Blogs | Blog do JC


Blog do JC

Por JC - redacao@diarinho.com.br

O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos


Isaque Borba

Publicado 05/08/2022 09:34

Pense numa família que reside no mesmo local há cerca de 200 anos, com documentos históricos dando conta de que, naquela casinha simples à beira-mar, nasceu o seu avô e seu pai e foi onde você foi criado a vida toda, desde criança.

Inquilino?

Com a exploração imobiliária, a área que era do seu bisavô foi encolhendo e dando espaço para o desenvolvimento, em nome do interesse coletivo. E, sem saber de quanto a área poderia valer um dia, documentos foram sendo assinados de modo que o proprietário tornou-se inquilino, e a dona Justa definiu que você estaria morando de favor na casa onde viveu toda a sua vida. Incrível!

Nasceu ali

E, recentemente, num dia de sol, bate um oficial de justiça na sua casa com ordem de despejo, e do lado de fora do pátio um caminhão já aguardava para levar a “mudança” sem ao menos a possibilidade de um diálogo entre os que se dizem proprietários (uma construtora de Porto Alegre) e o morador que nasceu e sempre viveu ali.

Museu

Tudo resolvido em algumas horas o que levou gerações para ser construído, e agora querem que o morador deixe o imóvel, humilhado, sem ao menos uma contrapartida de tornar aquele local que é área de preservação, num museu sobre a história da pesca e da cidade.

Corrêa

A casa abriga objetos de elevado valor histórico, únicos no mundo. E tem até a carta de sesmaria, assinada por Dom Pedro e que conferia toda aquela área, inclusive com a denominação do sobrenome de quem foi o primeiro a habitar ali, “o morro e a praia dos Corrêa”. Coisa para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) olhar de pertinho.

Isaque

O fato descrito acima é um caso verídico, em que a partir da decisão tomada pela Justiça para o despejo, o escritor e historiador Isaque de Borba Correia, autor de vários livros que contam a história da região, está sem chão literalmente.

História

E todo acervo que mantém também pode se perder, com a alteração daquelas duas últimas casas históricas que foram tombadas pelo patrimônio histórico, como os últimos heróis da resistência e da resiliência, conservando ali parte da história da cidade.

Símbolo histórico

E, neste sentido, é incrível como Balneário Camboriú trata os seus símbolos históricos que são derrubados da noite para o dia, em nome do “progresso”, apagando por completo toda a história dos que ali passaram e ajudaram a edificar a praia mais desejada no sul do mundo e a capital catarinense do turismo.

Brasil afora

O que se espera é que essa situação toda possa ser revista e mais um absurdo não venha a ocorrer. Existe possibilidade de que essa história ganhe repercussão nacional pela importância do local e acervo. Existe interesse em mostrar tal situação em rede nacional de TV. Deveriam preservar melhor a sua memória. “Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”, Edmundo Burke.

Foto (Divulgação) 


Rota de colisão

Publicado 03/08/2022 16:02

Linguarudos de plantão garantem que o deputado federal Hélio Costa (PSD), candidato à reeleição, deve, logo logo, entrar em rota de colisão com o pré-candidato a deputado federal Paulinho Bornhausen (PSD). A treta deve refletir a briga de cachorro grande que será a eleição dentro do partido, numa das legendas mais difíceis para se alcançar sucesso.

Do povo

A raça de coçadores de saco que não têm mais o que fazer garante que a briga entre Hélio e Paulinho é porque o torcedor do Figueirense mais ilustre de Itajaí não consegue penetrar seu nome nas classes C, D e E, enquanto Hélio transita no meio do povão como um deles, muito em função de sua atividade jornalística.

Super legenda

Quem observa a briga dentro do PSD garante que os maiores adversários dos candidatos do partido estarão dentro da própria legenda. Com perspectivas de eleger dois ou três deputados federais, a legenda conta com seis nomes altamente competitivos, algo que promete deixar sequelas partidárias, se não for bem trabalhado.

Na disputa

Dos seis nomes de peso, três são candidatos à reeleição, algo que já rende uma boa largada. O Darci de Matos, Ricardo Guidi e Hélio Costa, que já estão com a buzanfa nas cadeiras estofadas da câmara federal, tentarão à reeleição.

Pesos pesados

Outros dois nomes devem tentar um salto da leleia para Brasília, com grandes apoios: Ismael dos Santos, nome da Assembleia de Deus para a vaga este ano, e Marlene Fengler, a candidata do prefeito de Chapecó João Rodrigues. Paulinho Bornhausen completa a lista de pesos pesados do PSD.

Foto (Divulgação) 


Pi7 com a corda toda

Publicado 03/08/2022 15:59

O desassossegado ex-presidente da piramidal casa do povo de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti, começou a primeira semana do mês com a corda toda, disparando mensagens no zapzap devotando apoio e elogios ao vereador Márcio Gonçalves (União Brasil) na sua candidatura a deputado federal. A tchurma se espantou com o entusiasmo.

Se preparando

Pi7 garante que Dedé tem se preparado para a vida pública e crava uma montoeira de elogios ao seu candidato a deputado federal: “É daqui, vem na luta, subindo os degraus, se preparando como homem público / político / profissional, resiliente, inteligente, humilde, todos atende e luta pra resolver”, dizia o texto do irrequieto.

Futuro da city

Finalizando o texto, o sempre acelerado Pissetti crava que seu candidato também é um bom nome para o futuro da cidade, deixando no ar algo que muita gente já vem sentindo por parte do alto comando do paço da Vila Operária, que Dedé é a aposta do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) para a sucessão em 2024. E olha que agitar o Pissetti sabe bem!

Foto (Divulgação) 


Te liga JC!

Publicado 03/08/2022 15:56

O bagrão, ops, procurador-geral da piramidal pexêra, Cícero Zucco, bateu um fio para a coluna, detonando as fontes do espaço e dando uma puxada de zorelha neste socadinho escriba, que cravou que o ex-tucano Robison Coelho (sem partido) teria importado ele lá de Camboriú. Zucco lembra que vive em Itajaí há mais de 20 anos, tendo inclusive sido candidato a vice-prefeito em 2012.

Na boa

Zucco também garantiu que a transição do comando da procuradoria da casa legislativa com o ex-procurador Fernando Pegorini (PSD) foi numa buena, rejeitando qualquer influência do seu ex-chefe Robison Coelho na troca. “Pegorini foi um ótimo procurador, mas foi atrás do sonho de ser candidato, e o Robison não tem qualquer gerência sobre as indicações na câmara”, lembrou Zucco.

Com o Marcelo

Cícero também afirmou que vai apoiar o presidente da câmara, o ex-comunista Marcelo Werner (PSC), na empreitada a deputado federal, detalhe que por si só afastaria a tese de influência do Robison em sua indicação, já que Coelho anda inclinado a entrar de cabeça na campanha de Paulinho Bornhausen (PSD).

Devoto

O bagrão garantiu que a preferência pela candidatura a deputado federal era do seu padrinho político, o devoto Beto Cunha (PSDB), mas em prol de uma unidade e representatividade por Itajaí, o vereador tucano abriu mão de concorrer novamente este ano. “A política é feita de ciclos e gestos, acho que a cidade ganha muito com a união dessas forças”, cravou Zucco.

Foto (Davi Spuldaro) 


Moisés e Fabrício no Ruth

Publicado 03/08/2022 15:54

O governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos) deu um rasante no início da semana na Dubai brasileira. Foi fazer uma visita ao hospital Ruth Cardoso e escutou do prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos) uma apresentação da situação do hospital, que atende a região toda com recursos de Balneário Camboriú, o que, convenhamos, é uma puta injustiça com a city praiana.

Região que mais cresce

O prefeito pop star explicou ao governador que a região da Amfri é a que mais cresce no estado e uma das que mais crescem no Brasil, e esse aumento da demanda está sobrecarregando o Ruth Cardoso, fato já conhecido por todo mundo que mora na região. O hospital de BC foi concebido para ser municipal, mas desde que foi aberto atende a região. Complicado.

Solução

Uma ideia para a problemática do Ruth Cardoso tem que ser construída para ontem. É questão de saúde pública para a nossa região, e questão de justiça financeira para a Dubai brasileira, que há anos paga a conta dos outros municípios. Ou não é?

Uma renca

Acompanhou o governador uma renca de assessores, puxas de plantão e políticos estaduais e municipais, entre eles a deputada bonitona Paulinha da Silva (Podemos) e o deputado Coronel Onir Mocellin (Republicanos), além de vereadores da Dubai brasileira.

Foto (Divulgação)


Palanques, ops, tribuna da piramidal

Publicado 03/08/2022 15:49

A câmara pexêra, até o momento, tem pelo menos nove pré-candidatos a deputado estadual, federal e ao Senado. Mas, de toda essa tchurma, apenas dois deles se afastaram pra concorrer ao pleito de outubro: Thiago Morastoni (Podemos), pré-estadual, e Dedé (União Brasil), pré-federal. Foram os únicos que deram exemplo e não vão usar a estrutura paga pelo povão, no legislativo, ao mesmo tempo em que estarão em campanha eleitoral.

Seguem nos cargos

Diferente dos dois colegas, os demais até o momento não se mexeram pra desgrudar os glúteos das cadeiras, digo, deixar os pomposos cargos na casa do povo de Itajaí. As pré-candidatas ao Senado, a cultural Hilda Deola (PDT) e a bela do Selmo, Chris Stuart (PSC), o pré-federal Marcelo Werner (PSC) e os pré-estaduais, a minha ex-musa BBB, Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), Otto Quintino da Farmácia (Republicanos), o Sancho Pança, Osmar Teixeira (Solidariedade) e Maurílio Moraes (PP) seguem em suas funções, o que é perigoso e, no mínimo, na minha visão, antiético.

Trabalho x campanha

Na percepção deste socadinho escriba, será praticamente impossível os sete parlamentares citados conciliarem e até separarem o trabalho do legislativo com suas campanhas eleitorais. Além de seguirem usando a estrutura da câmara em pleno pleito, o que nem deveria ser permitido, manterão uma estrutura de poder que possui agenda funcional com a cidade em plena campanha. É flagrante o conflito de interesses!

Pode virar comitê

Se isso realmente se confirmar, com tantas excelências excelentíssimas da piramidal se candidatando e permanecendo em seus cargos, a câmara de Itajaí pode virar um baita comitê eleitoral de vários candidatos e partidos.

Seguir

Torço muito pra que isso não ocorra, pois o legislativo precisa seguir trabalhando em prol da comunidade e não pra campanhas políticas. Isso sem falar que os partidos já têm o fundo eleitoral pra utilizarem, e nada mais justo do que largarem o legislativo nesse período.

Entidades moralistas?

Diante desse cenário, muita gente do mundo político se pergunta onde estão as entidades moralistas, que adoram aparecer e apontar o dedo pra tudo. Tem uma galera perguntando se o Observatório Social de Itajaí, purexemplo, não vê esse disparate...

Não enxerga?

Ou será que o Observatório Social da city pexêra só tem zóios pro executivo, pois na última eleição “sisqueceu” de mostrar as contas de um candidato a prefeito que era vereador? Arreda, cambada de fofoqueiro!

Foto (Davi Spuldaro/CVI) 


Otto afirma que o Hélio Costa é que traiu

Publicado 01/08/2022 17:52

O vereador da piramidal casa do povo, Otto Luis Quintino, o Pingo d’Ouro da Farmácia (Republicanos), entrou em contato com a coluna pra esclarecer que não virou as costas ao deputado federal Hélio Costa (PSD). O edil pexêro jura que não é traidor e que trampa fiel ao partido, seguindo sempre a linha da sigla que representa.

Ele que saiu

Otto lembrou que Hélio saiu do Republicanos, foi pro PSD, mas enquanto defendiam a mesma bandeira realizaram a parceria, que resultou na emenda de mais de R$ 2 milhões que o deputado federal manezinho destinou ao hospital Marieta.

Hélio traidor

O vereador Pingo d’Ouro lascou ainda que quem virou as costas pra ele foi o deputado Hélio Costa, que após ter ido pra outro partido, simplesmente não atendeu mais as solicitações do edil. Detonou que Hélio foi eleito pelo Republicanos, mas agora simandou pro PSD, ou seja, o deputado seria o verdadeiro traidor da história.

Forçar a barra

Está claro que a parceria entre ambos, em que um só pede e o outro executa, acabou com a mudança de partido de Hélio Costa e até aí tudo bem. Agora, o vereador reclamar que não tem mais solicitações atendidas é forçar a barra.

Parece pedinte

Otto parece aqueles pedintes que ficam no semáforo e acham ruim quando não ganham a gorjeta. Tem que começar a pedir pro deputado estadual Coronel Onir Mocellin (Republicanos), pré-candidato a federal. Ai, ai, ai, que dor!

Foto (Divulgação) 


Cultural na disputa ao Senado

Publicado 01/08/2022 17:46

A convenção do PDT de Santa Catarina ocorreu no último sábado, com uma notícia importante para a city pexêra. Os trabalhistas deserdaram da frente de esquerda e precisam viabilizar um palanque ao presidenciável Ciro Gomes (PDT) na Santa & Bela, a vereadora cultural Hilda Deola (PDT) foi lançada candidata ao Senado Federal.

Inviável

Nessa altura do campeonato e nessas condições, parece bem inviável a candidatura de Hilda ao Senado Federal. A cultural deve ser usada apenas para cumprir tabela e dar guarida ao palanque presidencial de Ciro. Na polarização cada vez mais acentuada entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL), deve sobrar para o time do Ciro em SC um amargo e distante terceiro lugar, e olhe lá.

Peixes grandes

Isso sem contar os peixes grandes que a cultural deve encarar na disputa, que já tem bem encaminhadas as candidaturas do ex-governador Raimundo Colombo (PSD), do senador Dário Berger (PSB) à reeleição, do deputado federal Celso Maldaner (MDB), e do tomador de tubaína com o Bolsonaro, Jorge Seif Jr. (PL). É força de Davi contra Golias, ops, Hilda.

Limonada

Quem sabe a cultural, que tem feito um bom trabalho na piramidal, atendendo suas bandeiras e as demandas dos artistas locais, faça desse limão uma limonada, fortalecendo seu nome na city e pela região da Amfri. Ninguém entra numa eleição para perder, mas tem que trabalhar com essa possibilidade e saber colher os frutos da disputa. Sorte pra Hildinha!

Migué

Pai Atanásio, consultado sobre isso tudo, me garantiu que Hilda foi empurrada para a candidatura só para o vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), tirar seu suntuoso corpinho fora da jogada e, mais uma vez, deixar de enfrentar a urna diretamente, cara a cara. “Foi um baita migué do Sodré”, rimou o nosso consultor político do além.

Avisou

E pior que a coluna avisou mesmo, através do Pai Atanásio, dos fofoqueiros, e deste socadinho mesmo, que Sodré tem medo da urna. Se esconde dela, cisca, cisca, mas nunca tem coragem de disputar uma eleição. “Vão arrumar um cargo de suplência ou coordenação de campanha para o Sodré, e fica tudo certo”, concluiu o Pai Atanásio, num raro bom humor de final de semana.

Foto (Divulgação) 


Seif

Publicado 29/07/2022 11:52

O ex-secretário nacional da Pesca, Jorge Seif (PL) que é pré-candidato a senador, visitou a choupana e conversou com o socadinho escriba, contando a sua história de vida, na pesca e como bagrão do governo federal lá na capital da República. 

Zero meia

Jorge Seif, o zero seis, como é chamado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), tem 45 anos e é formado em Administração e Marketing pela nossa universidade maior, a Univali. É carioca, casado e pai de dois filhos e morador da city pexêra desde 1999.

Pesca

Seif é produtor rural de família tradicional de atividades de pesca há mais de 40 anos, com experiência em diversas modalidades dos escamosos (atum e sardinha). Na pesca industrial, possui vivência em compra, venda, logística e industrialização de pescados.

Atuação

Também atuou no setor pesqueiro uruguaio no ramo de exportações para toda a Zoropa, e possui relacionamento com outros produtores rurais em diversos estados do país. Com convivência diária em diversos portos pesqueiros do Brasil, Seif tomou posse no dia 25 de janeiro de 2019 e garante que conhece bem os anseios e as necessidades do setor.

Alinhados

O ex-secretário da Pesca narra que os objetivos da pasta estão alinhados aos do Presidente Bolsonaro, no sentido de que haja o crescimento da produção de pescados e de frutos do mar no país, com a intenção de gerar mais riqueza e alimentos.

Em 2020

Seif conta que, em 2020, o presidente Bolsonaro o convidou para ser candidato a senador a fim de ter uma base mais sólida no Senado. E que, neste ano, com a possibilidade de que o véio da Havan, Luciano Hang, fosse candidato ao cargo, iria trilhar outro caminho. Foi quando recebeu telefonema de Hang dizendo que não ia ser candidato e que iria lhe apoiar.

Não conhece...

O ex-todo poderoso da Pesca fala que é movido por desafios e que não tem receio de que na disputa tenha outros pesos pesados da política catarinense. Já no seu campo da direita conservadora, alfineta o deputado estadual e candidato ao Senado Kennedy Nunes (PTB), dizendo que “ele nem conhece o presidente, não tem nem foto com Bolsonaro...” Oh, dor!

O único

Sem medo de ser feliz, Seif, o zero seis, afirma que é o único candidato do presidente Bolsonaro na Santa & Bela Catarina e alerta que se alguém se arvorar em falar que é o candidato ao Senado do presidente estará mentindo.

Gastando sola de sapato

Conta, também, que já percorreu 16 mil quilômetros no estado barriga verde levando sua mensagem e no desafio de se fazer conhecido. Seif garantiu presença na Gororoba do JC que acontece no próximo dia 10 de setembro na sociedade Fazenda da praia Brava, na city pexêra.

Foto (Divulgação) 


Marisa homenageada

Publicado 27/07/2022 08:23

Cerca de 20 personalidades foram escolhidas para entrevista em um documentário. Entre as únicas mulheres homenageadas, estava a ex-vereadora e professora universitária Marisa Zanoni Fernandes.

Entrevistada 

Doutora em Educação e pedagoga, Marisa foi entrevistada no audiovisual e recebeu presencialmente a homenagem. O evento organizado pela prefa da Dubai brasileira, Rádio Menina e Sistema CCS aconteceu no plenário da câmara de vereadores de Balneário Camboriú.

Lembrou 

O acontecimento foi alusivo em comemoração de 58 anos do município. Marisa ministrou um discurso aos presentes, enfatizando a importância de resgatarmos a história do município.
A ex-vereadora lembrou de seu mandato, que aconteceu de 2013 a 2016, enfrentando temas difíceis no legislativo da cidade. Aos presentes, fez um chamado à participação e mais democracia. 

Foto (Divulgação) 


Em Xanxerê, lei inconstitucional é sancionada

Publicado 26/07/2022 10:48

Definitivamente, 2022 é o ano em que Xanxerê virou piada nacional. A casa do povo aprovou a Lei Complementar nº 4244/2021. Mas o que de tão atípico trata a Lei? 

Aprovaram 

Os vereadores aprovaram texto da matéria que autoriza "o funcionário público municipal ao direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha, em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a justiça Eleitoral".

Inconstitucional 

Como se não bastasse, o prefeito Oscar Martarello (PSDB ) sancionou a legislação. Já em vigor, a Lei surpreende setores nacionais por ser inconstitucional, ou seja, não possui fundamento ou embasamento jurídico. Especialistas sabichões em Direito Público e Politico sinalizam que o documento pode ser "barrado" a qualquer momento. Se isso acontecer, será um prejuízo financeiro aos cofres públicos, além de gerar atraso nos trabalhos administrativos e legislativos.

Vulnerabilidade 

Os atuais vereadores colocam o município de Xanxerê em uma situação de vulnerabilidade jurídica e institucional. A crise é ainda mais grave em razão de alguns políticos da atual legislatura lançarem pré-candidaturas a deputado estadual e federal.
A credibilidade e o respaldo político desses vereadores (e candidatos) está em xeque. Muitos eleitores locais já questionam: qual o conhecimento desses vereadores para galgar cargos mais altos (na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal) se em uma casa legislativa municipal eles fazem tal vergonha?

Mexeram no estatuto 

Mas há algo ainda mais perigoso na ação dos edis: o Estatuto dos Servidores Municipais precisou ser alterado com a Lei. Com normas descritas desde 1991, o Manual mais importante do Serviço Público local foi desconfigurado ao ter uma matéria que trata de licenças sem remuneração. A história de conquistas de todos os Servidores foi deixada em risco pelo Poder Legislativo Municipal em razão de um ato de irresponsabilidade política.

