O manezinho tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten, e o espanhol Carlos Moyá vão se enfrentar em jogo-exibição neste sábado às 20h30, na Arena Multiuso da Semana Guga Kuerten, em São José. Na sexta-feira eles atenderam a imprensa durante entrevista coletiva. Em clima de descontração, Guga e Moyá relembraram os duelos históricos entre os dois e disseram estar preparados pra fazer um grande jogo.
Segundo Guga, além de grande adversário, Moyá tornou-se também um grande amigo. É um privilégio trazer mais um número 1 do mundo pra Floripa, minha terra natal. A gente sempre teve uma boa amizade ...
Segundo Guga, além de grande adversário, Moyá tornou-se também um grande amigo. É um privilégio trazer mais um número 1 do mundo pra Floripa, minha terra natal. A gente sempre teve uma boa amizade, ele é um cara que traz um atrativo a mais pelos valores que carrega dentro e fora da quadra, acho que os valores dele fora da quadra são ainda maiores do que como tenista, o que é difícil, porque ele foi número 1 do mundo. O Carlos é um dos atletas que mais admiro, e acho que nos próximos anos vai ser difícil trazer alguém tão especial como ele, disse.
O espanhol Carlos Moyá também rasgou elogios ao manezinho. Ele representa muito também fora da quadra, em todos os sentidos e âmbitos, sempre procurando ajudar as pessoas. Ele é um embaixador do esporte brasileiro. Ele rompeu muitas barreiras, foi o primeiro número um do mundo mais próximo das pessoas, dos tenistas, aberto a conversas, amigo de todos, ele vivia o tênis intensamente e respeitava as pessoas. Estou muito feliz de estar aqui, espero que o público se divirta tanto quanto nós, disse Moyá.
No retrospecto dos dois ex-líderes do ranking mundial, Guga leva vantagem no Circuito ATP com quatro vitórias e três derrotas. O manezinho brincou dizendo não lembrar muito das três vitórias do espanhol sobre ele, mas disse que guarda uma vitória sobre Moyá na Copa Davis, em 1998, como especial.
Acho que foi um dos jogos mais marcantes para mim, eu virei o jogo perdendo de 2 sets a 1, e Copa Davis é uma coisa marcante, era em casa, com a torcida em cima, isso ficou muito marcado em mim. Sempre foram duelos muito difíceis, eu sempre tinha que estudar um pouco a mais, tentando neutralizar os melhores golpes do Carlos, que sacava muito bem, e ele a mesma coisa. É uma boa oportunidade de rever as coisas que a gente fazia em quadra, tenho certeza que vai ser um bom jogo, finalizou o tricampeão de Roland Garros.
Além do jogo-exibição, a Semana Guga Kuerten conta ainda com um torneio profissional de cadeirantes, que vai até o domingo, e a copa Guga Kuerten, torneio juvenil que conta pontos para o ranking da federação Internacional de Tênis, que inicia também neste sábado com o qualificatório, além de diversos eventos na Grande Florianópolis.
Participação peixeira
O clube Roda Solta participa do torneio profissional de cadeirantes com os atletas Marisa Ferreira e Antônio Alcenir Pagno. A competição tá rolando no Jurerê Internacional. Os peixeiros são treinados pelo técnico Elias Caumo, da fundação Municipal de Esportes (FMEL) e do clube Almirante Barroso.