Por JC - redacao@diarinho.com.br
O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos
Publicado 04/02/2025 20:09
O governador da Santa & Calorenta Catarina, Jorginho Mello (PL) confirmou nesta terça-feira, durante a abertura oficial do ano legislativo na Assembleia Legislativa , o deputado Ivan Naatz (PL) como o novo líder do governo no parlamento catarinense.
Compromisso
Ao agradecer o convite de Jorginho Mello, o deputado disse que está assumindo este compromisso com a seriedade e a dedicação que a função exige. “Estamos ciente dos desafios que temos pela frente, mas também motivado pela certeza de que, juntos, podemos alcançar resultados significativos", afirmou.
Esteve à frente
Esta não é a primeira vez que Naatz ocupa a liderança do governo. Em setembro de 2023, ele esteve à frente da gestão na Assembleia, durante uma licença médica do deputado mais sorridente do sul do mundo, o Sapatinho Carlos Humberto (PL), então líder até o final do ano passado.
Desafios
Entre os primeiros desafios de Ivan Naatz na liderança, estarão os projetos de lei do governo que envolvem um aumento de 21,5% para as carreiras que compõem as forças da Segurança Pública, e sob o qual ainda não há um consenso das lideranças destes servidores ; e a proposta de regionalização do saneamento que pretende criar grupos de municípios visando concessões para obter investimentos e alcançar metas de cobertura de água e esgoto previstos no Marco Legal do Saneamento, aprovado em 2020.
Ampliar o debate
Este projeto chegou a iniciar tramitação no ano passado , mas foi adiado agora para 2025 em função de encontrado algumas resistências entre as entidades representativas dos municípios .O argumento é de que ela poderia ferir a autonomia dos municípios de decidir individualmente sobre a gestão dos serviços de saneamento — uma atribuição municipal de acordo com a Constituição. “O importante é ampliar o debate democrático como a Alesc sempre tem feito na busca de alternativas de consenso”, antecipa Naatz .
Foto (Divulgação) Governador Jorginho Mello (PL) e o deputado Ivan Naatz ( PL): missão de defender os projetos do governo no parlamento
Publicado 03/02/2025 14:40
Alterado 03/02/2025 20:11
A prefeitona dos bairros da Dubai City, Juliana Pavan (PSD), vai retirar o projeto do BC Previ. A espevitada Ju Pavan, recebeu o sindicato dos servidores e, resolveu segurar a proposta que propunha mudanças, pra que seja melhor discutida nas próximas semanas.
Foto (Divulgação)
Publicado 03/02/2025 14:34
O secretário de (In) segurança da Dubai City, Evaldo Hoffmann, se pronunciou, em nota, sobre o programa Luta por Elas e, o que taxou de "fake news" espalhadas nos últimos dias.
Nota Oficial
O Governo Municipal de Balneário Camboriú vem a público esclarecer as fakenews divulgadas acerca do Programa Luta por Elas, da Guarda Municipal, e responder sobre inúmeros questionamentos gerados nos últimos dias.
Em primeiro lugar, reforçamos nosso compromisso com as mulheres do nosso município, e durante todo o mandato, conforme prometido em campanha, estaremos atuando em diversas frentes de políticas públicas para as mulheres de Balneário Camboriú.
Quanto ao projeto anterior de defesa pessoal, que era ministrado por um guarda municipal na sede da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, entendemos a sua importância, e ainda mais, a necessidade da sua continuidade. Porém, nos moldes como estava acontecendo, não era possível mais a aceitação, haja vista ele ser um projeto de cunho inteiramente pessoal e não da instituição, e também, por haver constatação de improbidade administrativa. O guarda municipal em questão recebia, na gestão anterior, como supervisor, responsável, dentro da sua escala de serviço, por administrar os demais guardas municipais que estavam na rua trabalhando. Porém, desde o início do seu projeto pessoal, não atuava na função, mesmo recebendo para tal, caracterizando desvio de função. Além disso, recebeu indevidamente inúmeras horas extras, mesmo ficando por aproximadamente três anos sem trabalhar em sua função de origem na Guarda Municipal.
