PARADINHA
Foca-caranguejeira, espécie rara no Brasil, aparece em Bombinhas
Animal foi visto descansando na praia de Mariscal
João Batista [editores@diarinho.com.br]

Uma foca-caranguejeira, espécie com presença rara no Brasil, apareceu na praia de Mariscal, em Bombinhas, na quinta-feira. A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), feito pela Univali, atendeu à ocorrência. De acordo com a avaliação veterinária, o animal estava magro, apresentava uma lesão ventral caudal e parecia um pouco apático.
De acordo com a equipe da Univali, a visitante seria a mesma que vista descansando nos últimos dias em Garopaba, em trecho monitorado pelo Instituto Australis. Em Bombinhas, o local isolado para ninguém se aproximar ou perturbar o animal. A equipe da Univali de Penha fez o monitoramento, com o apoio da Fundação de Meio Ambiente de Bombinhas (Famab).
Continua depois da publicidade
A visita durou pouco. A foca-caranguejeira voltou para o mar durante a madrugada desta sexta-feira. A presença da espécie no sul do Brasil é rara, com poucas aparições registradas. Ela ocorre em regiões antárticas e subantárticas e costuma usar praias para descanso após longos deslocamentos.
Além do aparecimento em Garopaba, outro animal da espécie também foi visto no dia 11 de maio, entre o molhe da Barra, em Laguna, e a praia do Luz, em Imbituba.
Continua depois da publicidade
O nome da espécie está ligado à dieta do animal, que se baseia em krill antártico, um tipo de crustáceo, semelhante a um camarão. Inicialmente, caçadores pensavam que elas comiam caranguejos. As fêmeas são maiores que os machos que podem chegar a 400 quilos.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.