Atualmente, o simpático casarão branco com janelas, portas e gradil vermelhos e com varandas floridas, abriga o Italiana Garden Café, com parte do piso térreo também ocupada pela loja Gatos & Atos. A cafeteria deve deixar o endereço se mudando pra rua Lauro Müller, mas ainda não comentou prazo e detalhes da mudança.
Continua depois da publicidade
Outros dois imóveis no trecho da esquina até o Novotel, onde funcionam outras lojas, também estariam com os dias contados pra dar lugar a um novo empreendimento imobiliário. A prefeitura informou, porém, que a licença de demolição é só para o terreno da esquina. Ainda não há processo da futura obra.
Já na esquina do outro lado da Olímpio de Miranda Júnior, onde funciona um estacionamento, haveria previsão de obra pela construtora Construttore. A prefeitura informou que não há nenhum processo da empresa em andamento.
O terreno abrigou até 2023 a casa de Jenny Coelho de Souza Liberato, fundadora da clínica São Lucas. Ela faleceu em 2021, aos 99 anos. A casa também era típica dos anos 1950 em Itajaí e teve demolição autorizada pela prefeitura. O projeto previsto para o local é de um prédio residencial, conforme informação do Inis na época da demolição.
Cafeteria ocupa casarão desde 2018
O Italiana Garden Café tem 30 anos de história, com mais de sete deles em Itajaí, desde 2018. Tudo começou em 1995, quando a família Mazurek, de Pinheiro Preto, no oeste catarinense, empreendeu em Rio do Sul. O primeiro restaurante abriu em 1998, em Apiúna, com funcionamento até 2022.
Depois, a família toda desceu pro litoral e passou a se dedicar aos negócios em Itajaí, onde hoje toca cinco restaurantes, entre eles o Giardino Del Porto e L’Italiana Empório & Massas. A cafeteria na rua Olímpio Miranda Júnior ocupa uma casa típica dos anos 1950, bem preservada e com estruturas originais. O salão no piso superior guarda todo o toque de charme e história da construção.
Construção tem mesmo estilo do clube Guarani
O professor e historiador Edison d'Ávila lamentou a perda de mais uma parte da história de Itajaí. Ele conta que a casa foi mandada construir por Aníbal César, pai do ex-prefeito Júlio César. “Ela foi por anos residência da família César. É uma construção dos anos 1950, em estilo neocaliforniano, em moda após a Segunda Guerra”, lembra.
Continua depois da publicidade
O professor observa que Itajaí tem diversas construções no mesmo estilo. “A mais ilustrativa é a sede da Sociedade Guarani, mas demolições estão dando fim a elas”, comentou. No caso do Guarani, o casarão no centro da cidade teve o tombamento decretado neste ano, virando patrimônio histórico.
Enquanto isso, outros imóveis históricos ainda são discutidos pra entrar na lista de proteção. “O furor imobiliário tomou conta do centro de Itajaí. O Conselho [Municipal] do Patrimônio Cultural tem que estar alerta e segurar um pouco essa sanha de demolições”, opinou Edison.