MOMENTO FOFURA
Aquário de BC tem berçário de "Nemos" e cavalos-marinhos
Tem até ovos de tubarão-bambu
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O aquário de Balneário Camboriú inaugurou um berçário de espécies marinhas, revelando ao público a beleza e a complexidade do início da vida marinha. Os visitantes podem observar filhotes de peixe-palhaço, famoso pelo filme Procurando Nemo, cavalos-marinhos, medusa-da-lua, medusa-de-mármore e ovos de tubarão-bambu.
Apesar de pequenos, como os peixes-palhaços que medem entre 0,8 e 1,5 centímetros, os filhotes já têm o formato perfeito. O público pode acompanhar a reprodução das espécies, seu ciclo de vida e alimentação.
O berçário proporciona o melhor ambiente para o desenvolvimento dos filhotes. Eles ficam em aquários separados, onde recebem acompanhamento. Quando atingem o tamanho adulto, vão aos aquários de suas espécies e abrem espaço pra novos filhotes.
Berçário
Peixes-palhaços: conhecidos pelo filme Nemo, podem chegar a 11 cm, são ovíparos, monogâmicos e possuem dentes pequenos.
Cavalos-marinhos: gestados pelo macho, nascem mais de 300 por vez, podem se camuflar, nadam na vertical e são dos peixes mais lentos do mundo.
Medusas: também chamadas águas-vivas, têm aparência gelatinosa, podem se regenerar, não têm cérebro nem olhos e são 95% água.
Tubarão-bambu: ovíparos, com ovos que levam cerca de sete meses para eclodir. Nascem com cerca de 10 cm e adultos podem atingir 1,3 metros.