Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 16/01/2025 20:40
A XXXI Copa da Juventude – 2025, principal competição de vela jovem do Brasil, será realizada de 2 a 8 de fevereiro no Veleiros do Sul, em Porto Alegre (RS). O evento, organizado pelo clube, pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e pela Federação de Vela do Rio Grande do Sul, faz parte do Campeonato Brasileiro Interclubes do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e já conta com mais de 90 atletas de diferentes estados do país inscritos – as inscrições seguem abertas em eventos.velaid.com.br
A Copa da Juventude servirá como seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela Jovem (EBVJ), que representará o Brasil no Campeonato Mundial da Juventude Sub-19 de 2025, em Vilamoura, Portugal. Além disso, será uma etapa de seleção para ingresso no Programa de Vela Jovem da CBVela, que busca desenvolver novos talentos para o futuro da modalidade.
"A competição é um marco na formação de novos talentos da vela brasileira. Além de definir a Equipe Brasileira de Vela Jovem, o evento proporciona uma experiência única de aprendizado e competição de alto nível. Estamos ansiosos para reunir os melhores jovens velejadores do país em Porto Alegre, onde terão a chance de mostrar seu potencial'', contou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
Mantendo a tradição do evento, os jovens velejadores terão a oportunidade de participar do “Bate-Papo da Vela Jovem” com Torben Grael, um dos maiores nomes da vela mundial. O medalhista olímpico e treinador compartilhará experiências e conhecimentos, inspirando os atletas em busca de crescimento no esporte.
''Estamos iniciando nossa temporada de 2025 a todo vapor com o Processo de Seleção e Avaliação de Atletas que irão integrar a Equipe Brasileira de Vela Jovem Sub-19''.
''O Programa de Vela Jovem está conquistando resultados expressivos e queremos continuar por essa linha de vitórias. A Copa da Juventude é o maior evento de vela jovem do calendário nacional, e teremos a oportunidade de atender a comunidade durante este evento avaliando os atletas, mas também estando à disposição para sugestões e troca de experiencias com velejadores, treinadores e famílias da comunidade da vela jovem brasileira'', comentou Juan Sienra, Gerente Executivo de Esportes da CBVela.
A competição será disputada em diversas classes, incluindo:
A programação oficial inclui treinamentos, medições de equipamentos e cinco dias de regatas, com a cerimônia de encerramento e premiação no dia 8 de fevereiro. O Troféu Transitório de Melhor Clube Brasileiro – Vela será entregue ao clube que somar o maior número de pontos durante a competição.Palco de novos talentos da vela brasileira.
Palco de novos talentos da vela brasileira
A Copa da Juventude é reconhecida como uma das principais portas de entrada para futuros atletas olímpicos e profissionais da vela. Muitos dos principais velejadores brasileiros iniciaram suas carreiras neste evento, consolidando-se depois em competições internacionais.
Para mais informações, inscrições e programação completa, os interessados podem acessar o site oficial do Clube Veleiros do Sul (www.vds.com.br) ou entrar em contato pelo telefone (51) 3265-1717 – Ramal 7.
Foto: Fred Hoffmann
Publicado 15/01/2025 15:31
Esta semana marca o início do Campeonato Brasileiro da Classe ILCA, com regatas de ILCA 6 até o próximo sábado (18). Já na próxima semana, a partir do dia 20/01, será a vez dos velejadores das classes ILCA 4 e ILCA 7 entrarem em ação. O evento ocorre no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, e é o primeiro a fazer parte do Campeonato Brasileiro Interclubes do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Representantes do Brasil, Argentina, Chile, Equador, Uruguai, Paraguai e Peru estarão na disputa, que será classificatória das classes ILCA 6 feminino e ILCA 7 para os Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, em agosto, no Paraguai.
Logo na sequência, serão disputados mais três eventos que também fazem parte da parceria firmada entre a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), o CBC e os Clubes de Vela. Confira abaixo as competições com as datas e os seus locais de disputa:
Campeonato Brasileiro da Classe ILCA: Clube dos Jangadeiros, Porto Alegre, entre 13 e 25 de janeiro.
Campeonato Brasileiro da Classe 420: Clube dos Jangadeiros, Porto Alegre, de 26/01 a 01/02.
Campeonato Brasileiro da Classe Snipe: Cabanga late Clube de Pernambuco, entre 26/01 e 01/02.
Copa da Juventude 2025: Veleiros do Sul, Porto Alegre, de 02/02 a 08/02. “Para a CBVela, estabelecer a parceria com o CBC e ter esses eventos dentro do Campeonato Brasileiro Interclubes reforça ainda mais a relevância dessas competições, que são extremamente importantes e tradicionais no cenário da vela nacional”, destacou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
Entre as classes ILCA 4, 6 e 7, mais de 170 velejadores já estão inscritos para o Brasileiro, incluindo o bicampeão olímpico Robert Scheidt. Já na Copa da Juventude, são mais de 90 atletas já confirmados na competição que servirá de seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela Jovem (EBVJ), que representará o Brasil no Campeonato Mundial da Juventude Sub-19 de 2025, em Vilamoura, Portugal. Além disso, será uma etapa de seleção para ingresso no Programa de Vela Jovem da CBVela, que busca desenvolver novos talentos para o futuro da modalidade. Para realizar a inscrição para a Copa da Juventude, acesse o HUB de eventos da CBVela: eventos.velaid.com.br
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva brasileira nos âmbitos nacional e internacional. Filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a vela é a modalidade com mais medalhas de ouro olímpicas para o Brasil: oito. No total, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas nos Jogos Olímpicos. A entidade foi pioneira ao integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e incorporar a Agenda 2030 como base estratégica, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade.
Sobre o VelalD
Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento da vela brasileira, conectando velejadores e entusiastas ao esporte. A ferramenta serve como HUB de eventos da CBVela e oferece funcionalidades exclusivas. Para se cadastrar gratuitamente e conhecer os eventos, acesse: velaid.com.br
Foto: Gabriel Heusi
Publicado 15/01/2025 15:07
O Campeonato Brasileiro de Optimist foi concluído nesta terça-feira (14) no Iate Clube do Espírito Santo, em Vitória (ES). O evento contou com 167 velejadores de até 15 anos de oito estados brasileiros e representantes da Argentina.
O título ficou com Manuel Bragança (ICRJ - Iate Clube do Rio de Janeiro), seguido pelo companheiro de equipe Henrique Lucena e Arthur Lamin (CNC - RJ). No feminino, Uma Creixell (VDS - RS) foi a melhor, ficando em quarto no geral. Na competição por equipes, o melhor time no geral foi o da Argentina - seguido pela equipe do ICRJ1, campeã brasileira.
Apesar das previsões meteorológicas não serem favoráveis, a organização conseguiu completar todas as 12 regatas do programa.
