Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Maio Laranja


(foto: Fernando Carnevalli)


Evento Maio Laranja, organizado pela câmara de vereadores de Navega City, nesta quarta-feira, no Sinergia. Na imagem a presidente da câmara, Lu Bitencourt, o palestrante e escritor Guilherme Schelb e o vereador Kaká Fernandez

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


 

Exceções

Essa história de votar em candidatos daqui é superinteressante e deve mesmo ser levada à frente por entidades e políticos da city, mas também não pode ser tomada como uma regra absoluta, que engesse o eleitor de fazer sua análise criteriosa dos candidatos.

 

Cautela

Pra deputados estaduais e federais a campanha pelo voto local, se bem explicada para o eleitor, é supimpa, até porque teremos, ao que parece, muitas opções locais de voto, mas pra outros cargos majoritários de maior abrangência, é preciso cautela na hora de definir o voto. Para senador, por exemplo, Itajaí deve enfrentar esse debate.

Comparar

Embora a city pexêra possa dizer que tem um pré-candidato, carioca, mas que se diz daqui, o ex-secretário Nacional da Pesca Jorge Seif Júnior (PL) entregou em sua passagem por Brasólia muito menos que seus pretensos concorrentes, de outras regiões do estado, para a nossa city. É preciso comparar.

Colombo

Sem querer puxar a sardinha pra lado nenhum, mas o itajaiense sensato deve ficar corado de vergonha quando enxerga tudo que o ex-governador com cara de padreco e também pré-candidato ao senado Raimundo Colombo fez por Itajaí...

Tropicando

Enquanto passa pela esburacada e eternamente não duplicada BR-470, para a qual Seif Júnior não conseguiu se posicionar contra o corte de recursos federais pelo Ministério da Infraestrutura, o itajaiense que toma a estrada rumo a Blumenau, Alto Vale e Oeste do Estado, vai tropicando com sopapos comparativos contra o melhor amigo para tomar tubaína do presidente Jair Bolsonaro.

Entregas

Colombo, quando governador do Estado, não só manteve como ampliou a política de incentivos fiscais, fator determinante para a projeção logística do Porto de Itajaí e toda região. Para o Complexo Portuário, também entregou recursos estratosféricos dos cofres estaduais para Bacia de Evolução, obra que hoje permite atração de muito mais navios.

Antônio Heil

O ex-governador também foi responsável pela concepção, captação de recursos e execução da maior parte da duplicação da estrada pra Brusque, a rodovia Antônio Heil, sonho histórico de itajaienses e brusquenses. Também foram despejados recursos estratosféricos na obra do Hospital Marieta.

Enquanto isso...

...Jorge Seif Jr. não fez muito mais do que selfies e vídeos puxando o saco do presidente Jair Bolsonaro (PL) e com declarações pra torcida nas redes sociais. A turma da pesca sequer reconhece legado no trabalho do pré-candidato na pasta que coordenou.

Raízes

Outro bom exemplo nessa história de candidatos locais, agora para o lado positivo, pra não dizer que a coluna só fala mal, é o suplente de deputado federal Jorge Goetten (PL), que mesmo não sendo nascido em Itajaí e com fortes raízes no Alto Vale, já entregou para a cidade muito mais do que gente que se diz nativa.

Compromisso

Goetten teve uma passagem pela câmara federal de apenas quatro meses, mas entre a eleição de 2018 e essa próxima, não foram uma nem duas vezes, que o vi, mesmo fora do mandato, levando pleitos da região para o Governo Federal. Articulado, soube usar bem a proximidade do seu partido com o presidente da República, não pra tirar selfie, mas pra resolver.

Empreendedor

Isso sem contar os milhares de empregos que Goetten mantém na cidade. Não se tem notícia de quem não goste de trabalhar com Jorge nas empresas que mantém. Esse pançudinho, com os próprios zoios, já viu ele, discretamente, sem alarde, selfie ou postagem, pegando junto com seu pessoal em eventos, botando a mão na massa, literalmente.

Paulinho e Angioletti x Anna

A sessão de terça-feira da casa do povo pexêra teve uma situação de mal estar entre o ex-deputado e torcedor do Figueirense e pré-candidato a deputado federal, Paulinho Bornhausen (Podemos), quase um ídolo do vereador galego Rubens Angioletti (Podemos), com minha ex-musa Dom Quichata Anna Carolina (PSDB).

Transporte regional

Paulinho, que foi exaltado por Angioletti e pelo beato Beto Cunha (PSDB) por sua presença na sessão da piramidal casa do povo, é um dos grandes líderes e defensores do projeto da Amfri de um transporte público regional, integrado entre os municípios.

Galega detonou

O projeto, pelo menos no papel que aceita tudo, é muito bom. O problema é que a galega tratou de lascar o pau em ações dessa natureza, que demoram pacas pra virar realidade, sem que antes seja feito o básico pra atender o povão que anda de busão.

Constrangimento

Quem estava no plenário garante que as falas da loira tucana, exatamente no dia em que Paulinho foi acompanhar a sessão, causaram um grande constrangimento entre dois políticos peixeiros que sempre foram bem amiguinhos: Anna e Angioletti.

Jogo de interesses

Mas a política é assim mesmo, um grande, imenso jogo de interesses. A minha ex-musa Anna e o ciclista Angioletti costumam estar sempre unidos pra descer a lenha no governo, pois são vereadores de oposição. Normal.

No lombo do Paulinho

Mas desta vez a galega aproveitou a oportunidade pra descascar em cima de Paulinho Bornhausen, atingindo diretamente seu “aliado” de legislativo, pois Angioletti apoia o torcedor do Figueirense. Como dizem, farinha pouca, meu pirão primeiro!

Apareceu

Depois da coluna noticiar o vergonhoso aluguel sem licitação de quase meio milhão de reais por ano para abrigar a procuradoria geral do município em um chiquetoso prédio no centro da cidade, o Sancho Pança Osmar Teixeira (SD) reapareceu com seu tom ácido pra cima do governo do paço da vila Operária.

Referências

Osmar referenciou a coluna pela divulgação do aluguel amigo e meteu o dedo na ferida expondo as informações e reclamando que para outras áreas não tem dinheiro. Pra quem apostava em uma reconciliação de Osmar com o governo, com amor com jeito de virada e tudo, caiu do cavalo. Osmar foi pra cima dos procuradores e auditores fiscais e seu chiquetoso edifício.

Não se espera

O mesmo, segundo linguarudos de plantão, não se deve esperar de outros vereadores da piramidal pexêra. O assunto aluguel parece ser um tabu entre nossos amados representantes na casa do povo. A mansão do Antonio Bittencourt, na rua Uruguai, que também recebe um baita aluguel, tem proteção de un...

E outros

ASecretaria de Assistência Social encravada no centro da cidade, longe do povo que precisa, também tem a proteção de outros. Aquelas casas que servem de creches, também, tem a proteção de uns e outros... E por aí vai...

Até tu?

E nessa de protetores e protegidos, todos pianinhos com o assunto aluguéis, sem saber a real necessidade e a adequação dos valores pagos, a maioria deles sem licitação, disseminadores da discórdia garantem que a Dom Quichata, minha ex-musa Anna Carolina (PSDB), não deve dar um pio, pelo menos no da Procuradoria Geral.

Protegidos

Esses disseminadores garantem que a Dom Quichata, além de ser corporativista com os colegas de profissão, já que ela é advogada e os procuradores do chiquetoso prédio também, tem alguns protegidos pelos lados na Procuradoria Geral do município, não querendo entrar na briga que seu Sancho Pança travou.

Perfil

Talvez isso faça o eleitor itajaiense, que gosta do perfil de fiscalizador e populista, acender um alerta quando ficar em dúvida sobre escolher Anna ou Osmar para representá-los na leleia. Os dois devem concorrer ao cargo de deputado estadual e, encarnando o personagem de paladino da moral e da ética, Osmar parece convencer mais. Pelo menos nesse episódio.

Zunzunzum

Continua repercutindo negativamente a postagem do prefeito pop star, o coach Fabrício Oliveira (Podemos), de braço dado em evento para empresários com o pré-candidato ao senado pelo PL, Jorge Seif. Abobrão do Podemos Estadual confidenciou para um perdigueiro da coluna que com a desistência de Fabrício em ser candidato pelo partido, o nobre prefeito se afastou totalmente da sigla.

Não duvida

Mesmo pré-candidato ao governo do Estado até pouco tempo atrás, o prefeito da Dubai ignorava inclusive Sérgio Moro, como pré-candidato a presidente e o abobrão meteu que Fabrício é acima de tudo um bolsonarista, daqueles de carteirinha, mas que não é pavão como os demais que vociferam amores pelo presidente. O amor de Fabricio ao “Mito” é por convivção.

Núcleo

Dentro do governo do prefeito habitam fortes células de apoiadores ferrenhos do presidente Jair Bolsonaro (PL), como a secretária da Assistência Social, a ex-vereadora Christina Barrichello e demais carguinhos comissionados da pasta.

Aparecer

Quem acompanha a coluna e política vai se lembrar que a minha musa pink Christina, inclusive, junto a Igreja Embaixada, que promoveu na pandemia a tentativa da criação do partido de Bolsonaro, o Brasil 38, em alusão ao pistolão.

De carona

Já nem tão festejado pelas hordas bolsonaristas da city, o vice-prefeito, Carlos Humberto (PL), que vai tentar uma vaguinha na leleia pro ano que vem, também tenta pegar carona no bolsonarismo com postagens diárias contra os vermelhinhos. A última foi uma comparação com seguidores das redes sociais, como Instagram, que um tem mais que o outro.

Ignorando o vice

O fato é que o governo do prefeito Fabrício Oliveira vive uma crise política. De um lado o prefeito perdido e querendo se agarrar em algo, apoiando abertamente um pré-candidato do PL, no caso o Jorge Seif,  e de outro ignorando a candidatura do seu vice-prefeito, Carlos Humberto, que só falta pintar o nome de Bolsonaro na testa, a fim de conquistar o companheiro prefeito para estas eleições.

 


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Municípios da região vão ter que ajudar a bancar contas do hospital Ruth Cardoso. Qual sua opinião?

Justo! Se moradores de várias cidades utilizam, todos têm que ajudar e decisão judicial está correta

O hospital deveria ser regionalizado e bancado pelo Governo do Estado

Não vejo necessidade. Muitos trabalhadores de Balneário Camboriú vivem nas cidades vizinhas

Nao tenho opinião sobre a decisão judicial



TV DIARINHO


Uma mulher foi arrastada pela correnteza do rio Itajaí-Açu em Rio do Sul. Ela se agarrou em um pedaço ...





Especiais

NA ESTRADA

BC oferece rolês gastronômicos, culturais, de compras e lazer

RIO GRANDE DO SUL

São Leopoldo: a cidade gaúcha onde quase todos perderam o lar

RIO GRANDE DO SUL

Governo Eduardo Leite não colocou em prática estudos contra desastres pagos pelo estado

Retratos da destruição

“Não temos mais lágrimas pra chorar”: A cidade gaúcha destruída pela 3ª vez por enchentes

MEIO AMBIENTE

Maioria de deputados gaúchos apoia projetos que podem agravar crise climática



Colunistas

Via Streaming

Amor do passado

Na Rede

Morte de produtor, garotinho com orgulho do pai na enchente e mais: confira os destaques do DIARINHO

Artigos

O combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes é um compromisso coletivo

Jackie Rosa

Niver da Chris

JotaCê

Amin responde Chiodini

Mundo Corporativo

A importância do equilíbrio da autoestima no mundo organizacional

Coluna Esplanada

Palácio x Lira

Gente & Notícia

Níver da Margot

Ideal Mente

Luto coletivo: navegando juntos nas ondas da perda

Show de Bola

Vitória da base

Direito na mão

Mulher entre 54 a 61 anos: como antecipar a aposentadoria?

Coluna Exitus na Política

Vontade e solidariedade

Coluna do Ton

Chegando de Mendoza

Histórias que eu conto

Armação da infância II

Foto do Dia

“O mar, quando quebra na praia”

Coluna Existir e Resistir

Designação geral sobre o fim do mundo

Coluna Fato&Comentário

Anuário de Itajaí - 100 anos da 1ª edição




Blogs

A bordo do esporte

Atletas classificados para o Pan-Americano de VA'A

Blog da Jackie

Tá na mão!!!

Blog do JC

Visita na choupana do Chiodini e Rebelinho

Blog da Ale Francoise

A pílula da felicidade

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação