DENÚNCIA
Empilhadeiras fazem “passeio” em Itajaí
Morador reclama que máquinas não são licenciadas pra andar na rua
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Um morador do bairro Salseiros, em Itajaí, reclama que máquinas pesadas da empresa Taglog estariam “passeando” pela rua durante a noite, prejudicando a pavimentação e a segurança. Em vídeo gravado em março, as máquinas da empresa transitam pela rua com escoltas, mas sem autorização da Codetran.
Segundo o morador, o “passeio” das empilhadeiras seria pelo menos quinzenal, com máquinas entrando e saindo da sede da empresa, na rua César Augusto Dalçóquio. O denunciante relata que já fez diversas denúncias e acredita que as máquinas deveriam ser transportadas em um caminhão específico. “Aí já viu né? Na nossa via pública, esse asfalto nosso, o peso concentrado, acaba com tudo”, relata.
De acordo com a empresa de logística, que foi ouvida pelo DIARINHO, as máquinas que passam pela rua seriam de empresas terceirizadas e servem para movimentação de contêineres. Segundo a empresa, tudo estaria regularizado, inclusive o horário do transporte. A empresa também está passando por reformas no armazém, mas as máquinas são outras, transportadas de caminhão. A Taglog já teria recebido denúncias dos moradores e alega que já mostrou que trabalha de acordo com as normas e leis.
“E nos preocupamos com a comunidade local. No entanto, temos, além de engenheiro especialmente cuidando da obra, área de compliance”, disse a empresa de logística.
O coordenador da Codetran, Michel Duarte, explica que é necessária autorização do órgão para esse tipo de transporte mostrado no vídeo, o que a empresa não tem. Ele ainda afirma que a fiscalização no local será intensificada para impedir que aconteça novamente.