"O Brasileiro de Optimist mostrou mais uma vez a força e o crescimento da vela jovem no Brasil. Tivemos uma participação impressionante, com atletas de várias regiões do país e um nível técnico muito alto. Foi uma competição muito equilibrada, com regatas disputadas até o último momento, e isso reforça a qualidade dos nossos velejadores'', disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
"Acho que o saldo foi muito positivo. Tivemos um campeonato de altíssimo nível, com velejadores de diversas regiões do Brasil e até da Argentina. Para se ter uma ideia, um atleta argentino que ficou em 19º no Mundial terminou em 21º aqui no Brasileiro, o que mostra como o Brasil está em um nível excelente'', explicou Hans Hutzler, presidente da Optibra.
Resultados completos aqui
🥇 1º - Manuel Bragança (ICRJ - RJ) BRA 4318
🥈 2º - Henrique Lucena (ICRJ - RJ) BRA 4370
🥉 3º - Arthur Lamin (CNC - RJ) BRA 4368
4️⃣ Uma Creixell (VDS - RS) BRA 4278 🏆 Campeã Feminina
5️⃣ João Lucena (ICRJ - RJ) BRA 4275
6️⃣ Pedro Koch (VDS - RS) BRA 4331
7️⃣ Marcos J R Soares (ICRJ - RJ) BRA 4380
8️⃣ Davi F Sugai (YCSA - SP) BRA 4118
9️⃣ Hugo R C J Siqueira (ICRJ - RJ) BRA 4332
🔟 Thomas V P Oliveira (YCSA - SP) BRA 4362
A entidade máxima da vela brasileira destaca também o trabalho feito pela equipe em parceria com a Optibra no projeto das flotilhas emergentes. ''Esse apoio foi fundamental para equipes menores, que ainda não têm técnico, e o uso do canelão disponibilizado pela CBVela fez toda a diferença. Realmente, uma parceria muito positiva para o crescimento da vela no Brasil", contou Hans Hutzler, presidente da Optibra.
No Brasileiro de Estreantes, realizado na semana passada, o jovem velejador Matheus Veiga (Aratu Iate Clube | BA), de apenas 13 anos, conquistou o título na mesma raia de Vitória (ES). Completaram o pódio os representantes do CNP: João Paulo Pereira e Victor David Tocci. No feminino, Nicole Green (ICRJ), Luiza Porto (CNP) e Mariana Neves (ICES) foram as melhores.
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva brasileira nos âmbitos nacional e internacional. Filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a vela é a modalidade com mais medalhas de ouro olímpicas para o Brasil: oito. No total, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas nos Jogos Olímpicos.
A entidade foi pioneira ao integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e incorporar a Agenda 2030 como base estratégica, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade.
Sobre o VelaID
Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento da vela brasileira, conectando velejadores e entusiastas ao esporte. A ferramenta serve como HUB de eventos da CBVela e oferece funcionalidades exclusivas.
Publicado 10/01/2025 10:41
Os e-sports estão cada vez mais presentes na vida dos advogados e advogadas brasileiros. Prova disso é a realização do 2º Campeonato Presencial de E-Sports da CAASP, que ocorrerá no próximo dia 25 de janeiro de 2025, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP).
O torneio com partidas de futebol online nos consoles PS4, PS5 e XBox terão os games EA Sports FC - antigo Fifa - e o E-Football - nova versão do PES. O principal objetivo é promover a integração entre os profissionais do direito por meio dos jogos, proporcionando um ambiente competitivo, inovador e descontraído.
As inscrições para a competição custam R$ 60,00 e podem ser feitas até o dia 21 de janeiro de 2025. O evento conta com o patrocínio da Microcash, instituição financeira que atua como sociedade de crédito ao microempreendedor e à empresa de pequeno porte.
''Com o crescimento da adesão e o engajamento da advocacia paulista, a expectativa é que esta segunda edição amplie ainda mais a participação, reafirmando os e-sports como uma ferramenta de aproximação e bem-estar'', disse o diretor Fábio Mariz.
A realização do campeonato presencial consolida uma iniciativa que começou com torneios online durante a pandemia. As competições virtuais atraíram cerca de 1.500 advogados. O 1º torneio presencial reuniu profissionais do direito de diversas áreas, além de estagiários e familiares. Estão convidados também dependentes e parentes de advogados.
O 2º Campeonato Presencial de E-Sports da CAASP marca o início de uma agenda repleta de eventos voltados para a advocacia, demonstrando o compromisso da nova diretoria com inovação e integração. É uma das primeiras ações promovidas pela nova diretoria da CAASP, empossada no início deste ano com presidência de Diva Gonçalves Zitto Miguel de Oliveira.
"A ideia é oferecer um momento de lazer e diversão para os advogados, mas também reforçar que a CAASP está atenta às novas tendências e ao que pode gerar valor para a advocacia", destaca a organização do evento, contou o coordenador Daniel Turri.
Os advogados interessados em participar devem garantir sua inscrição até 21 de janeiro de 2025 e se preparar para um evento que promete ser um dos destaques do calendário da CAASP do ano.
Foto: Gameplay EA Sports
Publicado 10/01/2025 10:38
O XXXVI Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, um dos eventos mais tradicionais da vela brasileira, está marcado entre os dias 12 e 16 de fevereiro de 2025, reunindo algumas das melhores tripulações do país no Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha.
A competição, chancela pela ABVO -Associação Brasileira de Veleiros de Oceano - promete cinco dias de regatas eletrizantes nas águas da capital catarinense, consolidando-se como um dos principais desafios do calendário nacional da modalidade.
O evento é aberto a barcos com certificados de medição válidos, conforme exigido pelas regras de cada classe. As disputas ocorrerão nas categorias ORC, C30, HPE-30, Super Series 30 (incluindo C30 e HPE-30), BRA-RGS, RGS-Cruzeiro, RGS Cruiser e Delta 41, garantindo uma diversidade de embarcações e estratégias em cada regata.
''Florianópolis, com seus ventos constantes e cenários paradisíacos, oferece as condições ideais para uma disputa acirrada entre as embarcações, tornando-se palco de grandes duelos náuticos. É um evento imperdível para os amantes da vela oceânica'', disse Bayard Neto, comodoro da ABVO.
Em 2024, os destaques foram: Crioula 52 na ORC, Plancton na RGS e Esperança na até então Bico de Proa, hoje RGS Cruiser. Veja os campeões abaixo.
Expectativa para 2025
Com a inclusão da Super Series 30', que reúne os barcos das classes C30 e HPE-30, a edição de 2025 promete ainda mais emoção e equilíbrio na disputa. Além disso, a categoria RGS-Cruzeiro e Bico de Proa, que hoje é chamada de RGS Cruiser garante espaço para velejadores que buscam um formato mais acessível e dinâmico de competição, incentivando a participação de novos talentos e equipes.
A programação oficial incluirá regatas barla-sota e de percurso, com trajetos desafiadores ao redor da ilha e da costa catarinense, aproveitando ao máximo as condições locais de vento e maré.
Inscrições e programação
As inscrições para o evento serão abertas nos próximos meses e podem ser realizadas diretamente com a organização do Iate Clube de Santa Catarina. A programação detalhada será divulgada em breve, incluindo eventos sociais e confraternizações no clube, que tradicionalmente recebe os competidores com uma estrutura de excelência.
Com tradição, competitividade e um cenário deslumbrante, o XXXVI Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina promete ser um dos grandes destaques da vela oceânica brasileira em 2025.
Campeões do 35º Circuito Oceânico de Santa Catarina
ORC: Crioula 52 (Veleiros do Sul – RS)
Super Series 30: Zeus Team (Veleiros da Ilha – SC)
C30: Zeus Team (Veleiros da Ilha – SC)
HPE-30: Ximango (Veleiros do Sul – RS)
RGS Geral: Plancton (Veleiros da Ilha – SC)
RGS A: Sossegado (Grêmio de Vela de Ilhabela – SP)
RGS B: Plancton (Veleiros da Ilha – SC)
RGS Cruzeiro Geral: Neon III (Veleiros da Ilha – SC)
RGS Cruzeiro A: Açores III (Veleiros da Ilha – SC)
RGS Cruzeiro B: Neon III (Veleiros da Ilha – SC)
Bico de Proa Geral: Esperança (Clube dos Jangadeiros – RS)
Bico de Proa A: Esperança (Clube dos Jangadeiros – RS)
Bico de Proa B: Don Rocconi (Veleiros da Ilha – SC)
Serviço
Evento: XXXVI Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina
Data: 12 a 16 de fevereiro de 2025
Local: Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, Florianópolis – SC
Classes participantes: ORC, C30, HPE-30, Super Series 30', BRA-RGS, RGS-Cruzeiro, RGS Cruiser e Delta 41
Mais informações: Site do Iate Clube de Santa Catarina
Sobre a ABVO
Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.
A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.
Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.
Foto: ICSC
Publicado 07/01/2025 18:58
O jovem velejador Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou nesta terça-feira (7) o título nacional da 19ª Copa Estreantes da Classe Optimist, realizada desde o dia 4 de janeiro de 2025 em Vitória (ES). Representante do Aratu Iate Clube (AIC), Matheus alcançou um feito histórico para a Bahia e para o clube, que, em apenas quatro anos desde a criação da sua Escola de Vela, já celebra a formação de um campeão brasileiro.
A competição, organizada pelo Iate Clube do Espírito Santo, reuniu mais de 50 atletas de todo o país. Ao longo das oito regatas disputadas, Matheus mostrou consistência e evolução, garantindo a liderança nos momentos decisivos e conquistando o topo do pódio. Sua trajetória na vela começou na Escola de Vela do AIC (EVA), onde demonstrou talento desde cedo, evoluindo até integrar a equipe de Optimist do clube e acumulando excelentes resultados.
Para o comodoro Lucio Bahia, a conquista reflete o crescimento do AIC no cenário náutico nacional. "A Escola de Vela era um projeto desacreditado, e na gestão do comodoro Pedro Mutti e do diretor de Vela Moacyr Montenegro, reinauguramos a EVA. Em apenas quatro anos, ter um campeão brasileiro da Copa Estreante de Optimist é uma alegria enorme. Parabéns a Matheus, seus pais e a toda equipe do AIC!"
A professora da EVA, Renata Agapito, destacou a dedicação do jovem atleta. ''Matheus é um menino muito focado e talentoso. Ele veleja há pouco mais de um ano, logo entendeu como funciona e passou a se dedicar aos treinos e preparações. Sempre que possível está na raia, seja de Optimist, seja de veleiro de Oceano com sua família. A vela tá no sangue!"
A Copa Estreantes antecede o 53º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, que começa nesta terça-feira (7) e segue até 14 de janeiro, reunindo os principais nomes da categoria no país. O Aratu Iate Clube agora deposita sua torcida em Bernardo Paradella, que representará o clube na competição.
Considerada a porta de entrada para crianças e adolescentes na vela, a Classe Optimist é a base do esporte náutico. Utilizado no mundo inteiro para formação de novos atletas, o pequeno barco tem sido o primeiro passo de velejadores que chegam à Vela Olímpica – uma das modalidades que mais trouxeram medalhas para o Brasil.
Resultados aqui -- https://velejador.optibra.com.br/home
Fonte: Flávio Perez | On Board Sports
Publicado 02/01/2025 23:47
Após um ano brilhante em 2024, a equipe de vela oceânica Kaluanã inicia 2025 com grandes ambições. Tendo alcançado o título da RGS Circuito Rio 2024, a vitória na divisão RGS B da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, e o terceiro lugar geral no Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica, o time se posiciona como uma das principais promessas no esporte nacional.
Para este novo ano, a equipe pretende intensificar os treinamentos e ampliar sua participação em regatas de maior relevância. A meta é clara: defender os títulos conquistados, buscar novas vitórias e estabelecer um novo padrão na vela oceânica brasileira.
A parceria com a Hauz Engenharia continua sendo um pilar de suporte, enquanto a Escola de Vela Kaluanã desempenha papel crucial na formação de novos atletas e na qualificação técnica do time. Por meio de um portfólio diversificado de cursos e da Clínica de Performance, a equipe busca elevar o nível técnico dos tripulantes e se preparar para desafios ainda maiores.
"O ano de 2024 foi muito especial. Nossa equipe se entrosou ainda mais e conseguimos conhecer melhor o barco que mede na classe RGS. Temos um veleiro leve, que anda bem em todas as condições, seja fraco, médio ou forte", destacou o skipper Leonardo Soldon.
Publicado 23/12/2024 10:53
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, teria enviado uma carta oficial a Grant Dalton, CEO do Emirates Team New Zealand (ETNZ) e da ACE Events, manifestando o interesse da cidade em sediar a 38ª edição da America’s Cup em 2027. A informação é de Fabio Pozzo, La Stampa.
A iniciativa, que conta com o apoio do Visit Rio Convention Bureau e foi impulsionada pela empresária Milena Andrade, busca consolidar o Rio como palco de grandes eventos esportivos internacionais.
Na carta datada de dezembro de 2024, Paes destacou o histórico da cidade, que já sediou eventos globais como as Olimpíadas de 2016 e a Copa do Mundo FIFA de 2014.
Ele enfatizou que o Rio, com sua energia vibrante e infraestrutura consolidada, está pronto para receber a comunidade da vela internacional. Além disso, o presidente executivo do Visit Rio, Carlos Werneck, reforçou a visão de que a competição deixaria “um legado duradouro de excelência” e ofereceu suporte institucional para viabilizar a candidatura.
Dalton respondeu ao prefeito no dia 16 de dezembro, agradecendo a manifestação de interesse e reconhecendo o potencial do Rio para sediar um evento da magnitude da America’s Cup. O CEO destacou o impacto econômico significativo que a competição pode gerar, incluindo um fluxo constante de visitantes ao longo dos três meses do evento. Como exemplo, mencionou os 2,5 milhões de pessoas que compareceram às zonas de fãs na edição mais recente em Barcelona.
No entanto, Dalton foi pragmático ao detalhar os custos envolvidos:
Custo total estimado: 100 milhões de euros, incluindo uma taxa de hospedagem de 50 milhões e custos de operação do evento.
Infraestrutura: A preferência é por instalações existentes para reduzir o impacto ambiental, alinhando-se ao compromisso de sustentabilidade do ETNZ. Dalton também ressaltou que a organização do evento seria um modelo "chave na mão", com a ACE assumindo a gestão integral da competição.
A candidatura carioca foi amplamente promovida por Milena Andrade, empresária brasileira radicada na Itália. Andrade esteve envolvida na edição de Barcelona da America’s Cup, contribuindo com ações de voluntariado e usando sua experiência para trazer a ideia ao Brasil. Seu trabalho de articulação foi fundamental para aproximar o Rio de Janeiro do cenário da vela internacional.
A carta de Dalton deixa claro que a candidatura do Rio ainda depende de maior detalhamento financeiro e de infraestrutura. Apesar dos desafios, a cidade demonstra entusiasmo em integrar o seleto grupo de anfitriões da America’s Cup, reforçando sua imagem como capital global do esporte e da cultura.
Fonte: Fabio Pozzo, La Stampa.
Foto: America's Cup
Publicado 14/12/2024 21:05
A vela brasileira comemorou dois atletas no Top 10 do Campeonato Mundial de Optimist, realizado em Mar del Plata, Argentina, que foi concluído neste sábado (14). A competição reuniu 227 atletas de 52 países. O time verde-e-amarelo foi um dos únicos a colocar todos os seus representantes de até 15 anos na flotilha ouro, ou seja, dos primeiros colocados.
Arthur Back, representante do ICRJ, foi o vice-campeão e a flotilha do Brasil teve ainda Eduardo Backheuser, companheiro de equipe em sexto, Joana Freitas (ICRJ) em 17º no geral e quarto no feminino. O grego Iason Panagopoulos foi o campeão. A menina melhor ranqueada foi a espanhola Marta Mansito em 11º. Mais resultados: Henrique Sasaki foi o 34º e Theo Sartor o 40º.
O Brasil conquistou também o quinto lugar no Mundial de Equipes de Optimist de 2024. A competição começou com as classificatórias, onde apenas as 16 melhores equipes avançaram para o segundo dia. A Espanha foi a campeã, seguida por Cingapura e Porto Rico.
O Brasil foi liderado pelo técnico Tijo e pela Team Leader Ana Barbachan, velejadora olímpica que atuou como mentora e suporte técnico para a equipe.
''Fomos um dos quatro únicos países, juntamente com Espanha, Argentina e Estados Unidos que classificou todos os seus cinco velejadores na flotilha Ouro, que é a flotilha dos 75 primeiros do campeonato, esse é um feito bem importante, nós ficamos em terceiro lugar na Nations Cup, que conta os pontos de todos os velejadores durante o campeonato, então estamos aí nos top 3 do mundo''.
''Ficamos com o vice-campeonato mundial, é uma das melhores participações do Brasil, claro que já fomos vencedores, mas só uma vez. Esse segundo lugar é muito importante e mais importante, a gente teve uma equipe muito boa, muito unida, trabalhou o tempo inteiro junto, enfrentando condições de mar e de vento muito difíceis. Está muito mar aqui em Mar del Plata, então foi realmente um campeonato incrível com uma equipe incrível'', disse o presidente da Optibra, Hans Hutzler.
RESULTADOS AQUI
O Brasil tem um título mundial na classe, que foi obtido em 2021 por Alex Kuhl no Lago di Garda, na Itália.
A classe Optimist é uma das mais populares na vela mundial, sendo ideal para a iniciação ao esporte. Com 2,34 metros de comprimento, o barco é fácil de manobrar e oferece segurança para crianças e adolescentes de até 15 anos aprenderem os fundamentos da navegação em monotipos.
Além de ser uma embarcação ideal para iniciação à vela e de ótimo custo-benefício, o design do Optimist limita velocidades elevadas, reforçando a segurança durante o aprendizado. O veleiro, que suporta até 60 quilos, é adequado para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. O nome, traduzido do inglês, significa "otimista", refletindo o espírito de confiança e entusiasmo que a classe inspira nos jovens velejadores.
"O desempenho da nossa equipe reforça o protagonismo do Brasil na vela jovem mundial. Ver dois atletas entre os dez melhores e todos na flotilha ouro é motivo de muito orgulho. Estamos investindo em uma nova geração de talentos e os resultados estão começando a aparecer", contou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
Foto: Matias Capizzano
Publicado 12/12/2024 19:20
O Speed Park, em parceria com o Speed Motor Clube e a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, abre inscrições para a 6ª edição do projeto Escolinha de Kart. O curso, gratuito e com duração de dois meses, oferece 120 vagas para crianças que estão regularmente matriculadas na escola e apresentam bom desempenho acadêmico.
O objetivo da iniciativa é fomentar o automobilismo e incentivar a prática de atividades físicas, além de promover a inclusão social. Durante o curso, os alunos participarão de aulas teóricas e práticas sobre pilotagem, noções básicas de mecânica e educação no trânsito.
Também estão previstas visitas a autoescolas e à Polícia Rodoviária para reforçar a importância da cidadania e das leis de trânsito.
“O projeto dá a oportunidade para 120 crianças conhecerem o kartismo e mostra como o esporte pode transformar vidas, especialmente entre aquelas em situação de vulnerabilidade social. É uma maneira de apresentar novas perspectivas por meio do esporte”, afirma Tamires Ferrari, Diretora Executiva do Speed Park.
As aulas serão conduzidas por Cássio Oliveira Bertotti, kartista experiente e vencedor de diversos campeonatos. Bertotti também treinou pilotos renomados, como Felipe Massa e Ricardo Zonta, que alcançaram a Fórmula 1 e hoje competem na Stock Car.
O Kartódromo Internacional de Birigui, conhecido como Speed Park, é referência no kartismo nacional. Com mais de 130 mil metros quadrados de área, sua pista de 1,3 km já recebeu eventos como o Troféu Ayrton Senna de Kart, o Circuito Paulista de Kart e o Campeonato Brasileiro de Kart, que reuniu 300 pilotos de todo o país. O kartódromo está localizado na Rua Hagime Saita, 4.001, com acesso pelo km 524 da Rodovia Marechal Rondon (SP-300), entre Birigui e Araçatuba.
Foto: Fábio Oliveira/ Radical Motors
Publicado 11/12/2024 18:10
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) conquistou duas honrarias na nona edição do Prêmio Sou do Esporte, evento realizado na noite desta terça-feira (10), com transmissão ao vivo pelo canal BandSports.
A entidade venceu o prêmio de melhores práticas inovadoras, reconhecida por sua adesão ao Pacto Global da ONU, e celebrou a conquista do título de Atleta Revelação de 2024, com Lucas Fonseca, campeão mundial da juventude na categoria Fórmula Kite. O prêmio destacou pessoas, atletas e entidades que se empenham em melhorar o esporte no Brasil.
Criado em 2015, o Prêmio Sou do Esporte busca também melhorar o ambiente de negócios no setor esportivo e fortalecer o desenvolvimento social de comunidades por meio da prática esportiva.
A CBVela é pioneira no esporte brasileiro em sustentabilidade, sendo a primeira confederação esportiva a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU. A iniciativa demonstra um compromisso com os princípios globais de desenvolvimento sustentável, reafirmando a liderança da entidade no cenário esportivo nacional.
Além disso, a confederação incorporou a Agenda 2030 da ONU, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como base de seu planejamento estratégico.
Hugo Mosca, diretor da CBVela, representou a comunidade da vela na cerimônia e recebeu a honraria das mãos de Marco La Porta, próximo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
“Esporte e sustentabilidade caminham juntos, e a vela, por sua conexão com a natureza, é um exemplo disso. Temos a honra de sermos pioneiros no Pacto Global da ONU. Essa decisão reflete o alinhamento das nossas atividades com metas globais que promovem a preservação ambiental, o desenvolvimento social e o crescimento econômico sustentável, consolidando nossa posição como referência no cenário esportivo brasileiro e internacional”, afirmou Hugo Mosca.
Assista à cerimônia do Sou do Esporte 2024:
https://www.youtube.com/watch?v=1106mbwdGic
O campeão Lucas Fonseca e a história do Mundial da Juventude
Lucas Fonseca sagrou-se campeão do Mundial da Juventude 2024, realizado no Lago di Garda, na Itália. O atleta da categoria Fórmula Kite somou 22 pontos nas 18 regatas disputadas.
O maranhense superou o suíço Gian Andrea Stragiotti, que ficou com a prata apenas um ponto atrás, e Nell de Jaham, que levou o bronze. Lucas já havia conquistado o bronze no Mundial da classe no início do ano.
O Mundial da Juventude, disputado por atletas sub-19, já revelou grandes nomes da vela brasileira, como Robert Scheidt, Martine Grael e Kahena Kunze. Ao todo, o Brasil acumula 18 medalhas na história da competição, sendo a primeira conquistada por Scheidt em 1991, na classe Laser, em Largs.
"Fiquei muito feliz ao saber que fui reconhecido com um prêmio tão importante em nível nacional. Esse reconhecimento é fruto de muito esforço, dedicação e investimento nos últimos dois anos. Gostaria de agradecer à CBVela por todo o apoio durante esse período, e seguiremos juntos na campanha para as Olimpíadas de 2028", celebrou Lucas Fonseca.
Assista à entrega do prêmio a Lucas Fonseca:
https://www.youtube.com/live/1106mbwdGic?si=YV8TVU77SvIY_WIA&t=5340
Hugo Mosca reforçou a importância da base no esporte durante o evento. "O esporte é essencial desde a infância, e essa transição para as categorias superiores é fundamental para que talentos como o Lucas não se percam. Ele tem um enorme potencial na vela, e a base é crucial para o desenvolvimento do esporte. Em nome de Lucas Fonseca, agradeço ao prêmio."
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva brasileira nos âmbitos nacional e internacional. Filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a vela é a modalidade com mais medalhas de ouro olímpicas para o Brasil: oito. No total, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas nos Jogos Olímpicos.
A entidade foi pioneira ao integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e incorporar a Agenda 2030 como base estratégica, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade.
Publicado 08/12/2024 11:45
O Campeonato Mundial de Optimist, em Mar del Plata, Argentina, terá início neste fim de semana. A competição, que reúne 227 atletas de 52 países, segue até sábado (14), consolidando-se como um dos principais eventos da vela jovem mundial.
Além dos desafios técnicos, os jovens velejadores enfrentam condições de vento e mar exigentes em Mar del Plata, cenário que promete intensas disputas até o final da semana. A equipe brasileira começou com ótimos resultados após as duas primeiras regatas:
Arthur Back ocupa a segunda posição, enquanto Eduardo Backheuser está em sétimo. O líder é o argentino Lucas Andres Vogta. A jovem Joana Freitas, atual campeã brasileira geral e feminina, aparece em 15º lugar. Theo Sartor e Henrique Sasaki estão em 17º e 22º, respectivamente.
O Brasil é liderado pelo técnico Tijo e pela Team Leader Ana Barbachan, velejadora olímpica que atua como mentora e suporte técnico para a equipe.
''O Mundial de Optimist é uma vitrine do futuro da vela mundial. Ver o Brasil começando tão bem, com atletas entre os melhores do mundo, é motivo de orgulho e reforça o trabalho que temos realizado na base. Estamos confiantes no desempenho dessa equipe e certos de que eles representam o país com talento e dedicação'', disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).
O Brasil tem um título mundial na classe, que foi obtido em 2021 por Alex Kuhl no Lago di Garda, na Itália.
A classe Optimist é uma das mais populares na vela mundial, sendo ideal para a iniciação ao esporte. Com 2,34 metros de comprimento, o barco é fácil de manobrar e oferece segurança para crianças e adolescentes de até 15 anos aprenderem os fundamentos da navegação em monotipos.
Além de ser uma embarcação ideal para iniciação à vela e de ótimo custo-benefício, o design do Optimist limita velocidades elevadas, reforçando a segurança durante o aprendizado. O veleiro, que suporta até 60 quilos, é adequado para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. O nome, traduzido do inglês, significa "otimista", refletindo o espírito de confiança e entusiasmo que a classe inspira nos jovens velejadores.
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.
Sobre o VelaID
Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.
Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse: velaid.com.br
Foto: Matias Capizzano
Publicado 08/12/2024 02:18
O veleiro Phytoervas encerrou a temporada 2024 em grande estilo ao conquistar o vice-campeonato da Copa Mitsubishi na classe ORC. A equipe, comandada por Marcelo Bellotti, garantiu a segunda colocação na tradicional Regata Volta à Ilhabela - Sir Peter Blake, realizada no último sábado, 30 de novembro.
A prova, de 50 milhas náuticas (cerca de 90 km), desafiou mais de 40 veleiros nas águas do litoral norte de São Paulo. A largada ocorreu com ventos favoráveis de 13 a 16 nós, mas trechos do Canal de São Sebastião apresentaram condições de calmaria, exigindo habilidade e estratégia das tripulações. O Phytoervas, um Soto 40, cruzou a linha de chegada às 22h00’8″, pouco atrás do Phoenix 44, de Fabio Cotrim e Mauro Dottori, que finalizou às 19h32’26″. O terceiro lugar ficou com o Inaê Soto Transbrasa, que completou a prova às 2h39’40″.
“Foi uma regata desafiadora, especialmente no início, quando enfrentamos dificuldades com o vento. Do meio para o fim, conseguimos acertar a estratégia, e o desempenho da tripulação foi incrível. Concluir a prova em segundo lugar, numa disputa tão tradicional, é motivo de orgulho”, analisou o comandante Marcelo Bellotti.
Temporada de destaque
O desempenho na Regata Volta à Ilhabela consolidou um ano de vitórias para o Phytoervas, que acumulou títulos importantes, como o bicampeonato do Super 40 e o terceiro lugar na Copa Brasil da ABVO, ambos conquistados na Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em julho. A equipe também foi campeã do Ubatuba Sailing Festival, abrindo a temporada com força total em março.
“A temporada 2024 foi fantástica. Somos gratos aos nossos patrocinadores, Phytoervas, Galápagos, Volvo Penta e Pier Boat, e principalmente à nossa tripulação. É um time unido, sem estrelas, mas com muita qualidade e entrosamento. Já estamos ansiosos por 2025”, celebrou Bellotti.
Linneu Sales, um dos integrantes da tripulação, destacou o entrosamento do grupo: “Este é o terceiro ano com todos velejando juntos. Nos momentos mais desafiadores, nossa sintonia faz a diferença. Encerramos a temporada de forma brilhante. Parabéns a todos!”.
Equipe e patrocinadores
A tripulação do Phytoervas é composta por Marcelo Bellotti, Alexandre Wissenbach, Patrick Woodyatt, Juan de la Fuente, Linneu Sales, Douglas Said, Gui Vest, Luca Bruggioni, Herculano Frazão e Klaus Gonçalves. O veleiro Soto 40 é co-patrocinado pela Galápagos Capital e conta com o apoio da Pier Boat e da Volvo Penta. As velas são fornecidas pela North Sails.
Sobre a Phytoervas
A Phytoervas nasceu em 1986 com a missão de oferecer beleza natural para os cabelos. Em sua identidade trabalha a Cosmética Integral com a extração de ativos da natureza em sua forma mais pura e de maneira responsável, sempre respeitando o meio ambiente.
A marca, pioneira no desenvolvimento do shampoo sem sal e que não para de inovar, se desenvolveu, se tornou totalmente vegana e cruelty-free. Seus produtos são livres de parabenos, sulfatos e corantes. Atualmente, vai além do haircare. Possui em seu portfólio produtos para os cuidados com o corpo e com a casa, todos podem ser encontrados no e-commerce www.phytoervas.com.br
Sobre a Galapagos Capital
A Galapagos Capital é uma companhia de investimentos full service. Fundada em 2019 por executivos seniores com vasta experiência de mercado, seu grupo econômico conta com mais de 340 profissionais em onze escritórios no Brasil e um em Miami. Possui mais de 50 mil clientes e cerca de 23 bilhões de reais sob gestão.
Foto: Aline Bassi
Publicado 08/12/2024 01:06
Com a passagem do último veleiro em competição às 8h12’46” deste domingo (1º), a 24ª edição da Regata Volta à Ilhabela – Sir Peter Blake foi concluída, após mais de 20 horas de disputa.
O evento válido como a quarta etapa da Copa Mitsubishi, que também presta homenagem à Marinha do Brasil, reuniu mais de 40 equipes para o tradicional desafio de contornar Ilhabela (SP), com largada às 11h40 do sábado (30/11), nas proximidades da Vila.
A largada ocorreu sob ventos do quadrante sul, com intensidade entre 13 e 16 nós, proporcionando condições favoráveis durante grande parte do percurso. Apesar de alguns "buracos" de vento no Canal de São Sebastião, a flotilha enfrentou poucas dificuldades para alcançar a Ponta Sul da Ilha. A Associação Brasileira de Vela Oceânica (ABVO) é apoiadora do evento
Diferentes rotas foram designadas de acordo com o tamanho e a classe dos veleiros:
O Phoenix, de Mauro Dottori e Fabio Cotrim, destacou-se ao abrir vantagem ainda no Canal de São Sebastião, aproveitando ventos consistentes na área oceânica. A equipe cruzou a linha de chegada, na Ponta das Canas, às 19h32’26”, completando o percurso em 7h52’26”.
Os resultados dos primeiros colocados na linha de chegada e no tempo corrigido foram:
''Essa regata era uma disputa que deixa a gente sempre ansioso. Primeiro é que ela encerra a temporada e isso significa que vai começar uma outra. Mas a regata propriamente dita é uma regata que você não tem, às vezes, os ventos que está esperando. Normalmente é um período já que os ventos são variáveis. Depois de muita variação, momentos quase parados, conseguimos essa vitória'', disse Mauro Dottori, comandante do Phoenix.
BRA-RGS A:
BRA-RGS B:
BRA-RGS C (percurso Toque-Toque):
C30 (percurso Toque-Toque):
RGS Cruiser:
Os veleiros HPE 25 realizaram um percurso limitado ao Canal de São Sebastião, contornando o Farolete 4 e finalizando no Farol da Ponta das Canas. Os resultados foram:
A Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica tem organização e realização do Yacht Club de Ilhabela (YCI) e patrocínio master da Mitsubishi Veículos.
A competição é apoiada por Prefeitura Municipal de Ilhabela, Associação Brasileira de Vela Oceânica (ABVO), Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Marinha do Brasil, Remax Mar & Vela, Balaio de Ideias, e-ventos, Control Service, Jornal Ancoradouro, e FEVESP.
Sobre a ABVO
Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.
A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.
Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.
Publicado 29/11/2024 00:27
A Associação Petrolinense de Atletismo (APA), com 21 anos de atuação, vem se destacando como um dos maiores nomes do esporte no Nordeste. Localizada em Petrolina, no Vale do São Francisco, a APA já impactou mais de 2.500 pessoas, revelando talentos e levando o atletismo da base ao alto rendimento. Recentemente, foi reconhecida nas plataformas de mídia do Ministério do Esporte como um case de sucesso, sendo referência tanto no impacto social quanto no desempenho esportivo.
A APA é o único clube do Nordeste certificado pela Lei Pelé e possui projetos importantes, como as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. Este último, focado no alto rendimento, beneficia diretamente 120 atletas, com idades entre 20 e 35 anos, e conta com nomes como Samira Brito, que competiu recentemente nos Jogos Paralímpicos de Paris, e Justino Pedro da Silva, bicampeão da Maratona do Rio de Janeiro e recordista pan-americano.
As Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Sem Fronteiras atendem 720 crianças e adolescentes com e sem deficiência, em várias cidades do Sertão pernambucano e na Bahia. "As escolinhas eram um sonho antigo, e agora, com a expansão para outros municípios, vemos o grande impacto social que estão promovendo", diz Natanael Barros, diretor-executivo da APA.
Domingos Rodrigues, presidente da APA, destaca que o crescimento da associação é um reflexo do investimento na formação de base e no alto rendimento, mostrando como o esporte pode transformar vidas. "Nosso objetivo sempre foi criar uma base sólida de atletas, oferecendo a eles as condições para competir com os melhores do Brasil. A cada conquista, vemos que estamos no caminho certo", afirma.
Com um trabalho focado na inclusão, formação e desenvolvimento de alto rendimento, a APA segue contribuindo para o crescimento do esporte e a valorização de atletas no cenário nacional e internacional.
Publicado 28/11/2024 23:57
No dia 7 de dezembro, a praia Barra da Lagoa, em Florianópolis, recebe a 9ª e última etapa da Liga Esportiva NESCAU® 2024, com muita atividade física, sol e mar. O evento, que tem inscrições gratuitas através do site oficial (https://www.nescau.com.br/liganescau), contará com a presença das embaixadoras Flávia Saraiva e Sophia Medina, e promete um dia de inclusão e diversão para jovens de todo o Brasil.
A Liga, o maior campeonato poliesportivo estudantil do país, reúne modalidades adaptadas e convencionais, promovendo a inclusão de jovens com e sem deficiências. A etapa de Florianópolis terá atividades como futebol de areia 5x5, surfe, vôlei de praia, beach tênis, além de oficinas de slackline, foot table e starting surf, e desafios como altinha, chute ao gol e bambolê.
A competição é destinada a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, divididos nas categorias Kids (7 a 9 anos), Pré-mirim (10 a 11), Mirim (12 a 13), Infantil (14 a 15) e Juvenil (16 a 17). Todas as atividades, desafios e oficinas são adaptadas para promover a inclusão.
“Encerramos a Liga Esportiva NESCAU® 2024 com a mesma energia das outras etapas, agora em clima de férias e com a vibe praiana de Floripa. Será mais um dia de muita inclusão, diversidade e diversão”, afirma Anamaria Monte, gerente de marketing da Liga.
Desde 2015, a Liga Esportiva NESCAU® já impactou mais de 55 mil jovens e 7 mil professores, com a participação de cerca de 2 mil instituições. Em sua 10ª edição, em 2024, continua a ser o maior e mais inclusivo campeonato poliesportivo estudantil do Brasil, unindo modalidades convencionais e adaptadas nos mesmos dias e locais.
Serviço:
Local: Praia Barra da Lagoa – Rua Amaro Lagoa, 225
Data: 7 de dezembro
Horário: 9h às 17h
Inscrições: Gratuitas pelo site https://www.nescau.com.br/liganescau
Publicado 28/11/2024 23:52
Thiago Pereira – o maior medalhista de toda a história dos Jogos Pan-Americanos e o nadador medalhista olímpico que venceu o maior atleta do mundo, Michael Phelps – participará de um festival do projeto Nadando com Thiago Pereira em Volta Redonda (SP), sua cidade natal.
O ex-atleta entregará nesta quinta-feira (28) as medalhas de participação dos mais de 250 alunos no ano de 2024, além de uma palestra na CSN - Companhia Siderúrgica Nacional.
O projeto tem patrocínio também da Vulcabrás e Grupo Nossa Senhora do Ó por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e conta com o apoio da Prefeitura de Volta Redonda e do Parque Aquático Municipal de Volta Redonda.
Desde sua inauguração em agosto de 2022, a iniciativa já atendeu 360 pessoas em 20 turmas, promovendo a saúde e o bem-estar por meio do esporte.
O Nadando com Thiago Pereira recebe crianças que têm as primeiras noções de segurança na água, como aprender a boiar e a respirar debaixo d'água, até meninos e meninas que sonham em repetir os resultados do conterrâneo nas piscinas pelo mundo.
Os alunos recebem tem toda a estrutura no Parque Aquático para aprender a nadar e tudo de maneira gratuita. Entre os nadadores está a jovem Maria Júlia, que já participa do projeto há um ano. A prática da natação não só melhorou seu desempenho físico, como também trouxe benefícios significativos para sua saúde.
"Volta Redonda sempre foi o começo de tudo para mim, o lugar onde minha história começou. Por isso, a cada ano, meu objetivo é fazer este projeto crescer ainda mais aqui", afirmou Thiago Pereira.
Entre os principais objetivos de Thiago está a conscientização sobre a prevenção de afogamentos, causa que ele abraça com profunda conexão pessoal. Sobrevivente de um episódio de afogamento aos 2 anos de idade, ele acredita que a natação é uma ferramenta essencial para reduzir o risco de acidentes aquáticos. "A natação tem o poder de salvar vidas, e quero que mais pessoas tenham acesso a esse conhecimento e oportunidade", finalizou.
Sabendo que o ambiente esportivo é o cenário perfeito para a superar as dificuldades, desde que deixou as competições passou a buscar novas medalhas, através do Instituto Thiago Pereira: promover o esporte e seus valores na nossa sociedade, fomentar a prática da natação e, com isso, contribuir para salvar vidas do afogamento – que é uma das maiores causas mundiais de morte entre crianças e adolescentes.
Publicado 20/11/2024 23:24
A delegação do Bayer 04 Leverkusen participou, em novembro, de uma clínica de futebol no Colégio Benjamin Constant, em São Paulo (SP). Crianças e adolescentes da escola tiveram a oportunidade de jogar futebol ao lado do ídolo Paulo Sérgio, que esteve acompanhado de Simon Rolfes — diretor esportivo e ex-jogador — e de Kim Falkenberg, chefe de scouting.
A atividade, realizada na quadra do colégio, localizado na região da Vila Mariana, foi comandada por Luiz Felipe, filho do tetracampeão Paulo Sérgio. O mascote Brian the Lion animou as crianças, que receberam uma camisa promocional do Tour da Taça — intitulado 2024 Trophy Tour Brazil — do Bayer 04 Leverkusen.
Os três troféus, Meisterschale (Bundesliga), Supercopa e DFB-Pokal (Copa da Alemanha), estavam em exposição no Colégio Benjamin Constant.
“Para nós, é uma grande honra, no ano de 2024, em que comemoramos o bicentenário da imigração alemã no Brasil, receber um clube alemão que teve uma temporada histórica com as três taças aqui. Esse momento apenas fortalece o vínculo entre os dois países”, afirmou Peter Michael Neufeld, presidente da Associação Mantenedora do Colégio Benjamin Constant.
Logo no início, Simon Rolfes dirigiu-se aos jovens com palavras motivadoras, enquanto Paulo Sérgio exibiu alguns de seus truques com a bola, relembrando os tempos em que foi um dos atacantes mais perigosos do mundo durante sua passagem pelo Bayer 04 Leverkusen, FC Bayern de Munique e AS Roma.
A série de eventos do Tour da Taça foi concluída com a exibição inédita do documentário "A Dream Comes True — Um sonho se torna realidade", no auditório do Goethe-Institut, em São Paulo (SP).
“São Paulo é uma cidade tão grande e cheia de energia. O Tour da Taça, as ações culturais e todas as conversas com tantas pessoas diferentes foram maravilhosos e inspiradores, tanto para o Bayer 04 quanto para mim, pessoalmente”, afirmou Simon Rolfes.
Foto: Jörg Schüler | Bayer Leverkusen
Publicado 18/11/2024 13:23
A 71ª edição do Campeonato Paulista de Snipe foi concluída neste fim de semana, após sete regatas disputadas no Clube Internacional de Regatas de Santos (SP). Mais de 30 duplas participaram da competição no litoral paulista.
Quem roubou a cena foi a dupla Marcelo Bellotti e Gabi Bellotti, sextos colocados no geral e medalhistas de prata entre as duplas mistas. O barco da Phytoervas, co-patrocinado pela Galapagos Capital, disputou as primeiras colocações durante todo o torneio.
A bordo do veleiro batizado de Xymboca estava o experiente velejador Marcello Bellotti de 38 anos junto com sua filha Gabi, de apenas 5 anos. A pequena tem no sangue da família o amor pela vela, mas surpreende logo cedo brigando por bons resultados, como o título da Taça dos Lagos na classe Snipe em 2024
“Foi uma ideia de vir, mas talvez de forma conservadora! E aí, um dia depois do outro, a gente chegou a pegar, no segundo dia, vento mais forte e fomos tocando bem. A Gabi, enfim, lidou bem com a situação nas horas mais tensas. E o mais legal é que, quando chegava a dois minutos mais ou menos antes da largada, ela entrava em concentração e fazia tudo que tinha que fazer”, disse Marcelo Bellotti.
Detalhe: a competição foi vencida pelo bicampeão olímpico Robert Scheidt, ao lado do filho Erik Scheidt. A dupla superou Juninho de Jesus e Anderson Brandão por apenas um ponto. O bronze no geral ficou com Caio Bailly e Bruna Patrício, que foram campeões entre as duplas mistas.
“Foi muito surpreendente; a gente conseguiu velejar em alto nível entre os tops. Tínhamos, obviamente, desvantagem em manobras, desvantagem em velocidade no contra-vento, mas conseguimos nos safar muito bem nos popas, por sermos bastante leves. Foi uma experiência que ela nunca vai esquecer”, completou Bellotti.
O próximo desafio de Bellotti com sua equipe no S40 Phytoervas 4Z será a quarta etapa da Copa Mitsubishi, em Ilhabela (SP), de 30 de novembro a 1º de dezembro.
Sobre a Phytoervas
A Phytoervas nasceu em 1986 com a missão de oferecer beleza natural para os cabelos. Em sua identidade trabalha a Cosmética Integral com a extração de ativos da natureza em sua forma mais pura e de maneira responsável, sempre respeitando o meio ambiente.
A marca, pioneira no desenvolvimento do shampoo sem sal e que não para de inovar, se desenvolveu, se tornou totalmente vegana e cruelty-free. Seus produtos são livres de parabenos, sulfatos e corantes. Atualmente, vai além do haircare. Possui em seu portfólio produtos para os cuidados com o corpo e com a casa, todos podem ser encontrados no e-commerce www.phytoervas.com.br
Sobre a Galapagos Capital
A Galapagos Capital é uma companhia de investimentos full service. Fundada em 2019 por executivos seniores com vasta experiência de mercado, seu grupo econômico conta com mais de 340 profissionais em onze escritórios no Brasil e um em Miami. Possui mais de 50 mil clientes e cerca de 23 bilhões de reais sob gestão.
Foto: Acervo Pessoal
Publicado 16/11/2024 22:28
A série de eventos do Tour da Taça - batizado de 2024 Trophy Tour Brazil - do Bayer 04 Leverkusen foi concluída nesta quinta-feira (14) com a exibição inédita do documentário A Dream Comes True - Um sonho se torna realidade - no auditório do Goethe-Institut, em São Paulo (SP).
A premiére do filme, que narra as conquistas da Meisterschale Bundesliga, Supercopa e DFB Pokal, conhecida como Copa da Alemanha, recebeu diversos fãs da equipe rubro-negra e de ídolos do Bayer 04 Leverkusen como Paulo Sérgio, Zé Roberto e Henrique. O documentário tem ao todo quatro partes e é produzido pela Prime Video e Warner Brothers. No Brasil, o filme será disponibilizado pelo Globo Play ainda em 2024.
O Brasil será o segundo país a receber o documentário, que estreou na Alemanha em 15 de setembro. A produção inclui entrevistas com figuras importantes da histórica campanha, como Xabi Alonso, Florian Wirtz e Granit Xhaka, além de dirigentes e ex-jogadores do clube, incluindo Paulo Sérgio e Simon Rolfes.
''Eu creio que o futebol alemão cresceu muito com o passar dos anos. Não podemos deixar de fora o Xabi (Alonso), que trouxe uma mentalidade vitoriosa para essa equipe e eu pude estar acompanhando de perto esse trabalho. Ele recuperou jogadores que não estavam entregando tudo o que podiam ou que eram desconhecidos e agora o mundo inteiro sabe quem são", comentou Paulo Sérgio, ex-jogador e lenda do Bayer Leverkusen.
As três taças estavam presentes no Goethe-Institut, que recebeu os convidados e a imprensa com seu diretor Jörg Klinner.
Durante o Tour das Taças em São Paulo (SP), onde o clube exibiu os troféus da Bundesliga, da Pokal e da Supercopa da Alemanha (conquistada na abertura da temporada 2024/25 contra o Stuttgart), foi realizada a première do documentário “A Dream Comes True”.
Na temporada 2023/24, o Bayer 04 Leverkusen, sob o comando de Xabi Alonso, fez história ao conquistar pela primeira vez a Bundesliga e a Copa da Alemanha de forma invicta. O clube, que antes era reconhecido principalmente em território alemão, alcançou um novo patamar de reconhecimento internacional.
Apesar de disputar três finais em uma única semana, a única derrota do Bayer 04 Leverkusen na temporada ocorreu na decisão da UEFA Europa League, contra o Atalanta. Três dias depois, a equipe se redimiu ao levantar a taça da DFB-Pokal, a Copa da Alemanha.
A campanha histórica do clube, que conquistou os maiores títulos nacionais após 120 anos de sua fundação, também marcou o fim da hegemonia do Bayern de Munique, vencedor da Bundesliga por 11 anos consecutivos.
"O clube começou a colher os frutos que plantou no passado ao conquistar esses títulos e acredito que com o grande trabalho que eles estão realizando, estão no caminho certo para conquistar mais títulos", destacou Henrique, ex-zagueiro do Bayer Leverkusen.
"Eu torci muito para o Bayer 04 Leverkusen na temporada passada, porque para mim, assistir a Bundesliga não estava tendo mais graça com o Bayern de Munique sempre conquistando os títulos. Então, ver outro time conquistando esse título da forma que foi, inspira outras equipes a se reforçarem para as próximas disputas da Bundesliga e isso traz uma emoção diferente para a competição", reforçou Zé Roberto, ex-volante do Bayer Leverkusen.
Na temporada atual, o Bayer 04 Leverkusen ocupa a quarta posição na Bundesliga, com 17 pontos, e permanece invicto na competição.
Foto: Jörg Schüler | Bayer Leverkusen
⛈️🦺 O governador Jorginho Mello (PL) se encontrou com os prefeitos de Itapema, Alexandre Xepa (PL), ...