Por JC - redacao@diarinho.com.br
O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos
Publicado 20/11/2024 14:30
O estilo personalista e de falas coloquiais, às vezes pra lá de exageradas, do governador Jorginho Mello (PL), vem gerando constrangimentos, aborrecimentos e descontentamentos nos bastidores das relações de poder.
Nada diplomáticas
Depois das reclamações internas da bancada federal em relação a decisões isoladas políticas, principalmente com relação à busca de adesão do MDB e do PP ao governo, e também de certa contrariedade de alguns membros da bancada estadual, o governador também teve divergências de setores da segurança pública por declarações, digamos, nada diplomáticas.
Credo!
As falas do mandatário-mor do estado com relação à situação da carreira e aposentadoria dos policiais militares, sem falar no caso das dispensas de licitações suspeitas na área da saúde, alvos de matérias nacionais como no jornal O Globo, caso este em que Jorginho Mello chegou a declarar publicamente que “tratava-se de coisa de gente desocupada, que não tem o que fazer “, pegaram mal.
Assessor VDM
Nesta linha, alguns observadores e bocudos de plantão, chegaram a questionar se não estaria na hora de o governador nomear em sua equipe aquele famoso e imprescindível “Assessor VDM”, o que avisa e pontua: Vai dar Merda.
De surpresa...
A última fala nesse sentido, que mais chamou a atenção e gerou um bafafá medonho, foi num evento público pouco antes do feriadão de 15 de novembro, na semana de aniversário da secretaria de Estado da Segurança Pública
Grau acima
O governador Jorginho Mello (PL) disse que foi pego de surpresa com a questão do chamado “grau acima”, que equivale ao aumento de uma patente dos praças, bombeiros e policiais militares que não são oficiais, quando vão para a reserva.
Pra mamar deitados...
Ou seja, o governador debulhou que estava preocupado com essa turma que vai ganhar um pouco mais, e que alguns oficiais do comando teriam ficado quietinhos, “se fingindo de leitão para mamar deitados”, não avisando anteriormente o governo das consequências financeiras em função de que lá na frente poderiam também ser beneficiados.
Comandante constrangido
Além de reclamarem que o governador nega uma promessa de campanha, os policiais militares também não gostaram dos termos jocosos usados por Jorginho, que chegou a constranger até mesmo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Aurélio Pelozato.
Nota oficial
A Associação de Oficiais Militares de Santa Catarina (Acors) chegou a emitir uma nota sobre as declarações do governador pedindo respeito, lembrando as promessas de campanha do governador de valorização da classe.
Salários defasados
Na nota, a Associação dos Oficiais Militares se colocou à disposição para conversar e lembrou que o estado é considerado um dos mais seguros do país graças à atuação de suas polícias, ainda que “com salários defasados.” Qui coisa, hein, meu povo!
Foto (Divulgação)
Publicado 20/11/2024 10:35
O atual prefeito da capital nacional do marisco parece viver em uma realidade paralela. Em recente reunião de transição de governos, o alcaide – que viu sua vice ser derrotada para a turma do PL – detalhou uma série de seus mirabolantes projetos. Falou disso e daquilo e de uma Penha que só existe em sua mente...
Falta dindim
Após devanear sobre suas inúmeras ideias, voltou à realidade: não tem dinheiro para executar qualquer uma delas. As poucas que seguem em execução advêm de recursos estaduais ou federais, que pífia contrapartida municipal.
Enrolation
Ao final de seu belo discurso, ainda mandou um recado para o prefeito eleito, Luizinho Américo (PL): não vai exonerar um só servidor comissionado, aqueles que são de sua total confiança. Tentou enrolar dizendo que muitos podem ser aproveitados e que por isso vai deixar a decisão ao futuro gestor.
Empurrou
Contudo, a realidade por detrás desse discurso é outra. Falta dinheiro em caixa e a exoneração das mais de duas centenas de comissionados iria causar um rombo em suas contas diante do pagamento das rescisões trabalhistas...
Caca no ventilador
O alcaide que vê sua caneta cada vez com menos tinta, ainda usou da imprensa oficial para dar voz à sua ilusão. A turma do PL usou do mesmo caminho para revelar a verdade e jogar a merdalhada toda no ventilador.
Foto (Divulgação)
Publicado 20/11/2024 08:32
O prefeito eleito da capital do ultraleve, Alexandre Xepa, anunciou a criação de uma pasta para Articulação e Combate à Corrupção, que será liderada pelo tenente-coronel Eder Jaciel. A medida faz parte do compromisso de Xepa de garantir uma gestão ética e transparente, apoiada em uma equipe técnica de alta qualificação.
Compromisso
“A criação dessa pasta foi um compromisso que assumi. Quero um governo técnico, com pessoas capacitadas, e vamos combater a corrupção com rigor. Fiz o convite pessoalmente ao coronel Eder, uma pessoa com muito serviço prestado na nossa região e em todo o estado. Tenho plena confiança de que ele trará a seriedade e o preparo que buscamos para essa função tão importante”, declarou Xepa.
Coronel Eder
Natural de Umuarama, Paraná, o tenente-coronel Eder, hoje na reserva, possui mais de duas décadas de experiência na Polícia Militar de Santa Catarina. Bacharel em Segurança Pública pela Univali, é também especialista em Direito Constitucional pelo Instituto FG e em Administração e Gestão em Segurança Pública pela Udesc/Esag.
Comandou
A formação do tenente-coronel Eder inclui cursos em Táticas Policiais, Força Tática, Defesa Pessoal e Técnicas não Letais, além de ter comandado pelotões e companhias em diversas cidades, como Camboriú, Bombinhas, Itapema e Balneário Camboriú, e ter atuado como subcomandante e chefe de Operações da Polícia Militar.
“Chego para somar”
O tenente-coronel Eder reforçou seu compromisso com a nova função e a importância de trabalhar em equipe: “Chego para somar a esta gestão, colocando toda a minha formação e experiência a serviço da cidade. A articulação entre as secretarias é essencial para melhorar a eficiência dos serviços, e o sucesso de um governo depende de uma equipe comprometida e integrada.”
Foto (Divulgação)
Publicado 19/11/2024 20:03
O administrador Leandro Índio da Silva, coordenador da transição em BC city, em contato com o socadinho escriba afirmou que leu, respeita, mas discorda da coluna do finde, que afirmou que o novo governo eleito da Maravilha do Atlântico mais parece uma versão requentada das gestões do homem pássaro, Edson Piriquito (MDB).
O vice é do MDB
O jovem carrancudo lembra que foi a tchurma do MDB que aderiu e apoiou a filhota do ex-tudo, a bonitona Ju Pavan (PSD), num gesto político que motivou também o apoio de outras siglas. “Quem ganha junto, governa junto. Isso vale pra quem cumpre acordos e honra a palavra empenhada”, lascou o pequeno curumim.
Bons nomes
Índio também lembra que a atual gestão, do prefeito das bochechas rosadas, o pop star Fabrício Oliveira (PL), tem um grande número de secretários que iniciaram a vida pública nos governos do desatucanado prefeito eleito de Camboriú city, Leonel Pavan.
Bons quadros
“Saber aproveitar bons quadros na gestão pública deveria ser alvo de elogios, pois é sinal de maturidade política. O governo do prefeito Piriquito teve áreas com excelentes secretários, e reconhecer isso não é demérito”, defende o futuro chefe de gabinete da intisicada.
Pingos nos is
O abobrão faz questão de reforçar que a bela dos olhos verdes, Jade Martins Ribeiro (MDB), vereadora eleita, e a ex-gestora do Fundo Municipal de Saúde, Sabrina dos Santos (MDB), estão voluntariamente na comissão de transição da área da Saúde pelo profissionalismo e elevado compromisso público de ambas com a cidade. Então tá!
Composição 2
Leandro Índio também rebate as informações de que o vice-prefeito eleito, ex-dublê de vampiro italiano e ex-banguela Nilson Probst (MDB) e o deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o Sapatinho Carlos Humberto (PL), estão dando as cartas na composição do novo governo.
Respeito e alto nível
“Ambos estiveram conosco e foram decisivos no pleito. Nosso diálogo com esses grandes líderes é baseado no respeito e alto nível, e é mais do que normal que bons quadros de seus respectivos grupos políticos integrem o alto escalão do governo da prefeita Juliana. Ora, estranho seria se não participassem do governo”, lascou o aborígene tupiniquim.
Foto (Divulgação)
Publicado 14/11/2024 17:50
Observadores da city pexêra estão pasmos com as indicações feitas até agora pela dupla dinâmica RR do PL, Robison Coelho e Robin, digo, Rubens Angioletti para ocupar cargos no primeiro escalão. Só tem novato. À exceção do narigudo Tarcísio Zanelatto, que tem experiência comprovada em cargo público, o resto ninguém sabe, ninguém viu.
Quando for, já era
Tudo bem apresentar nomes novos, mas segundo bocas de tarrafa tem que ter pedigree, o que não é o caso dos nomes apresentados até aqui. Mesmo o futebolista Níkolas Reis é uma incógnita quando se trata de experiência no dia a dia de governo. Quem dirá os outros. Até acertarem o passo, vai tempo. Tempo precioso.
Cabeçadas...
A perspectiva que se cria é de que o esperado governo de renovação da dupla RR vai ser um governo de cabeçada atrás de cabeçada. De gente inexperiente no trato da coisa pública, aprendendo com ninguém. Porque de nomes de peso, até agora, não foi apresentado nenhum. Em nenhum setor importante.
As eminências pardas
Segundo o que corre, até as eminências pardas – políticos de alto gabarito e experiência que apoiaram a dupla RR – estão de cara com a maneira “moda caraio” que estão sendo feitas e anunciadas as indicações. A perspectiva de governo, que era de renovação, mudou para pior do que o mais do mesmo (arreda, raça de infelizes!). Ai qui dor!
Lá na Dubai
Na Dubai brasileira ocorre o inverso. A intisicada prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD), aposta na experiência, e monta um governo que vai fazer continuar rodando a máquina azeitada deixada pelo prefeito das bochechas rosadas, o pop star Fabrício Oliveira (PL). No resumo, Juliana não dá mole pro azar, enquanto Robison derrapa na rampa ao querer reinventar a roda…
A diferença
Segundo observadores de plantão, a diferença entre a sucessão de Itajaí e a sucessão de BC é que na Dubai brasileira a cidade roda sozinha, resultado de uma administração exemplar. Em Itajaí, tá tudo f… Tipo lanterna dos afogados. E Robison, ao invés de apostar na experiência, está apostando na cabaçada. Então…
Foto (Divulgação)
Publicado 15/11/2024 09:31
Diz a lenda que a nova secretária de Assistência Social das Piçarras, tá dividindo a sala com a ex-interina. Duas mesas na sala da secretaria e, elas ficam batendo cabeças na ex-capital do Jet Sky. Sério?
Não entendem?
Os linguarudos de plantão lascam que as secretárias não entendem nadicadenada (arreda, raça de infelizes!) e só querem saber de fazer Rg. E que importantes projetos que estavam acontecendo, como o das mulheres vítimas de violência, estão mofando nas gavetas... Qui coisa, meu povo!
Foto (Divulgação) Os faladores de plantão dizem que a primeira dama das Piçarras Andressa Pera, ao lado da secretária de Assistência Social e a ex-interina, que sempre foi a madrinha da pasta, teria dito que tá com o saudades do ex-secretário, o apaixonado. Oh, dor!
Publicado 15/11/2024 17:30
Nossa universidade da city pexêra está vivenciando, nesse ano marcante em que completou 60 anos de ensino superior em Itajaí, novos e bons tempos. Além das conquistas que este socadinho escriba tem reiteradas vezes escrevinhado nesse espaço, o clima organizacional, segundo vários pássaros têm cantado nos ouvidos desse socadinho escriba, tem sido dos melhores.
Melhorias
Desde que o sabiá, ops, reitor Valdir Cechinel Filho assumiu a gestão, vem – com sua valiosa equipe – promovendo muitas melhorias de infraestrutura não só no campus de Itajaí, mas em todos os campi da instituição, contribuindo, junto com outras atividades, com o ensino, pesquisa, extensão, internacionalização, inovação etc., para a avaliação positiva da nossa Univali.
Internacional
Os rankings atestam o destaque que nossa Univali vem ganhando também no âmbito internacional. O recente resultado do Times Higher Education (THE), que manteve a relevante posição de destaque da Univali, indica que novamente está entre as 150 melhores universidades da América Latina.
Foto (Divulgação)
Publicado 15/11/2024 13:25
O ex-prefeito bigodudo de Itajaí, Amílcar Gazaniga - tá todo prosa com a barca, 2024, tanto que mandou emoldurar para guardar na sua coleção.
Foto (Divulgação
Publicado 15/11/2024 14:25
O deputado estadual Padre Pedro (PT), teve projeto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na Leléia. A proposta estabelece o prazo de 15 dias para o corte das árvores do tipo espatódea, e visa garantir que as medidas de controle sejam realizadas de forma rápida e eficiente, evitando a propagação da espécie invasora e os danos ambientais decorrentes”. Em caso de descumprimento do disposto, estão previstas penalidades como multas.
Alinhar a legislação
Além disso, destacou Padre Pedro, a alteração proposta “busca alinhar a legislação estadual com as práticas recomendadas por órgãos ambientais, como a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, que já adota prazos específicos para a autorização e execução de cortes de vegetação em outras situações”.
Mata abelhas e beija-flores
A espatódea, muito comum em lugares públicos na capital manezinha, e em áreas urbanas de outras citys catarinas, é também conhecida como “árvore assassina” e está proibida por lei na Santa & Bela Catarina desde 2019, por liberar uma substância tóxica que mata abelhas, beija-flores e outros pequenos insetos inofensivos. A aprovação da matéria, que também está na pauta das comissões de Finanças e de Turismo e Meio Ambiente, foi de acordo com a relatoria do deputado Fabiano da Luz (PT).
Foto (Divulgação)
Publicado 15/11/2024 10:15
Voltou em segunda votação na piramidal casa do povo, o projeto politiqueiro e ilegal do vereador vereador-fruta Odivan Linhares (PSD), em propor que a taxa de esgoto do Semasa, fosse reduzida de 80% para 40% nas contas de água. Projeto populista, e isso ficou bem claro, nas falas da minha musa BBB, Anna Carolina (PSDB).
Desculpa, aí
A situação, foi tão surreal, que excelências excelentíssimas, Hilda Deola (PDT) e até o líder do governo, o barbudão Douglas Cristino (PDT), pediram desculpas, por terem no afã, aprovado em primeira votação. O
Loucura!
vereador Dedé Gonçalves (UB), também, falou que viu durante a atual legislatura, passar muitos projetos inconstitucionais. Mesmo alembrando tal situação, taxou que o projeto do Mamão de loucura.
Rediscutida
Dedé, defendeu que a Semasa, tem que ser rediscutida e, que apanhou muito durante a campanha eleitoral, de gente de dentro da autarquia de água e esgoto. E, detonou que detonam a cidade e, depois, sobra pra secretaria de Obras, consertar a buraqueira que foi deixada pela autarquia.
Mamão azedo
O vice-presidente da piramidal, o Robin, ops, Rubens Angioletti (PL), falou que gostaria que a população não pagasse nada, mas, não tem estudo de impacto financeiro e, é flagrantemente ilegal a proposta do Mamão. Tem vício de iniciativa, vereador não pode propor redução de tributo.
Rejeitado
Por fim, depois de uma falação que ia e voltava, parecendo couro daquilo, o projeto foi sepultado, digo, rejeitado pelas excelências excelentíssimas. Teve vereador que pra amenizar a bobajada do Mamão, que falou que ele cumpriu o papel de trazer a discussão. A grande verdade é que o projeto do Mamão era politiqueiro e ilegal. Ponto.
Foto (Imagem ilustrativa)
Publicado 15/11/2024 09:09
Os moradores de uma comunidade de Itajaí estão fulos da vida querendo saber onde foi parar a doação de cerca de 12 computadores recebida pela Associação de Moradores para cursos de computação para a comunidade mais carente.
Figurinha conhecida
A doação foi feita por uma empresa para a Associação, com intermédio de uma figurinha já conhecida na política da city por “serviços com o terceiro setor”. A população até agora não viu nem se a tela é colorida ou preto e branco.
Cargo prometido
As duas figurinhas, inclusive, podem começar o ano que vem muito bem empregadas na prefa da dupla RR. Mas a raça alardeia que uma delas, inclusive, já foi alvo até de investigação na polícia por coisas pesadas, e que se a poeira debaixo do tapete aparecer, tem gente que fica sem cargo até em gabinete da leleia. Eitcha!
Foto (Imagem ilustrativa)
Publicado 14/11/2024 17:48
O bocudo e intisicado deputado Ivan Naatz (PL) desde o início desta semana está analisando mais informações sobre o rápido e dinâmico leilão da Caixa Econômica Federal que passou nos cobres, digo, vendeu terrenos alienados de cerca de 600 mil metros quadrados da praia de Taquarinhas, na Dubai city.
Acesso controlado
Os terrenos foram arrematados pela Biopark Gestão Sustentável Ltda., empresa recém-criada (agora, em 19 de outubro) em Balneário Camboriú, que pagou perto de R$ 32 milhões pela área que deverá ser transformada num parque de preservação da fauna e flora da mata atlântica, com acesso controlado e cobrança de ingressos. É a promessa...
Projeto parado
Como os terrenos estão numa área de preservação ambiental, assegurados também por decreto municipal, foi proposto e atualizado um projeto de lei de autoria do parlamentar que tramita na Alesc desde 2019, e transforma em parque estadual grande parte desta área da praia de Taquarinhas.
Tá pronto
A área fica na chamada região das praias agrestes de Balneário Camboriú. Depois de algumas emendas de interesse do governo do estado anterior e de passar pelas principais comissões da Casa, a proposta ficou pronta para ir à votação final em plenário.
Estacionado
Só que isso desde abril do ano passado. De lá para cá não houve mais movimentação e o projeto ficou “estacionado” nas internas da Leléia – porque também não houve interesses internos e externos de agilizar a votação da proposta, segundo os observadores de plantão. Então, agora que tá tudo dominado, digo, vendido, perdeu o objeto. Ou não?
Propostas paralelas
Em paralelo ao projeto, tanto o deputado Ivan Naatz quanto o vereador Mané, digo, André Meirinho (Progressistas), de BC, fizeram gestões junto à Caixa para que doasse o terreno para a prefa ou ao estado para viabilizar a transformação num parque ecológico. Até uma espécie de patrocínio para manter o nome da instituição num futuro parque foi sugerido pelo vereador, via o chamado sistema “naming rights”.
Venda
A Caixa, banco público, entretanto, acabou optando pela venda, mesmo tendo que reduzir em R$ 200 milhões o preço inicial dos terrenos depois de dois leilões frustrados. Depois de homologado este processo, a área passa a ser privada novamente, mas com promessa de uso ambiental, conforme orienta a lei municipal da Dubai city.
Fica em cima
A análise é em torno do objetivo final alcançado que, pelo menos no caso do projeto de Ivan Naatz, era frear o avanço da especulação imobiliária em uma das últimas áreas litorâneas intocadas pela construção civil em Balneário Camboriú, na região das praias agrestes. A conferir, na prática, essa nova realidade daqui para a frente.
Foto (Divulgação)
Publicado 13/11/2024 20:15
Eu acho que algum vereador aqui de Itajaí com o mínimo de discernimento, se é que isso existe, deveria estabelecer o título de “persona non grata” àqueles que fizeram obras ou ações que prejudicaram ou destruíram a imagem de nossa cidade ou de nosso patrimônio material e imaterial. Podiam fazer uma CPI das obras inacabadas com a grana do Fonplata, mas CPI acaba em nada e enche linguiça.
E o Oscar vai para...
O título impediria – pelo menos moralmente – o agraciado de tocar mais os pés em Itajaí. E aproveito a ideia para sugerir o primeiro indicado: Auri Pavoni. Porque ele destruiu uma de nossas avenidas mais tradicionais, bonitas e queridas, a avenida Marcos Konder, além de assassinar mais de uma centena de árvores históricas, fora a papagaiada.
Pinóquio
Além do absurdo completo de cortar árvores, Pavoni disse que elas seriam retiradas e replantadas. Embuste. Bem que o DIARINHO avisou… Não vi, até agora, nenhuma ser replantada. Fora que o Inis (o órgão público que deixa cortarem árvore em extinção) avaliou árvores como doentes que, na opinião de qualquer pessoa com o mínimo bom senso, não estavam doentes porcaria nenhuma. Simplesmente usaram a “tecnicidade” para avalizar um verdadeiro crime.
Mais
Desde o começo (a “obra maldita” iniciou em maio deste ano, se não me engano) foi dito aqui na coluna que era uma obra assassina de árvores, desnecessária, na contramão da história e que não ficaria pronta neste governo que se encerra melancolicamente. E não vai ficar mesmo. Agora, finalmente, reconheceram que não vai ficar pronta este ano. Pqp...
Pista de corrida
Ficou uma pista de corrida a avenida Marcos Konder. Desnuda de árvores que levaram mais de 50 anos para ficar no tamanho que estavam. Nessas árvores queridas e históricas a decoração de Natal mais bonita de Itajaí era instalada. Sem sinalização pra pedestres, a avenida ainda vai causar muita desgraça.
Malcriado, eu?!
Agora, sem árvores, já teve leitor destas mais que estrebuchadas linhas me sugerindo que pendurassem as luzes de Natal nos galhos do Pavoni. Mas não vou falar isso aqui na coluna. Porque depois me chamam de malcriado.
Coniventes
Mas não me espanta um cara vir lá de Balneário Camboriú f. com Itajaí. Nem um prefeito como o Volnei avalizar um cara desses. Enrolador tá cheio. O que me espanta é a cidade ver seu patrimônio destruído e não fazer nada. Ficar de braços cruzados. Todos. Os vereadores, pessoal metido a preservar o patrimônio e a natureza, e a população em geral.
Pra terminar
Por isso essa ideia singela do prêmio persona non grata cabe para o tal do Auri Pavoni e para mais uma renca, diga-se de passagem. No dia da premiação a piramidal, com certeza, ficaria lotada. Depois os agraciados dariam o fora de Itajaí para nunca mais pôr os pés por aqui. Não seria uma bênção? Dê aí a sua opinião.
Foto (Divulgação)
Publicado 13/11/2024 20:16
A advogada, vereadora eleita e minha musa dos olhos verdes, Jade Martins Ribeiro (MDB), tem se dedicado à transição de governo da prefeita eleita Juliana Pavan (PSD).
Coordenando
Jade tem coordenado a área da Saúde e na semana passada realizou reuniões com a equipe da secretaria para entender a realidade atual da pasta. Nesta semana, os trabalhos se concentram em visitas técnicas.
Visitas técnicas
Nesta segunda-feira, as visitas aconteceram no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Programa de Combate à Dengue. No primeiro, as denúncias e reclamações são pela falta de profissionais especializados no atendimento.
Visitas técnicas 2
Já no segundo, a preocupação é com a temporada de verão, onde os casos de dengue são mais acentuados. Em fevereiro deste ano, por exemplo, o município de Balneário Camboriú declarou situação de emergência em saúde pública devido ao risco epidemiológico da doença.
Prioridades
Para Jade, a Saúde é uma pasta sensível e as reuniões têm trazido preocupações. “Temos sido surpreendidos de forma negativa com o que temos encontrado.
Reclamações
São muitas reclamações de servidores e das pessoas que utilizam os serviços de saúde pública. Quarenta e cinco dias é um período curto de transição e por isso temos que elencar o que é prioritário diante de tantas prioridades”. Nesta terça-feira a equipe visita o hospital Ruth Cardoso.
No legislativo
A loira, apesar de coordenar a transição da pasta da saúde, não será a secretária. Jade já informou que dia 1º de janeiro assumirá sua cadeira no legislativo, onde pretende fazer um mandato voltado para diversas áreas e temas que pretende defender na Câmara de Vereadores. O nome do secretário que assumirá a Saúde deve ser anunciado nos próximos dias por Juliana Pavan.
Foto (Divulgação)
Publicado 13/11/2024 08:50
Alterado 13/11/2024 11:22
Era uma vez...
...um partido que se dizia diferente, a ponto de se autointitular Partido Novo. Mas foi-se a época em que a sigla tinha regras rígidas de conduta, proibia as coligações e jurava que não fazia política com cargos. Na city pexêra, a direção do partido Novo anda assediando candidatos a vereadores que não se elegeram para se filiarem na sigla, com a promessa de cargos pra eles e até quatro chegados.
Contrapartida
A contrapartida para a filiação dos candidatos é que eles novamente se candidatem em 2028 mas, antes disso, apoiem os candidatos que o partido vai apoiar para deputado estadual e federal nas eleições de 2026. Com a sedutora promessa de empregar o candidato derrotado e mais quatro cabos eleitorais, o partido se iguala a todas as outras siglas e já pode, pelo menos em Itajaí, ser chamado de partido Velho.
Como explicar?
O pior de tudo vai ser em 2026, quando o diretório do partido Velho, ops, Novo da city pexêra deve apoiar o galego Rubens Angioletti (PL) como candidato a deputado federal. Ou seja, a sigla constrói a cama e os apoios, mas decide entrar de cabeça na campanha de um candidato de outro partido. Óia, pode ser que o partido tenha mudando bastante regras, mas isso vai ser difícil explicar lá pra estadual.
Alianças opostas
E se o partido Novo ficar mesmo na aliança do atual prefeito de Chapecó e pré-candidato a governador João Rodrigues (PSD), contra a reeleição do governador Jorginho Mello (PL)? Como aceitar que o partido trabalhe para um candidato a deputado federal da outra aliança? E como fica o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), que pode compor chapa ou concorrer ao senado ao lado do João Rodrigues?
Aconchegados
Além de assediar um monte de lideranças para compor a chapa da eleição de vereadores de 2028, o Novo também já teria garantido que todos os seus candidatos nessa eleição possam sentar a buzanfa numa cadeira estofada de um cargo comissionado no governo da dupla RR, Robison Coelho (PL) e Rubens Angioletti (PL). Ou seja, nada diferente do que sempre criticavam e esperneavam sobre política, não é?
Sede de cargos
A sede por espaços do Novo foi estampada na coluna do JotaCê de ontem, com a notícia da briga do galego Rubens Angioletti (PL) para emplacar a assessora Flávia Stein (Novo) como secretária de Agricultura. A moça teria uma rejeição alta por ser turrona e ter pouco jogo de cintura político, mas não tem santo que faça o galego desistir da pupila no comando da pasta. E fala não pra ver!
Foto (Imagem ilustrativa)
Publicado 12/11/2024 10:46
Na reunião realizada na Amfri, que tratou da Via Mar e foi comandada pelo deputado mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL), presidente da Frente Parlamentar que trabalha por uma nova rodovia que amplie a mobilidade entre Tijucas e Joinville, passando por Itajaí e Balneário Camboriú, participaram diversas lideranças políticas da região, como o prefeito-eleito de Camboriú, Leonel Pavan (PSD).
Ex-tudo babou o sapatinho
O ex-tudo Leonel Pavan, foi só elogios para CH, que foi decisivo na vitória da filha, a espevitada Juliana Pavan (PSD), na disputa pela prefa da Dubai City. “Essa obra será uma conquista de longo prazo para nossa região, por isso a atuação do deputado Carlos Humberto, que pensa lá na frente, com certeza fará a diferença”, discursou Pavan.
Dois anos
O prazo para conclusão dos quatro primeiros lotes é de dois anos, segundo o Governo do Estado, e prevê a construção de 145 km de rodovia e está orçado em R$ 9,6 milhões.
Joinvile até Itajaí
O trecho com projetos já autorizados é de Joinville até Itajaí. Um quinto lote definirá o traçado da nova via de Itajaí até o Contorno Viário da Grande Florianópolis. A previsão é que a construção do Corredor Litorâneo Norte seja iniciada após a conclusão dos projetos e a liberação das licenças necessárias.
Foto (Divulgação)
Publicado 12/11/2024 09:53
O superintende das Fundações da city pexêra, Normélio Weber, o cabelinho, assumiu a chefia de gabinete do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), acumulando as funções.
Foto (Divulgação)
Publicado 12/11/2024 09:28
A equipe de transição da prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD), está finalizando nos próximos dias a proposta da temida, prometida e tão aguardada reforma administrativa na estrutura da prefa da praia alagada, ops, alargada.
Encontro de titãs
Com a proposta finalizada, deverá ser agendado novo encontro entre a ex-musa da confusão e o atual prefeito das bochechas rosadas, Fabrício Oliveira (PL).
Tintim por tintim
Nesta nova reunião, seriam apresentados os detalhes das alterações, o valor da economia que se pretende alcançar e os ajustes para tornar a máquina pública mais eficiente.
Votação em 2024
Conforme a espevitada solicitou no primeiro encontro da transição, no último dia 25 de outubro, a expectativa é de que o prefeito pop star encaminhe a proposta para apreciação dos vereadores ainda em 2024, para que depois da análise e votação a reforma seja sancionada no dia primeiro de janeiro, logo após a sua posse.
Descascar o abacaxi
Quem está se virando nos 30 para entregar a proposta pronta no prazo determinado por Ju Pavan é o procurador das soluções jurídicas, dr. Diego Montibeler, já confirmado como titular da pasta a partir de 2025. Junto do engomadinho, quem está auxiliando na tarefa é o jovem querubim, dr. Daniel Herzmann, que será o subprocurador no novo governo.
Foto (Imagem ilustrativa)
Publicado 12/11/2024 08:41
Os eleitos prefeito e vice de Penha, Luizinho Américo (PL) e Mário Marquett (PL), anunciaram, os sete primeiros bagrões, digo, secretários para o início da Gestão 2025/2028. Educação, Saúde, Turismo, Governo, Segurança Pública, Agricultura e Pesca e Instituto do Meio Ambiente (IMAP) tiveram seus nomes confirmados
Grupo técnico
“Desde o término do processo eleitoral iniciamos uma série de conversas para construir um grupo técnico e consolidar todas as propostas que defendemos em campanha. Unimos profissionais com larga experiência em seus setores e que, certamente, irão contribuir positivamente para o novo momento de Penha”, frisou Luizinho.
Nomes
A pedagoga Cida Emmerich será a secretária de Educação; o dentista Nestor Filipe da Luz comandará Secretaria de Saúde; a turismóloga Susan Corrêa foi confirmada como futura secretária de Turismo; o oceanógrafo Luiz Carlos Matsuda será o presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMAP); o jornalista Felipe Franco Bieging será o secretário de Governo; Mário Alves de Oliveira Filho, o Marinho, estará na Secretaria de Segurança Pública e João Plácido Vieira Junior estará na Secretaria de Pesca e Agricultura.
Reduzir secretarias
Luizinho e Marquett, junto de sua equipe técnica, vêm trabalhando em uma reforma administrativa pautada, essencialmente, na redução do número de secretarias. Assim que esse trabalho estiver finalizado, o prefeito e vice eleitos para o próximo quadriênio irão anunciar o nome dos demais secretários municipais.
Eficiência da máquina
“E os futuros anúncios seguirão os mesmos critérios técnicos, pautados justamente em máxima eficiência da máquina, com profissionais comprometidos com o nosso município. Todos têm um currículo incrível, mas sobretudo precisam ser humanos para ouvir a população e entender as necessidades do nosso povo. Nosso governo será de verdade”, encerra Luizinho.
Foto (Divulgação)
Publicado 12/11/2024 08:30
Na segunda-feira, o Republicanos da Santa & Bela Catarina, realizou em Palhoça o “Encontro da Vitória”, marcando uma celebração pelo sucesso do partido nas recentes eleições municipais. Sob a liderança do deputado federal e presidente estadual do partido, Jorge Goetten, o evento contou com a presença do governador Jorginho Mello (PL), e também do deputado estadual Sérgio Motta.
Parceria com o governo estadual
O Republicanos consolidou um expressivo crescimento, elegendo 4 prefeitos, 6 vice-prefeitos e 56 vereadores no estado barriga verde. Em seu discurso, Goetten destacou o fortalecimento do partido e a importância da parceria com o governo estadual. “Esse é o primeiro evento que sela a parceria do Republicanos com o PL em Santa Catarina. O apoio do governador Jorginho Mello será essencial para ampliarmos essa base e consolidarmos nossa aliança para 2026. Estamos aqui para fazer a diferença em Santa Catarina, e esse é apenas o começo de uma jornada que exige dedicação e união”, afirmou o deputado.
Jorginho, parabenizou
O governador Jorginho Mello, por sua vez, parabenizou as novas lideranças e reforçou o compromisso do Governo com o Republicanos. “A união com líderes comprometidos como o deputado Jorge Goetten e o deputado estadual Sérgio Motta vai ser fundamental para fortalecer nossa visão de uma Santa Catarina ainda mais desenvolvida. Juntos, vamos trabalhar para proporcionar um futuro melhor a cada cidadão catarinense”, declarou o governador.
Compromisso com o desenvolvimento
O deputado estadual Sérgio Motta também falou sobre a importância do momento e do comprometimento do Republicanos com os catarinenses. “O nosso compromisso é com o desenvolvimento e o bem-estar das famílias catarinenses, consolidando o Republicanos como um partido de forte representação e valores”, pontuou Motta.
Metas ambiciosas
O “Encontro da Vitória” marca o início de uma nova fase para o Republicanos em Santa Catarina, com metas ambiciosas de crescimento e fortalecimento para as próximas eleições.
Foto (Divulgação)
🛒✨ Tá sabendo da nova loja Fort Atacadista que inaugura em Itajaí no mês que vem? Será no bairro São ...