Esclarecemos oportunamente as Funções de um supervisor da Guarda Municipal:
a) comandar frações da Guarda Municipal, escaladas em turnos de serviço ou guarnições;
b) fiscalizar os serviços que forem executados durante o seu turno de serviço;
c) conferir as escalas de serviço de seus subordinados antes destes assumirem seus serviços e repassar quaisquer mudanças para a Central e para seus superiores;
d) informar de imediato o Subcomandante da Guarda Municipal as ocorrências de repercussão ou que envolvam integrantes da Guarda Municipal;
e) alterar a escala de seu turno de serviço, em caso de necessidade, relatando o fato em relatório de serviço;
f) assinar documentos ou tomar providências de caráter urgente, na ausência ou impedimento ocasional o Subcomandante e do Comandante da Guarda Municipal, dando-lhes conhecimento na primeira oportunidade;
g) zelar pela boa conduta dos seus subordinados durante o serviço;
h) cumprir e fazer cumprir as Normas Gerais de Ação, Estatuto da Guarda Municipal e demais regulamentos e ordens pertinentes;
i) promover a imediata apuração sumária de irregularidade no serviço ou falta funcional, preservando as provas coletadas, encaminhado ao comando da Guarda Municipal;
j) confeccionar e apresentar relatório no final do seu turno de serviço, e desempenhar todas as funções comuns de "Guarda Municipal".
Como relatado acima, mesmo sem atuar na função, o guarda municipal em questão recebia para tal, o que caracteriza improbidade administrativa. Outro ponto é que, diante de férias, problemas de saúde e outras necessidades de cunho pessoal, o projeto ficava paralisado, até a possibilidade de retorno do instrutor.
No início deste ano, ao assumirmos a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, determinamos que o Programa Luta por Elas, de defesa pessoal para mulheres, seja gerido de forma legal e institucional, coordenado pelo CEFAG - Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas, setor este responsável por todos os cursos ministrados pela Guarda Municipal. Inclusive, o guarda municipal em questão teve a oportunidade de se inscrever como professor do projeto, e não o fez. Foram abertas as inscrições para todos os guardas municipais, que desde que sejam habilitados, pudessem se voluntariar para atuar no programa, o que não foi feito pelo guarda municipal em questão. Hoje, já contamos com mais de 220 inscrições de mulheres para o programa, e mesmo diante da necessidade, não contamos com a inscrição voluntária do antigo instrutor.
Por meio do Programa Luta por Elas, hoje, já contamos com:
- Dois guardas municipais e um agente de trânsito, todos habilitados tecnicamente, inscritos para atuarem como instrutores voluntários.
- Termo de Cooperação Técnica com a Fundação Municipal de Esportes, que também disponibilizará mais instrutores para atuar na função.
- Atuação conjunta com o GPM - Grupo de Proteção a Mulher, da Guarda Municipal, que irá atuar com todas as mulheres alunas do projeto.
- Disponibilização de toda a estrutura de prática esportiva da Secretaria de Segurança Pública.
- Supervisão do CEFAG - Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas, que atuará na padronização e evolução contínua do programa.
Reiteramos que, de maneira alguma, tomamos o projeto anterior deste guarda municipal, mas sim, criamos um novo programa, de maneira institucional, a fim de atender na área de defesa pessoal todas as mulheres interessadas de Balneário Camboriú.
Por fim, vale esclarecer que:
O Guarda Municipal Felipe Platt teve a oportunidade de se inscrever de forma voluntária para ser instrutor do projeto, e não o quis fazer, pois não terá mais os ganhos que tinha anteriormente, como supervisor e também de horas extras. Também, estamos instaurando processo administrativo para apurar as denúncias de improbidade administrativa que correspondem ao projeto pessoal anterior, dentro da sede da nossa secretaria.
Evaldo Hoffmann
Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública de Balneário Camboriú
Publicado 03/02/2025 11:58
A prefeita Juliana Taxan, ops, Pavan, que quer aumentar o IPTU na Dubai Maravilha, a qualquer custo, hoje ela está ligando para os vereadores da oposição e pedindo para que se abstenham de votar? Como? Se abster de votar o aumento de IPTU? Assim não Phode!
Aumentar imposto
A prefeita Juliana, Que se diz dos Bairros, Pavan; que quer aprovar tudo no afogadilho em uma sessão extraordinária, com votação única e quer que a oposição fique quieta? Ah para né? Acha que vai tratorar e que os vereadores de oposição serão benevolentes com suas ações de aumento de impostos.
Oposição
Os vereadores de oposição Jair Renan, Guilherme Cardoso, Victor Forte e Mazinho Miranda se manifestaram em suas redes contra o aumento. E o vereador Naifer Nery que é do novo também. O resto dos vereadores é um incógnita. Vamos ver quem é contra e quem é a favor do aumento de impostos. A coluna de amanhã promete.
Foto: (Divulgação)
Publicado 03/02/2025 09:55
O governo da prefeitona dos bairros Juliana Pavan (PSD) enviou para a Câmara de Vereadores da city da praia alagada, digo, alargada, na sexta-feira um pacotão de 16 projetos para serem votados em sessão extraordinária, nesta segunda-feira.
