A Defesa Civil de Santa Catarina monitora a região da Amfri, que está em estado de observação pela previsão de temporais, chuva intensa e ressaca até a noite de sexta-feira.
Segundo o órgão, a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica, aliada ao calor e à umidade, é a causa principal das tempestades em Santa Catarina. “Essas tempestades podem vir ...
Segundo o órgão, a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica, aliada ao calor e à umidade, é a causa principal das tempestades em Santa Catarina. “Essas tempestades podem vir acompanhadas de rajadas de vento, raios e queda de granizo, com maior intensidade no Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e norte catarinense”, alerta o meteorologista da Defesa Civil, Caio Guerra.
No litoral catarinense, os ventos podem atingir rajadas entre 50 e 75 km/h, provocando agitação do mar e risco de ressaca. As ondas podem variar de 2,5 m a 3,5 m, especialmente entre o litoral sul e a Grande Florianópolis.
Na região da Amfri, as ondas devem alcançar entre 2 m e 2,5 m, com risco moderado de ressaca. O Laboratório de Climatologia da Univali prevê chuva diária de 5 mm até sexta-feira, tendo uma precipitação mais branda na região.
Já as rajadas de vento mais intensas estão previstas para quinta e sexta-feira, chegando a 40 km/h em nosso litoral.
Temperaturas
Para esta quarta-feira, Feriado do Dia da Consciência Negra, as temperaturas mínimas devem variar entre 17°C e 20°C na região, enquanto as máximas ficam entre 26°C e 27°C. Já na sexta-feira e no fim de semana, as mínimas serão de 16°C a 17°C, com máximas de 20°C a 21°C
Alerta de ressaca
A Defesa Civil explica que, apesar de os ventos perderem intensidade entre quinta e sexta-feira, o mar seguirá agitado em toda a costa catarinense, no maior perigo para navegantes, pescadores e banhistas. Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.