Matérias | Entrevistão


ELEIÇÕES 2024

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

Os candidatos Liba Fronza (PSD) e Rogério Corrêa (PL) foram os entrevistados

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria



N avegantes é um dos municípios que mais cresce em Santa Catarina. A economia impulsionada pela Portonave se beneficia da posição geográfica estratégica. Navegantes tem acesso a duas rodovias federais, a BR 470 e a BR 101, conta com um aeroporto internacional e mais de 10 quilômetros de orla preservada. Três candidatos se apresentam como opções para governar a cidade nos próximos quatro anos: Junior Pinheiro, do PSB, que optou por não participar da sabatina; Liba Fronza (PSD), atual prefeito que busca a reeleição e Rogério Corrêa (PL), que se uniu ao MDB na tentativa de conquistar os votos necessários para administrar o município. Nesta entrevista à jornalista Franciele Marcon, os candidatos apresentam suas propostas para o saneamento básico, saúde, educação, mobilidade urbana, economia e infraestrutura. As imagens são de Fabrício Pitella, e as entrevistas completas, em áudio e vídeo, estão disponíveis no portal DIARINHO.net e em nossas redes sociais.



SANEAMENTO BÁSICO

Qual é a sua proposta para que Navegantes não dependa de Itajaí e o plano para cumprir o Marco Regulatório do Saneamento Básico? Qual será o prazo para a implementação dessas melhorias?


Liba: Nós somos o governo que resolvemos o problema de abastecimento de água na cidade de Navegantes, construímos uma estação de tratamento de abastecimento de água, construímos um reservatório com três milhões de litros de água. Nós entendemos que o problema de água e tratamento de efluentes precisa passar especificamente por uma concessão. O que nós já estamos fazendo? Preparando todos os estudos, de acordo com o Marco Regulatório, para a gente preparar esse processo de concessão. Se nós ganharmos a eleição, nós iremos partir para um processo de concessão de água e de esgoto. [Em qual prazo?] Nós queremos implantar isso no máximo em dois anos. O estudo vai começar a acontecer agora, já contratamos a empresa, acredito que em seis meses de estudo, dentro de uma plataforma na qual a gente conta com um projeto, em dois anos já está começando a implementar. Até no Marco Regulatório nós já estaremos com a cidade dentro da sua capacidade que o Marco exige, que eu acho que é 30%.

Rogério: Há muito tempo Navegantes espera por uma água de qualidade e também que a gente seja autossuficiente nesse abastecimento. Nós temos fontes em Navegantes que é possível, tem algumas vertentes também em Luiz Alves que é possível e é possível também que a gente faça um tratamento de água e para que a gente seja autossuficiente nisso. Nós vamos estudar e vamos resolver a parte da água. O esgoto não é tratado. Nós não temos um litro de esgoto tratado em Navegantes. Nós precisamos começar. É lógico que em quatro anos eu não farei o tratamento de esgoto para Navegantes inteira, porque vai ser muito difícil. É um trabalho, além de ser custoso, muito moroso, mas nós vamos iniciar. Nem que seja só ter um terreno onde a gente possa fazer uma base de tratamento, já definir esse terreno e fazer um plano piloto para um bairro, alguma coisa assim, para que depois outras gestões continuem o tratamento de esgoto.


 

“Eu consigo entrar em todos os bairros, em todas as casas, em todos os comércios. E é justamente por isso que eu trago desenvolvimento para Navegantes”
Liba Fronza

 

INFRAESTRUTURA NOS BAIRROS

Moradores de bairros mais afastados do centro se queixam da falta de infraestrutura, falta de mobilidade urbana, calçamento, passeios públicos, transporte coletivo e limpeza urbana. Os investimentos ficam mais concentrados no centro da cidade, Gravatá e parte da Meia Praia. Qual é a sua proposta para atender todas as localidades?

