A Expomar 2024, maior evento de pesca do Brasil, acaba na noite de quinta-feira com a distribuição da maior paella do Brasil, uma atração imperdível para os amantes da gastronomia. O evento, no Centreventos de Itajaí, reúne expositores, pescadores, piscicultores, especialistas e empresários.
Durante a feira, os visitantes podem conferir palestras e debates focados na importância do desenvolvimento do setor, além do lançamento da Semana Nacional do Pescado. Com a participação ...
Durante a feira, os visitantes podem conferir palestras e debates focados na importância do desenvolvimento do setor, além do lançamento da Semana Nacional do Pescado. Com a participação de 60 empresas líderes de mercado, a Expomar oferece soluções inovadoras, incluindo sustentabilidade, tecnologias marítimas e novos equipamentos para pescadores profissionais e armadores.\
O estaleiro Indústria Naval Catarinense (INC) é um dos participantes do evento, apresentando projetos de embarcações, parcerias com fabricantes de equipamentos de convés e o primeiro dique flutuante, que promete revolucionar a construção, reparo e manutenção de embarcações em solo brasileiro. A INC, em parceria com a Cintra Naval Ship Design, busca trazer mais tecnologia ao setor, conforme destaca Josuan Moraes Neto, analista comercial da empresa.
A gastronomia também ganha destaque com a “Cozinha Show”, onde chefs convidados ensinam receitas com frutos do mar e até algas. Na quarta, o cardápio foi tilápia crocante com molho de beterraba e manjericão. Já na quinta teve Ebi Tempurá, Ebi Mayo e filé de tainha.
Já o “Corredor do Sabor” apresenta produtos de empresas que produzem e processam pescados, valorizando os ingredientes locais. Estudantes de robótica do Sesi/Senai montaram um expositor tecnológico com robôs para demonstrar soluções inovadoras, presenteando os visitantes com chaveiros ecológicos. Além disso, tem feirinha de artesanato com produtos locais e sustentáveis.
Hoje tem paella
O encerramento da Expomar, às 18h desta quinta, terá distribuição gratuita de uma paella gigante, simbolizando a confraternização final do evento. O tacho que fabricará a iguaria tem 4 m² e o fogareiro que vai cozinhar a comilança também é gigante.
Confira a programação de quinta
- 9h | Painel Blue Fish: Possibilitando o crescimento azul na maricultura
- 9h | Workshop sobre inovações na construção de embarcações pesqueiras
- 11h | Desenvolvimento da Maricultura no Brasil – avanços e desafios
- 14h | Ordenamento da maricultura em Santa Catarina – resultados alcançados e ações necessárias
- 14h50| Molubis: A política e as alternativas de qualificação de depuração e resultados alcançados
- 15h | Encontro Mulheres das Águas
- 15h40 | Mexilhões invasores: Problemas ou oportunidades?
- 17h | Lançamento da Semana Nacional do Pescado
- 18h | A Maior Paella do Brasil – Confraternização e encerramento