Blogs | Blog do JC


Blog do JC

Por JC - redacao@diarinho.com.br

O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos


Vereador diz que políticos de Navegantes sempre pegaram uma coisinha no Ferry Boat

Publicado 26/05/2022 18:16

Uma moção proposta pelo então vereador Gerson Fagundes em março deste ano, passou despercebida na fala do também vereador Jassanan Ramos, o Monan (MDB).

Moção 

Gerson fez uma moção de repúdio e protesto por conta do descaso e falta de respeito com os usuários do ferry boat. Na hora da votação o vereador Monan, que é presidente dos funcionários do ferrolho, se pronunciou.

Pega uma coisinha ali?

Monan disse que a empresa tem algumas dificuldades a serem resolvidas, mas é por conta de alguns órgãos que não fazem o que ter que ser feito. “Agora fazer uma nota de repúdio contra a empresa, sendo que muitos políticos de Navegantes pegaram toda vida uma coisinha ali, acho que é uma covardia”, debulhou o parlamentar.

Voltou

Com a questão eleitoral, digo, do Ferry Boat, e os eternos problemas da travessia aflorando, teve quem lembrasse do vereador três em um: funcionário do ferrolho, presidente do sindicato dos trabalhadores e parlamentar e sua fala textual de que “políticos de Navegantes pegaram uma coisinha ali”. Essa coisinha ali é o que? O que eu tô pensando ou o que todo mundo que assiste o vídeo entende? A moção foi rejeitada. 

Foto (Divulgação) 


Itajaiense representa o Brasil

Publicado 26/05/2022 10:20

O presidente da Intersindical dos Trabalhadores Portuários de Itajaí, Ernando João Alves Júnior (o Correio), irá representar o Brasil na Reunião Internacional de Portuários, que acontece nos dias 25 e 26 de maio em Nova Orleans (Estados Unidos).

Debater

O evento é promovido pela IDC – International Docckworkers Concil e tem como objetivo debater a crescente substituição de Trabalhadores Portuários Avulsos legalmente reconhecidos por mão de obra própria (mais barata e menos qualificada) em terminais privados ao redor do mundo.

Indicado

Ernando é vice-presidente da FENCCOVIB (Federação Nacional dos Conferentes de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios nas Atividades Portuárias) e foi indicado como delegado da Federação no encontro da IDC.

Enfrentando

Segundo a organização, a exemplo de Itajaí, trabalhadores de todo o mundo estão “enfrentando o drástico processo capitalista de liberalização das operações e da mão de obra portuária, além do nefasto e crescente avanço de mecanização, automação e até robotização no setor, com perdas irrecuperáveis de mercado de trabalho portuário”.

Manutenção

Os Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) estão se mobilizando com o objetivo de barrar o processo de desestatização dos portos brasileiros sem a devida garantia da manutenção dos direitos previstos em Lei.

Estado de Greve

Na semana passada, uma reunião conjunta entre a FENCCOVIB e a Federação Nacional dos Estivadores (FNE) e a Federação Nacional dos Portuários (FNP), deliberou pela adoção de medidas que devem ser seguidos por portuários ligados às instituições em todo o Brasil. Entre elas, a declaração de estado de greve contra a privatização de Autoridades Portuárias e a concessão de Administrações Portuárias a empresas privadas.

Foto (Divulgação) 


Transferência mais justa

Publicado 25/05/2022 18:53

O empresário e pré-candidato a deputado Federal pelo Partido Liberal catarinense, Jorge Goetten está levantando a bandeira por uma transferência de recursos mais justa para o estado. Santa Catarina é um dos estados que menos recebe de volta aquilo que arrecada em impostos federais.

Um dos que mais arrecada

Entre os estados do sul e sudeste é o segundo que menos recebe transferência de recursos em contra partida é um dos que mais arrecada em toda o país. Goetten, acredita que esta divisão entre federações deve ser revista.

Recursos

Jorge defende essa revisão para minimizar as diferenças de retorno entre estados com características tão semelhantes. Mais transferências de recursos para o estado, significaria mais recursos para a manutenção do SUS, serviços básicos e obras de infraestrutura.

Foto (Divulgação)


Prefeito pop star Fabrício Oliveira com Bolsonaro

Publicado 25/05/2022 18:45

O prefeito pop star, o coach Fabrício Oliveira (Podemos), postou foto todo garboso na manhã de terça-feira numa visita ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Na sua companhia, o 06, ex-secretário da pesca e pré-candidato ao senado pelo PL, Jorge Seif.

Amizade

No post o prefeito se gabou de ter o “amigo” Seif ao lado para visitar o presidente da República e segundo a postagem, foram tratar de Balneário Camboriú. Segundo línguas afloradas da city, Fabrício foi como fã, não como prefeito, já que não chegou a pedir um centavo para city na audiência com o mandachuva do planalto.

Quase pastor

Horas depois, este socadinho escriba foi saber que Fabrício Oliveira foi mesmo convidar o presidente, que adora zombar do povão fazendo motociata com a gasolina nas alturas, para participar da marcha para Jesus, que será realizada na Dubai Brasileira. Agora dindim e projetos relevantes para a city, nadicadenada. Oh, dor!

Foto (Divulgação)


Câmara de Itajaí se manifesta

Publicado 25/05/2022 11:38

A piramidal casa do povo pexêra se pronunciou sobre notas na coluna Jotacê referente a denúncia de salários diferenciados do Legislativo frente ao Executivo.  

 

Caro Jotacê,

Desde já agradecemos o espaço que sua coluna disponibilizou para resposta, por parte da gestão da Câmara de Vereadores de Itajaí, ante as notas sobre possíveis irregularidades administrativas, veiculadas na edição desta terça-feira, 24 de maio.

 

Tais notas referem-se a diferenças salariais entre cargos do Poder Legislativo e do Poder Executivo, o que estaria em desacordo com a Lei Orgânica Municipal.

Ocorre que, este dispositivo da Lei Orgânica Municipal, que guarda simetria com a Constituição Federal, refere-se a cargos com atribuições idênticas e não apenas com a mesma nomenclatura. Ou seja, não basta que os cargos tenham o mesmo nome, e sim, as mesmas atribuições, algo que não ocorre nos casos citados.

A denúncia, que também foi recebida pela presidência da casa legislativa, com todo respeito ao cidadão que procura prezar pelo bom uso do dinheiro público e pela legalidade de sua aplicação, usa como exemplos cargos que, embora tenham nomenclaturas similares, possuem atribuições bem distintas, algo que já está consolidado em tribunais de contas e judiciais do país afora para afastar a aplicação do dispositivo que embasou a dita denúncia.

Para se ter três exemplos bem claros dessa gritante diferença de atribuições, a peça do denunciante usa o cargo de Secretário Geral para compará-lo ao Chefe de Gabinete do Prefeito. Ora, as atribuições de Secretário Geral, relacionadas estritamente às atividades legislativas e ao trâmite das proposições, são completamente típicas do Poder Legislativo e não guardam nenhuma correlação com as atribuições do Chefe de Gabinete do Prefeito.

Continuando, também há comparação entre o Secretário de Fazenda do Município com o Secretário de Administração e Finanças da Câmara de Vereadores. Enquanto no Poder Executivo o agente político cuida apenas da Fazenda, no Poder Legislativo as atribuições avançam sobre finanças, recursos humanos, contabilidade, compras e licitações, ou seja, são bem mais amplas.

E mais ainda, a mesma peça, quer comparar o Secretário Municipal de Comunicação do Poder Executivo com o Secretário de Comunicação e Promoção Social do Poder Legislativo. Cargos de nomes similares, mas atribuições bem diferentes. Não há no Poder Executivo uma TV, na Câmara há. Não há no Poder Executivo um Balcão da Cidadania coordenado pelo Secretário de Comunicação, na Câmara há.

Citamos para você algumas decisões judiciais neste sentido, dando-lhe confortáveis argumentos para desqualificar a denúncia citada por sua coluna:

APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DECLARATÓRIA C/C CONDENATÓRIA. SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL. IMPROCEDÊNCIA NA ORIGEM. RECLAMO DO AUTOR.   EQUIPARAÇÃO SALARIAL. PRETENSÃO VEICULADA COM BASE NA ISONOMIA. CARGOS QUE INTEGRAM QUADROS DIVERSOS, DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO MUNICIPAL. ATRIBUIÇÕES DISTINTAS. DEFINIÇÃO DA REMUNERAÇÃO QUE DEVE OBSERVAR O PRINCÍPIO DA LEGALIDADE. ADEMAIS, VEDAÇÃO ESTABELECIDA PELA SÚMULA VINCULANTE N. 37 DO STF. SENTENÇA MANTIDA.   RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO. (TJSC, Apelação Cível n. 0300909-44.2016.8.24.0040, de Laguna, rel. Odson Cardoso Filho, Quarta Câmara de Direito Público, j. 02-05-2019).

Ação ordinária. Vencimentos. Equiparação e isonomia salarial para cargos semelhantes entre os Poderes. Emenda Constitucional nº 19/98. Impossibilidade.    A Constituição Federal, em seu art. 37, §1º, fixou um teto máximo de remuneração para o Poder Judiciário e Legislativo em relação aos cargos equiparados aos do Poder Executivo. Nada impede, contudo, que a lei estabeleça vencimentos distintos para cargos com atribuições distintas.    A Carta Política não nega a remuneração igual entre cargos equivalentes de Poderes distintos, desde que proveniente de leis específicas a cada Poder, mas exclui a equiparação, para que não ocorra o reajuste automático da remuneração de um cargo por força do aumento da remuneração de outro.    As Cartas Constitucionais Federal e Estadual exigem para a fixação dos padrões de vencimento, a análise (i) da natureza, do grau de responsabilidade e da complexidade dos cargos componentes de cada carreira, (ii) os requisitos para a investidura e (iii) as peculiaridades dos cargos. A isonomia, assim, só se faz presente nos casos de idênticas funções e condições de serviço, não bastando a existência de cargos de igual nomenclatura. (TJSC, Apelação Cível n. 2008.012751-3, de Barra Velha, rel. Pedro Manoel Abreu, Terceira Câmara de Direito Público, j. 21-10-2008).

Também um importante precedente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, sobre esse assunto, está disponível em https://m.tce.pr.gov.br/noticias/noticia.aspx?codigo=8904

Além destas importantes diferenças, que afastam completamente a aplicação deste dispositivo da Lei Orgânica, simplesmente por não se tratarem de casos destas espécies, também há de se considerar que os Secretários Municipais do Poder Executivo recebem subsídios, por serem agentes políticos, diferentes de todos os cargos comissionados do Poder Legislativo, que não são considerados agentes políticos e, por essa razão, recebem vencimentos. A simples diferença das naturezas jurídicas destes cargos pode facilmente desqualificar a denúncia.

Agradecemos o espaço para o contraponto, colocando-nos sempre à disposição.

Marcelo Werner

Presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí

Cícero Zucco

Procurador-Geral da Câmara de Vereadores de Itajaí

OAB/SC 22.556

Foto (Davi Spuldaro/CVI)


Pracabá!

Publicado 25/05/2022 11:11

Um assessor do deputado estadual Coronel Onir Mocelin (Republicanos), que anda se encrespando com um monte de gente por querer aparecer mais que o próprio chefe, publicou em seu feici fotos e encartes de um evento de preparação para as eleições deste ano, até aí tudo bem, mas o assessor fez questão de marcar a localização: Assembleia Legislativa.

Não esconde

Sem esconder de ninguém o uso de um espaço público para interesses políticos e eleitorais, algo que pelo meu raso conhecimento, além de ser uma aberração jurídica, também é um baita tapa na cara do povão que paga toda aquela estrutura chiquetosa, o tal do Luiz Antônio Alves, lotado no gabinete do Coronel Mocelin crava no feici: “para que juntos possamos construir uma história de vitória.”

Encarte

O encarte publicado pelo assessor, junto com as fotos do deputado e a raça de puxas tendo uma preparação para as eleições no auditório da leleia (até o parlatório de acrílico da assembleia foi usado), cita que “Coronel Mocelin agora é Federal”, deixando claro que a reunião não tinha nada a ver com interesses do povão, e sim do político.

Imersão

Além da palestra do próprio assessor advogado, que ganha mês sim, e no outro também, nove conto, pra atender aos interesses pessoais do deputado, a imersão de preparação para as eleições também contou com a palestra de Marketing Eleitoral, deixando ainda mais claro o interesse privado com uso do espaço público.

Que feio!

É claro que dentro da leleia, todo dia, toda hora e todo segundo, todo mundo fala em política e eleições, agora usar o espaço do auditório para esse tipo de capacitação, custeado pelo povão e em prejuízo de candidatos que não tem o mesmo arrego, é algo imperdoável. E dói ainda saber que o assessor é advogado, deveria resguardar o chefe, mas o expõe de forma vexatória.

Imagem redes sociais 


Infância sem pornografia

Publicado 25/05/2022 09:31


A casa do povo do outro lado da vala, em Navega City realizou na segunda-feira, o encontro parlamentar para debater o tema “Infância sem Pornografia”, programa instituído em terras dengo-dengo pela Lei Municipal nº 3.551/2021.

Presenças 

O vereador Kaká Fernandes foi um dos participantes do debate que contou com a presença da deputada estadual, Ana Campagnolo (PL), do vereador de Itajaí, Adriano Klawa (PSL) e da presidente da Câmara de Vereadores de Navegantes, vereadora Lú Bittencourt (PL).

Foto (Divulgação) 


Quase rola porrada na câmara de BC

Publicado 24/05/2022 19:27

O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB) e o vereador David lá Barrica (Podemos) protagonizaram um episódio lamentável na casa do povo da Dubai brasileira, durante início da sessão desta terça feira. 

Indicado

Um ofício do vereador Eduardo Zanatta que era do PDT e foi para PT, pedia que fosse indicado o vereador Lá Barrica como membro das comissões que o vereador Gelson Rodrigues fazia parte, pois Gelson assumiu a presidência por 30 dias e não pode participar de nenhuma comissão.

Ameaças e xingamentos 

O vereador Achutti pediu ao presidente interino que fosse revisto a proporcionalidade das comissões e foi suficiente para vereador David explodir e vir pra cima com ameaças e xingamentos que devem parar na renomada comissão de estica, digo, ética.

Peitado 

Achutti pediu questão ordem e ao sair da tribuna, foi novamente peitado, digo, levou ombrada do David, voltando pra tribuna e pedindo a intervenção do presidente, que ficou mais perdido que a assessoria jurídica da casa. Qui coisa, meu povo! 

Foto (CAMBC) 


Mourão faz elogios à Moisés

Publicado 24/05/2022 18:45

O vice-presidente Hamilton Mourão, que chegou a Santa & Frienta Catarina, na última sexta-feira, onde participou de um evento do Republicanos, almoçou, no domingo, com o governador bombeiro Carlos Moisés, na Casa da Agronômica. Durante o encontro, o governador apresentou um raio-x de Santa Catarina, desde o início da sua gestão até agora.

Elogios

Os números impressionaram Mourão, que não poupou elogios ao chefe do executivo catarinense, na abertura do 18º Congresso da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), realizado à tarde em Florianópolis.

Propósitos

Na entrevista coletiva concedida antes da abertura do evento, Mourão disse: “Aqui ao meu lado, está o governador Carlos Moisés, que é um guerreiro, uma pessoa de propósitos, uma pessoa que acredita que o servidor público, aquele que foi eleito pelo povo para essa função, tem que realmente servir”.

Citou

Na abertura do Congresso, em com uma plateia formada por profissionais da comunicação e políticos, como Jorginho Melo (PL), Antídio Lunelli (MDB) e Gean Loureiro (União Brasil), Mourão voltou a citar Moisés.

Extraordinário

“Tá aqui, o Moisés, o governador do estado, que fez um trabalho extraordinário pra resolver as contas de Santa Catarina”, destacou o vice-presidente. Segundo os puxas do governador Carlos Moisés, a salva de palmas da plateia foi grande e não agradou aos adversários do bombeiro. Eitcha!

Foto (Divulgação) 


Doria rifado

Publicado 24/05/2022 18:38

Doria derrotou Eduardo Leite nas prévias do seu partido, em novembro do ano passado, mas não conseguiu vencer a cúpula tucana que trabalhou para inviabilizar sua candidatura à custa de uma aliança com MDB e Cidadania.

Pesquisa?

O argumento da liderança tucana contra Doria foi pesquisa que mostrava melhores condições para que a candidata da aliança fosse Simone Tebet, do MDB. Pesquisa que ninguém viu, diga-se de passagem. E poderia ser o quê? Se não me engano, nas últimas pesquisas publicadas, Doria tinha perto de 5% de intensão de voto; Tebet, 1% ou perto disso. O que mudou?

A pergunta de um milhão de dólares

De 63 milhões de dólares, aliás. Porque este é, aproximadamente, o valor em dólares dos R$ 314 milhões que o fundo partidário deve destinar ao PSDB para estas eleições. A pergunta é: por que candidatos, que sabem não ter a mínima chance de ir para segundo turno ou ganhar, arriscam tanto em se fazer candidatos?

Ideologia? Claro que não

Pelo menos, na minha opinião. Se quer descobrir a razão de alguma coisa no mundo, siga o dinheiro. Doria queria ser presidente pra consertar o Brasil ou porque queria a grana do fundo partidário para sua campanha? Ou, deixe eu formular diferente: a custo do que o PSDB poria uma puta grana numa campanha fadada ao fracasso?

Pau que bate em Chico bate em Francisco

O partido com maior cota do fundo partidário é o recém-formado União Brasil: R$ 770 milhões. Que terá candidatura própria, segundo foi anunciado, a do seu presidente Luciano Bivar, que tem, segundo pesquisas publicadas, perto de 0% de intenção de voto.

Uma última conta

Todo mundo sabe que esta eleição será entre Lula e Bolsonaro. Toda pesquisa, até aqui, mostra uma eleição polarizada e um país dividido. No entanto, o PT e o PL, de Lula e Bolsonaro, levam, juntos, pelas contas desse temente do altíssimo, cerca de R$ 1,254 bilhão de financiamento do fundo partidário.

Só pra pensar

Os restantes de um fundo de R$ 4,9 bilhões vão todos para partidos que não têm chance de vencer a eleição. Tá certo isso? Só pra pensar. É de se perguntar se, quando essas lideranças políticas sentam numa mesa para debater coligações, ou melhor, alianças, elas falam de ideologia ou de grana? Tire as suas próprias conclusões.

Foto (Divulgação) 


Farra da parentada

Publicado 24/05/2022 09:28

Fofoqueiros do apocalipse garantem que, nos próximos dias, deve estourar um escândalo de farra de parentes ligados a um deputado estadual da região. O homem, que agora se lançou pré-candidato à deputado federal, estaria promovendo uma verdadeira festa do nepotismo, com seus parentes e assessores mais chegados. É de arrepiar os pentelhos.

Sogros

Só de sogros de suas filhas, o tal deputado teria dois em seu gabinete. O motorista do deputado seria sogro da filha mais nova e um assessor do gabinete seria sogro da filha mais velha, ou seja, deputado, motorista e assessor têm filhos casados entre si. Que lindo isso, a família em primeiro lugar, minha gente.

Filhos dos Sogros

E os filhos desses sogros das filhas do deputado, pra não ficarem desamparados e tendo que procurar um emprego na iniciativa privada, já pensou eles tendo que cumprir horário, atingir metas e tudo, pesado né, teriam abocanhado cargos comissionados no Estado por indicação do nosso amado representante na leleia. Coisa de louco.

Bagrão

O chefe de gabinete do tal deputado, pra não ficar pra trás, também teria nomeado, desde o início do seu mandato em 2019, o próprio filho para um cargo impiçado na máquina do Governo Estadual. A coluna chega a se emocionar com tanto comprometimento assim de nossos políticos e seus assessores com suas amadas famílias.

Botou lá

Quando a bomba estava prestes a explodir, o deputado resolveu dar uma aliviada pro seu lado e conseguiu que um dos filhos de seus assessores fosse transferido para um cargo em uma prefa da região, pra não ficar tão feio.

Nepotismo cruzado

Só que esse cargo na prefeitura da região teria custado um cargo para o irmão do prefeito (a) no gabinete do “deputado da família em primeiro lugar,” na famosa modalidade olímpica do nepotismo cruzado. Me abana, Senhor!

Imagem ilustrativa - meme da Internet 


Níkolas estará na peleja

Publicado 24/05/2022 09:15

A recente notícia divulgada pelo entisicado Fernando Pegorini (PSD), de que retirou sua pré-candidatura a deputado estadual, segundo ele, “após reavaliar o quadro regional, e também por motivos de saúde na família” (o que é justificável), só confirma aquilo que a coluna e o blog publicou, na semana passada, de que a candidatura do futebolista Níkolas Reis (também do PSD) é cada vez mais óbvia.

Será?

É que a turma da fofoca, digo, as fontes do socadinho escriba, que acompanham o dia-dia da política pexêra, garantem que, para o também pré-candidato da sigla na city, o ex-deputado Paulinho Bornhausen, que concorrerá para a câmara federal, é fundamental uma dobradinha de sangue-puro, do mesmo partido, e o nome que sobressai é o do ex-menino de ouro do Elói.

Não quer

Mas, por várias vezes, esse pançudinho escriba ouviu da boca do próprio Níkolas que ele não quer, e que está dedicado a outras coisas da sua vida profissional e acadêmica. Será? Mas, na política, tudo muda, o tempo todo, e essa nova configuração pode, sim, colocá-lo no páreo, a não ser que algum coelho saia do cartola, digo, da cartola.

Foto (Divulgação)


Vereadora Juliana chama administração do prefeito Fabrício de ridícula

Publicado 23/05/2022 17:57

A bela vereadora Juliana Pavan (PSDB) deixou o tom irônico e adotou uma postura crítica mais contundente em sua declaração de voto sobre o reajuste dos servidores municipais da Dubai brasileira. Juliana disse que o governo do prefeito pop star, coach Fabrício Oliveira (Podemos), usou durante a campanha a palavra “valorização” para enganar o povo e fazer a população de boba.