Liba: Primeiro que isso não é verdade. Nós atendemos todos os bairros de forma igualitária. Transporte coletivo fomos nós que resolvemos e colocamos em todos os bairros da cidade com qualidade. Limpeza urbana, todos os bairros são contemplados pelas nossas equipes, inclusive interior, de forma muito bem executada. O que nós também temos é pavimentação de ruas – em todos os bairros estão sendo pavimentadas, uma, duas ou três ruas. Nós já fizemos 108 ruas no nosso governo. Essa fala é muito da oposição que quer vender uma situação que não existe, com um abandono ou falta de acompanhamento dos bairros. O que está acontecendo, na verdade, é que nós implementamos, com muitos equipamentos, o centro, que precisava. Agora iremos levar essas melhorias, que já acontecem no centro, também aos bairros. Vamos melhorar a capacidade dos bairros, mas já acontece todo o sistema de infraestrutura em cada bairro da cidade. [Na Radial, moradores se queixaram de uma vala existente no bairro e a retirada de linhas de ônibus...] Na verdade foram tiradas algumas linhas, porque houve ajuste de itinerários. Nós tínhamos um transporte coletivo sem nenhum estudo antecipado e sem histórico. A gente precisava começar a atender para ver onde é que seria o mais viável. E com relação àquelas ruas, era uma área considerada invasão. Nós implementamos o Reurb, botamos o Lar Legal, estamos entregando escritura para os moradores e estamos começando a chegar nesses bairros agora com a infraestrutura do município.


Rogério: Navegantes contempla mais de 14 bairros e outras localidades que têm que ser assistidas pelo governo municipal. Nós não podemos dar as costas para os bairros e cuidar só do centro e em volta da prefeitura. Nós temos que olhar a todos. A primeira coisa que eu já pretendo fazer, assim que iniciar na prefeitura, é o que uma dona de casa faz quando ela quer fazer uma arrumação na sua casa. Ela começa fazendo uma limpeza. E é isso que eu vou fazer na cidade. Vamos fazer uma limpeza geral. Bairros, centro, todos os bairros, nós vamos fazer uma limpeza e retirar tudo que é lixo de trás de casa. Nós vamos limpar a cidade inteira. Nós vamos dar um jeito nisso. Terrenos baldios, vamos limpar a cidade inteira. Isso é um problema de saúde pública e não embeleza e não ajuda em nada a nossa cidade, que também é uma cidade turística. Calçadas, passeios públicos, nós pretendemos fazer alguma lei de incentivo para que as pessoas ganhem algum tipo de desconto no IPTU e a gente consiga fazer essas calçadas, passeios públicos. Tem muitos bairros que reclamam do transporte coletivo. No nosso plano de governo, já está contemplado que a gente dê a tarifa zero. Você não vai pagar ônibus e esses ônibus vão chegar nas localidades mais remotas e mais periféricas do município para atender todos.

 

“O esgoto não é tratado. Nós não temos um litro de esgoto tratado em Navegantes. Nós precisamos começar”
Rogério Corrêa

 

MOBILIDADE URBANA

  As obras na região central de Navegantes são o caminho para o centro urbanizado, mas têm prejudicado o acesso à travessia e ao aeroporto. O fato de o município depender do ferry boat também complica o deslocamento, principalmente quando a BR101 está superlotada ou ocorre algum acidente no trecho. Quais são suas propostas para melhorar o deslocamento dos navegantinos? Como suas propostas consideram os planos de mobilidade da região, tendo em vista a integração com cidades vizinhas?


Liba: Nós fomos o governo que resolveu o problema da fila do ferry boat. Ela passava pelo bairro São Pedro e nós tivemos a coragem de tirar a fila de lá e colocar na Via Portuária. Com isso nós resolvemos o problema de mobilidade, principalmente no centro, quando a BR 101 tranca; nós conseguimos fazer isso de uma forma muito organizada. Na cidade de Navegantes nós estamos trabalhando com vários binários, porque como nós não temos novas avenidas, precisamos organizar as que já existem. Os binários são feitos, têm trazido uma melhora na mobilidade muito grande. Precisamos evoluir mais ainda. O projeto é contratar uma empresa que faça todo o estudo de mobilidade dentro de Navegantes, porque nós sabemos que hoje são 2,5 mil caminhões que são atendidos pelo porto diariamente e são 2,4 milhões de passageiros no aeroporto, isso tudo traz novos veículos. Com as nossas limitações de avenidas, nós precisamos estudar o trânsito de uma forma muito mais integrada, mas com certeza a cidade de Navegantes hoje não tem problema de mobilidade. Nós estamos evoluindo bastante com esse sistema de binário. [Têm projetos para integração com os outros municípios?] O projeto do Promobis, que a gente já está trabalhando há quatro anos, desde o início do meu mandato, e o túnel que liga Navegantes a Itajaí já é uma realidade. Dentro desse projeto nós estamos traçando os trajetos internos da cidade de Navegantes para a eletromobilidade, principalmente para ligar as pontas dos bairros com a nossa linha troncal, que vai passar pelo aeroporto e vai levar até o parque do Beto Carrero.

Rogério: Para amenizar o trânsito, nós temos que fazer o quê? Diminuir os carros. Não dá para a gente pegar os carros com a mão e diminuir o volume de trânsito de carros circulando pela cidade. Mas tem duas coisas que já vai diminuir sensivelmente. Seja zero vírgula zero alguma coisa, mas vai diminuir. Uma é tirar os caminhões que circulam pela cidade com os contêineres e ficam estacionados pela cidade, nos bairros, acabando com as nossas ruas, tampando os nossos bueiros, quebrando os bueiros e criando mais problema para a prefeitura e para os nossos moradores. Essa é uma: nós pretendemos tirar os caminhões, criar um estacionamento para esses caminhões, onde eles só vão ser chamados para o porto, fazem a sua coleta da carga, e dali eles vão para o destino final. O outro é com o coletivo, com o coletivo gratuito, fazer com que a população utilize mais o coletivo, tirando assim os carros das ruas, tendo um trânsito melhor. Uma engenharia de trânsito especializada para que a gente não faça na tentativa e erro. Não dá tempo de a gente fazer tentativa e erro, quatro anos passa rápido, temos que ter gente especializada para tratar do trânsito de Navegantes. [E o ferry boat?] O ferry boat é outra questão que nós vamos estudar. A ponte e o túnel já são demandas de muito tempo que se precisa disso. Já saiu através do governo estadual, através da Amfri, a verba destinada para o projeto do túnel e nós vamos ficar em cima disso para que saia o projeto e saia a obra. Enquanto isso, nós vamos ter que remediar com esse problema da fila do ferry boat, seja para o lado direito, seja para o lado esquerdo, mas estudar isso melhor.

 

“Nós temos que tratar um hospital regional, porque não é só Navegantes que sofre com isso. É Navegantes, Penha, Piçarras e Luiz Alves”
Liba Fronza

 

SAÚDE

Muitas são as reclamações sobre o hospital de Navegantes. Além da estrutura, considerada inadequada para o tamanho da cidade, há muitas queixas sobre a qualidade do serviço prestado. Como pretende melhorar esse atendimento? O hospital seguirá terceirizado? Há previsão de aumento do orçamento para a saúde ou parcerias com o governo estadual e federal para aumentar a capacidade do hospital?

Liba: Nós estamos fazendo uma pequena ampliação no hospital agora, já para botar mais um centro cirúrgico que é necessário. Nós estamos também finalizando uma licitação para que a gente possa finalizar o hospital, o segundo piso, aumentando um pouco mais a capacidade dele. Nós atendemos mais de nove mil pacientes por mês, não tem mais condições físicas do hospital atender todas essas pessoas. Justamente por isso que, talvez, nós temos em alguns picos um atendimento talvez não tão condizente quanto precisava ser. O que nós estamos pensando para o futuro de Navegantes? Nós temos que tratar um hospital regional, porque não é só Navegantes que sofre com isso. É Navegantes, Penha, Piçarras e Luiz Alves. Essa ligação com Itajaí pelo ferry boat ou pela BR 101, quando está com problemas, e nós ficamos muito longe de recursos de saúde. O projeto é buscar, junto ao governo do estado, um hospital regional para atender a nossa região, a região norte da Amfri. Com isso, nós tiramos esse peso da cidade de Navegantes e transformamos aquele hospital num centro de maternidade, porque hoje nós já atendemos mais de 120 gestantes por mês, ganhando seus filhos aí na nossa cidade.

Rogério: As parcerias vão ser feitas, vão ser procuradas. Nós estamos alinhados com o governador Jorginho Mello, com 21 deputados, isso fecha 22, que não é coincidência, mas isso é providência. Nós temos 22 portas para bater, para fazer os convênios. Está no nosso plano de governo, lançado [dia 10 de setembro], que eu vou passar aqui em primeira mão para o DIARINHO, que contempla a construção de um hospital. Nós tivemos em Florianópolis, falamos com vários deputados estaduais que estão apoiando a nossa campanha e vão apoiar, sem dúvida, a nossa gestão. Vai ser uma gestão incansável para que a gente possa fazer um hospital de referência em Navegantes, porque o povo merece, não merece esperar nas filas três, quatro horas para ser atendido e depois até um ano para fazer um exame.

 

“Quem não tem história, não existe. Falir uma empresa ou ter um incêndio, isso não é feio para ninguém. O que é bonito, é quando (...) você supera esse obstáculo, levando a sua empresa ao sucesso”
Rogério Corrêa

 

ECONOMIA

A Portonave é a grande arrecadadora do município. Como o senhor pretende diversificar a matriz econômica da cidade, atraindo mais empresas? Além de atrair novas empresas, quais são suas propostas para apoiar os pequenos empresários e comerciantes locais?

Liba: A Portonave representava 70% da arrecadação de ISS no nosso município. Hoje ela representa 43%. Isso mostra que nós já fizemos a diversificação econômica da nossa cidade. Navegantes é uma cidade com economia muito diversificada. Nossa matriz econômica passa por vários segmentos. Isso é fruto do nosso trabalho, porque nós estamos atraindo novas empresas para dentro da cidade, mostrando a desburocratização e o respeito ao cidadão navegantino e às pessoas que querem empreender. Nós somos o governo que mais deu oportunidade para as MEIs. Tivemos a maior criação de MEIs dentro da cidade. Porque nós desburocratizamos o processo de abertura de novas empresas. Nós diminuímos o ISS de alguns segmentos. Tudo isso já fez com que Navegantes saísse de uma posição de 0,94 ponto percentual da arrecadação do ICMS para 1,13. Isso aumentou a nossa arrecadação de 340 para mais de R$ 700 milhões nesses quatro anos. Isso demonstra que nós estamos no caminho certo e que Navegantes está crescendo cada vez mais de maneira organizada e muito rápida.

Rogério: Eu fui pequeno empresário, duas vezes me recuperei do incêndio, isso me deu uma bagagem muito grande, porque eu consigo ter essa empatia de um médio-grande empresário e também de um pequeno iniciante. Eu consigo me colocar no lugar deles. Sei onde o calo aperta, sei o que eles precisam e nós vamos incentivar o microempresário. Nós vamos também incentivar os investidores que vêm de fora, que precisam de mão de obra, nós precisamos ter uma escola técnica em Navegantes onde prepare, pelo menos um preparo técnico, para que aquele jovem tenha o seu primeiro emprego em Navegantes e consiga sustentar essas empresas que vêm para cá (...), porque o que a gente precisa é de mão de obra para tocar a empresa. A empresa não anda sozinha, ela precisa de mão de obra. Navegantes quer dar e quer oferecer para todos. [Mas como o senhor pretende fazer esse incentivo?] Agilidade no processo, quando nós recebemos o empresário, todos os incentivos que pode, por lei, nós vamos dar. E agilidade. Nós vemos hoje, para conseguir um alvará, para conseguir uma viabilidade econômica, demora meses e o empresário acaba indo embora, investindo em outro município.

 

“Vai ser uma gestão incansável para que a gente possa fazer um hospital de referência em Navegantes, porque o povo merece, não merece esperar nas filas três, quatro horas para ser atendido e depois até um ano para fazer um exame”
Rogério Corrêa

 

EDUCAÇÃO

  Navegantes tem um problema de segurança pública, com índices preocupantes de violência. Uma das medidas preventivas é a educação de qualidade para crianças e jovens. A cidade até hoje não se inscreveu no projeto de educação integral ofertado pelo governo federal. Quais suas propostas para melhorar a educação e ter atividades no contraturno escolar? O senhor vai aderir a parcerias com o governo federal?

Liba: Nós já recebemos recursos do governo federal para a construção do novo colégio em tempo integral. São mais de R$ 12 milhões e vai ser lá no bairro São Paulo. Isso demonstra que nós estamos alinhados com o que a gente precisa, que é o desenvolvimento da cidade e olhando para a educação. A educação de Navegantes tem tido um índice de qualidade muito bom. Nós temos investido muito em equipamentos, nós temos investido na mão de obra, nós temos investido nos professores, nos materiais. A educação de Navegantes nunca teve uma atenção tão grande quanto nessa nova gestão, mas a gente sabe que ainda precisamos avançar em alguns pontos. E é justamente isso que a gente está falando para as pessoas. Nós precisamos de mais um período para que a gente possa colocar Navegantes no patamar que merece.

Rogério: Tudo que for bom para o município, nós vamos aderir. Tudo que vier de bom para o município, nós vamos aderir. Porque aqui, o que está em jogo e o que nós queremos é o melhor para o município e não para o Rogério. Não é o político Rogério. É o município. O que vem a agregar e o que vem a somar para o município, nós vamos buscar. Nós queremos melhorar as estruturas, acabar com as filas das creches que hoje temos. Queremos melhorar, já é uma proposta nossa, melhorar o salário dos servidores. Já vai ter um aumento logo no início da nossa gestão. Fazer um plano de carreira, garantir os direitos adquiridos deles de triênio e outros direitos adquiridos que foram conquistados ao longo do tempo. Esses nós vamos garantir. Ter uma equipe motivada, uma equipe que esteja realmente entusiasmada para que a gente consiga entregar uma educação de qualidade.

 

“Nós atendemos todos os bairros de forma igualitária. Transporte coletivo fomos nós que resolvemos e colocamos em todos os bairros da cidade com qualidade”
Liba Fronza

 

 

DIZ AÍ, CANDIDATOS!

 

 

DIZ AÍ, LIBA

Seus opositores lhe acusam de ser o candidato da elite, em detrimento da maioria, e de ter feito um governo focado em agradar grandes empresas. Como responde a essas críticas?

Liba: Na verdade, esse é um discurso de oposição, que não é a realidade. Eu sou um governo que atende todas as pessoas. Eu ando pelas ruas de Navegantes, eu conheço a população como ninguém nunca conheceu. Eu consigo entrar em todos os bairros, em todas as casas, em todos os comércios. E é justamente por isso que eu trago desenvolvimento para Navegantes, porque as pessoas entendem que conhecendo a cidade é que vai trazer oportunidades. Nós somos um governo que atende a maioria da população quando precisa, seja de baixa renda, seja de classe mais abastada. Porque nós precisamos entender a cidade. Eu não tenho nenhuma preocupação com o que a oposição fala, porque o que nós temos é entrega. A entrega nunca foi tão grande dentro de Navegantes. Isso independente da classe. Nós conseguimos resolver o problema de transporte coletivo, que atende a baixa população. Nós resolvemos o problema de falta d’água. Nós resolvemos o problema da iluminação pública. Nós estamos resolvendo o problema da saúde. Nós estamos resolvendo o problema da educação. Para que um governo que resolve mais? Só conhecendo a população da forma que nós conhecemos.

 

 

DIZ AÍ, ROGÉRIO

Seus críticos dizem que seu discurso se baseia no fato de sua empresa ter sofrido incêndios e de ter entrado para o livro dos recordes. Como não tem experiência na vida pública, qual seu plano para administrar uma das cidades que mais cresce em SC?

Rogério: Já que ela é uma cidade que mais cresce em Santa Catarina, ela tem oportunidades de crescer e ter um bom gestor. Quem não tem história, não existe. Todo mundo tem que ter uma história. Falir uma empresa ou ter um incêndio, isso não é feio para ninguém. O que é bonito, é quando (...) você supera esse obstáculo levando a sua empresa ao sucesso. Isso é um know-how que me avaliza a ser um bom gestor. Porque o que nós temos hoje é R$ 1,6 milhão de arrecadação por dia e que precisa ser gerida, e não é por político, é por um bom gestor.

 

RAIO X

 

NOME: Libardoni “Liba” Fronza

NATURAL: Pouso Redondo (SC)

IDADE: 53 anos

PARTIDO: PSD

COLIGAÇÃO: PP, Podemos, PSD e UB

ESTADO CIVIL: Casado

FILHOS: Dois

FORMAÇÃO: Administração de Empresas e pós-graduação em Gestão de Supermercados

TRAJETÓRIA: Disputou sua primeira eleição municipal em novembro de 2020 e foi eleito prefeito de Navegantes pelo DEM; atualmente está filiado ao PSD

 

 

 

NOME: Rogério Tomaz Corrêa

NATURAL: Navegantes

IDADE: 55 anos

PARTIDO: PL

COLIGAÇÃO: PL, MDB, PRTB, Republicanos, Federação PSDB/Cidadania

ESTADO CIVIL: Casado

FILHOS: Dois

FORMAÇÃO: Estudos Sociais, Direito, Administração de Empresas, MBA em Gestão Empresarial e Act Coach

TRAJETÓRIA: Proprietário da Equilíbrios Camisetas Promocionais desde 1994; presidente da CDL (2010); cofundador da Credifoz; coordenador da Festa de Nossa Senhora de Navegantes; detentor de três recordes mundiais no Guinness Book: maior camiseta do mundo (2014), maior manto do mundo (2018) e maior máscara do mundo (2021)

 




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.145.89.89

Últimas notícias

Moradora da Vila Operária desaparece

ITAJAÍ

Moradora da Vila Operária desaparece

“Nego Fi” é preso por triplo assassinato

Itapema

“Nego Fi” é preso por triplo assassinato

Itajaí receberá 350 mil passageiros em cruzeiros nos próximos dois anos

BOAS NOTÍCIAS

Itajaí receberá 350 mil passageiros em cruzeiros nos próximos dois anos

Comper Itajaí reinaugura com loja mais ampla e novidades nos setores

REINAUGURAÇÃO EM ITAJAÍ

Comper Itajaí reinaugura com loja mais ampla e novidades nos setores

Pescador é resgatado depois de se jogar no mar

Vendaval

Pescador é resgatado depois de se jogar no mar

Descubra quanto custa o passeio pelo novo lar da Bonani e da Banoffe, o aquário de BC

ROLÊ DO DIARINHO

Descubra quanto custa o passeio pelo novo lar da Bonani e da Banoffe, o aquário de BC

Campeonato Catarinense tem formato alterado e menos datas

Encolheu

Campeonato Catarinense tem formato alterado e menos datas

Cerca de 70 atletas participam do Bandeira Azul Surf Open em Penha

Surfe

Cerca de 70 atletas participam do Bandeira Azul Surf Open em Penha

Prefeitura de Itajaí deixa mais de 100 pessoas do paradesporto sem bolsa atleta

Corte de gastos

Prefeitura de Itajaí deixa mais de 100 pessoas do paradesporto sem bolsa atleta

Gasolina subiu mais de R$ 0,50 desde janeiro; veja os preços da pesquisa

ITAJAÍ

Gasolina subiu mais de R$ 0,50 desde janeiro; veja os preços da pesquisa



Colunistas

Anna Carolina responde Calinho Mecânico

JotaCê

Anna Carolina responde Calinho Mecânico

Tudo Azul conscientização

Charge do Dia

Tudo Azul conscientização

Atuação apagada

Coluna Esplanada

Atuação apagada

SC Day coloca estado em nova fase avalia Fiesc

Coluna Acontece SC

SC Day coloca estado em nova fase avalia Fiesc

Lila e Wilson curtem Barcelona

Coluna do Ton

Lila e Wilson curtem Barcelona

A polêmica da escala 6 x 1 

De Olho no Fisco

A polêmica da escala 6 x 1 

Nova lei da saúde mental

Ideal Mente

Nova lei da saúde mental

Vice-campeão no oeste

Show de Bola

Vice-campeão no oeste

8 formas de antecipar a aposentadoria do INSS

Direito na mão

8 formas de antecipar a aposentadoria do INSS

Coluna Exitus na Política

O que há contra as palavras a ler?

Cardume de arraias e vitória do  Flamengo bombaram no DIARINHO

Na Rede

Cardume de arraias e vitória do Flamengo bombaram no DIARINHO

Carla e as meninas na Disney

Jackie Rosa

Carla e as meninas na Disney

Por que investir em FIIs?

Diário do Investidor

Por que investir em FIIs?

A reinvenção das “Camboriús”

Artigos

A reinvenção das “Camboriús”

Seja firme nas suas decisões

Mundo Corporativo

Seja firme nas suas decisões

Morte e ritos fúnebres no Itajaí antigo

Coluna Fato&Comentário

Morte e ritos fúnebres no Itajaí antigo



TV DIARINHO


🛒✨ Tá sabendo da nova loja Fort Atacadista que inaugura em Itajaí no mês que vem? Será no bairro São ...



Podcast

Fort Atacadista inaugura nova loja em Itajaí

Fort Atacadista inaugura nova loja em Itajaí

Publicado 19/11/2024 19:30



Especiais

Câncer, malformação, “viroses”: a crise de saúde puxada por agrotóxicos na terra da soja

AGRO

Câncer, malformação, “viroses”: a crise de saúde puxada por agrotóxicos na terra da soja

COP do Clima: como os riscos e danos crescem a cada meio grau de aquecimento global

Aquecimento global

COP do Clima: como os riscos e danos crescem a cada meio grau de aquecimento global

“Estou ciente da decepção que os EUA às vezes causam”, diz enviado americano

COP29

“Estou ciente da decepção que os EUA às vezes causam”, diz enviado americano

O homem, a lenda: a história oculta do fundador da Casas Bahia

Podcast

O homem, a lenda: a história oculta do fundador da Casas Bahia

Vale e outras mineradoras dão calote bilionário e afetam municípios de Minas Gerais e Pará

BRASIL

Vale e outras mineradoras dão calote bilionário e afetam municípios de Minas Gerais e Pará



Blogs

Ídolos do Bayer Leverkusen jogam futebol com crianças

A bordo do esporte

Ídolos do Bayer Leverkusen jogam futebol com crianças

Difusora

Blog do JC

Difusora

Enquanto isso, no impresso...

Blog da Jackie

Enquanto isso, no impresso...

Posso tomar creatina?

Blog da Ale Francoise

Posso tomar creatina?

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Blog do Ton

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Gente & Notícia

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Reynaldo Wanderhec

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ELEIÇÕES 2024

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação