Blogs | Blog do JC


Blog do JC

Por JC - redacao@diarinho.com.br

O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos


Não sabe de nada...

Publicado 03/03/2024 20:14

 

Imaginem um cidadão que vem sendo apontado como pré-candidato a vereador, que o pai foi vereador, um irmão é vereador, outro deputado federal, e tem ainda um mano senador, e o pai que foi vereador, chegou a ser presidente da República, mas não entende, aparentemente, nadicadenada.

Um, dois, três, quatro...

Pois é, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Jair Renan, reapareceu na casa do povo na semana que se encerra, sem o seu fiel escudeiro, o Emilio Dalçoquio. Renan assistiu uma parte da sessão e depois os vereadores baba-ovos, o sem noção Kaká Fernandes (Podemos), o lampadinha Anderson Santos (PL) e o teco-teco, digo, Alessandro Teco (PL), bateram uma foto, agarradinhos. Cosalinda!

Trouxeram de longe

Jair Renan caiu de paraquedas e querem que ele seja candidato a vereador na city da praia alagada, digo, alargada. O guri postou nas redes sociais que estava acompanhando uma sessão solene, quando na verdade era uma sessão ordinária. Não sabe diferenciar sessão solene de ordinária?

Sei lá

Não sabe a diferença e ainda quer ser vereador em BC? Aliás, um dos mentores da vinda e permanência do filho zero quatro de Bolsonaro era o mesmo que andava falando horrores, atacando instituições e, no passado, participou ativamente de um movimento que poderia ter rendido dores de cabeça, o famigerado “O sul é meu país”, que pretendia separar os estados do Sul do Brasil.

Mitinho

Quem ajudou e quer Renan candidato queria separar os estados do Sul, o que por si só já poderia, em tese, configurar um crime. E trouxe um paraquedista pra ser candidato aqui. E não tem problema algum não ter nascido aqui. O problema é, do nada, trazerem o mitinho pra disputar a eleição, por conta do nome do pai.

Só viajando

E Renan parece que não aprendeu nada. Ganha um bom salário pra assessorar o senador beijoqueiro do Bolsonaro, o Jorge Seif, o zero meia (PL). Assessora? Mas Seif está sempre metido em pautas que nada trazem de bom ao estado e só vive viajando às expensas do contribuinte... Não tem aparentemente nada pra ensinar ao guri que continua não sabendo de nada. Deus nos ajude!

Esticado não apareceu

Fiquei de cara, porque na foto com o Renan não apareceu o vereador e dublê de presidente do legislativo, David La Traíra, ops, La Barrica (Patriota), que na eleição passada era suplente do candidato ao Senado, Raimundo Colombo (PSD), que é autor do pedido pra derrubar Seif da cadeira. Apesar de ter estado com Colombo, David esteve na manifestação de Bolsonaro em Sampa.

Pra trair e coçar é só começar...

David La Traíra, ops, La Barrica, estava com o ex-governador com cara de padreco, o Raimundão, e hoje o traiu. Assim como traiu o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) na eleição da mesa. Fico até com pena (e odeio esse sentimento, ninguém deve ou merece ter pena de ninguém), porque gastou os tubos pra ficar parecido com o rei do rock e ficou um arremedo...

Foto (Reprodução/Redes Sociais) 


Parque Linear rio Marambaia

Publicado 03/03/2024 20:11

 

O prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) vai fazer um golaço com a construção de um parque linear no rio Marambaia. Em reunião com os representantes da Associação de Moradores do Bairro Pioneiros, o alcaide anunciou que vai mandar pra casa do povo um projeto de lei para fazer uma operação urbana consorciada que vai levantar os recursos para esta obra que será, na opinião desse socadinho escriba, icônica.

Meio ambiente

O rio Marambaia pode virar um dos símbolos da gestão do rei do rock voltada para o meio ambiente, uma das marcas do governo do rei do rock. O sucesso do programa Se Liga na Rede, que realizou mais de 150 mil fiscalizações de ligação irregular de esgoto pela city da praia alagada, digo, alargada, associado a obras de revitalização e de dragagem de rios como o Marambaia, das Ostras e o Peroba, mostram a atenção de Fabrício quando o assunto é preservação ambiental.

Primeiro mundo

E não poderia ser diferente. A disposição do pop star em transformar a Dubai brasileira num destino internacional não combina com o que era o rio Marambaia antigamente, com aquela fedentina e as famosas línguas pretas que, graças a um trabalho ininterrupto e eficiente de formiguinha, mostra hoje bons resultados. O parque linear vai coroar este êxito. Show de bola. Parabéns ao prefeito e à comunidade que participou do processo.

Foto (Divulgação) 


Vereadora manda colega praquele lugar...

Publicado 03/03/2024 20:08

 

A polêmica sobre a Praça dos Correios teve o seu ápice na piramidal casa do povo na sessão de quinta-feira da semana passada. O vereador galego Rubens Anjoletti, ops, Angioletti (PL) voltou a afirmar que fez o pedincho pra colocar o nome de ‘Praça Governador Antônio Carlos Konder Reis’ atendendo à comunidade.

Esboroou

Interessante que, na tribuna da piramidal, Rubens não faz questão de citar estes nomes, que aparentemente são poucos. Ou não? O galego lasca ainda que manter o nome Correios não seria correto, porque o prédio da instituição ficou abandonado, ao passo que foi demolido.

Merece muito mais

O ex-governador que passou por uma gama de cargos no estado e no país, Antônio Carlos Konder Reis, merece nosso apreço, respeito, é um dos grandes homens públicos que faz jus a inúmeras homenagens. Volto a ponderar o que já escrevinhei na coluna e no blog: não fica bem ser homenageado em uma bola dividida. O bom Antônio Carlos nem gostaria de tal coisa.

Voltou atrás

Rubens fazia de conta que não lembrava que tem um projeto aprovado na piramidal casa do povo, com o seu voto favorável, denominando aquele espaço de “Praça dos Correios”.  No final da sexta-feira, Rubens gravou vídeo anunciando que vai retirar o projeto de lei. Reconheceu que a disputa em nada agradaria o Dr. Antonio, um republicano acima de tudo.

Dormindo?

Triste é saber que, enquanto o imóvel se deteriorava antes de dar lugar à praça, estes membros da “comunidade” deitavam suas cabecinhas em seus travesseiros de pena de ganso e nada fizeram. Sabichões, poderosos que sempre mandaram na cidade, e que não gostam de ser contrariados. O véio Brizola costumava chamar esse tipo de gente que gostar de ditar regras por causa do sobrenome de “filhotes da ditadura”.

80 anos

Uma bobagem sem tamanho essa história de que o nome já consagrado de Praça dos Correios seria prestigiar a instituição que deixou o patrimônio se esboroar. O Correio esteve presente naquele local por mais de 80 anos. E teve até um presidente da estatal que é itajaiense, o triste…

Foi mandachuva nacional dos Correios

E um dos que pediu pra mudar o nome é o ex-prefeito bigodudo Amílcar Gazaniga, que foi mandachuva nacional dos Correios no passado. Naquela época ele achava a estatal linda e maravilhosa.  Os conhecedores lembram que Amílcar foi, inclusive, o autor da célebre frase “mandou, chegou” dos Correios.

Viva o Correio!

O Correio fez parte da minha vida, cresci escrevendo e recebendo cartas. Cheguei a conhecer pessoas em Itajaí por escrever cartas pra outras pessoas de fora da nossa pequena pátria. Agora, querer espezinhar porque o prédio ficou em abandono? Foi culpa lá de riba, da alta cúpula, mas muito culpa de todos em Itajaí, e me coloco também entre os culpados. Se tivéssemos brigado mais...

Sem representatividade

Isso demonstra a pequenez política e a nossa falta de representatividade em todas as esferas. Um potencial de votos e nomes e, chega na eleição, nossos sufrágios escorrem pelos dedos e são ofertados políticos oportunistas que aparecem do nada, vendendo sonhos. E o pior, muitos políticos de Itajaí ajudam que isso aconteça e depois fazem discurso choramingando...

Revolta

Eu até entendo a revolta da vereadora acelerada Aline Aranha (UB), que atacou ferozmente o galego Rubens Angioletti dizendo que ele fez cara de paisagem de que não sabia de que ela e uma grande parcela da comunidade trabalhou no intuito de que aquele espaço não virasse mais um arranha-céu ou estacionamento.

Ui!

Contudo, não posso concordar com a grosseria da Aline que, tomada pela cólera e uma verborragia, disse que se o vereador fosse homem de verdade retirava o projeto e, frente a caras e bocas de Angioletti, terminou mandando ele “tomar naquele lugar”. Rubens respondeu chamando a vereadora de “histérica”. Palco dos horrores!

Calmantezam

Já escrevinhei que a Aline é muito passional, precisa de um calmante pra dar uma segurada na ansiedade e tensão. Deixa eu ver uma lista aqui, que lógico tem de ser receitada por um médico: Alprazolam; Bromazepam; Clonazepam; Diazepam; Estazolam; Lorazepam; Midazolam; Nitrazepam.

Lamentou

A vereadora, em conversa com o socadinho escriba, lamentou o ocorrido, mas reafirmou que o Correio esteve no local por oito décadas e não apenas ela, mas muitas pessoas se uniram na causa de que aquela área virasse um local de convivência de todos. Aline tem conhecimento da lei que permite que se nomine um local quando não é um nome próprio de pessoa, mas discorda.

Povo consagrou

Aline lasca ainda que Praça dos Correios é o nome consagrado e que se for partir do princípio de que a instituição Correios foi omissa e deixou o local em abandono, prejudicando a cidade, de que tem muito nome de rua que foi um mal pra cidade (quem?!) e não se pode mudar...

Comissão de Ética

O grande problema, mesmo, entendendo as razões da vereadora Aline, não se pode negar que ela se passou quando estava no plenário e foi ofensiva e malcriada e, por isso, pode responder na Comissão de Ética da piramidal por conta de ter mandado seu colega de tribuna “tomar naquele lugar”. Santo Pai, dai-nos força!

Foto (Divulgação)


Combate à violências na escolas

Publicado 03/03/2024 20:00

 

O deputado federal Jorge Goetten (PL) teve uma vitória expressiva no combate à violência nas escolas. A câmara dos deputados aprovou os pedidos de urgência para votar as três propostas do Grupo de Trabalho contra Violência nas Escolas, que foi coordenado pelo catarinense.

Sugerido

O colegiado foi sugerido por Goetten após receber em Brasília os familiares das crianças vítimas do ataque terrível à creche de Blumenau, em abril do ano passado. Os textos propõem uma série de medidas.

Prever

Entre as medidas: a criação de uma política nacional de combate à violência escolar – a Prever, a implementação de equipamentos de segurança, como botão do pânico e câmeras de vigilância, e também a contratação de profissionais de saúde mental para as instituições de ensino.

Aceitação 

A votação dos textos finais deve ocorrer dentro das próximas duas semanas. Diante da ampla aceitação dos partidos às medidas, Goetten está confiante que os projetos serão aprovados sem dificuldade. “Dialogamos, ouvimos os familiares e agora apresentamos o resultado do nosso trabalho para prevenir que mais tragédias aconteçam nas escolas brasileiras”, explica.

Foto (Divulgação) 


Amin abraça Meirinho

Publicado 03/03/2024 19:56

 

O senador turco-careca Esperidião Amin já confirmou que o pré-candidato a prefeito da praia alagada, ops alargada, pelo Progressistas é o vereador Mané Meirinho, ops, André Meirinho. Em entrevista para uma rádio da Dubai Brasileira, o senador falou que Meirinho tem uma linhagem e espírito público assim como o seu tio-avô, Gilberto Américo Meirinho, ex-prefeito da década de 70, que foi responsável pelas principais obras de mobilidade da cidade que existem até hoje.

Um milhão

Amin está empenhado para ter o 11 na telinha em várias cidades do estado, e na Dubai Brasileira não seria diferente. Na última semana, o vereador Meirinho esteve na capital federal e saiu de lá com R$ 1 milhão em emendas parlamentares do senador turco-careca para a Maravilha do Atlântico. O montante foi dividido para o custeio do Hospital Ruth Cardoso e para a Udesc, que será para a instalação do Núcleo de Inovação Tecnológica visando a implantação da Pré-Incubadora Tecnológica.

Inovação

Inovação sempre foi uma pauta do vereador Mané Meirinho, ops, André Meirinho, pensando sempre em diversificar a economia e gerar mais oportunidades de emprego na Dubai Brasileira. O edil é autor da Lei de Inovação, Ciência, Tecnologia e Cidade Inteligente, e também deu uma grande força na alteração da lei da doação dos terrenos para que a Udesc pudesse implantar o Núcleo de Inovação.

Taquarinhas

A ida de Meirinho a Brasília rendeu mais boas notícias para a Maravilha do Atlântico. Com as bênçãos do todo-poderoso do PP, Esperidião Amin, o vereador de BC também conversou com a Caixa Econômica para tentar resolver o imbróglio dos terrenos da praia de Taquarinhas.

Parque Taquarinhas Caixa

Meirinho sugeriu que o banco disponibilize ao município ou estado os terrenos na praia (que atualmente são propriedade da Caixa) e, em contrapartida, o local passasse a se chamar por exemplo “Parque Taquarinhas Caixa”, através de patrocínio de naming rights. Tipo o que fazem com os estádios de futebol. Se der certo, será um golaço.

Foto (Divulgação) 


Tendências e confirmações

Publicado 03/03/2024 19:53

 

Antes mesmo das diretas e indiretas da viagem do governador Jorginho Mello durante sua viagem às arábias – Dubai e cia, com relação à sucessão em Balneário Camboriú, a nossa Dubai brasileira, com relação a autonomia do PL em definir o nome da majoritária.

Sapatinho de fora

Os perdigueiros da coluna que se espalham por toda Santa & Calorenta Catarina assopram que circulavam comentários políticos nos bastidores da Alesc dando conta de que o nome do deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o Sapatinho Carlos Humberto (PL), estaria, digamos, um pouco, ou bastante, fora do páreo.

O fator Tomalih

E ao mesmo tempo cresce nestes bastidores como um dos prováveis pré-candidatos o vereador Omar Tomalih (Podemos), que está em segundo mandato e hoje ocupa o cargo de secretário l de Saúde.

Potencial

Na avaliação de observadores, Tomalih soma, de fato, juventude e experiência, além de desenvoltura nos cargos que ocupou e ocupa. Olheiros ainda chamam a atenção que nas entrevistas e discursos atuais ele já tem dado indiretas ou pistas de que deseja projetos maiores pra Maravilha do Atlântico. 

Baixa a bola

Porém, ai porém, como diz a letra daquele samba antigo e imortal, observadores mais amiúdes, Tomalih, não raro, tem apresentado alguns rompantes de presunção, no sentido de presunçoso, dono da verdade, junto aos pares e subalternos. O que leva a missão dos seus defensores de aparar essas arestas, enquanto há tempo... Sussurram os linguarudos de plantão... Arreda, raça de bocudos.

Foto (Divulgação) 

 


Quero-Quero na choupana do JC

Publicado 03/03/2024 19:50

Achutti

O vereador licenciado e secretário de Educação da Dubai brasileira, Marcelo Achutti, o Quero-Quero, visitou o socadinho escriba, fazendo um apanhado de sua gestão na importante secretaria do governo do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL).

Gestão

Achutti colocou que foi convidado pelo alcaide pra ocupar a pasta e deu o melhor de si, com muito trabalho, muitas vezes tendo que ser centralizador, sem deixar de enaltecer os servidores que também se empenharam pra alcançar o objetivo e resultados.

Desafios cumpridos

Marcelo conseguiu neste um ano e meio no comando da Educação zerar a fila dos pequerruchos que necessitavam de uma vaga nas creches. Tinham mais de duas mil crianças na espera. A manutenção das unidades escolares também foi um desafio, com investimentos de mais de 70 milhões de reais.

Uniformes

Um dos feitos que o Quero-Quero conseguiu e tem muitos municípios que derrapam, prometem e não cumprem, é que a alunada começou o ano letivo com os uniformes na mão e o cartão escolar pra poder adquirir o material do ano letivo.

Professores felizes

O projeto do reajuste do magistério que foi aprovado na casa do povo da praia alagada, digo, alargada, da ordem de 14,68%, construído em consenso entre o governo e o sindicato dos amados mestres, foi outra vitória de Achutti.

Todos juntos

O abobrão também reconheceu o acolhimento, sinergia e trabalho em conjunto de quem ele criticou enquanto legislador e fiscalizador ao assumir a Educação. Achutti fez loas ao secretário de Segurança, Gabriel Castanheira, ao secretário de Obras, Osmar Nunes, o Mazoca, entre outros.

Reafirmou

O Quero-Quero tem evitado de falar em política, reiterando que toda sua energia tem sido despendida no foco na Educação, mas não se negou de responder aos questionamentos do abelhudo escriba, reafirmando que é pré-candidato a prefeito e acredita que hoje, mais do que ontem, está preparado e maduro no anseio de estar nos altos da Dinamarca em 2025.

Foto (Divulgação) 


Univali

Publicado 03/03/2024 19:44

 

O socadinho escriba visitou o campus da nossa universidade maior da city pexêra e pôde sentir o clima de otimismo e alegria nos corredores com o início das aulas. Mudanças na infraestrutura muito positivas foram viabilizadas.

Conversa com o reitor

Em conversa com nosso reitor Sabiá, ops, Valdir Cechinel Filho, ficou evidente seu entusiasmo e de toda sua equipe de gestão com as novas perspectivas, especialmente com a implementação do Programa Universidade Gratuita, com mais de 4 mil calouros iniciando suas aulas nos diversos campi da instituição, uma das melhores performances dos últimos anos.

60 anos

O clima na Univali é de comemoração em função dos 60 anos do ensino superior em Itajaí, e muitos eventos estão sendo preparados para esse ano, especialmente na semana cultural em setembro. Entre as comemorações, o reitor destacou o 3º Festival Internacional de Música da Univali, que vai ocorrer nos dias 18 e 19 de setembro com atrações internacionais, nacionais, regionais e locais.

Viva a nossa universidade maior!

Alguns nomes já contratados, divulgados aqui em primeira mão, incluem os renomados cantores e compositores Renato Teixeira, Carlos Magrão e João Bosco. Parabéns a todos e muito sucesso para nossa Univali.

Foto (Divulgação) 


Mudou

Publicado 01/03/2024 15:52

 

O União Brasil da terra do Beto Carrero mudou de comando. Felipe Schmidt, o Felipinho, assumiu a presidência do partido, tirando da jogada a família Marquett que estava agarradinha no projeto do MDB.

UB oposição 

Com a guinada de Felipinho à manda-chuva do União Brasil da Mariscolândia, o ex alcaide e pré-candidato a prefeito, Evandro Eredes dos Navegantes, que tá batendo asas do ninho emplumado e se filiando ao PSD, ganha mais um partido na futura coligação.

Felipinho candidato?

Com essa mudança, o vereador Mário Marquett deixa de ser pré- candidato à majoritária no grupo de situação do burgomestre Aquiles da Costa (MDB), abrindo caminho para Felipinho compor com o bloco de oposição. Assim, mais nomes contrários ao governo atual, devem se filiar ao União Brasil, como vereador o Ferrão Vailatti o senhor dos anéis, entre outros.

Foto (Divulgação) 


Liba tá ON

Publicado 01/03/2024 14:48

 

Os enxeridos que circulam do outro lado da vala caceteiam que em Navega Beach, após o Carnaval, começou-se a rascunhar planos para o próximo pleito. O desafio da oposição é datilografar um discurso que contemple sonho e realidade na justa medida. Os saídos querem voltar e para isso qualquer aliança serve.

O que será?

O passarinho falador tá ligado e tem ouvido, na boca pequena, que está criada uma frente ampla de oposição (ou seria guerrilha?) ao Liba Top, ops Fronza (PSD). E nesta balada alguns pré-candidatos que ficaram marcados pela incompetência e incoerência têm coçado o cocuruto de como criticar a atual gestão. Hummm...

Top

A capacidade demonstrada pelo Liba Top na reorganização dos espaços públicos, sob a ótica da sustentabilidade, focado também na inovação e na segurança, tem naturalmente dificultado a crítica da oposição.

Realizar o planejado

No olhar do prefeito navegantino, a cidade precisa ser eficiente, privilegiar os espaços urbanos, conectar os acessos, meios de transporte público eficientes e explorar as potencialidades locais. E tá errado ele? Arreda, inveja! Bate na madeira 3x.

Limitações

O Mago do Gravatá, fofoqueiro profissional e cientista político autodidata, lasca que a oposição em Navega Beach deveria, de largada, compreender as suas próprias limitações, propor um plano exequível e lembrar das poucas realizações no passado quando esteve no comando, antes de lascar uma avalanche de críticas sem fundamento para pregar o caos.

Exercer a liderança

Paulinho Meia Praia (MDB) tenta se consolidar como o grande líder da oposição. Acha que tem a receita do sucesso, que está pronto para resolver todos os desafios de uma city do porte de Navega. O Meia Praia tenta manter o topete com muita brilhantina para parecer moderno e engajar a todos em seu “rascunho” de governo.

Questão de sobrevivência

Longe de ter um pensamento analítico, liderança ou estratégia, Paulinho Meia Praia (MDB) e Jonas, o Mano Bob (PSD), desejam trilhar o caminho do “passado contínuo”, mirando um horizonte de estagnação.

Reuniões frequentes

O que se diz nos bastidores é que a Frente de Oposição (pasmem!!!) tem tido reuniões frequentes, exageradas, excessivas e sem entrosamento. Sem dominar novas ferramentas tecnológicas, o grupo tem avançado muito pouco.

Missão impossível

Outro ponto bastante discutido em Navega City é a postura do PL, rachado, com interferências externas e muita gente, potencialmente, já com um pé fora da bateira. O desafio do PL dengo-dengo é garantir que os melhores permaneçam no partido satisfeitos e motivados. O que é considerado pelos cacarejadores como uma missão quase impossível.

Interferência

O contexto das coligações tende a acirrar a guerra de vaidades no PL dengo-dengo. A interferência de deputados como Carlos Humberto, Ivan Naatz e Mauricio Eskudlark tem sido motivo de muita insatisfação. Estas figuras não estão sintonizadas com os anseios locais e fazem uma abordagem equivocada.

Descontentamento

Em meio às incertezas, a ex-vereadora Norminha “Tempestade”, ops, Espíndola, tenta aproveitar este momento difícil do partido e com propósito apenas pessoal, faz ainda mais pressão e causa ainda mais descontentamento. Assim, criou-se um partido de mal-humorados, incomodados e com propostas divergentes. Nenhuma ação no sentido de resolver a profunda sensação de traição. Parece um leão despenteado. Uuuiii!!!!

Ordem no barraco

Não será nada fácil liderar esse panorama de insatisfeitos, desanimados. Diante desse quadro, de pouca interação, espera-se por uma posição em que a hierarquia centralizadora do governador Jorginho, dono do partido, defina a estrutura corporativa. No jargão popular “bote ordem no barraco”, onde apenas a autoridade máxima fala e os demais obedecem.

Que momento

O atual presidente da câmara de vereadores, Lourival “Que Momento” Kempner (PP), ao contrário do tumulto vivido pelo PL, vive em silêncio, com pavor de uma maior exposição, tem um discurso redundante apenas para se proteger.

Rezar a cartilha

Não se espera dele nenhuma ousadia ou rompimento. Deve rezar a mesma cartilha do Rinaldo, presidente do PP, que com sua nova e esvoaçante cabeleira segue confabulando com o grupo de apoio ao Liba Fronza.

Apoio e reeleição?

Diante de um contexto que mistura a sensação de que o apoio da “Casa” foi estratégico para governar, o Liba Top, ops Fronza, precisa agora acenar com medidas para estabilizar este apoio e o que é esperado de cada um na campanha que se aproxima; e se haverá recompensa. E, portanto, atrair candidatos talentosos para compor a nominata de vereadores é o caminho mais indicado para reforçar as chances de uma (re) eleição.

Pelas ruas do bairro

Dizem os futriqueiros que o vereador Monan (MDB), o motorzinho do Pontal, segue tomando uma gelada e jogando sinuca no Bar do Caco enquanto aguarda a janela para zarpar do partido e aliviar a carga de estresse que o acompanha por se posicionar na base do prefeito Liba, contrário à recomendação da cúpula do MDB cansado de guerra.

Coração magoado

Ouve-se do outro lado da vala que o Bob Carlos (PSD?) ajuda a fomentar a união da oposição após ser colocado no ostracismo pelo partido que considerava seu. Com o filme queimado, o Bob foi trocado por outro, o Liba Fronza, que recém chegou ao PSD e já se sentou na janelinha.

Sem perder o timing

Agora é só esperar para ver como o Bob vai se comportar para virar o jogo, preservar a sua reputação, se explicar, reviver as velhas amizades e voltar a andar pelas ruas da cidade. Alguns línguas de trapos dizem que o Bob é a fênix dengo-dengo. Ele vai ressurgir das cinzas e tentar emplacar a sua “fachada” nas urnas.

Foto (Divulgação) 


Mulheres MDBistas

Publicado 28/02/2024 17:52

 

A vice-prefeita de Penha, Maria Juraci e Andressa Pera, primeira-dama de Piçarras estiveram na convenção estadual do MDB, realizada na última segunda-feira na capital manezinha.

Na chapa

As duas belas lideranças emedebistas de Penha e Piçarras foram eleitas e agora compõem a executiva estadual do "Manda Brasa". É a força das mulheres da Amfri no 15 estadual.

Jura?

A vice-prefeita foi e segue sendo bastante cobiçada por vários partidos, mas por enquanto segue no MDB. Bocudos e faladores apontam prestígio na estadual, enquanto o prefeito Aquiles sequer foi convidado...

Pera estadual

E a primeira-dama de Piçarras, que é vice-presidente estadual do MDB Mulher, segue construindo pontes para ser candidata a deputada estadual. "A mulher é articulada, trabalhadora e inteligente", disse um atento observador político da região.

Foto (Patrick Schneider) 


Dorval se manifesta

Publicado 28/02/2024 14:49

 

O secretário de Assistência Social de Piçarras, Dorval de Oliveira, se manifestou sobre notas da coluna JotaCê. Leia abaixo as notas e, a manifestação de Dorval. 

Papelão nas Piçarras

O secretário de Assistência Social de Balneário Piçarras, o puxa Dorval de Oliveira, fez o prefeito Tiago Baltt (MDB) passar a maior vergonha na câmara da city, semana passada, durante a entrega de certificados de regularização fundiária.

Demora

O povão que foi lá tava brabo com o prefeito e o puxa Dorval porque as certificações demoraram muito e agora inventaram evento pomposo na câmara pra enaltecer o chefão da city. Nem o secretário e nem o prefeito esperavam receber tanta reclamação, e tudo no microfone. O povo falou e falou alto.

Não cansa de aparecer

O secretário Dorval é o queridinho do governo. Segundo as más línguas, ele faz o que quer e tem o total apoio da primeira-dama, a toda poderosa Andressa Pera. O problema é que o puxa agora colocou o prefeito da city numa situação vergonhosa, segundo me contaram. Era um evento pro Dorval sair de pavão e acabou fritado e fritando o prefeito. Eitcha!

Boa Tarde, Querido JC!
Li, como sempre faço, sua coluna. Respeito muito seu trabalho. E você tem muita influência nos ares políticos que respiramos. Mas, gostaria de fazer algumas ressalvas sobre o que foi registrado na terça-feira.
Primeiro, é verdade que fizemos um evento para lançamento do programa municipal de Regularização Fundiária. Aqui demos o título “Sua Casa, Seu Direito” porque a ênfase recai sobre o cidadão e suas condições de cidadania. E essa foi uma decisão política: o Direito é das pessoas e nossa função é facilitar ao máximo este processo. Foi um evento muito bonito.

Estiveram presentes também um grupo de pessoas, tão cidadãos como qualquer outro, que foram reivindicar outro caso que se relaciona com a questão de direitos de propriedade. Precisamos voltar um pouco no tempo.Há mais ou menos um mês, a Polícia Militar e a Polícia Civil cumpriram 20 Mandados de Busca e Apreensão e 1 Mandado de Prisão. Este fato é resultado de ações da CELESC e da CASAN contra o furto de água e energia elétrica e a ação teve respaldo de decisão judicial. A área é de ato de invasão e há pedidos na justiça sobre isto também. É um processo com muitas nuances.

A Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras não é parte deste ato e segue todos os processos administrativos e legais para a tomada de qualquer decisão sobre o desenvolvimento seguro da cidade. A presença de fiscais e de membros da Secretaria de Segurança Pública foi uma solicitação da Polícia Militar para acompanhamento e suporte assistencial de qualquer necessidade. Esta é uma questão de cidadania também.
Como princípio a Prefeitura Municipal resguarda todas as condições de direitos e deveres, acolhe todas as decisões judiciais e administrativas que são definidas em instituições de justiça. E em todos os casos, como medidas de suporte e assistência social, são oferecidos transporte e guarda temporária de bens, passagens para retorno ao município de origem ou outro com algum vínculo familiar, acompanhamento até a delegacia para registro de Boletim de Ocorrência contra quem possa ter comercializado áreas de forma indevida e acompanhar até o Fórum para nomear Defensor para pedir indenização contra tal pessoa. 
Na condição de crianças e seus direitos preservados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar é acionado para executar a proteção, inclusive acionando as instituições jurídicas necessárias para que sejam efetivamente protegidos e com o total e irrestrito apoio da Prefeitura Municipal.
Algumas pessoas estavam emocionalmente alteradas e foram acolhidas e ouvidas em uma sala própria. Não houve nenhum constrangimento para qualquer pessoa e tudo ocorreu com respeito. São casos diferentes e tratados de forma diferente, sempre com o máximo de respeito.

Dorval de Oliveira 

 


Vereador de Navegantes torra 22 mil pra cantar louvor em Brasília

Publicado 28/02/2024 14:24
Alterado 28/02/2024 14:31

Uma vergonha sem tamanho, o fato do vereador de Navega City, Antonio Carlos Uller, o Toninho Uller (Patriota), ter gasto dos cofres público, entre diárias e passagem, cerca de 22 mil reais.

E, sabem pra que?

Toninho, além de levar uma moção contra as falas do presidente Lula (PT), com relação à Israel, ainda foi cantar louvores no Congresso Nacional. Será que não tem espaço e igrejas do outro lado da vala, pra que Toninho possar cantar, sem que tenha que ir pra Brasília, torrando mais de 20 mil contos?

Risca da lista 

Ainda bem que teremos eleições em outubro e, é um nome à ser riscado das urnas. Ninguém merece, esse tipo de político que nada produz. A não ser torrar dinheiro público pra passear e fazer demagogia.

Foto (Reprodução/Redes Sociais) 


Evandro bate asas rumo ao ninho do PSD

Publicado 27/02/2024 21:19

 

O ex-prefeito de Penha, suplente de deputado federal, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB por enquanto), está com as malas prontas e vai pro PSD, onde deve disputar a cadeira estofadinha da Mariscolândia. Hummm…

Evandro no PSD 2

Vando, como é conhecido na capital do marisco, tá migrando de partido, aceitando assim o convite do prefeito mais bolsonarista da Santa & Bela, João Rodrigues (PSD), do prefeito da capital manezinha, Topázio Neto (PSD), além do deputado federal Ismael dos Santos (PSD), da bancada estadual, entre outras autoridades.

Evento de filiação

No dia 4 de março vai acontecer o evento de filiação de Evandro no PSD na city do Beto Carrero. Tá confirmada a presença de todo o staff estadual do partido. Ele que tem mais de 20 anos de filiação no ninho tucano, sai grato do PSDB e garante que tem uma história que nunca será apagada.

Disputa 2024

Evandro chegará no PSD com status de pré-candidato ao paço municipal. O ex-alcaide pretende voltar a comandar a city e tá nos bastidores trabalhando bastante, devendo ter uma coligação forte, contando com o PSDB e pelo menos mais dois partidos de expressão na Penha. Hummmm...

Foto (Divulgação) 


Caçadores de mosquitos!

Publicado 25/02/2024 21:13

 

Nem a volta dos naviozões, nem o conserto do farol da barra que está afundando, nem sinal de empresa ou consórcio para assinar definitivamente contrato e ressuscitar o nosso Porto de Itajaí. Mesmo assim, não falta motivo para os comissionados do porto comemorar.

Fora, dengue!

Na falta de ter o que fazer ou dizer, a Superintendência divulgou extensa matéria divulgando que está se dedicando ao combate da dengue nos nossos terminais. É isso aí moçada, sem ter o que fazer e ganhando salários milionários mês sim, outro também, vamos pelo menos matar mosquito!

Foto (Molecagem com foto divulgação) 


Chefão do Sinduscon fala do Plano Diretor

Publicado 25/02/2024 21:06
Alterado 25/02/2024 21:15

 

Fábio Inthurn, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (Sinduscon) e CEO da Lotisa, em contato com o socadinho escriba, fez algumas considerações sobre o Plano Diretor que se encontra em tramitação na piramidal casa do povo e que deve ser votado pelas excelências excelentíssimas em breve.

Falsas narrativas

Segundo Fábio, foram criadas falsas narrativas, insinuações baixas, que não se sustentaram, relacionadas à proposta que será votada no legislativo. O todo poderoso do Sinduscon, em um breve resumo, falou sobre o avanço do Plano Diretor e o equilíbrio que ele representa para Itajaí.

Não tem beneficiamento

Fábio ressaltou que o pedido do Ministério Público, que foi negado pela Justiça, queria brecar a proposta que se encontra na Câmara de Vereadores insinuando falta de participação popular e com falsas narrativas de que a construção civil estava sendo beneficiada. Fábio ressaltou que na peça inicial do MP não houve um único apontamento sobre qual seria o suposto benefício à construção civil.

Mudanças

Fábio fez questão de ressaltar as principais mudanças propostas no Plano Diretor que está tramitando na Câmara de Vereadores: 1) Beira Rio, sem prédios (apenas sete andares, exatamente como já é hoje na frente do Centro de Eventos e Mercado Público; 2) Cabeçudas, sem prédios nas primeiras quadras (apenas 3 pavimentos, lembrando que no Plano Diretor vigente pode chegar até oito pavimentos); Praia Brava, seguindo exatamente o acordo feito na Justiça Federal. No caso, o Plano Diretor que está em tramitação no legislativo respeita o TAC, fruto de uma Ação Civil Pública que define o padrão permitido de sombreamento – acordo firmado entre o MPF, Sinduscon, prefeitura e as entidades de defesa da Praia Brava.

História de Itajaí

Fábio também comentou sobre a questão dos prédios históricos, observando que o novo Plano Diretor permite que o proprietário do imóvel possa usufruir do seu potencial transferindo pra outro empreendimento, sem ter que demolir o imóvel histórico para ter retorno econômico.

Presetvação

O chefão do Sinduscon  ressalta que “isso faz com que os atuais proprietários possam manter o seu bem, com a viabilidade financeira que a transferência de potencial irá proporcionar”.

Foto (Divulgação) 


Lula e o genocídio

Publicado 22/02/2024 21:39

 

Sobre a fala de Lula que citou o holocausto quando criticou o genocídio produzido pelas forças armadas israelenses na Faixa de Gaza, o que consigo ver é que polêmica nenhuma fomentada pelos defensores de Netanyahu consegue apagar as mais de 29 mil vítimas palestinas, a maioria crianças, adolescentes, mulheres e velhos, mortas pelos ataques de Israel, sem ter como se defender.

Outra

A questão, a bem da verdade, não é sobre judeus e palestinos. A questão é sobre o Sionismo e o terrorismo do grupo Hamas. E sobre reação desproporcional. Palestinos e judeus são vítimas de extremistas de um lado e de outro.

Abrir os olhos

Mas palestinos não têm a tecnologia e o aparato bélico de Israel. Se Lula está certo ou não, é menor do que o fato de ele ter aberto os olhos do mundo para um genocídio e para a vergonhosa falta de posição da maioria dos países sobre a questão.

Foto (Divulgação) 


Angioletti chama de encardidos quem diz que ele vai trair o governador

Publicado 22/02/2024 21:01

 

O vice-presidente da piramidal casa do povo, o vereador galego e pré-candidato a prefeito Rubens Angioletti (PL), em contato com o socadinho escriba, fez algumas considerações. Angioletti afirma que entrou no Partido Liberal pelas mãos da deputada estadual Ana Campagnolo e do governador Jorginho Mello, por confiar na palavra do mandatário-mor da Santa & Bela Catarina.

Defende

O galego que é o melhor do melhor do mundo (te cuida, Auri!), pois é o mais correto, honesto, com a voz mais linda, bicicleta em melhores condições, só atravessa na faixa, é o mais certo, etc e etc, fala com a boca cheia que defende com unhas e dentes diariamente o governador contra quase todos que dizem que ele será traído. Rubens afirma que os últimos movimentos do partido em Itajaí foram desastrosos. Sério?

Não concordou

Rubens lembra que, na reunião com o governador, não concordou com a posição do deputado federal e vice-presidente do PL estadual, Jorge Goetten, de  fazer uma pesquisa pra sondar o cenário em abril. “Todos já sabem os resultados das pesquisas – porque os partidos fazem sondagens o tempo todo. Esticar nossa pesquisa do PL para abril já sabendo o resultado é fazer nossos seguidores brigarem cada vez mais. O partido se divide em vez de se unir”, critica Angioletti.

Levado pra ele

O Rubens enfatiza que o governador tem 295 municípios pra atender. “O que ele fica sabendo de Itajaí é o que é levado até ele. Infelizmente há pessoas o orientando muito mal. Pessoas que visam manter seus contratos milionários e ou seus cargos políticos no poder. Ele me chamou para nova conversa. Vamos alinhar”. 

Encardidos

Rubens lamenta que “tentam o desconstruir de toda forma”, fazendo no seu entender uma inversão de valores: “A franqueza tem até me custado caro nesse mundo cheio de falsidade. Até ontem me criticavam por não conversar com outros partidos. Depois que o governador permitiu, eu converso. E os encardidos vem com essa conversinha fiada de traição para tentar jogar o governador contra nós”.

MDB é Volnei

Rubens rechaça a possibilidade de estar junto com o MDB, afirmando que a sua pré-campanha está sendo construída bem longe do governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni e que “os colegas do PL dentro do governo Volnei sabem disso”. Rubens, sem ficar corado, afirma ainda que a mudança segura e confiável que o povo tanto deseja ocorrerá longe do atual governo municipal.

PSD e Novo

Angioletti confessa que realmente tem conversado quase que diariamente com lideranças do PSD e do Novo. E que as conversas, no seu entender, tem sido saudáveis. “Seria uma satisfação contar com eles em uma aliança. Bem diferente de outros grupos, que só visam manter cargos e ou contratos milionários com a prefeitura”.

Novo

Rubens diz que o Novo é um ótimo partido, cheio de gente íntegra e de bons exemplos, e que é mentira que eles o rejeitaram uma vez. “Pelo contrário: temos e sempre tivemos excelente relação. Isso é o que apavora os politiqueiros da cidade. Sabem que podemos oferecer a verdadeira mudança”.

Novo 2

O presidente do Novo, o sorridente Jorge Otero, em contato com a coluna, reforçou a colocação de Rubens, desmentindo que o partido tenha rejeitado Angioletti. Otero fala que no passado houve uma aproximação, mas Rubens optou por se filiar no Partido Liberal.

PSD

Rubens também revela que tem conversado diariamente com seu colega de vereança, o Sancho Pança Osmar Teixeira (SD), que é pré-candidato a prefeito. “Os que estão agarrados no poder sabem que nossa união representa o fim dos conchavos e panelinhas políticas. Só em pensar que eu e ele podemos estar juntos deixa muita gente ruim da cabeça”, lasca.

Queriam, mas ouviram um não

Angioletti caceteia que tinha um grupo tentando coligação com PSD pexêro “e, quando ouviram do presidente estadual que não coligaria com um, mas que poderiam fazer aliança com outro pré-candidato deste grupo, o PSD passou a não prestar mais para eles. Pois para mim tem muito valor”, enfatiza.

Campagnolo

Angioletti também baba a deputada estadual chamando-a de “a minha estimada deputada Ana Campagnolo, a mais votada de SC, nos apoia incondicionalmente. Ela sabe que aqui tem palavra, política pura e limpa. Sabe que vamos fazer uma mudança segura e confiável que a cidade merece. E acusações de que “a estaria traindo só nos aproximou mais”.

Marquinhos e Eron

Por fim, Rubens, baba o ovo do abduzido/professor de Deus, o Marquinhos Meurer, afirmando que é homem de sua confiança, e que por isso o atacam. “Sim, tivemos uma conversa muito boa com o presidente estadual do PSD (Eron Giordani). Saímos extremamente satisfeitos com o que ouvimos. Eu vou continuar trabalhando para uma aliança. Inclusive ficamos de fazer novas conversas”.

Ué?

Confesso que, ao longo dos anos, já vi de tudo na política, então é difícil me surpreender, mas, pelo que eu saiba, o PSD é adversário político do PL. Talvez nem seja do PL em si, mas do governador Jorginho Mello. Então esse tipo de conversa parece complicada. Ou não?

Políticos e politiqueiros

“Há políticos honestos, trabalhadores, limpos e decentes que usam o poder em benefício do povo. Há também os politiqueiros que fazem qualquer negócio para defender seus interesses pessoais e ou partidários e se manter no poder. Eu faço parte da política pura, limpa e honesta. O mandato reto e eficiente prova isso”, discursa Rubens. Quem seriam esses politiqueiros que Angioletti alfineta?

Se rachar...

Angioletti lembra ainda que “por duas eleições eu abri mão e apoiei um até então colega. Fiz isso mesmo estando melhor nas pesquisas. Foi uma para prefeito e outra para deputado. Agora os números continuam favoráveis para mim. Seria hora de retribuir. A cidade agradeceria muito”. Ou seja, afirma com todas as letras que não abre mão de estar na disputa. 

Dias melhores virão

Por fim, Angioletti, em tom de discurso de candidato, diz que: “Fizemos um mandato íntegro, honesto e eficiente. O povo reconheceu e nos deu uma votação histórica. Agora é o povo que nos pede para estar à disposição neste ano. Eu atenderei este pedido. Não podemos ignorar a força que brota naturalmente das ruas”.

Foto (Divulgação) 


Balneário Camboriú que poucos conhecem

Publicado 19/02/2024 09:03

 

O consultor ambiental sabichão, Gil Koeddermann, convidou o socadinho escriba pra fazer um tour pela Maravilha do Atlântico, a nossa Dubai brasileira, Balneário Camboriú. Conhecer a cidade dos maiores arranha-céus do país, com o metro quadrado mais valorizado do Brasil. Conhecer a cidade além da avenida Central e sua pujante praia.

Visionários

Gil levou o socadinho escriba pra ver de pertinho os bairros da city da praia alagada, digo, alargada, que poucos turistas e nativos conhecem. Bairros que têm acompanhado o crescimento do munícipio, com seus lugares pitorescos, suas histórias e sua gente. As primeiras casas, os moradores visionários que construíram com suor e trabalho a cidade que conhecemos.

Futuro

Além dos bairros, Gil fez questão de levar o socadinho pra áreas que irão despontar - com empreendimentos, respeitando o crescimento ordenado, o meio ambiente e um futuro sustentável. O Gil tem uma memória fantástica, e vivenciou e participou da história da capital do turismo.

Aula

Hoje, Gil que já foi vereador e até colunista do DIARINHO, tem mais de 100 prédios e empreendimentos em seu currículo de licenciamento ambiental. Fora inúmeras obras e atrações, como a roda-gigante, entre outros empreendimentos. Foi uma aula sobre a cidade, sua história, seu presente e o futuro que aguarda Balneário Camboriú, que tanto amamos.

Foto (Divulgação) 


Jair Renan Bolsonaro acusado de um monte de rolos

Publicado 16/02/2024 08:17

 

Investigação da Polícia Civil do Distrito Federal, contra o filho mais novo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aponta que o grupo de Jair Renan teria criado uma ‘pessoa fictícia’, usando de documentos falsos, para abiscoitar empréstimos em bancos privados.

Laranja

As provas do inquérito mostram que Maciel Alves, sócio e instrutor de tiro de Renan, colaborou na criação desta pessoa que nunca existiu, denominada de Antonio Amancio Alves Mandarrari, cuja identidade sem validade foi usada para abertura de conta bancária e figurar como proprietário de pessoas jurídicas como um laranja.

Associação criminosa

As investigações da Delegacia de Repressão a Crimes de Ordem Tributária (DOT), do Departamento de Combate à Corrupção (Decor), demonstram que o esquema é fruto da existência de uma associação criminosa cuja estratégia pra na caruda, obter indevida vantagem econômica.

Testa de ferro

Ou seja, usando um testa de ferro ou laranja, para se ocultar o verdadeiro proprietário das empresas de fachada ou fantasmas, utilizadas por Maciel Alves e Jair Renan Bolsonaro. Pracabá!

Foto (Divulgação)



Bons negócios

Mini Cooper apresenta nova versão elétrica E Classic

Univali seleciona empresas parceiras para expansão internacional

Fiat apresenta nova picape Titano


Veículos

Motos

Ys150 Fazer Sed

R$ 15.900,00

Motos

Biz 125

R$ 14.700,00

Motos

Xre 300 Abs

R$ 30.900,00

Automóveis

Vendo Renault Logan

R$ 19.000,00

Motos

Adv 150

R$ 22.900,00

Motos

Biz 125

R$ 15.900,00

Motos

Xre 300 Abs

R$ 30.900,00

Motos

Biz 125

R$ 15.300,00


Imóveis

Apartamento

Alugo Apto Em Bc

Apartamento

Vende-se Cobertura

R$ 340.000,00

Comercial

Sala Comercial

R$ 3.000,00

Apartamento

Vendo Apto Mobiliado

R$ 470.000,00

Comercial

Vendo Ou Alugo

R$ 30.000,00


Empregos

Tenho vaga para

Fetrammasc Contrata

Ofereço-me para trabalhar

Diarista / Auxilar De Cozinha

Ofereço-me para trabalhar

Diarista (residências, Comércio, Escritórios)

Ofereço-me para trabalhar

Pedreiro Com Boas Referências

Ofereço-me para trabalhar

Doméstica, Passadeira, Cozinheira

Tenho vaga para

Navtruk Contrata

Ofereço-me para trabalhar

Diarista Pós Obra, Consultórios, Casa

Tenho vaga para

Coordenador Comercial


De tudo

Esporte e saúde

Cantinho Da Massagem

Comércio, escritório e indústria

Grampear Comércio E Assistência

Diversos

Vendo Cd's E Dvds De Rock, Blues, Mpb E Outros

Esporte e saúde

Psicólogo Gabriel






Entrevistão

Entrevistão Adão Paulo Ferreira

"Porto sozinho não serve para nada. Ele precisa ter navios, linhas"

Irmã Simone

"Aqui nós atendemos 93% SUS”

Eduardo Rodrigues Lima

"A Marinha já fez 27 mil abordagens a embarcações no Brasil inteiro”

Edison d’Ávila

"O DIARINHO serve como uma chamada à consciência da cidade”

ENQUETE

Sacolas plásticas terão que ser substituídas por ecológicas em Itajaí

Estava na hora e espero que a prefeitura regulamente a lei de uma vez

Só não beneficia os pequenos comerciantes que terão que arcar com esse custo

Baboseira! As sacolas plásticas já são reutilizadas pela maioria das pessoas

Não tenho uma opinião formada a respeito



TV DIARINHO






Especiais

MEIO AMBIENTE

Ibama proíbe pulverização aérea de agrotóxico letal a abelhas, o tiametoxam

Caso Ilha de Marajó

Vereadora de Navegantes está entre os políticos que impulsionaram fake news sobre exploração sexual infantil

TURISMO

Japaratinga: vale a pena se hospedar no melhor resort do Brasil?

VIAGEM NO TEMPO

Museu do Carro traz nostalgia e diversão sobre o universo automotivo

NOVOS TEMPOS

SC é pioneira na promoção da mobilidade elétrica



Colunistas

JotaCê

Grande evento vai lançar Osmar candidato a prefeito

Show de Bola

Campanha de destaque

Direito na mão

Quem parou de pagar o INSS pode pedir aposentadoria?

Coluna Esplanada

Bola da vez

Empreender

Meeting de paradesporto

Coluna Exitus na Política

Os superespeciais

Via Streaming

A dona do poder

Na Rede

Veja os destaques do DIARINHO nas redes sociais

Histórias que eu conto

Anos cinquenta II

Coluna do Ton

Giro pelo mundo

Gente & Notícia

Dupla de estrelas

Ideal Mente

Precipitação

Jackie Rosa

Ai que calor!

Artigos

O novo Plano Diretor de Itajaí só tem vencedores

Coluna Existir e Resistir

United Colors Sarará

Foto do Dia

A ver navios




Blogs

A bordo do esporte

Inaê Sailing Team segue entre os primeiros da Copa Mitsubishi

Blog do JC

Não sabe de nada...

Blog da Jackie

Verão, calor, quentura e mormaço

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog da Ale Francoise

Intestino preso, use todos os dias

Blog do Ton

Medicina Estética

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯


Fotos







MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação