A prefeitura de Balneário Camboriú lançou licitação de R$ 58,5 milhões pra contratação de empresa pra tocar o serviço de ônibus do transporte público pelo programa Tarifa Zero BC Bus. A contratação é para 36 meses, num período de transição para a futura concessão planejada pelo município, e vai marcar o fim do atual contrato emergencial.
O edital prevê 28 ônibus, sendo quatro reservas, com motoristas, combustível, manutenção, seguros e sistemas operacionais inclusos. O serviço seguirá gratuito para toda a população. Como novidade ...
O edital prevê 28 ônibus, sendo quatro reservas, com motoristas, combustível, manutenção, seguros e sistemas operacionais inclusos. O serviço seguirá gratuito para toda a população. Como novidade, será implantado um cadastramento de usuários, que permitirá à BC Trânsito monitorar o número de passageiros e reforçar a segurança do sistema. O acesso ao BC Bus será por QR Code ou cartão físico.
Continua depois da publicidade
O novo serviço ainda terá um app com informações sobre linhas, horários, itinerários e localização dos ônibus em tempo real. A medida é um exigência do edital pra empresa contratada. A frota deverá ser moderna, com ônibus até quatro anos de uso, capacidade mínima para 80 passageiros, ar-condicionado, wi-fi, câmeras internas e sistema de rastreamento.
A licitação tem data de abertura de propostas e julgamento em 24 de fevereiro. Atualmente, o serviço é tocado emergencialmente pela Auto Viação Suzano. O contrato firmado em setembro de 2025 tem vigência até o dia 4 de abril de 2026.
Nova linha
A contratação visa atender às exigências da lei que regulamenta o transporte coletivo urbano. Além disso, o novo contrato permitirá a ampliação do sistema, com a criação de uma nova linha de ônibus, atendendo à crescente demanda dos usuários.
A nova linha branca terá seis ônibus e fará um roteiro circular no centro, com trajeto entre a rua 3300 e o hospital da Unimed. Atualmente, o sistema conta com sete linhas. A linha vermelha, que atende as universidades, não terá mais ônibus dedicado. A rota vai continuar, mas será atendida pelo ônibus que faz a linha laranja.
Distribuição dos ônibus por linha:
- Linha Vermelha – Universidades: 1 (compartilhado com linha laranja)
- Linha Laranja – Expresso Nova Esperança: 1
- Linha Amarela – Dos Municípios x Praia dos Amores: 3
- Linha Verde – Nova Esperança x Hospital Unimed: 3
- Linha Azul – Estaleirinho x Hospital Unimed: 3
- Linha Violeta – Barra Sul x Praia dos Amores: 6
- Linha Anil – Laranjeiras x Rodoviária: 2
- Linha Branca Circular Centro – Rua 3300 x Hospital Unimed: 6
Frota reserva: 4