Foto (Divulgação) 


Jean

Publicado 25/07/2022 19:08

Jean Volpato é um dos mais jovens pré-candidatos de todos os tempos em Santa Catarina. Natural de Blumenau e filiado no Partido dos Trabalhadores (PT), Jean busca devolver à região da galega Blumenau a representatividade progressista tão necessária na Assembleia Legislativa.

Formação 

Volpato traz formação acadêmica e atitude digital fortes. Jornalista, historiador, especialista em gestão estratégica em políticas públicas pela Unicamp.

Renovação 

Suas funções profissionais são as mais enfrentadas pelo Presidente Bolsonaro. Por muitos, Jean é visto como a "renovação do PT" por apresentar um jeito jovem de fazer política. Referência nas Mídias Digitais, recentemente sua pré-campanha foi elogiada nacionalmente por assessores ligados ao ex-Presidente Lula.

Foto (Divulgação) 


Amin

Publicado 25/07/2022 19:03

 

O senador turco-careca Esperidião Amin foi homologado como candidato a governador do Progressistas, na convenção da sigla no último sábado. Quem marcou presença na convenção foi o ex-tudo, o atucanado Leonel Pavan que segundo os bocudos de plantão pode vir a ser vice de Amin, assim que o PSDB realizar sua convenção e oficializar seus candidatos. 

Foto (Divulgação) 


Apoio à Bolsonaro

Publicado 25/07/2022 18:57

Principal apoiador de Bolsonaro em Santa Catarina, o pré-candidato ao governo, senador Jorginho Mello, marcou presença, neste domingo, na convenção do PL, no Rio de Janeiro. O evento formalizou a candidatura do presidente Bolsonaro à reeleição.

Capitão

“SC está firme ao lado do presidente Bolsonaro.  Antes de pedir voto pra mim, vou pedir voto pra ele. Ao contrário do atual governador, que elegeu-se na aba do presidente Bolsonaro e, depois, afastou-se... Aqui seguiremos juntos com o Capitão para ajudar Santa Catarina”, destacou. Participaram do evento vários pré-candidatos do PL em SC, a exemplo de Jorge Seif, que deve disputar o Senado.

Foto (Divulgação) 


Gean

Publicado 25/07/2022 18:55

A candidatura oficial de Gean Loureiro, ex-prefeito da capital manezinha, para a eleição ao Governo do Estado, foi homologada no sábado, na convenção estadual da coligação “Bóra trabalhar!”, formada pelos partidos União Brasil, PSD e Patriotas. Junto a Gean, Eron Giordani oficializou sua candidatura como vice. O evento reuniu cerca de 5 mil pessoas no CentroSul, em Floripa.

Homologadas

Na convenção também foram homologados para oficialização as candidaturas de 150 nomes para os cargos de Deputado Estadual e Deputado Federal, além do ex-governador com cara de padreco Raimundo Colombo, ex-governador de Santa Catarina, como único candidato ao Senado pela coligação.

Foto (Divulgação) 


Moisés

Publicado 25/07/2022 18:48

Foi dirigindo o seu Fusca que o governador da Santa & Bela Catarina, Carlos Moisés (Republicanos), chegou à convenção do partido que confirmou a sua candidatura à reeleição. Moisés chegou acompanhado da esposa, a professora Késia Martins da Silva.

Udo

Na disputa eleitoral, o governador terá a seu lado o empresário e ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler (MDB), como candidato a vice, definição que ocorreu mais cedo. Podemos e PSC também confirmaram o apoio à candidatura, que ainda deve receber mais adesões nos próximos dias.

Dirigir

Não é a primeira vez que o Fusca de Moisés chama atenção em Santa Catarina. O governador costuma dirigir o Fusca pela capital manezinha nos períodos de folga, quando também aproveita para gravar vídeos para as redes sociais.

Foto (Divulgação) 


Faça o que digo...

Publicado 25/07/2022 18:45

...mas não faça o que eu faço. O ditado deve servir bem pra minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), que tem se estrebuchado em tentar mostrar pro cidadão que seu mandato dá resultado pra sociedade, só porque ela fiscaliza a aplicação de recursos públicos. Mas na hora de usar recursos públicos, ela nem pensa duas vezes.

Fundão Eleitoral

Qualquer um que esteja curioso pra saber como as campanhas da Dom Quichata são financiadas, pode acessar as prestações de contas das últimas três eleições da galega, disponíveis nos portais da justiça eleitoral, e ver que tem dinheiro suado do povão em todas as suas campanhas.

Economizar pra mim!?

“Será que Anna Carolina fiscaliza o dinheiro público pra não faltar pra ela na hora de abocanhar os recursos do Fundão Eleitoral, que ela se lambuza em receber?”, sopram fontes da coluna sacudas com a demagogia da galega.

Aos números

Quando candidata a prefeita, em 2016, a Dom Quichata abocanhou R$ 116 mim do Fundo Partidário, direto de Brasília. A cifra representou quase metade dos gastos da galega naquela eleição e, desde que se lambuzou pela primeira vez, nunca mais parou de recorrer aos cofres públicos para suas campanhas.

Aos números (2)

Descolada com as facilidades da campanha eleitoral com o dinheiro do povão, em 2018, quando concorreu a Deputada Estadual, Anna Dom Quichata Carolina assaltou, ops, recebeu, mais de meio milhão de reais em dinheiro do Fundão da Vergonha e do Fundo Partidário. Foram exatos R$ 537.461,36, mais de 90% de todo custo de sua campanha.

Aos números (3)

Mesmo rebaixada em 2020, quando teve que se contentar com a eleição para vereadora, a Dom Quichata não deu um tempo em seu apetite pra cima do dinheiro do cidadão pagador de impostos. Quase 40% dos gastos da campanha para vereadora foram arcados com recursos públicos, num total de 21 mil reales do povão.

Pras pinturas!

Desse jeito, Anna poderia abrir mão de concorrer às eleições e destinar essa bolada para cuidar das pinturas em tela, já que em quase dois anos de piramidal, o único projeto aprovado pela galega era para trocar o orçamento, tirando dinheiro do transporte público e colocando na manutenção de pinturas em telas. Tás é doido!

Foto (Davi Spuldaro/CVI) 


Normélio foi infeliz

Publicado 25/07/2022 18:38

Enquanto Volnei se mata de trabalhar, tem gente dentro da administração municipal que faz oposição ao próprio governo que lhe paga. Prova disso foi o Entrevistão com o superintendente das Fundações, Normélio Weber.

Detonou a Festa

O chefão da Cultura detonou a vinda de shows nacionais na Festa do Colono, fato que já ocorre há décadas e é tradição no evento que rola no interior pexêro. A fala de Normélio, que vira e mexe ameaça sair do governo (deveria fazer e não só ameaçar), é extremamente infeliz. O superintendente já cansou de trazer atrações nacionais pros seus eventos, seja de música ou teatro, mas resolve detonar algo só porque ele não gosta do gênero.

Individualista

A atitude é extremamente individualista, de alguém que só pensa no próprio umbigo e não no time do qual faz parte. Todos nós temos opiniões pessoais, gostamos de fulano e não gostamos de beltrano... Agora, tornar público uma crítica pessoal, fazendo parte dessa engrenagem, é uma ação de alguém que joga contra.

Festa consagrada

Na minha humilde opinião, desculpa Normélio, a Festa do Colono é consagrada em Itajaí e os shows nacionais são adorados pelo público, tanto que arrastam multidões ao parque do Agricultor. Depois de dois anos de pandemia, a festa voltou com tudo, com grande aceitação popular, e não precisava do comentário infeliz de alguém do próprio governo. Deixe a inveja de lado e aceite a pluralidade de gostos. Será mais feliz assim!

Foto (Fabrício Pitela)


Engomadinho Clayton se manifesta

Publicado 22/07/2022 08:13

Ao saber de suas colocações no Diarinho, no dia de hoje, gostaria de colocar o que de fato aconteceu.

Mas, antes de tudo, quero agradecer pela contínua atenção que você apresenta em relação ao que acontece comigo. Isso me deixa na necessidade de lhe agradecer! Conto com sua disposição firme para esta jornada, para esta batalha. Sei que você sempre atua de modo autêntico, correto, sem intervenção de qualquer ruído de terceiros, ou estímulos de outras mãos. É por isso que você é tão importante para todos.

É verdade que estive na Associação dos Portadores de Deficiência Física de Itajaí e Região (APDEFI) no último final de semana. É verdade que fiz uma visita rápida, mas como um ato de esforço. Isso porque eu estava em outra atividade e, mesmo assim, fui ao encontro para rever e prestigiar amigos que eu e minha família temos lá. Tenho o mais profundo respeito às pessoas, em qualquer condição, e jamais ajuizaria qualquer conduta de afronta e, ainda mais, no ato de comemoração de 25 anos da APDEFI. Não foi minha intenção e nem foi o resultado. Para mim a Associação é feita de um grupo de pessoas que lutam por causas de inclusão, e muitas vezes, não só para o próprio grupo.

Você sabe que estou planejamento e organizando com cuidado minha pré-campanha e campanha para disputar as eleições para Deputado Federal. Eu acredito que será necessário muito esforço, muita dedicação e, especialmente, muita responsabilidade nestes tempos de política tão conturbada, com tanta gente falando sobre tudo e de qualquer jeito. Reconheço na APDEFI a luta por Políticas Públicas de Inclusão e Direitos. Jamais lhe faltaria com respeito, e admiração. Para mim é um grande aprendizado que a APDEFI nos dá.

Precisamos estar vigilantes para defender a boa política, a liberdade, a educação sem ideologias e com qualidade de ensino; precisamos requalificar os Partidos Políticos de forma geral, e rever as responsabilidades públicas. Enfim, temos muito a fazer, vamos fazer e você é, como você sabe, muito importante nessa caminhada. Obrigado novamente!

Clayton Batschauer

Foto (Divulgação)


Manezinho Hélio Costa

Publicado 21/07/2022 09:21

O deputado federal manezinho Hélio Costa (PSD) deu um rasante pela choupana do JC, onde conversou com o socadinho escriba. Antes, Hélio visitou a irmã Mércia Lemos do hospital Marieta Konder Bornhausen, que o recebeu toda prosa, afinal, Hélio foi o deputado que mais conseguiu a liberação de emendas em prol do hospital Marieta nos últimos quatro anos.

Circulando

O deputado é pré-candidato à câmara federal, tem circulado o estado e se orgulha de que durante estes quase quatro anos de mandato ter sido o mais votado para estar em Brasília e de ter conseguido atender demandas em todas as regiões do estado.

Moisés e Hélio

Hélio contou que o hoje governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos), quando tinha 16 anos de idade, trabalhou com ele na rádio Biguaçu. Moisés trabalhava na parte técnica, “mexendo nos botões” da mesa; Hélio só lembrou desse fato na diplomação do governador. 

Foto (Divulgação) 

ENQUETE

PM e GM podem fiscalizar embarcações em Balneário Camboriú

Enfim vai acabar a baderna

Não vão dar conta do mar também

Pra que serve a Marinha?

Isso vai dar em nada



TV DIARINHO


Confira os destaques desta sexta-feira



Podcasts

Inflação e alta na taxa de juros

Publicado 06/08/2022 14:47




Especiais

Saúde

Salsicha, hambúrguer e nugget: pesquisa identifica agrotóxicos em alimentos

famoso

Garçom há 30 anos, Claudinho ama BC

Diversidade religiosa

Mestre Marne quebrou tabus para defender a fé nos orixás

conexão

Networker aproxima Balneário Camboriú das celebridades

Sem medo do trabalho

Dona Terezinha toca uma confecção aos 84 anos



Colunistas

Coluna Esplanada

Cavendish em apuros

Coluna Exitus na Política

Agora, o eleitor

Clique diário

Que praia

Canal 1

Reis volta com temporada inédita nesta quarta-feira

JotaCê

Todos contra Moisés

Coluna do Ton

Festinha

Instituto Ion | Informando e Inovando

Mercado de trabalho mudou drasticamente

Na Rede

As mais lidas

Via Streaming

Conflitos no reino dos sonhos

Coluna Fato&Comentário

Antonico Ramos e o sonho do vigia

Gente & Notícia

Casamento do ano

Coluna do Janio

Novos caras

Jackie Rosa

Férias na Greécia

Artigos

Cenas para mudar o cenário




Blogs

A bordo do esporte

Seleção Brasileira de Vela inicia treinos para SSL na Suíça

Blog do JC

Isaque Borba

Blog Doutor Multas

Desentupidora de pia em Moema: chegada rápida, orçamento sem compromisso e garantia no desentupimento

Blog do Ton

O Segredo dos Tubarões

Blog da Ale Francoise

Inclua inhame no seu dia!

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯


Fotos







Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação