Blogs | Blog do JC


Blog do JC

Por JC - redacao@diarinho.com.br

O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos


PDT e Conselho Tutelar

Publicado 26/05/2023 19:28

Não dá pra falar em eleição pro Conselho Tutelar em Itajaí sem deixar de lembrar de confusões dentro do PDT da city. Os seguidores dos preceitos brizolistas tão sempre na briga por vagas dentro do órgão que cuida de nossas crianças e adolescentes e, muitas vezes, a briga acaba acontecendo dentro da própria sigla, na famosa disputa por espaços na base do tapa!

Filha do vice

E a campanha nem começou e a primeira treta brizolista já tem nome e endereço. Trata-se da casa do dono do partido e vice-prefeito nas horas vagas Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT).

Pressão? 

A polêmica está na inscrição da filha dele para uma das vagas, deixando diversos pré-candidatos pra lá de desconfiados com a manobra, já que deve rolar uma baita pressão pra eleger a pupila e largar os demais.

Grupo de zapzap

Como não poderia deixar de acontecer, a vice-primeira-dama e patroa do Sodré entrou no circuito com seu dedinho nervoso e já teria feito um grupo de zapzap cheio de comissionados do partido para apoiarem a rebenta. Problema é que ela incluiu no grupo gente que historicamente apoia outros candidatos da sigla ao conselho. Foi o que bastou pra pegar fogo em Roma e o grupo virar pó.

Não custa lembrar

Pra quem não se alembra, o envolvimento de cargos comissionados e partidos nas eleições para o Conselho Tutelar já gerou uma série de denúncias e quase ceifou a cabeça de alguns eleitos para a concorrida vaga.

Num pode! 

A lei não permite envolvimento dos partidos na eleição, algo meio ilusório, mas o PDT pelo jeito não faz nem questão de fingir que cumpre a legislação, e já começa com o pé esquerdo!

Imagem ilustrativa 


Aquele abraço!

Publicado 26/05/2023 19:25

Este socadinho há mais de mês escreveu aqui na coluna que a ideia da secretária da Exclusão, ops, Inclusão, pink, digo, Christina, e seu ajudante cérebro, João Passos, que algo errado não estava certo na contratação do Instituto Redenção para fazer o papel de abordagem social na Dubai Maravilha.

Pink e Cérebro 

Quando este socadinho escrevinhou na coluna e blog, recebeu a visita dos bagrões para jurar de pé junto que estava tudo lindo e maravilhoso com o contrato que custou mais de 600 mil pagos de forma antecipada. Mas agora, com a prestação de contas da empresa, parece que a coisa não é bem assim. Ai que dor!

Diferença grande

Existe uma grande diferença entre os valores pagos e o que deveria ter sido pago. Quem leu a prestação de contas garante que a pink e a cozinheira que era fiscal do contrato, e que declararam que a prestação estava regular, irão se encrencar com o Ministério Público, isso se não acabar sobrando também para o prefeito Pop Star.

Quem? 

Quem vai devolver essa grana? Quando? Já faz mais de dois meses que a entidade recebeu mais de meio milhão de reais e até agora de trabalhar ou devolver o dinheiro público.

Aguardando

Este socadinho está aguardando até hoje a manifestação tanto do Instituto Redenção, quanto do prefeito e da pink. De forma clara: o que vai ser feito para reaver o dinheiro? O contrato tá suspenso ou foi cancelado? Temos muitas perguntas e nenhuma resposta.

Novo Plano?

Linguarudos da Secretaria de Exclusão, ops, Inclusão, garantem que a minha musa pink e o seu ajudante cérebro já estão com um novo plano infalível para contratar uma nova empresa de catar mendigo nas ruas da Dubai brasileira, a terra do Abraço. O processo já teria chegado ao paço dos altos da Dinamarca, e estaria aguardando aprovação.

Aleluia

A mãe Jacira, que não aparece há muito tempo, deu uma volta pela Secretaria de Exclusão e ouviu pelos corredores que a empresa que ganhará o contrato desta vez tem ligação direta com Deus e que teria a bênção dos bagrões. Este socadinho não pode crer que isso seja verdade. Sai pra lá, raça de bocudos.

Silêncio

O que mais chama a atenção é o silêncio do alcaide, o viajão pop star Fabrício Oliveira (New-PL), pois, mesmo após todo o rolo e suspensão do contrato, até hoje ele não deu um pio sobre o assunto. Estaria o Pop Star preocupado em não se envolver com um assunto que não dá likes nas redes sociais? Assim não phode!

Foto (Molecagem com foto divulgação)


Acafe ameaça judicializar o projeto Universidade Gratuita

Publicado 25/05/2023 19:23

 

Em nota A Associação Catarinense das Fundações Educacionais, ameaça ir pra dona Justa. Leia, abaixo: 

"A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) vem acompanhando o andamento do projeto de lei que institui o programa Universidade Gratuita, entregue pelo governador Jorginho Mello, na Assembleia Legislativa na última semana, e apresenta preocupações relevantes com a aplicação dos recursos públicos. Em reunião de colegiado com os reitores que compõem a associação, a instituição está avaliando que caso o percentual de recursos concedidos às instituições de caráter privado seja superior ao proposto pelo Governo do Estado, a Acafe questiona a constitucionalidade e adotará novos posicionamentos. 

A associação contratou uma assessoria jurídica para avaliar o projeto e a constitucionalidade da aplicação de recursos públicos para entidades educacionais com fins lucrativos, sem qualquer dependência destes para o Estado. 

O artigo 213 da constituição brasileira diz que: Os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidos em lei, que: I - comprovem a eficácia não lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação; II - assegurar a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional, ou ao poder público, no caso de encerramento de suas atividades.

Amparados da constituição, as Universidades Comunitárias estão cientes e decididas de que o projeto de Lei não pode sofrer alterações nos percentuais de recursos destinados. 

Caso forneça provisões de valores de forma incoerente e irresponsável com os impostos dos catarinenses, a ACAFE considera fechar os serviços que oferecem em todas as comunidades onde estão inseridas, o que impactaria diretamente na sociedade e nos poderes executivos de dezenas de municípios catarinenses.

"Hoje, as comunitárias prestam um serviço que vai além da formação de ensino superior de qualidade. Elas iniciaram para o desenvolvimento e desenvolveram inúmeras entregas que o poder público não teria como executar. Se o projeto Universidade Gratuita não receber um olhar atento dos nossos parlamentares , encerraremos o ciclo do ensino superior de Santa Catarina, que hoje é modelo para o Brasil, e entregaremos para grupos científicos diversos. É isso que SC quer?“ alerta Luciane Ceretta, Presidente da ACAFE." 

Foto (Divulgação) Reitores com o governador Jorginho Mello (PL) e presidente da Alesc, Mauro de Nadal (MDB), na entrega do projeto semana passada


Evandro no PL?

Publicado 25/05/2023 18:29

Na quarta-feira, andaram agarradinhos pelos corredores da leleia, o suplente de deputado federal e pré-candidato a prefeito da Mariscolândia, Evandro dos Navegantes (PSDB), o presidente da câmara de Penha, vereador Adriano Tibeco (PSDB) e o primeiro suplente de vereador Duda Bueno (sem partido, pelo menos por enquanto).

Evandro no PL

Já o suplente de deputado federal, ex-prefeito e pré-candidato à prefeito, Evandro dos Navegantes, poderia estar de saída do ninho para disputar a estofadinha cadeira da capital do marisco pelo PL.

Seduzido

Evandro vem sendo seduzido dia sim e outro, também, pelos deputados liberais, e na Alesc, conversou de pertinho com os deputados Mauricio Eskudlark, Ivan Naatz, além do papo de pertinho que vem mantendo constantemente com o deputado mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto, todos do PL.

Conversando

Fontes ligadas ao PL marisqueiro garantiram à este socadinho escriba que o partido vem mantendo contato, com várias lideranças, mas que falta apenas o sim de Evandro para que ele se filie e dispute as eleições pelo PL, trazendo o PSDB à reboque. Hummmm…

Foto (Divulgação) 


Quase lá...

Publicado 25/05/2023 13:54

A vice-prefeita de Penha, a professora Juraci (MDB, por enquanto), recebeu convite para ser a candidata a prefeita de Penha pelo PL, segundo revelou o entisicado e bocudo deputado estadual Ivan Naatz (PL).

Detalhes

Em entrevista ao jornalista e radialista Juvan Souza, na Rádio Marazul, Naatz disse que a vice Juraci foi convidada oficialmente pelo PL e faltam detalhes para a filiação na sigla do governador Jorginho Mello.

Pesquisa

Corre à boca-pequena que um gigante grupo empresarial de Penha teria contratado pesquisa de intenção de votos e o nome da vice-prefeita lidera em todos os cenários com 26% na espontânea. Isso teria despertado ainda mais o interesse na filiação da educadora.

Noivas

Se por um lado o PL é a “noiva” por ter muitos deputados, senador e governador em SC, a professora Juraci tem capital político, base, história e biografia que, somados à sigla, deixa a muié muito forte pra disputar com chances de vencer o pleito.

Foto (Divulgação) 

 


Só viajando...

Publicado 23/05/2023 15:30

Do outro lado da vala segue a farra das diárias no executivo. Um passarinho contou para o socadinho escriba que não era só o prefeitão viajão Liba Top, ops, Fronza, que estava fora do paço na semana passada.

Estudiosos de Harvard

A secretaria de Gestão e Controle (dá protegida da excelência Adriana Educa Macarini/PL) estava toda em Curitiba. E o procurador passeador Rodrigo Sabino e parte da sua equipe (de milhões “de pessoas”) estavam no Espírito Santo. Oh, povo estudioso!

Águas termais

E se precisar da Assistência Social do outro lado da vala, essa semana é melhor esperar uns dias para procurar a secretaria. Mais de 10 servidores irão para Piratuba. Será que a hospedagem será nas águas termais? Arreda, raça de fofoqueiros!

Cadê todo mundo?

Já na secretaria de Comunicação não é diferente. O secretário de assistência social, ops, comunicação Aldo Decker - que já visitou a choupana do pançudinho escriba - e toda a sua equipe estão de malas prontas para um cursinho em Floripa. O último a sair passa a chave.

Filho de peixe, peixinho é

A moda do prefeitão viajão pegou. Filho de peixe, peixinho é. A equipe aprendeu rapidinho a passear assim como o Liba Top, ops, Fronza (UB). Um verdadeiro estouro nos cofres públicos do outro lado da vala. Quem controla as diárias do executivo se apresenta e levanta a mão porque tá precisando.

Foto (Divulgação) 


Robison com Bolsonaro e Michelle

Publicado 23/05/2023 15:27

O ex-vereador e atual secretário-adjunto de Portos, Aeroportos e Ferrovias da Santa & bela Catarina, Robison Coelho (PL), esteve politicando em Brasília na semana que passou. Pra imprensa e na versão oficial, a viagem teria servido para visitas em órgãos ligados ao setor de infraestrutura, como a Antaq na questão dos portos, o DNIT na questão das ferrovias e a Anac nos aeroportos.

Protagonismo

Coelho tem ganho protagonismo na co-pilotagem da pasta, mas resta saber se até a próxima eleição ele trará resultados para o setor e também se vai sobrar algum tempinho pra fazer política e preparar a sonhada campanha a prefeito. Não dá pra fazer campanha à distância, ou por telefone, como muitos achavam que dava no passado e hoje estão esquecidos. Corpo a corpo faz a diferença.

Com o Zero Meia

Como de bobo não tem nada, nas horas vagas em Brasília, Robison grudou no senador Zero Meia Jorge Seif Júnior (PL). Tem linguarudo que soprou que Coelho foi lá se solidarizar antecipadamente com o tilápia, já que todo mundo tá apostando que a próxima cassação a ser votada pelo TSE é a dele. Será que combinaram uma dobradinha Seif em Balneário Camboriú, e Robison em Itajaí?

Com Bolsonaro

O Zero Meia, puxa oficial do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), levou Robison até o encontro do mito. Não se sabe se na conversa Coelho teve coragem de reclamar com Bolsonaro da situação que ele deixou na Santa & Bela, sem investimentos em infraestrutura, ou em como deixou o Porto de Itajaí, colapsado. Pelo sorriso nas fotos que pipocaram nas redes, o papo não foi pra esse lado.

As bênçãos

Na verdade, todos sabem que o senador Jorge Seif (PL) goza do maior prestígio com Bolsonaro no estado, sendo escolhido para ser homologado Senador, já que quem fosse tocado pelo Mito seria eleito. Por isso Robison, esperto que só ele, foi mesmo pedir as bênçãos do ex-presidente para ser o candidato da sigla em Itajaí. Muitos chutam que até vídeo e presença na campanha teria sido acertada.

Tem moral

E não dá pra dizer que o Zero Meia não tem moral mesmo com o ex-casal presidencial. No périplo por Brasília ao lado do Senador, Robison também conseguiu agenda com a ex-primeira dama Michele Bolsonaro. Tudo, é claro, com registro de sorrisos, conversas descontraídas e fotos posadas para as redes sociais. Já pensasse na ciumeira que a tchurma deve estar hein?

Foto (Divulgação) 


Oiá, nóis aqui!

Publicado 23/05/2023 15:24

O PSD da city pexêra foi tomado na mão grande pelo grupo do encapetado secretário de Comunicação da piramidal, o Fabinho Rezes. Não sobrou nem o pó das fichas de filiação pro ex-presidente da sigla, o Baga. Segundo as línguas frouxas de plantão, o encapetado ofereceu a filiação de três vereadores no partido, além do lançamento do Sancho Pança Osmar Teixeira (SD ainda) como candidato a prefeito.

Tá gigante?

Mesmo tendo sido rifado do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), deixando seu pessoal todo na rua da amargura, sem as boquinhas que precisam pra se sustentar, Fabinho anda com sangue nos zóios e se sentindo gigante. Isso porque, também na base da mão grande, o encapetado pegou pra chamar de seu o Republicanos, numa conversa direta com o ex-governador Comandante Moisés.

Se batendo

Nessa fase de pré-candidaturas todo mundo é um amorzinho, mas a raça tá ansiosa pra ver todo mundo se batendo lá na frente, nos dois partidos que o Fabinho promete fazer bombar.

Embarcar 

Os conservadores, o beato Beto Cunha (PSDB ainda) e o pastor-vereador Adriano Klawa (sem partido) devem embarcar no Republicanos, junto com o Miacho Otto da Farmácia, que está mapeado para voltar pro partido que é 10!

Turma VIP

Já a turma VIP de Fabinho, composta pela bela do Selmo Chris Stuart (PSC, ainda), pelo ex-comunista Marcelo Werner (PSC, ainda) e pelo Sancho Pança Osmar Teixeira deve embarcar em peso no PSD. Por enquanto, tudo são flores, mas quando a tchurma ver que vai faltar voto pra todo mundo entrar, vai ser uma guerra de egos, vaidades e fogo amigo, pros disseminadores da discórdia vibrarem!

Insustentável

A verdade é que o desespero do Fabinho para dar um golpe no barbudinho Volnei Morastoni com essa história de impeachment é reflexo da necessidade de entregar para o PSD e Republicanos o que prometeu: candidato a prefeito, vereadores eleitos, nominata forte e por aí vai. Se ficar fora da máquina até a eleição, Fabinho corre o risco de não encher nem uma kombi, digo, partido, imagina dois.

Partido de Verdade

Oiá, pode até ser que com o Baga no PSD e o folclórico Neguinho da Janamar no Republicanos as siglas não tivessem muito gás, mas pelo menos eram partidos de verdade, com o chamado “filiado orgânico” batalhando.

Encapetado tocar 

Agora, ao entregarem os partidos para o encapetado tocar, podem até ter uma visibilidade maior, mas quando precisarem do Fabinho, vai ser na base da famosa “e$trutura”.

Foto (Divulgação) 


Marisa com Alckmin

Publicado 22/05/2023 10:17

A Marisa Zanoni, ex-vereadora do Partido dos Trabalhadores (PT) da Dubai brasileira, esteve ao lado de legisladoras que têm os Direitos Humanos como prioridade, em especial Maria do Rosário (também professora e representante do Estado vizinho, Rio Grande do Sul).

Alckmin 

Marisa esteve na Secretaria Nacional da Primeira Infância e Juventude da Câmara dos Deputados.Foram momentos marcantes as conversas de Marisa com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, o picolé de chuchu (PSB); o Ministro Silvio de Almeida (Direitos Humanos) e Wellington Dias  (Ministro do Desenvolvimento Social).

Não pode retroceder 

"Voltarei no início da semana para Balneário Camboriú com muitas novidades e um desejo reforçado de colocar nossa cidade no caminho da reconstrução, e com um foco decisivo: cuidar das nossas crianças, valorizar a juventude. Balneário Camboriú não pode retroceder nas políticas sociais!"

Foto (Divulgação) 


Tudo pode?

Publicado 22/05/2023 10:04

O Ministério Público do Paraná (MPPR) não deixou barato o fato dos vereadores Antônio Brandão (PDT) e Bruno Barbosa (Cidadania), da cidade paranaense de Jataizinho, terem votado o aumento do próprio salário de forma remota e embaixo de um guarda-sol na praia de Balneário Camboriú, em janeiro deste ano.

50 mil cada 

A ação foi proposta pela 1ª Promotoria de Ibiporã, que é a sede da comarca que Jataizinho pertence, e pede que a dupla de excelências excelentíssimas sejam condenadas a pagar R$ 50 mil, cada um, por danos morais coletivos e o valor seja revertido ao município.

Atentaram

O MP afirma que os parlamentares atentaram contra os princípios constitucionais da administração pública, enfatizando o da moralidade, e que o fato teria abalado a imagem do ente público, na base do “tudo pode” no exercício da função pública.

Foto (Divulgação) 


Abduzindo, tentando abduzir?

Publicado 22/05/2023 10:00

Bagrões da pesca

Publicado 22/05/2023 09:44

Nesta semana o bagrão da pesca industrial do Brasil, secretário Expedito Netto, esteve em Itajaí junto a uma comitiva de técnicos do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O grupo participou de várias reuniões com armadores e industriais e depois conheceu de perto alguns dos principais parques fabris pesqueiros. Os encontros foram capitaneados pelo presidente do Sindipi, o Agoniado, ops, Agnaldo Hilton dos Santos.

Prometeu

Cheio de boa vontade, Expedito ouviu demandas de armadores de pesca de tudo quanto é modalidade. Ele jurou de pés juntinhos que pretende trabalhar para resolver os pepinos acumulados ao longo dos anos. Um deles é a reabertura do mercado europeu, fechado desde 2018. “Não tenho dúvidas de que ano que vem será reaberto”, jurou o bagrão na reunião com os associados do Sindipi.

Sabatina

Como rapadura é doce, mas não é mole, além de demonstrar toda a sua boa vontade, o bagrão do MPA ouviu uma pá de broncas dos armadores de pesca. As cobranças vão desde a revisão de normas e portarias, até a implementação de gestão pesqueira e o pagamento do subsídio que, mesmo previsto em lei, não pinga na conta desde 2014.

Vida real

Além das reuniões e sabatinas com os empresários no ar-condicionado do auditório do Sindipi, a comitiva do MPA também bateu perna em indústrias, cais e barcos para conhecer de perto a realidade diária da pesca.

De boca aberta

O grupo ficou de boca aberta com as tecnologias de ponta das indústrias e com a qualidade do pescado. Além de Expedito, também estava nessa comitiva o superintendente federal da pesca em SC, Delcy Batista, e o secretário-executivo da Pesca na Santa & Bela Catarina, Tiago Frigo.

Foto (Divulgação)


"O que vai definir os candidatos no PL, é uma pesquisa eleitoral com maior aceitação e menor rejeição"

Publicado 22/05/2023 09:34

Com as eleições de 2022, o Partido Liberal na Santa & Bela Catarina se tornou o partido mais cobiçado do estado. Tem militantes de todas as siglas querendo se filiar. Também pudera, tem governador, vice-governadora, senador, seis deputados federais e 11 estaduais. Ufa!

Maior Cabo Eleitoral

Se isso ainda não fosse o suficiente, o maior cabo eleitoral de SC chama-se Jair Bolsonaro, e ele estará presente nas eleições municipais. Para o governador Jorginho Mello, todos são bem-vindos. Neste projeto cabe todo mundo com bons propósitos, afirma Jorginho. O PL quer e vai ampliar em muito seus quadros para disputar as eleições nos 295 municípios, garantem os puxas da sigla.

Piano

O governador Jorginho teria orientado os deputados estaduais e federais que “não podemos esquecer de quem carregou o piano até agora. E o momento é de valorização de quem está e também de abrir o partido para receber novas lideranças”, enfatizou.

Garantia

O grande problema é que tem alguns bagrões achando que é só se filiar que a candidatura a prefeito ou vice está no papo. E os líderes da sigla colocam que o importante é que todos que tenham vontade e trabalhem pra viabilizar seus projetos pra disputa. Jorginho quer que o PL dispute as eleições nos 295 municípios em 2024, para garantir mais de 100 prefas no comando do PL.

Jorge Goetten alerta

Se filiar no PL não é garantia que você seja candidato. “O que o governador nos orientou é que todos podem vir, vamos ciscar para dentro, estamos buscando lideranças de todos os partidos e até os que nunca foram filiados e tenham simpatia pelos nossos ideais, mas o que vai definir os candidatos é uma pesquisa eleitoral com maior aceitação e menor rejeição, de forma imparcial e justa, e isso serve para todos os 295 municípios catarinenses”, enfatizou o vice-presidente estadual do partido, Jorge Goetten.

O importante é ter candidato

A dificuldade dos partidos sempre foi ter candidatos que quisessem disputar as eleições, e no PL está sendo dada a oportunidade de todos apresentarem os melhores projetos para as suas cidades. Na construção partidária, Jorginho Mello é um exímio conhecedor e líder, enchem o peito os liberais, lembrando que foram vitoriosos no estado em 2022.

Foto (Divulgação) 


Sindicatos dos Servidores de BC, diz que manifestação foi político-partidária

Publicado 21/05/2023 10:17

O sindicato dos servidores municipais de Balneário Camboriú, em contato com a coluna JotaCê e Blog do JC, se posicionou sobre notas na coluna, no último final de semana e, afirmou que a manifestação na Audiência Pública na casa do povo de Balneário Camboriú, foi político-partidária.

 

  1. Na data de 19 de maio de 2023, na Coluna JotaCê intitulada “Professores cobram piso em BC”, o SISEMBC foi citado com inverdades de forma a macular a imagem da entidade, que tem um histórico de décadas de conquistas aos servidores municipais, com a seguinte citação “Cantam por aí que até o sindicato dos servidores se vendeu e não mandou representante. Sobrando pra APROBC, fundada no ano passado, mobilizar a categoria”.

 

  1. O SISEMBC esclarece que a entidade é independente e não participa de atos com conotação político-partidária, como foi o caso da chamada “Audiência Pública para discutir o Piso Nacional do Magistério”. Como é de praxe, próximo à época das eleições, oportunistas pertencentes à grupos políticos, alguns políticos profissionais e pré-candidatos tentam se apropriar da pauta dos servidores municipais para alavancarem suas intenções eleitorais;

 

  1. Claramente a “Audiência Pública para discutir o Piso Nacional do Magistério” foi um ato político, convocada e organizada por um grupo político. O sindicato lamenta que essas pessoas usem a luta da categoria dos profissionais do Magistério e iludam os professores, mesmo sabendo que o Piso Nacional do Magistério é uma situação que eles não podem resolver. Tanto que a audiência pública foi finalizada sem nenhum encaminhamento efetivo para solucionar o tema;

 

  1. O sindicato, conforme deliberado pela categoria, participa da Comissão de Negociação do Magistério, que realizou três reuniões para construção de uma proposta que atenda o Piso Nacional do Magistério. Infelizmente, esse grupo político busca tumultuar o processo, pois não tem responsabilidade e compromisso com a categoria, além do fato de desejar unicamente aparecer com discursos políticos fáceis, iludindo os profissionais do magistério;

 

  1. O SISEMBC sempre será um ambiente seguro aos seus associados, desenvolvendo um trabalho sério, visando melhorar as condições de remuneração e qualidade de vida dos servidores, permanecendo independente e autônomo de quaisquer políticos, partidos ou governantes eleitos. O sindicato é referência em conquistas em toda a região, sendo o único sindicato do país que derrubou os congelamentos dos triênios e licenças-prêmio impostos pela lei federal, bem como elaborou o atual plano de carreira do magistério, o maior acordo salarial de professores do Estado de Santa Catarina.

 

  1. O SISEMBC aproveita o ensejo para renovar os votos de elevada estima e distinta consideração e se coloca à disposição.

     Balneário Camboriú, 20 de maio de 2023.

     A Diretoria.


Avança o 'Pacto pelo Autismo'

Publicado 21/05/2023 08:40

Na semana que passou, o grupo de trabalho do PACTO PELO AUTISMO se reuniu no gabinete do vereador, Ricardo José de Souza, o Diácono Ricardo (PSD). A reunião contou com a presença de Patrícia, Sidnei Roza, Eloisa Laura, Luciana Tavares, Alexandre de Souza, Maria Angela Cunha, Djonathan Porto, Bruna Amazonas, Alvaneve Moretto, Gabriel Ramon e Juliana Paula. 

Pautar

O objetivo da reunião foi pautar as principais demandas apresentadas pelo evento de lançamento. Principalmente,  um Diagnóstico (Relatório) Municipal do Autismo; Centro Dia para Pessoa com TEA e a realização de vídeos (curso) para pais de filhos com TEA. O grupo recebeu o apoio do CDL, que será parceiro da gravação de vídeos educativos.

Foto (Divulgação) 


Governo Liba: mais de um milhão e duzentos mil em diárias!

Publicado 19/05/2023 11:54

A assessoria do prefeito Liba (UB) entrou em contato com esse socadinho e corrigiu a informação de que o prefeito teria recebido um milhão em diárias desde que assumiu o governo. Na verdade, a informação correta é R$ 43.775,52, de 27 de janeiro de 2021 até 11 de abril de 2023.

Diz que é econômico

A comunicação reforçou ainda que não é do perfil do prefeito criar gastos e sim economia. Quando ele assumiu o governo determinou um pente-fino em todas as contas para corrigir supostos gastos desnecessários. Então tá!

Mais de um milhão!

Contudo e entretanto, o socadinho escriba afirma, corrigindo a informação de que realmente o prefeito gastou quase R$ 44 mil em diárias, mas os seus cargos consumiram R$ 352.782,70 em 2021; R$ 595.358,44 em 2022 e R$ 228.268,41 em diárias este ano.

Diárias aos montes

Ou seja, se somar as diárias do alcaide com o seu séquito dá mais de um milhão e duzentos mil reais. Então, dá pra manter aqui a informação de que o prefeito não é tão austero com o dinheiro público.

Foto (Divulgação) 


Progressista quer ter candidato ao paço pexêro

Publicado 19/05/2023 11:21

O Progressistas de Itajaí, depois de se decepcionar com o perdido dado pelo galego Rubens Angioletti (PL), que prometeu se filiar no partido mas correu pros braços do PL pelas mãos da Campagnolo (PL) e do governador Jorginho Mello (PL), continua sonhando com um candidato a prefeito pra resgatar o status de prestígio e poder da sigla. O nome da vez seria do italiano Tarcísio Zanelatto, ex-secretário de Obras.

Sempre junto

Quem lembra dos 16 anos de poder do partido, nos quatro mandatos do ex-homem dos galináceos Jandir Bellini (Progressistas), sabe que Tarcísio sempre esteve junto, nas missões mais espinhosas, na alegria e na tristeza, nos momentos bons e ruins.

Lealdade

Esse histórico de fidelidade de Zanelatto ao ex-prefeito Jandir e ao partido pode reacender a chama de muitos Progressistas adormecidos. São as chamadas viúvas, né?

Chapa pura?

Os mais apaixonados pelo poder, ops, pelos tempos que o partido governou a city pexêra, chegam a conjecturar uma chapa pura dos Progressistas com o ex-prefeito Jandir Bellini ou algum parente seu como vice do Tarcísio.

Balança 

Pode ser loucura, mas a presença do Jândi ou de alguém na chapa que leve a grife, ops, o sobrenome Bellini, é algo com potencial de desequilibrar uma disputa.

Fotos (Divulgação) 


Segundo presidente do PT de Itajaí, Gerd Klotz, vice-prefeito diz que vereadores tem DNA golpista

Publicado 18/05/2023 15:47
Alterado 18/05/2023 18:03

O vice-prefeito e presidente do PDT, Marcelo Saldré, ops, Sodré, esteve na reunião dos partidos de esquerda, na frienta noite de quarta-feira e, quebrou o silêncio, segundo o presidente do PT de Itajaí, o carequinha Gerd Klotz, sobre a bronca na câmara que pede a cassação do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e dele (Sodré). 

Comentou 

Ainda segundo Gerd, Marcelo, teria comentado com os seus pares na reunião, sobre ao processo que foi aberto na piramidal casa do povo pelos vereadores de oposição, contra ele e o prefeito barbudinho Volnei e, não poupou criticas. 

Tranquilo 

Gerd, contou que Sodré, afirmou que está  tranquilo, em relação ao processo de cassação do mandatos do prefeito Volnei Morastoni e de seu próprio, instaurado no legislativo “pois vejo absoluta impropriedade em relação à acusação de alguns vereadores." 

DNA golpista!
Ainda segundo o vermelhinho Klotz, o chefão do PDT, atribuiu esta movimentação “ao DNA golpista que os move, pois são ligados a extrema-direita que aterrorizou a vida política nacional e está espalhando seus tentáculos sobre a nossa Itajaí."

Foto (Divulgação) 


Pegorini no Curso de Direito

Publicado 17/05/2023 15:42

Na noite desta última terça-feira o entisicado, ex-vereador Fernando Pegorini a convite do Professor Maycon Fagundes Machado, palestrou para turma do Curso de Direito na faculdade Unisul, em Itajaí, sobre o Processo Legislativo Municipal que foi tema de dissertação do Mestrado do Pegorini que, também, tem bagagem com relação ao assunto com experiência legislativa.

Foto (Divulgação) 


TSE cassa mandato de Deltan Dallagnol

Publicado 17/05/2023 08:40

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgaram um recurso apresentado pela federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) no Paraná e pelo Partido da Mobilização Nacional que chegou ao tribunalão no final de janeiro, após ter sido rejeitado do prelo Tribunal Regional Eleitoral paranaense.

Unanimidade

O relator no TSE é o ministro Benedito Gonçalves e a decisão foi de cassar por unanimidade o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos). O ex-promotor que se tornou famoso por conta da parceria com o ex-juiz Sérgio Moro e ter sido o coordenador da operação Lava Jato, se elegeu com 344.917 votos, deputado federal pelo Paraná, o mais votado.

Broncas

As siglas contestaram a condição de elegibilidade de Deltan Dallagnol. Destacaram, que Dallagnol, estaria barrado pela ficha limpa ao ter deixado a carreira de procurador tendo um monte de bronca, digo, procedimentos administrativos no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Pediu o boné

Para o Ministro relador, Benedito, o pedido de sartar fora, ops, exoneração feito pelo ex-promotor para deixar o Ministério Público Federal “teve o propósito claro e específico de burlar a incidência da inelegibilidade”.

Pra escapar de ficar inelegível

“O recorrido exonerou-se do cargo de procurador em 3 de novembro de 2021, com propósito de frustrar incidência de inelegibilidade. Referida manobra impediu que 15 procedimentos administrativos em trâmite no CNMP em seu desfavor viessem a gerar processos administrativos disciplinares que poderiam ensejar pena de aposentadoria compulsória ou perda do cargo”, explanou o relator.

Arquivados

Segundo o ministro Benedito Gonçalves, Dallagnol tinha um catatau de 15 procedimentos, abertos em trâmite no CNMP para apurar supostas infrações funcionais na época de seu pedido de exoneração do cargo de procurador, o que fez com que as broncas, com o seu pedido de exoneração, fossem arquivados.

Ficha limpa

“O recorrido - Dallagnol - agiu para fraudar a lei, uma vez que praticou, de forma capciosa e deliberada, uma série de atos para obstar processos administrativos disciplinares contra si e, portanto, elidir a inelegibilidade. Dito de outro modo, o candidato, para impedir aplicação da Lei da Ficha Limpa, antecipou sua exoneração em fraude à lei”, complementou.

Burlar 

Ou seja, Dallagnol, que se cabava de defender a lei, pediu sua exoneração pra não responder por seus atos e se tornar inelegível. Nem tudo que parece é...

Foto (Divulgação) 

ENQUETE

O que você achou da prisão da mulher por fazer topless em BC?

Absurdo; coisa medieval, topless não é crime

Concordo, topless é, ou deveria ser, crime

Não tenho opinião formada, precisamos discutir esse assunto

O STF já demorou pra dizer se é ou não crime



TV DIARINHO


Confira os destaques desta sexta-feira:- Mulher negra encontra casca de banana esmagada na porta do ...





Especiais

AGÊNCIA PÚBLICA

Governo Bolsonaro fichou líderes caminhoneiros segundo o grau de “ameaça”

BRASÍLIA

"Somos uma família": senadores bolsonaristas se solidarizam com golpistas presos na Papuda

NA ESTRADA

Cinco museus pra conhecer em SC

ENTREVISTA

“A igreja é uma instituição homofóbica”, diz pastor LGBTQIA+

pública

Ministério de Minas e Energia apoiou ‘jabuti’ para afrouxar lei da Mata Atlântica



Colunistas

Coluna do Ton

Cenário paradisíaco

JotaCê

Médico licenciado do Estado

Via Streaming

Do virtual para o real

Histórias que eu conto

Anos Cinquenta – Futebol I

Coluna Esplanada

Sabotagem na PGR?

Artigos

Carta ao povo catarinense

Foto do Dia

A abelha!

Coluna Fato&Comentário

Trânsito público na Vila de Itajaí: normas de 1868

Gente & Notícia

FIESC homenageia o Sinduscon de Itajaí

Ideal Mente

Como equilibrar o uso de telas e prevenir o vício em videogames

Direito na mão

Auxílio-acidente de trabalho: o que é, e como pedir?   

Coluna do Janio

Marcílio terá, enfim, um CT

Coluna Exitus na Política

Fátima

Mundo Corporativo

Caminho e persistência

Na Rede

Se liga no que foi destaque nas redes do DIARINHO

Jackie Rosa

Irmãos Pereira, prata da casa de Itajaí, chegam à unidade número 100

Clique diário

Baía Afonso Wippel




Blogs

Blog da Jackie

As 3 + LINDAS

Gente & Notícia

José Loreto desfile com sunga fio-dental no São Paulo Fashion Week

Blog do JC

PDT e Conselho Tutelar

Blog da Ale Francoise

Esta aberta a temporada de peelings sequenciais!

A bordo do esporte

Regata Vela do Amanhã ganha mais barcos e velejadores mirins

Blog do Ton

Gloria Groove chega à Santa Catarina neste fim de semana para shows em Florianópolis e Balneário Camboriú

Blog Doutor Multas

Exame para renovar CNH

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯


Fotos





Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação