube alemão a conquistar a "dobradinha" nacional e se tornou o primeiro na história da Bundesliga a terminar a campanha da liga invicto.
A equipe de Xabi Alonso alcançou 51 jogos consecutivos sem derrotas em 2023-24, superando o recorde europeu anterior de 48 jogos, estabelecido pelo Benfica de Portugal entre 1963-65. A sequência foi interrompida apenas na final da Liga Europa em maio.
O Bayer 04 Leverkusen ainda conquistou a Supercopa em agosto, vencendo nos pênaltis contra o VfB Stuttgart, garantindo seu terceiro troféu em três meses. O título da DFB Pokal, conhecida como Copa da Alemanha, foi uma vitória por 1 a 0 sobre o Kaiserslautern.
Foto: @Bayer04Fussball
Publicado 07/11/2024 10:31
A rota do Tour de France 2025, com 3.320 quilômetros e uma elevação acumulada de 51.550 metros, promete ser uma das edições mais desafiadoras dos últimos anos. O percurso foi anunciado nesta semana com a confirmação da largada - chamada de Grand Départ - em Lille, no norte da França, em 5 de julho, com a primeira etapa desenhada para os velocistas.
Entre os destaques da maior prova de ciclismo de estrada do mundo, está a sequência de chegadas ao alto nos Pireneus e nos Alpes, incluindo a subida ícone do Mont Ventoux e o Col de la Loze, que será o ponto mais alto da edição (2.304 m).
Além disso, a prova, que chega à sua 112ª edição, traz duas etapas de contrarrelógio: uma etapa plana em Caen e uma escalada no Col de Peyresourde.
Na segunda semana, o Tour entra nos Pireneus com três chegadas de montanha, incluindo uma cronoescalada que será decisiva para os principais escaladores, enquanto a terceira semana leva os competidores ao Mont Ventoux e aos Alpes, terminando na clássica chegada a Paris em 27 de julho.
O esloveno Tadej Pogacar, atual campeão, está animado com o Tour de France 2025 após a divulgação do percurso da próxima edição. Em entrevista ao L’Équipe, o esloveno da equipe UAE Team Emirates comentou sobre a intensidade da etapa:
"Tem tantos quilômetros de subida que serão realmente brutais". Este trecho, que leva os ciclistas a altitudes de até 2.304 metros, é conhecido pela sua longa e íngreme subida, tornando-se um desafio de resistência e estratégia para os atletas.
A edição de 2025 promete ser uma competição de alto nível, com várias montanhas, contrarrelógios e percursos variados, favorecendo tanto os escaladores quanto os ciclistas de resistência.
O Tour de France Femmes avec Zwift também foi anunciado e começará no dia 26 de julho, coincidindo em alguns dias com o Tour masculino. A corrida feminina terá nove etapas, de Vannes até Châtel, e novamente destacará o ciclismo feminino em um cenário de visibilidade global.
A terceira edição do Tour de France Femmes, organizada também pela Amaury Sport Organization (ASO), foi vencida pela ciclista polonesa Katarzyna Niewiadoma (Canyon–SRAM), derrotando a atual campeã Demi Vollering (Team SD Worx–Protime) por apenas quatro segundos.
No Brasil
No ano que vem, o L'Étape Brasil by Tour de France já confirmou a repetição das mesmas três etapas do ano passado: Cunha (SP); em 30 de março; Rio de Janeiro (RJ), em 29 de junho, e Campos do Jordão (SP), em 28 de setembro.
As inscrições para as etapas já estão abertas, e os kits incluirão um Jersey exclusiva de cada etapa.
Além disso, o L'Étape Brasil by Tour de France dará apoio médico durante 100% do tempo, assistência mecânica fixa e móvel prestada gratuitamente, e ruas completamente fechadas para a realização das provas. Em todas as etapas do ano que vem, o L'Étape Brasil by Tour de France promoverá duas opções de trajeto: o curto, com cerca de 65 km, voltado para os iniciantes, e o longo, com foco maior nos ciclistas mais experientes e com cerca de 105 km.
Publicado 04/11/2024 11:59
A edição de 2024 da Canal 3 Expo levou mais de 4.500 pessoas ao STATE Innovation Center, em São Paulo (SP), consolidando-se como a maior feira de games antigos do país. O evento, que encerrou no domingo (3), reuniu 140 estandes focados na cultura dos videogames, especialmente os mais nostálgicos.
Distribuídos por todo o espaço, os pontos de venda de produtos relacionados à cultura geek e os locais de troca de artigos de games foram os mais movimentados. Os campeonatos de The King of Fighters 2002 – Arcade, Street Fighter e Mario Kart, entre outros jogos, também marcaram presença na programação da Canal 3 Expo.
A programação do evento seguiu a premissa do primeiro dia, sábado (2), com atrações de game music e anime music, palestras e exibições ao longo do final de semana.
Entre os palestrantes, Nino Megadriver discutiu a preservação de jogos arcade; Marco Lazzeri falou sobre a importância da segunda geração na história dos videogames; Rique Sampaio abordou o sonho interrompido dos computadores e games brasileiros nos anos 80 e 90; Erika Caramello tratou da monetização de jogos independentes; e Fábio Trentas debateu com o público a contínua batalha pela preservação digital dos games. Encerrando as palestras, Pedro Caxa e Eddy Antonini, da TecToy, apresentaram "Desenvolvendo o Zeenix".
“Foi incrível palestrar aqui na Canal 3 Expo; a recepção do público foi ótima. Acho que o público da Canal 3 é o que mais abraça a TecToy, pois vivenciou a empresa desde seu início,” comentou Pedro Caxa, head de marketing da TecToy. “A Canal 3 Expo é um evento muito especial. Encontramos muitas pessoas conhecidas e somos recebidos de forma calorosa,” completou Eddy Antonini, head de produtos da TecToy.
No piso superior, exposições sobre a história dos videogames trouxeram à tona games raros, portáteis e consoles icônicos, proporcionando nostalgia das primeiras gerações de games aos visitantes.
Além disso, a Canal 3 Expo permitiu que os visitantes tivessem contato com consoles clássicos como Pong, Intellivision, Atari, Odyssey, Master System, Nintendinho, Game Boy e até o peculiar Power Glove. O evento também contou com desenvolvedores de jogos independentes, proporcionando visibilidade a jogos nacionais e a projetos universitários relacionados ao desenvolvimento de games.
“Vim para mostrar meu trabalho, mas acabei criando uma comunidade interessada em expandir o mercado de games indie e trazer mais pessoas desse segmento para eventos como a Canal 3 Expo,” comentou Fábio Gomes, um dos expositores.
O domingo (3) foi especial com a presença de cerca de 150 crianças de projetos sociais, como o Instituto Bibi Bazar e o Projeto Social Gueto. Elas tiveram acesso às atrações e experimentaram o universo dos jogos antigos. “Muitas dessas crianças vêm de comunidades e não têm acesso a videogames, especialmente aos retrôs, que representam cultura para as gerações mais antigas. Nosso objetivo foi proporcionar esse contato, que foi muito aguardado por elas,” destacou Fabiana Ferreira, assistente social do Instituto Bibi Bazar.
Outra iniciativa do evento foi a meia entrada social, onde os visitantes obtinham desconto mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao Instituto Bibi Bazar e ao Solidariedade Veja.
“O Canal 3 Expo busca oferecer cultura, diversão e entretenimento de qualidade. Aqui, não estamos apenas ligando videogames antigos; estamos contando uma história e preservando a memória dos games,” comentou Ricardo Wilmers, um dos organizadores.
Com grande sucesso de público e uma programação diversificada que uniu gerações, a Canal 3 Expo 2024 encerrou reafirmando seu compromisso com a preservação e valorização da cultura dos games. Estima-se que, com 140 expositores, o evento tenha gerado cerca de 1 milhão de reais em negócios, promovendo um encontro entre o passado e o futuro da indústria dos videogames.
Publicado 03/11/2024 20:32
A Canal 3 Expo 2024 encerrou seu primeiro dia de evento com cerca de 2.500 visitantes, imersos na nostalgia proporcionada pelas atrações. Com uma estrutura que permite aos fãs interagirem com consoles clássicos como Pong, Televison, Atari, Odyssey, Master System, Nintendinho, Game Boy e até o icônico Power Glove, o evento trouxe uma verdadeira viagem ao passado dos videogames.
Entre as atrações principais, o público acompanhou concursos de cosplay, shows de game music e anime music, e as exposições “Portáteis do Zanata,” “Além do Atari,” “O MSX e a Sony” e “Meu Primeiro Videogame.” Além disso, campeonatos de jogos clássicos, como Mario Kart e Mortal Kombat Ultimate - Arcade, foram destaque entre os visitantes.
O evento também contou com a presença do humorista André Santi, que interagiu com o público durante partidas de Street Fighter e participou de um bate-papo com Renato Wamberto, do canal Nerd Show, e Vinícius Calazans, do canal O Rambo dos Jogos. No espaço da feira, pontos de venda de parceiros permitiram aos fãs aumentar suas coleções, com produtos que abrangem desde artigos clássicos até peças da cultura geek, atraindo visitantes de todas as idades.
“Essa é a terceira edição do Canal 3 como expo. Nosso objetivo é expandir o evento para um público maior, especialmente atraindo a geração Z para conhecer esse universo e preservar a cultura dos primeiros games para o público jovem,” destacou Ricardo Wilmers, um dos organizadores da Canal 3 Expo.
Um dos destaques desta edição foi o aumento da participação de jovens, mostrando o sucesso da proposta de aproximar a cultura retrogame de novas gerações e manter viva essa tradição.
“Apesar de estar na sua terceira edição como expo, o Canal 3 existe desde 1999. Começou como uma reunião entre amigos e fãs de videogames, e foi crescendo ao longo dos anos. Após a pandemia, decidimos transformar o Canal 3 em um evento maior. Diversos eventos semelhantes surgiram inspirados no projeto, consolidando-o como o mais tradicional evento de retrogames,” afirmou Bruno Maimoni, também organizador do evento.
O segundo e último dia da Canal 3 Expo acontece neste domingo (30), das 10h às 19h, no State Innovation Center, Vila Leopoldina, São Paulo.
Foto: Beatriz Barbosa
Publicado 31/10/2024 21:13
O L'Étape Brasil by Tour de France premiou em 2024 os atletas que participaram das três etapas da maior prova de ciclismo de estrada da América Latina com uma série de benefícios. Os ciclistas que pedalaram em Cunha (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Campos do Jordão (SP) receberam desconto nas inscrições de 2025, além de outros mimos.
A campanha Tripler - tradução do francês de triplo - celebrou 10 anos da prova no Brasil deu aos participantes um estojo exclusivo, patrocinado pela Mitsubishi, que permite guardar as medalhas de forma especial: juntas, as medalhas formam a bandeira do Brasil.
Entre as vantagens está também a camiseta exclusiva Tripler com um layout especial representando as três principais montanhas das etapas brasileiras L'Étape Brasil.
''Sou fã do L'Étape pelo respeito que a equipe tem com os ciclistas, pela segurança nas provas e pelos desafios de cada etapa. Mais do que competir, o L'Étape é sobre superação e a jornada em cada montanha'', comentou Roberto Claro, atleta de 52 anos e Tripler desde 2023.
Após a temporada 2024 do L'Étape Brasil by Tour de France, a organização intensificou a entrega das camisas exclusivas aos atletas Tripler, aqueles que participaram das três etapas do ano.
Já com a temporada de 2025 em planejamento, a organização anuncia que os Triplers podem se inscrever no pacote promocional para as três provas, garantindo um desconto especial. As provas de 2025 seguirão o mesmo calendário e localizações: Cunha (SP) em 30 de março, Rio de Janeiro (RJ) em 29 de junho, e Campos do Jordão (SP) encerrando o ano em 28 de setembro.
"A preparação das provas é feita por etapas com treinos de ciclismo e treinos de força em academia. Além disso, procuro simular os percursos para treinar a mente. Neste caso, em Cunha e Campos do Jordão faço os percursos com a bike no próprio local onde ocorrerá a prova. Já no percurso do Rio de Janeiro, pela distância, uso a tecnologia (plataforma rouvy). Já comecei os treinos para Cunha. É a primeira prova e a mais dura. Se deixar para última hora, é sofrimento. As montanhas de Cunha não perdoam", conclui Claro.
As inscrições para todas as etapas do L'Étape Brasil 2025 já estão abertas. Para se inscrever, clique aqui. Em todas elas, os ciclistas poderão escolher entre o percurso curto e o longo, sempre com cerca de 60 e 110 km, respectivamente.
Para mais detalhes, fique de olho no site oficial da prova:
https://www.letapebytourdefrance.com/
Sobre o L'Étape Brasil
O L'Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024, completou dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.
O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebem as etapas amadoras estão México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo do mês de julho.
Sobre o Tour de France
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.
O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.
Foto: Letape Brasil
Publicado 30/10/2024 19:10
Um dos ícones do pugilismo nacional, Adilson Rodrigues, o Maguila, faleceu no último dia 24, aos 66 anos, devido a complicações de uma doença chamada Encefalopatia Traumática de Repetição, conhecida como Demência do Pugilista. Essa enfermidade foi identificada ao redor dos anos 1920. Notou-se que nesta época vários pugilistas, com o passar do tempo, desenvolviam demência parecida com Alzheimer, problema vascular com características próprias. Na verdade, outros atletas submetidos a traumas de repetição na cabeça como jogadores de futebol americano, rúgbi e outros esportes de contato podem desenvolver esse mal.
De acordo com o médico angiologista e vascular Dr. Álvaro Pereira, essa forma de demência faz com que a pessoa desenvolva os principais sintomas encontrados, por exemplo no Alzheimer, como perda da memória, alterações motoras, confusão mental, e até alterações do humor, que na verdade estão relacionadas aos traumatismos de crânio de repetição que evoluem com micro sangramentos, edema, processos inflamatórios crônicos em diferentes áreas do cérebro. Vários atletas famosos sofrem ou sofreram com essa sequela como o próprio Mohammed Ali, inclusive Eder Jofre, com alterações menos severas.
“Atualmente, os traumatismos de crânio, concussão cerebral, “fog” ou nevoeiro pós Covid, pós quimioterapia, todos representativos das lesões cerebrais causadas por agentes externos, podem ser tratados com a fotobiomodulação. Essa modalidade de tratamento, que usa radiação infravermelho ultra curto, penetra no cérebro e acelera a cicatrização e recuperação destas lesões”, recomenda o médico.
No entanto, essa tecnologia, apesar de ser conhecida há vários anos, só nos últimos doía a quatro anos chegou às clínicas, consultórios e mesmo para uso domiciliar.
“O que se espera é que a fotobiomodulação (Ledterapia), em um futuro muito próximo, ajude a recuperar pacientes com esse e outros problemas como AVC, demências em geral, déficit cognitivo leve (típico do envelhecimento) e, inclusive para melhorar o desempenho cerebral de crianças, adultos e idosos. Muitas pesquisas têm sido realizadas com esse objetivo e a maioria muito promissoras”, conclui o médico.
Publicado 29/10/2024 12:06
A Regata Santos-Rio 2024 teve a família Grael como grande destaque na classe ORC. O barco Magia IV, liderado por Torben Grael, conquistou o título no tempo corrigido da 74ª edição do evento, chancelado pela ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano e organizado pelo ICS - Iate Clube de Santos e ICRJ - Iate Clube do Rio de Janeiro.
A bordo estavam Torben Grael, Martine Grael e Marco Grael, membros de uma das famílias mais vitoriosas da vela brasileira e mundial. O Magia IV, modelo ICL 30, completou o percurso até a Cidade Maravilhosa em 40h11m24.
Ao todo, 26 veleiros das classes ORC, RGS e Clássicos participaram desta que é uma das regatas de oceano mais tradicionais da América do Sul.
"Parabenizo todos os competidores que enfrentaram essa regata desafiadora com garra e determinação. Cada velejador que participou desta edição da Santos-Rio mostrou um enorme espírito esportivo e a capacidade de superar condições adversas", disse Bayard Neto, comandante do Inaê e presidente da ABVO.
Esta foi a oitava vitória de Torben na Santos-Rio, estabelecendo um recorde na competição, e o segundo título do Magia IV, exatos 20 anos após a primeira conquista em 2004. "Nós optamos pelo caminho mais curto, porque com um barco menor, não precisamos velejar tão arribados (alinhados com a proa a favor do vento). Perto da Ponta do Boi, em Ilhabela, teve um bom pedaço de contravento e depois entrou um sudoeste de uns 15 nós na Ilha da Vitória", explicou o bicampeão olímpico Torben Grael.
O Fita Azul foi conquistado pelo Phoenix, que completou a prova em 30h38m18, com destaque também para Dona Bola e Maximus na Classe ORC. "Foi muito bom correr no Phoenix, um veleiro com excelente desempenho. A regata foi desafiadora, especialmente perto da costa do Rio de Janeiro. Mantivemos a velocidade no limite", relatou João Barbosa, tripulante mirim do YCSA a bordo do Phoenix.
O comandante Fábio Cotrim também elogiou a experiência: "A tripulação do Phoenix foi fantástica! Fizemos várias trocas de velas conforme as mudanças de vento e realizamos manobras muito bem coordenadas. Foi uma Santos-Rio tranquila este ano, com sol, calor e mar calmo, em contraste com anos anteriores de frio, chuva e ondas fortes".
Na Classe BRA-RGS, o Beleza Pura 2 foi o vencedor, seguido por My Boy e Tangará, com o Barco Brasil sendo o primeiro RGS a chegar no Rio de Janeiro (RJ). "Para nós foi sensacional, um trabalho de oito temporadas que evoluiu a cada ano. Fomos compreendendo o percurso e as peculiaridades da entrada na Guanabara", disse Felipe Ferraz, do Beleza Pura.
Entre os Clássicos, o Morgazek, comandado por Michele D'Ippolito e Eduardo Camara Lopes, foi o vencedor, seguido pelo Áries III. Na RGS Cruiser, o Lilá ficou em primeiro lugar, com o Maria Preta na segunda posição.
A Santos-Rio marcou o início do Circuito Rio, que seguirá com competições na Baía de Guanabara a partir de 31 de outubro.
Saiba quais são os campeões da Santos-Rio.
https://abvo.org.br/vencedores-da-regata-santos-rio/
Sobre a ABVO
Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.
A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.
Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.
Publicado 29/10/2024 00:43
São Paulo (SP) se prepara para receber, nos dias 2 e 3 de novembro, um dos maiores eventos de retrogames do Brasil: a Canal 3 Expo.
Além de reunir mais de 4 mil fãs de jogos clássicos, a edição de 2024 promete emocionantes competições de títulos que marcaram gerações.
Entre os destaques, estão o XTAP – Street Fighter Zero 2 (Arcade), com uma grande final programada para domingo (3/11) às 13h, e a Copa Mario Kart, que terá suas finais no mesmo dia às 16h.
Realizado no State Innovation Center, na Vila Leopoldina, o evento também contará com o Festival de Jogos, que inclui campeonatos de Call of Duty Modern Warfare III e Call of Duty Black Ops 2 às 13h de sábado e domingo.
No sábado (2), a arena HGS trará competições de Street Fighter 2 e Meio às 14h e The King of Fighters ’98 às 16h. Já no domingo, o público poderá acompanhar partidas de The King of Fighters 2002 às 14h e Mortal Kombat Ultimate (SNES) às 16h.
Outras atrações incluem a Copa de Warlords (Atari 2600) e Bomberman (Sega Saturn), além de competições de Mortal Kombat 1 e Street Fighter 6, organizadas pelo Comitê/Spada. O evento conta ainda com um Speed Run de Super Donkey Kong (SNES), organizado pelo RGVP, que ocorrerá nos dois dias a partir das 11h.
”Este ano, temos competições emocionantes com clássicos como Street Fighter e Mario Kart, além de outras atrações que recriam o universo dos games dos anos 90. Queremos que cada participante se sinta parte dessa história e leve para casa memórias inesquecíveis. É incrível ver o quanto o evento cresceu desde sua primeira edição, e esperamos que em 2024 possamos superar todas as expectativas”, disse Ricardo Wilmers, um dos organizadores.
Para completar a experiência, o Canal 3 Expo trará uma programação diversificada, incluindo mais de 10 palestras de especialistas da indústria, shows, e uma área geek com atrações como uma locadora temática dos anos 90 e uma arena Lan House.
”A Canal 3 Expo nasceu de uma paixão em comum entre amigos e evoluiu para o evento que vemos hoje, com milhares de pessoas reunidas para celebrar a história dos videogames. Para nós, o maior objetivo é proporcionar uma experiência única, onde nostalgia e diversão se encontram em um só lugar”.
Mais aqui -- https://onboardsports.net/2024/10/29/canal-3-expo-tera-games-classicos-de-street-fighter-a-mario-kart/
Publicado 27/10/2024 23:04
A largada da 74ª edição da Regata Santos-Rio foi realizada nesta sexta-feira (25), com 26 barcos na prova de 200 milhas náuticas. A disputa inicial teve ventos de até 20 nós na Baía de Santos, e a previsão é que os times mais rápidos completem o percurso em 24 horas. Antes da largada, os barcos passaram pelas ilhas Porchat e Urubuqueçaba. O tiro de largada foi dado no Deck do Pescador, com chuva e ao som da Banda dos Fuzileiros Navais do 8º Distrito.
As embarcações partiram do Iate Clube de Santos com destino ao Iate Clube do Rio de Janeiro. O tradicional evento conta com a chancela da ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano) e da CBVela (Confederação Brasileira de Vela).
A regata reúne os barcos mais rápidos da vela oceânica nacional, como o Phoenix, um Botin 44, e o Inaê Transbrasa, um Soto 40 de alta performance. O Magia IV, com Torben, Martine e Marco Grael a bordo, também está na disputa pela medalha de ouro na classe ORC.
"Esperamos uma regata bastante difícil, com muita rajada no começo, mas zonas sem vento ao longo do percurso. É uma prova de muita tradição e que sempre conta com os grandes nomes da modalidade. Ter aqui Torben, Martine e outros craques da vela é importante para a evolução do esporte", disse Bayard Neto, comandante do Inaê e presidente da ABVO.
"Nosso objetivo é fomentar as competições de vela oceânica na costa brasileira, fortalecendo a participação de velejadores e promovendo a cultura náutica", acrescentou.
O título de Fita-Azul, dado ao primeiro barco a cruzar a linha de chegada, deve ficar com o Phoenix se os prognósticos se confirmarem. O Botin 44 de Fábio Cotrim e Mauro Dottori conta com nomes de destaque na vela, como o campeão mundial e finalista olímpico Jorge Zarif. A tripulação inclui o jovem João Pedro Barbosa, de 15 anos, da Flotilha da Garoa do YCSA - Yacht Club Santo Amaro.
"Espero me divertir bastante e ter uma experiência diferente numa regata longa. Geralmente corro regatas de Optimist e de Laser com a equipe do YCSA, então será uma mudança e tanto enfrentar uma prova de maior duração e exigência", comentou João Pedro, mostrando-se animado com a oportunidade de ampliar suas habilidades na água. O Dona Bola (Oceanis 41) e o Maximus (IMX 45) também estão entre os favoritos da ORC.
Na classe BRA-RGS, a regata conta com o Barco Brasil, um Bavaria 55 pés, comandado pela dupla que disputará a Globe40 em 2025, além de outras embarcações como o Beleza Pura e o My Boy.
"Estamos muito empolgados para a Regata Santos-Rio. É uma oportunidade incrível de testar o Barco Brasil e nos prepararmos para os desafios que virão na Globe40. Temos pessoas nova a bordo que nunca correram e outros experientes. Sabemos que será uma prova difícil, com variações de vento ao longo do trajeto, mas acreditamos na nossa tripulação e no potencial do barco para fazer uma grande regata", disse José Guilherme Caldas, comandante do Barco Brasil.
Acompanhe os barcos -- https://app.livedot.com.br/eventos
Saiba quais são os campeões da Santos-Rio.
https://abvo.org.br/vencedores-da-regata-santos-rio/
Sobre a ABVO
Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.
A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.
Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.
Publicado 25/10/2024 01:48
A Regata Santos-Rio terá sua largada oficial nesta sexta-feira (25), às 12h, no litoral sul de São Paulo. A 74ª edição da prova de 200 milhas náuticas contará com quase 30 barcos em diversas classes. A tradicional competição é chancelada pela ABVO e terá como destino final o Iate CluBe do Rio de Janeiro (ICRJ).
Às 10h após saída do píer a instituição anfitriã, que é o Iate Clube de Santos, os veleiros de oceano partirão do Deck do Pescador, na Ponta da Praia, para o Desfile dos Barcos. A Autoridade Portuária suspenderá o tráfego de navios mercantes antes da largada.
A Marinha do Brasil participará com seus navios, a Banda de Fuzileiros Navais e fará a escolta dos barcos até o Rio de Janeiro, enquanto a Força Aérea Brasileira apresentará o show da Esquadrilha da Fumaça.
A previsão segue de tempo fechado e ventos de média intensidade para a primeira metade da prova, mas Bayard Neto, comodoro da ABVO, a disputa pode apresentar surpresas.
"É um desafio para qualquer velejador. E muito tradicional essa prova, que é realizada em uma área com um regime de ventos muito especial. A previsão apresenta muita variação de rumos e intensidades. Isso torna difícil a navegação. Teremos até ondas de dois metros e meio. É difícil prever a tática. É um desafio para qualquer velejador, temos experientes como Torben Grael e Martine Grael, ou seja, sete medalhas olímpicas a bordo.", disse Bayard Neto, comodoro da ABVO.
Recordista de vitórias, Torben Grael vai largar com o Magia IV na Santos-Rio. O bicampeão olímpico soma sete triunfos no corrigido e conquistou por seis vezes a Fita-Azul — primeiro barco a cruzar a linha de chegada no ICRJ, geralmente em aproximadamente 30 horas para os barcos mais rápidos. Agora, ele retorna ao seu ICL 30.
"Vencemos com um barco de apenas 30 pés, uma regata que foi toda de contravento. Buscamos táticas mais favoráveis e acabamos superando as tripulações das embarcações maiores.”
Neste ano, os filhos Marco e Martine, também bicampeã olímpica, estarão ao lado de Torben. A exceção será a esposa Andrea, que ficará em terra, responsável pela neta Serena, de 4 anos, filha de Marco.
Das 19 medalhas olímpicas da vela, sete estarão a bordo do Magia IV, sendo metade das oito de ouro, ou seja, quatro.
O bicampeão olímpico participou pela primeira vez da Santos-Rio em 1978. "A tradição da regata é que nos motiva a participar a cada nova edição. Geralmente o vento é fraco, ou um contravento, e esporadicamente um vento mais forte quando coincide de entrar uma frente fria. Nas primeiras edições, era muito difícil velejar no vento fraco com barcos mais pesados, de madeira. Hoje, temos barcos mais leves, que performam muito bem com menos vento", disse Torben.
Saiba quais são os campeões da Santos-Rio
https://abvo.org.br/vencedores-da-regata-santos-rio/
Sobre a ABVO
Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.
A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.
Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.
Publicado 25/10/2024 01:46
A Regata Santos-Rio, em sua 74ª edição, ocorrerá no dia 25 de outubro, com partida às 12h da Baía de Santos (SP), em direção à Ilha da Laje, no Rio de Janeiro (RJ). Barcos das classes ORC, BRA-RGS, RGS-Cruiser e outras disputarão o percurso de 200 milhas náuticas (aproximadamente 360 km).
Na sequência virá o 55º Circuito Rio, um dos maiores eventos da vela oceânica nacional, que será realizado entre os até 3 de novembro (domingo). Organizado pelo Iate Clube do Rio de Janeiro, com o apoio da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano - ABVO e da Confederação Brasileira de Vela - CBVela, o evento contará com sete regatas, incluindo a tradicional Santos-Rio, que abrirá a competição com largada em Santos.
O Circuito Rio também inclui regatas tradicionais, como a Almirante Monerat e a Victor Demaison, além de quatro provas de barla-sota. O evento premiará o vencedor geral na Regra ORC com o Troféu Cidade do Rio de Janeiro e concederá a Taça Saga ao barco da Regra ORC com melhor desempenho nas regatas Santos-Rio e Victor Demaison.
De acordo com o presidente da ABVO, Bayard Neto, a disputa é uma grande festa da vela brasileira. ''Além de reunir velejadores de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, o Circuito Rio marca a etapa final da Copa Brasil de Vela Oceânica, encerrando a temporada com disputas emocionantes em uma das competições mais tradicionais da modalidade no Brasil''.
Jonas Penteado do Ansbar IV revela uma das chaves do sucesso para correr a Santos-Rio. “O mais importante é manter a motivação durante todo o percurso. Não adianta dar tudo o que tem apenas no primeiro dia, depois da largada, e à noite, a maioria da tripulação dormir. O desafio é sempre intenso e tem de ser encarado de frente, com disposição o tempo todo. Seja no vento fraco, que torna a regata mais desgastante, ou no vento forte, que exige muito fisicamente”.
Saiba quais são os campeões da Santos-Rio
https://abvo.org.br/vencedores-da-regata-santos-rio/
Fonte: Flávio Perez
Foto: Aline Bassi | Balaio
Publicado 23/10/2024 10:26
As classes ClubSwan 50, ClubSwan 42 e ClubSwan 36 se reúnem novamente para o Swan One Design Worlds em Palma de Maiorca, na Espanha. O evento definirá não só o título da Nations League, mas também os campeões mundiais de cada categoria.
O Brasil estará representado na raia das Ilhas Baleares com duas equipes, incluindo os barcos Mamão e Bravo. O Bravo contará com a união das tripulações de C-30 do Bravo, liderado por Jorge Berdasco, e do Phytoervas, comandado por Marcelo Bellotti e Alexandre Wissenbach.
A equipe terá Alex Sandro Carvalho (Piu Piu) no leme, ao lado de Daniel de Seixas Claro, Lucas Mesquita e Alberto Mullem Vita. As regatas de treinamento estão previstas para esta quarta-feira (23), com as provas oficiais acontecendo de quarta a domingo (27).
Na The Nations League 2024 Swan One Design, o Bravo competirá na classe ClubSwan 36, que conta com nove barcos inscritos, enquanto outras 17 equipes disputarão nas demais classes.
''Participar do Swan One Design Worlds é sempre um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade única de medir forças com algumas das melhores equipes do mundo. Estamos muito confiantes na sinergia entre as tripulações do Bravo e do Phytoervas e acreditamos que esse intercâmbio de experiências vai nos permitir competir em alto nível'', disse Marcelo Bellotti, que é patrocinado por Phytoervas e Galapagos Capital.
''Agradeço ao Jorge pelo convite de juntar parte da minha tripulação com a do Bravo nessa oportunidade que está sendo incrível''.
''Unir as tripulações e competir em um evento desse porte em Palma de Maiorca é um grande privilégio. Estamos preparados para enfrentar as condições desafiadoras das Ilhas Baleares e vamos dar o nosso melhor para conquistar um bom resultado para o Brasil'', contou Jorge Berdasco.
Bravo:
Alex Sandro Carvalho (Piu Piu) - Leme
Jorge Berdasco Martinez
Marcelo Bellotti
Daniel de Seixas Claro
Lucas Mesquita
Alberto Mullem Vita
Alexandre Wissenbach
Sobre a Phytoervas
A Phytoervas nasceu em 1986 com a missão de oferecer beleza natural para os cabelos. Em sua identidade trabalha a Cosmética Integral com a extração de ativos da natureza em sua forma mais pura e de maneira responsável, sempre respeitando o meio ambiente.
A marca, pioneira no desenvolvimento do shampoo sem sal e que não para de inovar, se desenvolveu, se tornou totalmente vegana e cruelty-free. Seus produtos são livres de parabenos, sulfatos e corantes. Atualmente, vai além do haircare. Possui em seu portfólio produtos para os cuidados com o corpo e com a casa, todos podem ser encontrados no e-commerce www.phytoervas.com.br
Sobre a Galapagos Capital
A Galapagos Capital é uma companhia de investimentos full service. Fundada em 2019 por executivos seniores com vasta experiência de mercado, seu grupo econômico conta com mais de 340 profissionais em onze escritórios no Brasil e um em Miami. Possui mais de 50 mil clientes e cerca de 23 bilhões de reais sob gestão.
🛒✨ Tá sabendo da nova loja Fort Atacadista que inaugura em Itajaí no mês que vem? Será no bairro São ...