VIROU FUMAÇA
PF faz a maior queima de drogas da história de SC
Quase 70 toneladas de maconha e cocaína são destruídas em usina de Lages
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]



A polícia Federal queimou, na manhã dessa quarta-feira, quase 70 toneladas de drogas apreendidas no estado em operações ao longo de 2021. A incineração ocorreu na usina de Cogeração da Engie, em Lages, e foi considerada a maior queima de drogas da história de Santa Catarina.
Foram incinerados, com autorização judicial, 61,5 toneladas de maconha e 5,4 toneladas de cocaína. As 70 toneladas de drogas foram apreendidas pelas unidades da PF ao longo de 2021.
Foram usadas três carretas para o transporte total da carga a ser destruída. Os veículos saíram da região metropolitana de Florianópolis com escolta da polícia Rodoviária Federal e da polícia Militar.
Drogas apreendidas em barco de pesca
Entre as drogas queimadas, estão as apreendidas na operação Mar Aberto, que desarticulou uma quadrilha dedicada ao tráfico internacional de cocaína, por intermédio de barcos de pesca. As drogas eram enviadas para países da África e Europa.
Em setembro, a PF apreendeu a embarcação Coroa com 2,8 toneladas de cocaína, escondidas entre camadas de gelo no porão da embarcação. Outra embarcação também foi abordada em Porto Belo com 844 quilos de cocaína escondidos no porão da embarcação entre as redes de pesca.