ITAJAÍ
Padaria tranca calçada com corrente e causa polêmica
Pedestres precisam passar pelo outro lado da rua, inclusive deficientes
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O estacionamento privado de uma padaria no bairro São Judas, em Itajaí, estaria atrapalhando pedestres e vizinhos. Durante a noite, os funcionários fecham o local com corrente e em vídeo é possível ver que, quando a padaria está fechada, o estacionamento também está. Segundo a legislação, isso é proibido e a fiscalização da prefeitura prometeu ir até o local.
Um denunciante afirma que já viu pessoas precisando passar pelo outro lado da rua por causa da corrente, até mesmo deficientes. Ele relatou que não sabe se isso é autorizado pela prefeitura, mas que definitivamente atrapalha.
O advogado especialista em trânsito Marcelo Araújo explica que o proprietário tem direito ao recuo, onde ele pode construir o que quiser, mas atrapalhar a passagem de pedestres ou fechar toda a calçada é completamente proibido.
O especialista ainda diz que a guia ser rebaixada não é apenas nessa padaria, na mesma rua outros imóveis fizeram o mesmo. Rebaixar toda a guia ao redor do imóvel faz com que o proprietário se sinta dono de toda a área, mas isso não seria permitido pela prefeitura.
A Secretaria de Urbanismo de Itajaí diz que a intervenção da padaria não é permitida. A legislação permite o rebaixamento da guia em até sete metros ou 50% da testada do lote. A denúncia também já foi encaminhada para a fiscalização.
Em contato com o DIARINHO, os responsáveis pela padaria informaram que diariamente o estacionamento da padaria amanhecia com vômito, xixi e até ocupado por veículos que não eram de clientes do comércio. Por isso, o proprietário, um senhor de 80 anos, decidiu fechar o espaço à noite para evitar o incômodo.
Com a reclamação feita ao DIARINHO, a padaria vai liberar a parte que prejudicou a passagem de pedestres, mas promete manter fechado o restante do espaço para evitar o uso indevido do pátio.