Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 13/09/2024 15:04
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), o mercado de nutrição esportiva deve crescer pelo menos 9,6% até 2027. Esse cenário reforça o sucesso da Mr. Olympia Brasil Expo, a maior feira do segmento no país, que a cada ano atrai mais visibilidade e público.
A edição de 2023, realizada no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), reuniu mais de 23 mil visitantes, 60 expositores e 2.250 lojistas, movimentando mais de 100 milhões de reais em negócios. Para 2024, o evento, organizado pelo Savaget Group em parceria com a Musclecontest, acontecerá entre 18 e 20 de outubro no Distrito Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana), em São Paulo, mudando de local para comportar mais expositores e visitantes.
Com menos de dois meses para o início, quase todos os espaços da feira já foram vendidos. “Crescemos 12% em 2023 e acredito que superaremos essa marca em 2024, já que a busca por hábitos saudáveis, que incluem a nutrição esportiva, está em constante expansão, indo além dos praticantes de exercícios”, afirma Ana Paula Graziano Leal, CEO da Savaget.
De fato, a suplementação alimentar, antes vista como algo exclusivo para atletas e praticantes de musculação, agora atinge um público mais amplo, como destaca a nutricionista Thays Pomini. “O esforço físico aumenta a demanda por nutrientes que, por praticidade, podem ser obtidos por meio da suplementação, alcançando níveis ideais que a alimentação sozinha muitas vezes não supre. Além disso, essa necessidade vai além da prática esportiva ou da estética”, explica Pomini.
**Suplementação para diferentes públicos**
Um exemplo claro é o ômega 3, nutriente importante para a saúde geral e na prevenção de doenças cardiovasculares. Para atingir a quantidade necessária desse nutriente apenas pela alimentação, seria preciso consumir grandes quantidades de peixes de águas frias e profundas, o que é inviável para a maioria das pessoas. Outro exemplo é o whey protein, essencial para quem precisa de maior ingestão de proteínas, como esportistas ou até crianças e adolescentes, que nem sempre conseguem suprir essas demandas apenas com as refeições.
Idosos também se beneficiam da suplementação. Com a idade, há perda de massa muscular, e muitos enfrentam dificuldades de mastigação e digestão. “O consumo de proteínas, como o whey protein, pode ajudar a manter a massa muscular em idosos”, explica Pomini. Além disso, pessoas com condições como fibrose cística, que precisam de hipercalóricos para ganho de peso, também encontram nos suplementos uma solução prática.
Esses exemplos mostram como o mercado de nutrição esportiva se diversifica, oferecendo produtos que vão além das academias e podem ser encontrados até em farmácias e supermercados. “Embora a Mr. Olympia Brasil Expo tenha um público fiel de esportistas, ela também atrai consumidores variados, que buscam as inovações que a indústria do bem-estar apresenta a cada ano”, comenta Leal.
Foto: Rodrigo Dod
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
🚨🔒 Receita Federal apreendeu meia tonelada de cocaína escondida em carga de carne de ave congelada. ...
Publicado 11/10/2024 20:37