Contra

“Eu sou contra essa administração ridícula que não sabe dar valor a palavra respeito, que neste momento está em um auditório, falando em emocional, mas não sabe sequer respeitar os profissionais da educação”, retrucou a vereadora emplumada. Juliana ainda disse que se o prefeito quisesse ela poderia exibir alguns vídeos com as promessas de campanha que não foram cumpridas pelo alcaide. Credo!

Palavra

“Quem é que garante que um governo que não tem palavra, vai garantir o reajuste dos professores previstos em lei?  Eu não tenho cargos na administração pública e posso falar como quiser, a desculpa é clara, pois a atual administração não vem fazendo o dever de casa e nem cumprindo com as suas promessas de valorização dos professores”, esbravejou a tucana bonitona.

Vergonha

“O atual prefeito, que se colocou recentemente como pré-candidato ao governo estado, tirou a sua candidatura de vergonha de enfrentar os professores e a população com suas promessas não cumpridas”, alfinetou a tucana.

Foto (Divulgação) 


Terreno na Dubai brasileira vira mocó de malandragem

Publicado 23/05/2022 17:49
Alterado 23/05/2022 18:18

Um terreno baldio que abriga uma antena de comunicação, no centro da fumar, tem sido alvo de invasões de malandragem que tem usado o local para crack e esconder objetos roubados na Dubai brasileira que anda dominado pela criminalidade.

Pedem socorro

A vizinhança da rua 2000, próximo da terceira Avenida, solicitaram pra prefa, Guarda Municipal, Ouvidoria, Papa Francisco, Joe Biden e não sabem mais pra quem recorrer.

Portão arrombado 

Na tarde desta feira, o, foi arrancado e roubado do local, deixando ainda mais uma região repleta de lixo e outros entulhos, fornecendo além disso um vandalismo, como doenças, como dengue, pestilenta. E, agora, quem pode ajudar? 

Foto (Divulgação)


Livro vai contar bastidores vivido por advogado no movimento estudantil

Publicado 23/05/2022 17:33

O tempo passou, mas o advogado Adriano Tavares da Silva decidiu revelar detalhes da experiência vivida no movimento estudantil. Os bastidores da trajetória de Tavares serão revelados pela primeira vez, que lhe resultou uma sentença de primeiro grau de R$ 1 milhão de reais, por danos morais.

Homenagem 

O processo contra a instituição de ensino, além de relatos inéditos serão contados pelo próprio advogado. O material, segundo Tavares, servirá como uma homenagem aos seus professores Regina Célia Pezzuto Rufino, Evelise de Almeida (in memoriam), Elizete Lanzoni Alves, Thais Prestes Veras, Daniel Gebler e acadêmicos catarinenses.

Foto (Divulgação) 


Mulheres na política

Publicado 23/05/2022 17:29

O lançamento do Movimento "Juntos com Lula pelo Brasil" na leleia lotou o plenário o último sábado. Da Dubai brasileira, a professora da Univali e ex-vereadora Marisa Zanoni Fernandes (PT), confirmou sua pré-candidatura a deputada estadual.

Mulheres concorrendo

Marisa reencontrou Ana Paula Lima e Décio Lima, pré-candidatos a deputada federal e a Governador, enquanto Marisa representará na chapa petista as mulheres da região da AMFRI e Costa Esmeralda. Marisa e Ana Paula celebraram o fato de mais mulheres estarem motivadas a concorrer, ou a votar em nomes femininos. "O movimento Lula é também feminino e feminista", disseram elas.

Foto (Divulgação) 


“Ao afastar-se do presidente Bolsonaro o governador prejudicou SC”, dispara o senador Jorginho Mello em entrevista

Publicado 23/05/2022 16:17

Pré-candidato ao governo pelo PL, o senador Jorginho Mello fez críticas contundentes ao atual governo durante entrevista ao Conexão ND, da Record News. 

Prejudicou o Estado 

Para o senador nenhum governador pode dar-se ao luxo de afastar-se do presidente da República. “Principalmente quando o presidente o elege. Isso prejudicou muito o Estado porque essa indisposição comprometeu a relação institucional, que é essencial para garantir investimentos”, destacou Mello. 

Arrecadar 

Segundo o senador, o governo atual só pensa em arrecadar e não tem devolvido isso em benefício aos pagadores de impostos. “A saúde, por exemplo, precisa avançar. A chamada “ambulânciaterapia” persiste no Estado. É desumano fazer o paciente percorrer quilômetros para ser atendido”, destacou ele.

Foto (Divulgação) 


Gelson Rodrigues assume a câmara e pode ser prefeito

Publicado 23/05/2022 12:06

O presidente da câmara de vereadores de Balneário Camboriú, Marcos Kurtz, o Marquinhos (Podemos), se licenciou, a partir desta segunda-feira, por 30 dias das funções de vereador e presidente do Legislativo da Dubai Brasileira. 

Gelson 

Quem assumirá a função de presidente interino da câmara é o vice-presidente, Gelson Rodrigues (Cidadania). Ao assumir o comando do Legislativo, o parlamentar pode inclusive experimentar um período à frente da prefa dos altos da Dinamarca. 

Pode virar prefeito 

Nos bastidores, avalia-se que o prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos) e o vice mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL), também pode tirar licenças por motivos particulares.

Na lida 

Já o presidente licenciado, Marquinho Kurtz é pré-candidato a deputado federal e vai usar esse período de tempo para percorrer o estado.

Foto (Divulgação)


PSB apresenta os seus pré-candidatos

Publicado 23/05/2022 11:55

Com Dário Berger como pré-candidato ao governo do estado, o PSB da Santa & Frienta catarina - promoveu um grande encontro de lideranças e pré-candidatos a deputado estadual e federal, no último sábado na capital manezinha.

Novo debate 

Com o tema “Somos a Força da Mudança”, socialistas de várias partes do Estado defenderam a necessidade de um novo debate político para Santa Catarina e a oportunidade da frente democrática governar com Dário Berger. 

Oportunidade

O presidente estadual da sigla, Claudio Vignatti, enfatizou a oportunidade de Santa Catarina retomar o debate de ideias e o fortalecimento democrático, necessário para mudar o cenário de desigualdade e abandono de políticas sociais para todos, com projeto para as pessoas e não para os políticos. “O PSB vem para a disputa com um nome experiente, com uma trajetória política de sucesso, e com projetos de desenvolvimento social e econômico, priorizando o povo catarinense, aqueles que mais precisam”, disse.

Não vai compactuar 

O senador Dário Berger ressaltou que sua candidatura não vai compactuar com a polarização, com o fla-flu político criado no país, que o momento é de união pela democracia, e essa eleição vai muito além de direita e esquerda. “Temos um projeto para tirar as pessoas da miséria, gerar emprego, renda e justiça social. Junto com o PSB chegaremos ao segundo turno nesta disputa e vamos Governar SC pensando nas pessoas em primeiro lugar”, pontuou. 

Nominata 

Durante o encontro, o PSB apresentou a sua nominata de candidatos a deputado estadual e federal e promoveu um tarde de capacitações com pautas voltadas à comunicação, contabilidade e jurídico eleitoral. Da região, o pré-candidato a deputado estadual, Julcemar Ferreira e o presidente do partido de Itajaí, Luciano Mette se fizeram presentes. 

Foto (Divulgação) 


Galego tá todo pimpão com alvará do Podemos

Publicado 23/05/2022 10:26

O galego ciclista Rubens Angioletti (sem partido) tem anunciado o alvará que conseguiu da executiva estadual do Podemos para se desfiliar sem perder o mandato.

Sem fim 

Depois que a sigla filiou o barbudinho júnior Thiago Morastoni (PL), sem nem perguntar o que o campeão de votos achava, começou a choradeira sem fim de Rubens.

Desprestígio

O fato do barbudinho júnior ter embarcado de malas e cuias no Podemos sem que o partido ouvisse sua principal liderança demonstra o desprestígio de Rubens nos bastidores políticos.

Individualismo 

O homem pode ter boa aprovação popular, mas os linguarudos dizem que é extremamente individualista, só pensa em si e não constrói alianças, talvez por isso ninguém se interessou em ouvi-lo antes. Sério?

Quem quer?

Resta saber quem vai querer o passe do galego em suas fileiras partidárias. A raça de fofoqueiros sopra que o homem anda se assanhando para alguns lados, mas ninguém faz muita questão de filiar o bicicletista. Chegam a ser constrangedoras algumas caras de paisagens de chefões partidários para o arrastamento de asas do Angioletti.

Construir

Agora, deixando claro que mira uma candidatura ao paço da Vila Operária, Rubens deveria se ocupar em construir em torno de si um grupo político forte, mas o problema é que o homem se acha o melhor do melhor do mundo (te cuida Auri Pavoni), anda por cima da carne seca e não gosta muito de compartilhar espaço e holofotes.

Ninguém chega

Rubens, com tanto tempo vivenciando a política, deveria ter aprendido que ninguém chega sozinho a lugar algum. A barda de não dividir pautas, espaços e holofotes, se dizendo funcionário só do povo de Itajaí, pode acabar em um isolamento no meio político. O resultado disso, todo mundo sabe, é a derrota!

Foto (Davi Spuldaro/CVI)



Bons negócios

Itajaí Shopping presenteia clientes com kit sushi em pedra ardósia

Aprenda a receita perfeita para fazer um hambúrguer digno dos melhores restaurantes

Unimed Litoral abre seleção para a contratação de funcionários


Veículos

Automóveis

Ford Ka - 2013

R$ 27.900,00

Motos

Bmw F750 Gs

R$ 52.900,00


Imóveis

Comercial

Sala Comercial Para Alugar No Bairro São Vicente Em Itajaí

R$ 1.500,00

Quartos

Quarto Para Alugar No Bairro Dom Bosco Em Itajaí

Apartamento

Apartamento 2/4 Para Alugar No Bairro São João Em Itajaí

R$ 2.200,00

Apartamento

Apartamento 2/4 Para Alugar No Bairro Fazenda Em Itajaí

R$ 1.500,00

Apartamento

Apartamento 2/4 Para Alugar No Centro De Itajaí

R$ 1.400,00

Casa

Casa à Venda Com Amplo Terreno - Santa Regina - Itajaí Sc

R$ 300.000,00

Apartamento

Apartamentos A Venda Em Itajaí-sc

R$ 172.000,00

Apartamento

Apartamento Semi-mobiliado à Venda No Bairro Espinheiros

R$ 255.000,00


Empregos

Ofereço-me para trabalhar

Diarista

Ofereço-me para trabalhar

Diarista

Ofereço-me para trabalhar

Pedreiro

Ofereço-me para trabalhar

Montador De Móveis Ou Servente

Ofereço-me para trabalhar

Diarista

Ofereço-me para trabalhar

Diarista

Tenho vaga para

Pintor De Carreta

Tenho vaga para

Operadora De Telemarketing


De tudo

Diversos

Diarista Ou Mensalista

Diversos

Jogo Búzios & Cartas!

Negócios e oportunidades

Compro Ouro






Entrevistão

José Evaldo Koch

“O hortifruti é nosso berço”

Laerte Jacomel

"Estamos buscando o que todo mundo busca: paz de espírito”

Édison Carlos

“100 milhões de brasileiros não têm coleta de esgoto”

Walter Orthmann

"Quero ser útil enquanto eu puder”

ENQUETE

Visita do Bolsonaro a Balneário Camboriú

Será muito bem recebido o nosso presidente!

Ele só vem para evento religioso, falta vir para anunciar obras

Não tô nem aí

Vai ouvir fora Bolsonaro!



TV DIARINHO


Confira os destaques desta quinta-feira



Podcasts

Minuto DIARINHO 26/05/2022

Publicado 26/05/2022 20:32




Especiais

Existir para resistir

1ª Virada Afro-Cultural revela uma Itajaí negra e multifacetada

febre entre jovens

Uso de Cigarros eletrônicos acende alerta

Revitalização

Nova orla da Brava está em fase de projeto

Praia Brava

Novo acesso, através de Cabeçudas, será urbanizado

Praia Brava

Duplicação da Osvaldo Reis deve facilitar ligação com BC



Colunistas

JotaCê

Marcha para Jesus com protesto

Coluna Fato&Comentário

Tradição e inovação: a festa do Divino de Itajaí 

Coluna Esplanada

Via Jereissati 

Canal 1

No placar dos programas de entrevistas, TV aberta perde de goleada

Clique diário

Praia do Atalaia

Gente & Notícia

Sul do mundo

Coluna do Janio

Falhas que custam caro

Coluna Exitus na Política

A liberdade do astronauta

Jackie Rosa

Duda e Mateus

Via Streaming

“I May Destroy You”

Na Rede

Os destaques das redes sociais do DIARINHO

Instituto Ion | Informando e Inovando

Agendas importantes de maio

Espaço InovAmfri

Olhar adiante

Coluna do Ton

Baile da Vogue

Vinicius Lummertz

Bolshoi SC 22 anos: o palco da esperança




Blogs

A bordo do esporte

Velejadora Renata Bellotti será timoneira do Phytoervas 4Z em Ilhabela (SP)

Blog do JC

Vereador diz que políticos de Navegantes sempre pegaram uma coisinha no Ferry Boat

Blog do Ton

Sunset party inspirada na Riviera Francesa estreia em Balneário Camboriú neste sábado, dia 28

Blog Doutor Multas

Um guia para iniciantes para apostar no futebol 2022

Blog da Ale Francoise

Enema de café e suas funções

Blog Clique Diário

Itajaí - Navio - Panorama

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯


Fotos







Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação