Balneário Camboriú
UTI adulto do hospital Ruth Cardoso está lotada
São 10 pacientes ocupando todos os leitos da ala intensiva
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Os 10 leitos de UTI adulto do hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, estão lotados. Há pacientes aguardando transferência na emergência do pronto-socorro.
Segundo a diretora Geral do Ruth Cardoso, Syntia Sorgato, a situação começou a se agravar na quinta-feira, quando houve um aumento no número de acidentes de trânsito. Com os pacientes em estado grave, houve ocupação de todos os leitos de UTI.
A direção do Ruth Cardoso já solicitou vagas de UTI à Regulação Regional de Saúde, através da Secretaria de Estado, mas não teve retorno sobre os pedidos de vagas para transferência. “Todos os pacientes estão com vaga solicitada no Sistema de Regulação”, informou Syntia.
Uma das pacientes que espera vaga na UTI é Luana Jaques Nicolette. A moradora de Itapema está internada no hospital Santo Antônio aguardando transferência pro Ruth Cardoso. “Ela está com cirrose e hepatite C e estamos esperando uma vaga na UTI, mas até agora não conseguimos. Foram feitos vários pedidos e até agora nada. Ela está em estado greve”, explicou o irmão da paciente, Josue Jaques.
Josue conta que, como a família mora em Itapema, acredita que o hospital Ruth Cardoso, de BC, é a referência em saúde da sua região. Syntia informou que o próprio hospital de Itapema poderia solicitar a vaga de UTI em outro município para atender a paciente imediatamente.
Neonatal também
A UTI Neonatal do Ruth Cardoso também está lotada desde a primeira semana de março. As seis vagas estão ocupadas. Há gestantes internadas com risco de parto prematuro. Por isso, a direção também solicitou vagas para o Sistema de Regulação para transferência emergencial de bebês.