Publicado 08/02/2026 11:48
Chamou atenção no rasante do governador Jorginho Mello (PL) aqui em Itajaí, na semana que passou, o aparecimento do turco-careca senador Esperidião Amin (PP) acompanhando a comitiva.
Pau comendo
Exatamente no mesmo dia em que o pau comia no partido do governador, o PL (chamado por alguns de Partido dos Loucos, arreda, bocudos!), por conta da aspirante a candidata ao Senado, Caroline Detona, ops, De Toni.
Turco esperto
Perguntado sobre o imbróglio que pode lhe custar uma cadeira no Senado, Amin lascou pros alegres meninos e meninas da imprensa que a decisão de candidaturas se dará somente em julho próximo, deixando claro que tem ainda muita água pra rolar debaixo dessa ponte. Turco esperto. E experiente.
Pressão
Mas a pressão crescente no momento é para que o Partido Liberal aponte o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro e a deputada federal Carol De Toni, candidatos às duas vagas da coligação ao Senado. Eitcha!
Todos contra Jorginho?
Se isso se confirmar, e o acordo do PL em nível nacional com a poderosa federação PP + União Brasil ferrar aqui em terras catarinenses, Amin e os seus podem “sartá” fora da base de Jorginho e engrossar a oposição, que, diga-se de passagem, só tem se enfraquecido desde o anúncio do próprio little que o prefeito de Joinville, Adriano Silva, será seu vice. Ai qui dor!
Risco calculado?
Enquanto isso, pros lados da oposição, uma frente ampla parece estar se formando, unindo todos os chutados por Jorginho, mais parte de políticos de centro e toda a esquerda catarinense, o que pode, pelo menos, forçar um segundo turno – onde tudo se complica. No resumo, Jorginho, para agradar aos loucos, ops, liberais, tá se arriscando muito. Ou será que ele tem certeza que leva no primeiro turno? Hein?
Volta de Colombo?
Nesse cenário conturbado que vai tomando prumo, uma tese me chamou a atenção: a de que o ideal numa chapa do PSD seria que o candidato a governador fosse o ex-governador com cara de padreco, Raimundo Colombo.
Vagas pra negociar
E, com isso, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, sairia ao Senado e ainda sobrariam duas vagas para negociar com MDB e PP: a outra de senador e a de vice-governador... Hummmmm... Interessante. Ou não? E durma-se com um barulho desses! Amin tem razão: tem muita coisa ainda pra rolar até julho.
Foto (Divulgação) Jorginho Mello e João Rodrigues na luta por aliados...
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 1.650,00
R$ 6.000,00
Publicado 06/02/2026 20:15