Luto
Itajaí e região se despedem de Dona Teka Nardes
Natural de Navegantes, dirigente espírita teve vida voltada às causas sociais ligadas à infância
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]
Itajaí e Navegantes se despediram de Alcione Nardes, a popular Dona Teka Nardes, falecida na quarta-feira, dia 20 de novembro, aos 77 anos, em Balneário Camboriú. Teka, natural de Navegantes, era muito conhecida nas duas cidades, após mais de 20 anos de trabalho como secretária em dois consultórios odontológicos tradicionais de Itajaí: o do doutor Mima e o do doutor Piccoli Pai.
Ela também teve uma vida dedicada ao voluntariado e às causas sociais. Teka sempre morou em Navegantes, mas atravessava diariamente o rio Itajaí-açu, não apenas para os afazeres profissionais, mas também para atuações sociais. Foi voluntária das causas de infância e também relativas ao Conselho Tutelar.
Vinculada à doutrina espírita, era dirigente e voluntária do Centro Espírita Anjo da Guarda, mais antiga casa espírita de Itajaí, fundada em 1927, além de ser voluntária do tradicional Lar Fabiano de Cristo, onde fazia palestras às mães e preparava lanches para as crianças.
Teka dedicava-se ao estudo e divulgação dessa doutrina, tendo também participado do programa espírita Café com Leite, que nos anos 2010 era produzido e apresentado pela FM Dengo Dengo, de Navegantes.
Criou filhas, sobrinhos e enteados
Aposentada, Teka deixou ainda um legado familiar. Era casada com o saudoso Abelardo Nardes, e teve duas filhas. Também criou três sobrinhos, filhos de uma irmã falecida ainda jovem, vitimada pelo câncer. Ao casar com Abelardo Nardes, também criou os cinco filhos do esposo.
A professora aposentada e amiga de infância Maria Goreti Girão, de Navegantes, conta que Teka vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos anos, e estava acamada. Teka faleceu no hospital da Unimed, nesta quarta, em Balneário, foi velada na sexta-feira durante o dia e cremada na sexta-feira, no crematório do bairro São Vicente, em Itajaí.