O Campeonato Catarinense encolheu. Sob justificativa de encaixe no calendário da CBF, a maioria dos clubes da Série A estadual aprovou uma competição com apenas 14 datas, sem fase de quartas de final e com semifinal em jogo único. O Catarinense vai começar no dia 18 de janeiro, com participação de Marcílio Dias e Barra.
Na primeira fase, as 12 equipes continuam se enfrentando em turno único. A diferença é que invés de oito clubes se classificarem, como nos últimos anos, apenas os quatro primeiros avançam ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
Na primeira fase, as 12 equipes continuam se enfrentando em turno único. A diferença é que invés de oito clubes se classificarem, como nos últimos anos, apenas os quatro primeiros avançam. A semifinal também será disputada em jogo único na casa do time de melhor campanha, e em caso de igualdade, a vaga na final será definida nos pênaltis. Já a decisão acontece em dois jogos e o time de melhor campanha fica com o título em caso de igualdade no placar agregado.
As vagas para competições nacionais seguem com o mesmo critério. Campeão e vice se classificam pra Copa do Brasil e os três melhores times sem divisão nacional garantida em 2026 se classificam para a Série D do ano seguinte. A terceira vaga de Copa do Brasil do estado segue sendo do campeão da Copa SC, que será mantida em 2025.
Além de Barra e Marcílio Dias, disputam a Série A Avaí, Brusque, Caravaggio, Concórdia, Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Hercílio Luz, Joinville e Santa Catarina.
Pelo calendário da CBF, os estaduais podem inciar no dia 12 de janeiro e ter 16 datas. Porém, clubes como o Criciúma, que teriam as férias dos jogadores encurtadas por conta do término do Brasileiro em dezembro, solicitaram o início do Catarinense uma semana à frente do previsto pela CBF.