Aumento diluído em oito anos
Entre os projetos enviados, o mais polêmico é o da revisão da planta de valores da cidade que prevê aumentos anuais de 12,5% acima da inflação para os próximos oito anos, perfazendo 157% de aumento na conta desse socadinho escriba. Ai qui dor!!!
Corda em casa de enforcado
Vamos combinar, falar em aumento de impostos no Brasil, onde o preço de tudo, até dos alimentos, está indo pras nuvens é o mesmo que falar de corda em casa de enforcado. A oposição da Dubai brasileira caiu de pau. Com razão. Principalmente pela falta de discussão sobre o tema.
Rolo compressor
Votar um pacote de projetos que traz embutido assuntos polêmicos como aumento de IPTU e reforma administrativa, tudo de uma vez, mostra a intensão da prefeitona de passar o rolo compressor, porque para ter enviado os projetos já deve ter garantido os votos necessários para aprová-los. Ou não?
Logo saberemos
A sessão extraordinária para votação do pacotaço de Juliana será nesta segunda a partir da uma e meia da tarde. A sessão, aliás, as sessões, porque serão duas uma após a outra (a da reforma administrativa de apenas 15 minutos), promete fortes emoções. Aguardemos…
Foto (Divulgação)
Publicado 03/02/2025 09:51
O deputado federal Jorge Goetten (Republicanos), da Santa & Bela Catarina, celebrou a eleição do correligionário Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara dos Deputados. A eleição ocorreu neste sábado, 1º de fevereiro, em Brasília. Motta conquistou 444 dentre os 513 parlamentares.
Apoio
Goetten foi o primeiro deputado catarinense a declarar apoio à candidatura de Motta e participou ativamente da campanha do parlamentar, articulando entre colegas, partidos e frentes parlamentares. Ele destacou que o novo presidente da Câmara é um líder equilibrado, que ouve todos os segmentos e toma decisões ponderadas – qualidades essenciais para o momento que o Brasil atravessa.
Jovem
Aos 35 anos, Hugo Motta também se tornou o parlamentar mais jovem da história a assumir a presidência da Câmara dos Deputados, um feito que reforça a renovação política e a força do Republicanos no cenário nacional.
Consolida
Além de fortalecer a representatividade do partido em nível federal, a vitória de Hugo Motta também tem impacto direto no Republicanos em Santa Catarina, que está sob a presidência de Jorge Goetten. "Essa conquista consolida ainda mais o nosso partido, dando voz aos nossos valores e pautas no Congresso. Em Santa Catarina, seguimos firmes no projeto de crescimento do Republicanos para os próximos anos", afirmou o parlamentar.
Foto (Divulgação)
Publicado 03/02/2025 11:33
Alterado 03/02/2025 11:58
O ano escolar ainda nem começou, mas tem muita gente preocupada com o futuro das crianças da rede municipal de ensino da city pexêra. Nos bastidores, dizem que é grande o número de diretores, diretores-adjuntos e secretárias nomeados pelo prefeito Robison Coelho (PL), sem a menor capacidade técnica pra comandar uma escola ou sala de aula, o que pode botar a educação dos pequerruchos em risco.
Maus tratos
Além dos incompetentes, que por si só já podem botar toda a educação da meninada a perder, também tem gente alertando que existe servidor investigado, que passou por processo administrativo e suspensão das atividades por maus tratos e inúmeras faltas ao trampo, em cargo importante dentro de unidade de ensino do governo Robison. Credo!
A coisa só piora
A falta de qualificação, segundo os bocudos de plantão, também ultrapassa as escolas e salas de aula e é flagrante dentro da própria estrutura da secretaria de Educação. Os fofoqueiros detonam que tem muita, mas muita gente nomeada que nem sabe o porquê de estar lá dentro, sem capacidade alguma de fazer a máquina andar numa das pastas mais importantes do município.
Educação dos Angiolettis
A tchurma detona (arreda, raça de infelizes!) que o fato tá rolando por que Robison cometeu o mesmo erro de seu antecessor, o ex-prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), entregando a Educação de portas fechadas pro vice-prefeito Robin, ou melhor, Rubens Angioletti (PL).
Patroa no comando
O “empregado do povo” teria colocado sua digníssima esposa Liacátia Corrêa, que é agente de educação efetiva, pra indicar e avalizar todas as nomeações na secretaria. A mulher, mesmo sem aparecer, teria virado a grande chefona da Educação. Ai, ai, ai, qui dor!
Cátia cover
A coisa tá tão escancarada que uma carrada de servidores da Educação tá chamando a mulher de Rubens de Cátia cover, em alusão à Kátia Sodré, esposa do ex-vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, que também mandava e desmandava por lá.
Autoritária e perseguidora
Desta vez, porém, dizem que a Cátia cover é ainda mais difícil de lidar do que a original, com fama de ser mais autoritária e mais perseguidora (sério?), além de não ter qualificação para comandar esse processo. Arreda, cambada de fofoqueiro!
Serelepe
O vice-prefeito, que fica todo serelepe pra gravar vídeos e mais vídeos mostrando pras pessoas que está trabalhando, ou seja, que faz sua obrigação, poderia dar uma investigada nessas nomeações pro bem dos alunos pexêros.
Cabreiros
Quando se imagina que não pode piorar, a coisa agrava e segue destrambelhada. Muitos amados mestres estão putos da cara com uma formação na igreja evangélica, a ‘Reviver’, que fica perto do Bistek do bairro São João, na city pexêra.
Cultos?
Onde já se viu formação de professores em igreja? Cadê a pluralidade de pensamentos, principalmente na Educação, e o direito de cada um professar o seu credo? Pelo que eu saiba, o estado é laico e tal situação um absurdo. Oremos!
Nunca se viu
Professores entraram em contato com o socadinho escriba dizendo que em 25 anos de educação em Itajaí vai ser a primeira vez que numa segunda-feira, começo de fevereiro, quando chegam professores pra formação, reuniões, e grande parte de diretores e secretários de escolas ainda não foi nomeada. Professores retornam na segunda e as aulas dia 6. Fim do mundo!
Caldeirão ferve
Outra bronca que circula nos bastidores é que o vice-prefeito Robin, ops, Rubens e sua esposa andaram indicando e retirando indicações do presidente da piramidal casa do povo, o entisicado Fernando Pegorini (PL), e tal situação eleva ainda mais as temperaturas desse verão escaldante. Eitcha!
Se liga, Robin!
Seria bom Rubens ver a real qualificação dessa gente, ainda mais se sua patroa ou ele próprio estiverem mandando por lá. Dá uma bizolhada nisso, Robin, ops, Rubens! Ou vai seguir só falando mal do governo anterior? Bora trabalhar!
Publicado 02/02/2025 10:36
O prefeito da city pexêra, Robison Coelho (PL), enviou à piramidal casa do povo projeto de lei complementar para que o Teatro Municipal de Itajaí venha a ser denominado de Tito Arruda. No projeto do executivo, Robison lembra da trajetória de José Valdevino Arruda Coelho, o Tito Arruda, e suas contribuições para com Itajaí. Merecido!
Foto (Divulgação)
Publicado 03/02/2025 09:28
Nesta semana que finda fui convidado pelo DIARINHO nosso de cada dia a acompanhar a jornalista Franciele Marcon em entrevistas a dois petistas: o operador e empresário Glauco Piai e a deputada federal Ana Paula Lima. Duas boas entrevistas de onde se extrai um pouco da “ode” petista.
Porto
Óbvio que ambos os entrevistados procuraram acertar no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e no bolsonarismo a quem culparam, purexemplo, pelo sucateamento do Porto de Itajaí para que ele fosse privatizado a preço mais baixo. Não concordo, mas tudo bem. Acho que ali a situação foi outra, muito mais paroquiana, mas enfim.
Décio, o fraco
Ainda na questão do porto, Piai meio que riu da suposta influência de Décio Lima no processo de federalização, além de ironizar o indicado por Décio para assumir o porto federalizado, o polido João Paulo Gama que, realmente, foi rifado bonito — o que dá alguma razão à galhofa de Piai sobre a pretensa influência de Lima em Lula ou no PT nacional.
O porto é nosso
Já a deputada Ana Paula Lima disse na entrevista que Itajaí não perdeu nada com a federalização. A deputada falou com propriedade, meio que tomando para a família Lima (Ana e Décio, não aquela outra) o protagonismo na orientação do processo que roubou de Itajaí a condição de ser o único porto municipalizado do Brasil. Mas agora já foi.
Precisa se reinventar
No resumo, nem Ana Paula e nem Glauco Piai — que falaram muitas coisas até interessantes — conseguiram, a meu ver, acender alguma luz no fim do túnel petista. Já disse aqui, e repito, que o PT precisa se reinventar. Um partido que não conseguiu consolidar um candidato a prefeito em Itajaí, purexemplo, é um partido sem rumo no estado. Tá mais morto que vivo e respira por aparelhos...
Surfando marola
A força que Décio Lima ganhou a partir das eleições de 2022, que levou Lula de novo ao poder e Décio ao segundo turno contra little Jorginho Mello (PL), conquistando quase 30% dos votos, deu a Lima uma notoriedade que acho que ele não tem.
“Numbros”
Embutidos nesses 30% de votos que Décio levou, estão os votos catarinenses antibolsonaristas e não apenas votos petistas. Os votos petistas são os 17% que Décio ganhou no primeiro turno. Concorda? Só pra relembrar, o PT aqui da Santa & Calorenta Catarina fez apenas a mixaria de sete prefeitos nas eleições municipais do ano passado e tudo em cidades pequenas.
PL, MDB
O PL fez prefeitos em 89 cidades. O MDB, que pintam meio como um partido de antigamente, mostrou sua força e capilaridade fazendo 73 prefeitos. Então, môs quiridos, o PT tá longe de ser uma força política considerável por aqui… Mas, e eu com isso?
Meio zarolho
Pra terminar, das 20 principais cidades do estado o PL fez prefeitos em nove, o PSD em sete, e o MDB em duas, sobrou pro Novo e o Cidadania uma pra cada. Peguei a lista dos municípios de Santa Catarina e contei, meio zarolho, pode ser que tenha escapado alguma, mas é por aí. E durma-se com um barulho desses.
Publicado 02/02/2025 21:19
O plano de saúde dos servidores públicos da Dubai city, pagou cirurgias estéticas como colocação de silicone e correção de pálpebras durante a gestão do muso das bochechas rosadas, o pop star Fabrício Oliveira (PL). Cosadiloco!
Pente fino
A descoberta foi feita após um pente-fino nos procedimentos autorizados pelo Fundo de Assistência do Servidor Público de Balneário Camboriú, o Funservir. Até aulas de Pilates estão na lista de autorizações.
Desproporcional
Além de cobrir procedimentos que não estão no rol dos planos de saúde privados, a gestão Fabrício também ampliou de forma desproporcional o benefício para dependentes.
Pracabá!
Hoje, o Funservir aceita filhos de servidores com até 29 anos de idade. Para se ter ideia, o padrão dos planos de saúde é limite de 18 anos, com possibilidade de estender até 24 se o jovem estiver estudando. Daí, não tem plano de saúde que 'guente'.
Mais de um milhão
Os excessos fazem com que a conta não feche. Segundo informações da Secretaria de Gestão de Pessoal do município, o déficit é de R$ 1 milhão por mês. O próprio Sindicato dos Servidores concordou com uma revisão dos benefícios, para evitar que a bomba estoure num futuro próximo.
Colocar nos eixos
Um projeto enviado pela prefeita espevitada Juliana Pavan (PSD) à casa do povo da praia alagada, digo, alargada - prevê ajuste de faixa etária para dependentes e também nos percentuais de contribuição. A nova gestão também passou a desautorizar procedimentos estéticos no plano de saúde.
Foto (Imagem ilustrativa)
Publicado 02/02/2025 14:35
O socadinho escriba fez uma visita de cortesia ao prefeito de Brusque, André Vechi (PL), que concedeu mais de duas horas de conversa sobre tudo e todos na capital da pronta entrega, do tecido e do marreco assado. Simpático, espirituoso e antenado, Vechi demonstrou porque partiu de presidente da câmara, cumpriu mandato de prefeito e foi reeleito com boa margem de votos.
Não
Vechi diz que apesar de apelos e sinalizações, pretende cumprir o mandato de prefeito até o final, e não será candidato a deputado estadual em 2026. Tem projetos e ações que pretende implementar nos próximos quatro anos. O sapatinho branco, apelido que ganhou na campanha do ano passado por adorar usar tênis branco, falou também sobre temas polêmicos que impactam Itajaí.
Ciro Roza quebrou
O prefeito conta que a prefa de Brusque sempre andou bem das pernas, e todos os prefeitos que o antecederam fizeram de uma forma ou de outra o dever de casa. O único que ‘quebrou’ a prefeitura foi o Ciro Roza, fala o Vechi, enaltecendo seus antecessores no zelo das contas públicas.
Inovou
Outra inovação do segundo mandato do prefeito de Brusque é o processo seletivo pra cargos comissionados. Foram disponibilizados 10 cargos com salários de até R$ 18 mil. A escolha se dará através de currículos, portfólios e cases de projetos. O sucesso do processo seletivo foi tão grande que mais de 1,5 mil pessoas se inscreveram.
PPP pro esgoto
Uma das metas do prefeito é implantar o esgotamento sanitário na cidade, que não conta com um metro de coleta de esgoto. Foi realizada neste mês de janeiro uma Audiência Pública em parceria com a Câmara de Vereadores de Brusque, e o projeto pra sua execução ao custo de R$ 700 milhões deve vir de uma parceria público-privada, revela Vechi. O que, de certa forma, impacta Itajaí também.
Canal extravasor
O sapatinho branco, digo, prefeito Vechi, lembra que pegou uma das maiores enchentes de Brusque, com o nível do Itajaí-Mirim chegando a impressionantes nove metros acima do seu leito. Foi um momento de intenso sofrimento, relembra o prefeito
Canal
Daí a importância do canal extravasor, principalmente na beira-rio de Brusque, ressalta André, afirmando que pretende levar até a divisa com o município de Itajaí visando prevenir alagamentos em determinadas localidades da cidade – só que vai prejudicar inúmeros bairros de Itajaí durante as cíclicas enchentes.
Alagar com força
Com o canal extravasor as águas que vêm do nascedouro do rio Itajaí-mirim, em Vidal Ramos, passando por Botuverá e Brusque, em tempo de enchentes ganham força e vão descer com tudo rumo à city pexêra, afetando alguns bairros.
Deseja o Limoeiro
Outro tema que o prefeito falou foi com relação ao bairro mais distante de Itajaí, o Limoeiro. Vechi diz que gostaria de anexar a localidade ao território de Brusque, lembrando que os moradores se utilizam muito mais dos serviços da capital do marreco do que de Itajaí.
Verde Vale
Vechi matuta: Quem sabe o prefeito Robison Coelho (PL) acredita que seria uma boa pra Itajaí entregar o Limoeiro pra Brusque? O saudoso empresário Vendelino Raimondi fez uma vez um movimento para que a zona rural de Itajaí, que ocupa 70% da área territorial da cidade, fosse desmembrada e virasse município, o Verde Vale. Tudo pra que a prefa enxergasse e desse atenção à zona rural.
Foto (Divulgação)
Publicado 02/02/2025 11:35
Quem vem fazendo um trabalho diferenciado em Navega City é o jovem Arthur Emílio, eleito para o primeiro mandato de vereador com 1618 votos, sendo o mais votado do MDB e o quinto mais votado no município.
Tutu chegou
Com o bordão “o Tutu chegou”, o professor Arthur, de apenas 29 anos, família humilde do bairro São Pedro, o popular Pontal, já é conhecido pelo amplo trabalho social voltado exclusivamente às crianças. Na primeira semana de janeiro, cumpriu uma das promessas da campanha e instalou o gabinete dele no bairro de origem, dentro de um contêiner.
Joãozinho coordenou
Além do gabinete, no Pontal, Arthur Emílio, está circulando pela city dengo-dengo, com o gabinete móvel, uma Kombi que vem chamando a atenção dos moradores. Iniciativa inédita em Navegantes. Quem coordenou a campanha dele e o tem orientado politicamente é o empresário Joãozinho Matos, do Sinergia, que tem despontado como pretenso candidato a prefeito.
Foto (Divulgação)
Publicado 02/02/2025 10:35
A prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD), enviou à casa do povo da city da praia alagada, digo, alargada, um pacotaço de projetos de lei para serem votados em regime de urgência.
Fazenda
Entre os projetos, três sairão da Fazenda: a proposta de um novo Refis, a revisão do Código Tributário de BC que tem 60 anos e uma coleção de dados ultrapassados, e a atualização da planta genérica de valores, que é a base para cobrar o IPTU.
Corajosa
A atualização da planta genérica é um assunto espinhoso. O muso das bochechas rosadas, o ex-prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL), contratou o estudo por R$ 10 milhões, pagou, mas não mandou a revisão pro legislativo.
Enfrentando a bronca
Corajosa, a prefeita espevitada Juliana Pavan decidiu enfrentar a bronca. O IPTU da Dubai brasileira hoje é calculado com base em dados de 1993, mais de 30 anos atrás.
Pacote
Aliás, Ju Pavan é a única da nova leva de prefeitos a ter coragem de apostar em medidas menos populares – mas necessárias – neste início de governo, pra sanear as contas. A prefeita também vai mandar pra câmara uma revisão no plano de saúde dos servidores da prefa, o Funservir. Tá no caminho certo.
Foto (Divulgação)
Publicado 02/02/2025 09:35
Este temente ao Altíssimo fez uma visita de cortesia ao prefeito Liba Top, ops, Fronza (PSD) e a seu vice, o bem-aventurado, Ricardo Ventura (PP), na semana passada.
No radar
O prefeito tá cheio de projetos e pretende colocar em prática ações que vão tornar Navegantes ainda mais representativa no cenário da Santa & Calorenta Catarina. O sonho de um paço novo, que abarque a prefeitura e todas as secretarias, ainda está no radar, e que o atual prédio da beiradinha do Itajaí vire um mercado público pra abrilhantar ainda mais o turismo na cidade.
Água
A problemática da água que é comprada da autarquia de água & esgoto de Itajaí, e Liba esteve há alguns dias conversando com o prefeito Robison Coelho (PL), em Itajaí, é um tema que está no radar do prefeito com a construção de mais reservatórios pra garantir o abastecimento dos nativos e turistas que acorrem ao litoral dengo-dengo.
Brilhou os zoinhos
Liba brilha os zoinhos quando se fala no engordamento da praia do Gravatá, apesar de que a licitação realizada há poucos dias ter sido deserta, é um projeto que o alcaide planeja ver realizado neste segundo mandato.
Economia vai bem, obrigado!
O alcaide e o vice estavam numa felicidade só, com a boca esgarçada até as zorelhas (fiquei com medo que ia ter de costurar de volta), por conta de boas notícias econômicas na cidade, o que representa que não apenas estão de olho na cidade, como investindo.
Bourbon e Ibis
A poderosa rede de hotéis Bourbon está construindo um hotel no centrão da cidade, próximo ao aeroporto. E também forte na hotelaria, a rede Ibis está procurando um terreno pra construir uma unidade.
Ninguém segura
O Liba comemora porque a atração de bandeiras hoteleiras era uma antiga necessidade de Navegantes. Agora, com o crescimento da cidade que já é a 13ª economia do estado, ninguém segura.
Foto (Divulgação)
Publicado 01/02/2025 21:33
O grupo Mariama, primeiro coletivo de mulheres negras de Itajaí, comemora 17 anos de sua fundação no dia 3 de fevereiro. Reconhecido por sua atuação em defesa dos direitos das mulheres negras e na luta contra o racismo e o sexismo.
Espaço
O grupo Mariama tem conquistado espaço em importantes órgãos e fóruns políticos, como o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi), que integra atualmente, e os conselhos Estadual das Populações Afrodescendentes (Cepa) e Municipal dos Direitos das Mulheres de Itajaí (Comdim) dos quais já participaram.
Fortalecer
Com ações pautadas na agenda política feminista e racial, o Mariama se destaca por promover visibilidade às questões de gênero, raça e classe, além de fortalecer a participação de mulheres negras em espaços de decisão.
Cresceu
Fundado por Geni Terezinha Cardoso, Maria da Graça Souza Raphael, Graziela Cristina Gonçalves e Soraia Susane Silva, o grupo cresceu por meio de reuniões mensais e eventos voltados para as mulheres, ganhando notoriedade e ampliando sua articulação ao longo dos anos.
Foto (Divulgação)
Publicado 29/01/2025 09:16
Alterado 29/01/2025 10:44
O secretário de Administração e Gestão Interna de Balneário Piçarras, Márcio da Rosa, soltou pra imprensa que encontrou uma escuta na sala dele na prefa da ex-capital do jetski. A tal escuta, segundo o bagrão é uma daquelas famosas canetas espiãs que grava, mas não transmite.
Registrou BO
O secretário registrou boletim de ocorrência, e disse que os áudios serão periciados. O assunto não convenceu muita gente, e parece que o secretário estaria se resguardando de áudios antigos dele, muito comprometedores, e que podem causar um verdadeiro estrago na prefa das Piçarras.
Factóide?
O homi, segundo me contou um fofoqueiro de plantão, estaria apavorado com a possibilidade de um vazamento antigo em que ele é gravado, em uma conversa nada republicana. Um maldoso que sabe tudo o que acontece nas Piçarras, não descarta a possibilidade dessa história da caneta espiã ser uma fake, criada nas internas para aliviar o lado do secretário mais poderoso da prefa.
Kiloucura
O problema é que o cara registrou BO. Se for mentira, o caldo engrossa, porque aí seria comunicação falsa de crime. Vixi. Pesquisando no google, esse pançudinho escriba descobriu que a tal caneta tem bateria para gravar pouco mais de uma hora, e precisa de mais de 3 horas de carga pra funcionar de novo.
Entrar e sair
Ou seja, alguém tinha que entrar e sair da sala do secretário o tempo todo. Será que as câmeras dos corredores da prefa vão denunciar se alguém, de fato, fez o que o secretário disse que fez? Arreda, cambada de bocudos.
Foto (Divulgação)
Publicado 26/01/2025 21:45
A piramidal casa do povo pexêra recebeu o senador turco-careca, Esperidião Amin (PP), e uma pá de empresários do setor náutico. Quem mediou o encontro foi o entisicado presidente do legislativo, Fernando Pegorini (PL).
Pauta principal
Os empresários de Itajaí apresentaram os desafios do setor náutico que compreende não só a indústria, como também comércio, serviços e turismo. A pauta principal foi a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para embarcações, prevista na reforma tributária, e os possíveis reflexos para o mercado.
50 mil embarcações
Representantes da Associação Náutica Brasileira (Acatmar) também participaram do encontro e apresentaram um levantamento realizado sobre o setor. Entre os dados de destaques estão o número de embarcações de esporte e recreio registradas na Santa & Bela Catarina – 50 mil; o aumento da economia do setor náutico entre 2013 e 2024 – 83%; e a quantidade de empresas que integram o setor no estado – 980.
Frente do setor náutico
Ao final do encontro, foi discutida a criação de uma frente parlamentar do setor náutico no Congresso Nacional para defender as pautas da categoria. Além disso, os empresários devem reivindicar ao governo do estado soluções para garantir o crescimento do setor.
Foto (Divulgação)
Publicado 26/01/2025 21:36
Alterado 26/01/2025 21:45
Sobre a nota em torno da expectativa do veterano e experiente jornalista Carlos Mello, assumir a Comunicação da prefeitura de Camboriú, o mesmo confirmou à coluna JotaCê e ao Blog do JC, que, na verdade, recebeu convite do prefeito Leonel Pavan (PSD), e ainda estão em fase de conversas. De estilo discreto e de bom relacionamento na área, Mello já assessorou e acompanhou a trajetória política de Pavan por cerca de 20 anos, desde 1998, como prefeito de Balneário Camboriú, senador, vice e governador do Estado, bem como deputado estadual, contribuindo para estadualização do nome do então político que começava a se destacar como gestor público e articulador político. Com passagem também pela assessoria da presidência da Casan, atualmente, o jornalista coordena a comunicação do deputado estadual Ivan Naatz (PL).
Foto (Divulgação)
Publicado 26/01/2025 21:30
No dia mundial da Educação Ambiental, o CEO da Leaf Hub Robson Ribeiro conheceu pessoalmente o deputado estadual e engenheiro agrônomo, Marcos José de Abreu, o Marquito (PSOL). Robson é carioca e conhecido mundialmente por conectar saúde integral, com empreendedorismo social.
Novos projetos
Um dos advogados do grupo é Diogo Busse, ex-diretor do Ministério da Cultura e ex-assessor do Ministério da Justiça, ambos do Governo Federal. Robson escolheu a capital manezinha - para sediar novos projetos. Ele,trocou o Rio de Janeiro pela Lagoa da Conceição e reuniu um time seleto para ouvir a realidade estadual analisada pelo deputado, que ficou em segundo lugar a prefeito nas últimas eleições da capital.
Foto (Maurício dos Santos)
Publicado 25/01/2025 19:56
Alterado 25/01/2025 20:02
O almoço ofertado pelo prefeito pançudinho de Chapecó, João Rodrigues, movimentou o cenário político do estado neste sábado. Ladeado por deputados de diversos partidos, e com apoio dos prefeitos da sigla, o líder oestino sentenciou: se for para renunciar a prefeitura da capital do oeste, em 2026, só mira uma vaga: a de governador.
Senado, jamais
João Rodrigues, que está em seu quarto mandato de prefeito em Chapecó city, além de ter sido deputado estadual e federal, é o único nome com densidade eleitoral e força política para fazer frente ao projeto de reeleição do pequeno Jorge, ops, do atual governador Jorginho Mello (PL). Com a declaração pública, o caldo deve entornar para o lado do MDB, que já está dividido e não deve oficializar a entrada no atual governo.
Ju Pavan e o ex-tudo em destaque
No encontro festivo, a espevitada Juliana Pavan, prefeitona dos bairros da praia alagada, ops, alargada, acompanhada do ex-tudo Leonel Pavan, eram os mais animados e eufóricos na comemoração da pré-candidatura do líder de peso do PSD estadual. Ju Pavan porque tem gratidão pelo apoio decisivo que João Rodrigues garantiu a sua eleição na Dubai brasileira, e o clone de Sergio Reis porque já havia tomado uns bons drinks, como se pode confirmar no registro fotográfico.
Time que não disputa fica sem torcida
Pelo visto o comando do PSD da Santa & Calorenta Catarina, que está distante do núcleo do poder estadual desde que o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo desocupou a Casa da Agronômica, enfim percebeu que é chegada a hora de deixar de ser coadjuvante, para assumir protagonismo no processo eleitoral. O primeiro passo para que o partido avance neste planejamento ambicioso é confirmar, nas próximas semanas, a eleição do boa praça Julio Garcia para a presidência da Alesc. Quem viver, verá!
Foto (Divulgação)
R$ 42.500,00
R$ 1.500.000,00
R$ 2.000,00
🕘 MINUTO DIARINHO 🕒 🏚️🚔 Obra do novo complexo da Polícia Civil em Itajaí, prometida há 10 anos, segue ...
Publicado 04/02/2025 18:57