Blogs | Blog do JC


Blog do JC

Por JC - redacao@diarinho.com.br

O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos


Mazinho

Publicado 18/01/2025 09:49

 


O vereador da Dubai Maravilha, Mazinho Miranda (PRD), que é morador do Bairro Iate Clube, em BC, área atingida novamente pela chuva dessa semana, e que conhece as dificuldade dos moradores, pois sua família foi uma das que perdeu quase tudo na enchente de 2008, irá apresentar na próxima segunda feira uma indicação para a prefeita, que se diz, dos bairros.

Isenção de IPTU
O vereador Mazinho irá Indicar que a prefeita Juliana Pavan, adote as medidas necessárias para a concessão da isenção do IPTU de 2025 dos imóveis  atingidos pelas fortes chuvas desta semana.

Isenção do comerciante 
Mazinho vai propor também que, caso os imóveis atingidos sejam utilizados para fins comerciais, ocorra também a isenção das Taxas de Licença e Localização (TLL) e de Alvará Sanitário (TAS) do ano de 2025.

Foto (Divulgação) 


Adversários e não inimigos...

Publicado 18/01/2025 08:51

 

Comentários nos bastidores políticos na capital manezinha, nesta fase de recesso parlamentar na Leléia, ficam por conta das movimentações nos redutos eleitorais já com vistas às expectativas para o ano eleitoral de 2026, embora 2025 esteja apenas começando. Mas é assim que funciona a política em todo o mundo onde há democracia e disputas.

Avaliações estranhas

Nesta linha, soaram estranhas as avaliações de certos grupos políticos com relação à repercussão de uma foto do governador Jorginho Mello (PL) cumprimentando o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), no evento que reuniu bagrões e ricaços empreendedores neste último final de semana, no chiquetoso Centro de Eventos Ocean Place, na Barra Sul, na Dubai city.

Retirada

Consta que a imagem registrada teria repercutido negativamente dentro do governo do Estado e que, em função disso, na sequência teria também até sido retirada dos álbuns internos de fotografias do governo.

Velha guarda

A estranheza partiu do pessoal, digamos, da “velha guarda política”, eis que comentaram nos bastidores que a “turma da atualidade política” parece querer fomentar aquele ódio que, aliás, já domina boa parte das redes sociais.

Política democrática

Até porque, os adversários políticos e futuros disputantes do governo do Estado, como Jorginho Mello e João Rodrigues são, como diz bem o termo, “adversários” e não inimigos, como deve ser na política verdadeiramente democrática.

Como deve ser

E alembraram ainda os ‘mais experientes’, que em coberturas e registros do cotidiano político de épocas passadas, mas não tão antigas, eram muito comuns os encontros, até bem-humorados de ferrenhos adversários políticos, sendo aceitos de forma natural, como deve ser.

Demonizar a política

Diante disso, surgiu até a pergunta interna dos atentos urubuservadores dos bastidores políticos e comportamentais: a quem interessa demonizar ainda mais a política? Que coisa, hein?

Foto ( Eduardo Valente - Gov\SC)


Xepa pulou na água pra ajudar pessoas

Publicado 18/01/2025 08:42

 

Os prefeitos de Itajaí, Robison Coelho (PL) e de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), estavam desde as primeiras horas da manhã de quinta-feira comandando as estruturas públicas pra atender os atingidos pelas chuvas medonhas que alcançaram níveis impressionantes. Robison se deslocou pra Defesa Civil onde coordenou ações.

Ju

A prefeita espevitada, frente à agua que invadiu ruas, casas e comércios, decretou estado de emergência na city da praia alagada, podendo assim enfrentar com mais agilidade os problemas causados pelas chuvas.

Xepa

O prefeito da capital do ultraleve, Alexandre Xepa (PL), não se fez de rogado e caiu na aguarada, até o pescoço, e com apoio de um barco ajudou pessoas que se encontravam ilhadas em Itapema. A cidade, infelizmente como outras também, foi assolada pelas inclementes chuvas.

Pavan

Logo nas primeiras horas da chuvarada teve quem reclamou do prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, o ex-tudo Leonel Pavan (PSD). Quem sofreu com a aguarada ficou fulo pelo alcaide não se pronunciar e outros sentiram saudades do ex- Élcio Bisturi Kuhnen (MDB). “Numa situação como essa teria caminhões basculantes pra socorrer o povo”, lascou um leitor da coluna.

Taliano

Em Itajaí, o secretário de Obras, o taliano Tarcísio Zanelatto, que há praticamente 15 dias não para de se estrebuchar no trabalho no sentido de arrumar a cidade que estava abandonada pelo governo do ex-prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), também arregaçou as mangas.

Buracos e lixo

Aliás, quem trabalha ao lado do taliano tem que ter fôlego e ralar, porque o homi não pisca o olho e vira o dia em ações.  Buracos têm sido tapados e toneladas de lixo acumulado em terrenos baldios e em outros locais vêm sendo recolhidas. Um barnabé de Obras disse ao socadinho escriba que quando chega em casa só dá tempo de cair no sofá e dormir.

Chuvarada

Quando a questão de que muitos estão gritando por conta de problemas de drenagem ou que os prefeitos não se mostraram preparados, apesar de um certo alerta, ninguém esperava a quantidade de água que despencou e não tem drenagem que aguente. Não sou especialista em porra nenhuma, mas não precisa ser sabichão para entender que grande parte das cidades do litoral está no nível do mar...

Foto (Divulgação) 


A pergunta de um milhão de dólares

Publicado 17/01/2025 22:30

 

Deu no DIARINHO nosso de cada dia que a obra do túnel submerso ligando Itajaí a Navegantes vai atrasar o seu início. Era pra começar ano que vem, mas só vai começar em 2027. A previsão atual é acabar em 2031. Céticos acreditam que a inauguração será no dia de São Nunca. Espero que não, mas…

Caixa-preta

O tal Promobis, que é o programa da Amfri que projeta e viabiliza o buraco de tatu, ops, túnel e obras viárias necessárias para a mobilidade da nossa apertada região é, na visão de alguns — entra governo, sai governo —, mais uma das caixas-pretas da nossa gloriosa Amfri. Criticada sempre, diga-se de passagem.

Muito $, pouco resultado

E temos que dar razão a alguns prefeitos passados, e acredito que também haverá atuais, que questionam a grana investida pelos seus municípios para manter o cabidão de empregos bem remunerados da pomposa Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí. Os resultados dela para o progresso dos municípios associados são pouco visíveis, diga-se de passagem.

Nuvem

Quem adivinha aí quem é o atual presidente da Amfri? Não faço ideia. Ninguém faz, aliás. Então, quando vêm notícias de megaprojetos como esse do túnel, que envolve milhões de dólares, o povo que rala pelo pão de cada dia até se arrepia. Porque sabe que a conta vai sair do couro dele.

Dívida em dólar

Ainda mais que a moeda da Amfri, de tão importante que os caras lá se acham, os bons da boca, maiorais, os melhores dos melhores do mundo (te cuida, Auri!), não é o real brasileiro. Lá é tudo em dólar, milhões de dólares.

Deus nos livre!

E esse que escrevinha estas mais que combalidas linhas, que já criticou muito o papagaio, digo, empréstimo feito em dólar pelo barbudinho Volnei Morastoni (MDB) ao Fonplata, vai na mesma toada em relação a esse empréstimo milionário que querem pegar do banco Mundial: sai pra lá! Deus nos livre!

Pra terminar

Mas, cada um, cada um, atrasando ou não o projeto do túnel segue; seguindo ou não, o salário da turma lá não atrasa. E eu que falei das sinecuras no governo Robison e Robin ontem, me vejo aqui falando em sinecura dinovo. Pqp… Os caras não se cansam de nos tirar pra otários.

Foto (Imagem ilustrativa)


Nota de Esclarecimento

Publicado 17/01/2025 10:54

 

Fui recentemente citado na coluna do JC, do Jornal DIARINHO, em um texto que distorce os fatos e tenta associar minha trajetória a um episódio do qual já fui plenamente inocentado pela Justiça, em decisão declarada a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Essa referência, além de desinformar, desconsidera minha atuação pública e o reconhecimento que recebi ao longo dos anos.

Nas eleições municipais de 2024, entre 220 candidatos, alcancei a 27ª posição geral e a 2ª suplência pelo Democracia Cristã (DC), com 741 votos, resultado que reflete a confiança da população no meu trabalho. Sou atualmente vice-presidente do DC e tenho a honra de ter sido reeleito como presidente da AME (Associação de Moradores do Estaleiro), uma das instituições mais ilibadas e respeitadas de Balneário Camboriú.

Hoje, atuo como Diretor Geral de Turismo de Balneário Camboriú, trabalhando ao lado da prefeita Juliana Pavan para fortalecer o turismo e promover o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. Essa função é um reflexo do reconhecimento da minha capacidade e dedicação ao bem-estar de Balneário Camboriú e sua população.

Reitero que ataques infundados não abalarão minha trajetória e meu compromisso com a cidade. Convido a todos a acompanhar nosso trabalho, que é pautado pela ética, transparência e pelo desejo de construir um futuro ainda melhor para Balneário Camboriú.

Laurindo Ramos
Diretor Geral de Turismo de Balneário Camboriú


Baltt de olho no túnel

Publicado 16/01/2025 08:26

 

O prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt (MDB), assumiu o comando do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da Foz do Rio Itajaí (CIM-Amfri). Segundo as más línguas, o homi tá de zóio no Programa de Mobilidade Integrada Sustentável da Amfri (Promobis).

Buraco de tatu

O bendito Promobis inclui o buraco de tatu, ops, túnel submerso ligando os dois lados da vala, entre Itajaí e Navegantes. A obra estimada pra começar em 2026, já sofreu o primeiro adiamento, agora com previsão pra iniciar em 2027. Será que sai mesmo ou tá listado como o pançudinho escrevinhou na coluna, para o Dia de São Nunca?

Causou estranheza

A nomeação de Baltt pro comando do CIM-Amfri aconteceu agora no começo de janeiro, em reunião extraordinária marcada com os prefeitos da Amfri. Algo inédito e que levantou bastante desconfiança de alguns prefeitos e assessores, já que em 2024, Tiago não fazia questão de aparecer nas reuniões da Amfri e sempre demonstrava pouco interesse nos debates da associação.

Manda quem pode...

Um fofoqueiro de plantão garantiu que as manobras internas na Amfri têm o dedo do governador Jorginho Mello (PL), que está empurrando goela abaixo dos prefeitos o comando da associação pro Baltt, que nem é do PL.

Desagradando

Essa situação de apoiar um prefeito do MDB vem desagradando muito os alcaides do 22. Além do CIM-Amfri, Tiago deverá ser o prefeito da Amfri em 2025. A reunião que vai decidir a presidência da associação será em fevereiro.

Obedece quem tem juízo

Uma parte da prefeitada da Amfri não está curtindo a maneira como Baltt está conduzindo o processo internamente. Na verdade, quem está tocando a boiada do Baltt é o secretário de Administração das Piçarras, o todo poderoso Márcio da Rosa.

Manda mais que o prefeito

O Márcio Rosa já foi abobrão em Camboriú e Navegantes. Em Camboriú, Márcio também foi candidato a prefeito na sucessão da então prefeita loirosa, Luzia Coppi (PSDB). Tiago, como me soprou um falador, tem certa dificuldade na articulação política com os outros prefeitos e teria afrouxado a coleira pro secretário Márcio decidir por ele.

Foto (Divulgação) 


Dia da pessoa amputada

Publicado 16/01/2025 08:12
Alterado 16/01/2025 08:26


O governador Jorginho Mello (PL) sancionou, no dia 8 de janeiro, a Lei 19.193, que institui oficialmente o Dia do Amputado no calendário do Estado da Santa & Bela Catarina, a ser celebrado em 5 de abril. 

Apoio 

A iniciativa, proposta pelo deputado Silvio Zancanaro (PSD), recebeu apoio destacado de Adriano Ribeiro, administrador e gestor no Instituto Otovida, no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS), e da professora Soraia Tonon, coordenadora do Programa de Reabilitação Multidisciplinar em Amputados (Ramp) da UDESC.

Valoriza todas as pessoas 

Para Ribeiro, “com a promulgação da lei, Santa Catarina avança na inclusão social e no respeito à diversidade, consolidando-se como um estado que valoriza todas as pessoas, independentemente de suas limitações físicas”. 

Sensibilizar a sociedade 

Na prática, a sanção da lei busca sensibilizar a sociedade sobre as principais causas de amputações, como diabetes e doenças vasculares, destacando a importância da prevenção.

Combater o preconceito

A data também reforça a necessidade de combater o preconceito, promovendo a inclusão de pessoas amputadas e divulgando redes de apoio para auxiliar no enfrentamento das mudanças físicas e emocionais.

Foto (Divulgação) 


Mazinho do Esporte

Publicado 15/01/2025 14:04


O vereador de primeiro mandato Mazinho Miranda (PRD), da Dubai brasileira, afirmou a esse socadinho escriba que vai dedicar seu mandato à causa do esporte, tanto no profissional quanto no amador.

Inclusão pelo esporte
Mazinho acredita na inclusão social através de atividades esportivas, ele que pilotou a Fundação de Esportes de BC durante o reinado do prefeito de bochechas rosadas Fabrício Oliveira. Então, entende do assunto.

Arregaçando as mangas
Para iniciar o trabalho como edil, Miranda fez visitas esta semana aos diversos ginásios esportivos de BC, além de dar um look no campo de futebol da Vila Real, espaço que recebeu uma de suas primeiras indicações como parlamentar. A proposta solicita a substituição da grama natural do campo por grama sintética. 

De gestor a fiscalizador
Mazinho passou de gestor a fiscalizador e promotor do esporte em BC, e, como tal, reafirma seu compromisso em buscar recursos e projetos que fortaleçam a prática esportiva na Dubai brasileira. Então tá.

Foto (Divulgação) 


Turismo na mariscolândia

Publicado 14/01/2025 20:39

 

Uma das pautas da eleição do agora prefeito de Penha, Luiz Américo Pereira (PL), era o turismo, além da pesca. O homi só falava de turismo e pesca. Por isso, causou estranheza ele questionando o aluguel de um píer anexo ao trapiche da praia de Armação do Itapocorói. 

Não pegou bem 

Na visão do prefeito Luizinho Américo o aluguel mensal de 30 mil reais é muito para manter aquele atrativo turístico que já virou point da capital do marisco. Não pegou bem, nem um pouco, o vídeo do prefeito.

Afobado

Tá parecendo que o prefeito Luiz tá afobado pra mostrar as heranças do ex-prefeito Aquiles da Costa (MDB) ao invés de olhar pra frente e trabalhar. Pelo que a turma andou me soprando no zovido, Luiz montou um primeiro escalão de amigos pouco experientes com a máquina pública, principalmente nas secretarias mais importantes. 

Exemplo 

Um exemplo bem claro dessa situação é a recém-formada em Direito e filha do ex-prefeito Julcemar Alcir Coelho (MDB), Gabriela Heineberg Coelho, no cargo de procuradora-geral do município.

Fechado com o velho MDB

Luizinho tá tendo que pagar uma conta que pode ficar muito cara lá na frente. A tchurma da velha guarda do MDB trabalhou em peso pedinchando voto pra ele na eleição. O ex-prefeito Coelho foi um importante cabo eleitoral no pleito do ano passado. 

Emplacou a filha 

Coelho, que de bobo não tem nada, nem o jeito de andar, conseguiu emplacar a filha num dos principais cargos da prefa da Penha. Dizem as más línguas que a guria terá como mentora a advogada Marizete de Souza, efetiva da procuradoria e mui amiga do ex-prefeito Coelho. Aí fica fácil, né.

Foto (Divulgação) 


No Diário Oficial

Publicado 15/01/2025 08:20

 

Alguns bocudos da Maravilha do Atlântico, que inclusive integravam o governo do ex-prefeito pop star, ficam azucrinando porque viram no Diário Oficial as exonerações de 31/12/2024.

Pracabá! 

Chamou a atenção alguns nomes que levaram pé na bunda, especialmente na secretaria de Educação. Nem a tchurma que defendia as novas ideias se acredita com o que viu. Loucura!

Creches bem cuidadas

Em um dos diversos casos bizarros, um coordenador de unidade de ensino infantil que nunca pisou em uma sala de aula (vivia perambulando no Legislativo) e que não é formado em Pedagogia, pois tem somente o ensino médio. Pelo jeito a controladoria do Município dormia em berço esplêndido nos últimos anos, pois deixou passar cada furo que deixaria qualquer promotor de cabelo em pé.

Foto (imagem ilustrativa) 


Capital político

Publicado 14/01/2025 20:28
Alterado 14/01/2025 20:33

 

Eu sou um cara do bem e vivo no meu canto sem intenção de prejudicar quem quer que seja. Mas, mesmo aqui onde estou, sossegado, vozes me chegam, insistentes, perturbando meus sensíveis ouvidos. 

Vozes 

E essas vozes me falam sobre políticos que saíram das eleições de 2024 por cima da carne seca e que, em troca da confiança do povo, optaram por queimar seus patrimônios políticos por nada. Então vamos a elas.

Mister Robison

E o primeiro deles é o prefeito de Itajaí Robison Coelho… Abrir parênteses: dois políticos se saíram absolutamente vitoriosos das eleições de 2024: Robison Coelho (PL) e Juliana Pavan (PSD). Só Robison, por exemplo, colocou inesperados mais de 20 mil votos em cima do segundo colocado na eleição para prefeito de Itajaí. Um recorde.

Deu banho

Robison Coelho fez mais de 50% dos votos válidos. Sobrou. Com esse capital político a expectativa que se criou na boca do povo era de que ele promovesse um início de governo avassalador, mas ficou só na promessa...

A pergunta:

Ou Robison não se deu conta do que conseguiu — uma vitória maiúscula —, ou então se deixou emprenhar pelos zovidos por aqueles que o cercam? Qual a resposta correta? Essa é a pergunta de um milhão de dólares. 

Vice? Como assim?

Digo isso porque, mesmo com uma vitória consagradora, Robison permitiu espaço igual ao seu para seu vice, Robin Angioletti (abrir parênteses: vice não é nada), e para eminências pardas que o cercam e que mandam mais no seu governo do que ele mesmo. E é sobre isso que se comenta na cidade.

Quem manda?

Observadores se perguntam: quem manda em Itajaí? Robison, que é a quem foram dados milhares de votos? Ou a turma do Itamirim? Ou os doutores da Univali? Ou a turma do Jandir? Ou os Sandri? Ou o papai-sabe-tudo Angioletti? Hein? Acorda! Você está jogando precioso capital político fora.

Sabe por quê?

Porque quem tem voto é você, Robison. Os votos foram dados a você. E voto é confiança. Ninguém votou nos Sandri. Eles têm zero votos. Ou nos Bellinis sem Bellini. Muito menos em doutores da Univali. Zero votos. Ou na tchurma de sempre do Itamirim. Bando de espertos… Zero vereadores, zero votos. Os votos foram para Robison Coelho.

E cadê ele?

O que me dizem as vozes que me chegam é que esperavam mais autoridade do prefeito eleito para mudar as coisas. Pulso. No entanto, até agora, é mais do mesmo. O que se vê — e se sente — é que o poder está delegado a quem não o tem por direito. Sente-se vácuo de poder. O que pode ser fatal. Então, tá... E eu com isso?

Foto (Divulgação) 


Jorginho dá rasante na city pexêra

Publicado 12/01/2025 19:55
Alterado 12/01/2025 20:08

 

Neste sábado o Little Jorge, ops o Governador Jorginho Mello deu um rasante em terras pexêras. No bate-rango, ops bate-papo com o Governador Jorginho Mello (PL), estavam o prefeito Robison Coelho (PL), o vice Robin, ops Rubens Angioletti PL), o presidente da piramidal casa do povo, vereador entisicado Fernando Pegorini (PL) e o secretário de Urbanismo João Paulo Kowalski.

Pautas importantes

O quarteto, tratou de diversas pautas importantes para a city pexêra, como por exemplo: pedido de aumento policial; requerimento de recursos para obras de mobilidade urbana, em um montante de 25 milhões; a celeridade na entrega da obra do Hemosc, e finalmente a doação do Estádio do Clube Náutico Marcílio Dias situado na Marcos Konder.

Fechou a trinca

No encontro o Governador Jorginho Melo, estava entusiasmado com o início de Governo da Dupla RR, e felizão por fechar na city pexêra, o trio do PL que se completou com a vitória por unanimidade do entisicado Pegorini - pra presidente da piramidal casa do povo.

Foto (Divulgação) 

 


Não durou

Publicado 11/01/2025 09:24

 

A falácia da dupla RR, o prefeito Robison Coelho (PL) e seu vice Robin, ops, Rubens Angioletti (PL) de Itajaí, de que teriam sido eleitos pra resolver e não pra reclamar, não durou nem 10 dias de governo.

Deslumbrados?

Os ungidos chamaram uma coletiva de imprensa para choramingar a forma como receberam a Saúde pexêra. Não deu pra ver e resolver nada durante a transição, será? Ou estavam deslumbrados com a vitória?

Contratos vencidos

Acompanhados da secretária de Saúde, a médica dra. Mylene Lavado, uma das reclamações era acerca dos contratos vencidos e sem possibilidade de renovação. Mas peraí, se a transição foi feita numa paz não dava pra ter pedido pra gestão anterior encaminhar as licitações necessárias pra continuidade dos serviços? Pra reclamar com razão, deveriam ter demonstrado que fizeram esses pedidos e não foram atendidos. Seria o mínimo!

Deslumbrados 2

Esse socadinho já havia sido alertado por gente experiente próxima à transição sobre o deslumbre da dupla RR com a vitória e a expectativa de poder. Ficaram blindados pelo próprio ego de serem os bons, os vitoriosos e levaram a transição nas coxas. É claro que a gestão do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) foi trágica, mas se tivessem se dedicado na transição muita coisa poderia ter sido evitada.

Full time

Fontes da saúde pexêra garantem que a dra. Mylene já estaria arrependida de ter aceitado o cargo. Durante a coletiva ela reclamou que anda apagando incêndio o dia inteiro, das oito da manhã até 10 da noite.

Meio período?

Antes de assumir, a bagrona teria dito a pessoas próximas que continuaria suas atividades privadas e seria secretária só uma parte do dia. Humanamente impossível perto das responsabilidades que a pasta exige, né?

Pés pelas mãos

O mesmo povo que ainda acredita na dupla RR, mas tá começando a ficar incomodada com a bolha da soberba, soprou que a operação para a criação de uma central da dengue junto ao hospital Marieta foi pra servir à voracidade midiática do prefeito e seu vice, além de ter caroço no angu. “Colocaram os pés pelas mãos, fizeram um auê com móveis velhos das irmãs e uma sala cedida pelo governador Jorginho Mello (PL)”, cravaram uns urubuservadores.

Esperando emergencial

Durante a entrevista, a dra. Mylene falou que estão esperando um certo número de casos de dengue pra fazer uma contratação emergencial e ativar a sala. Engraçado que com ações de prevenção não andam fazendo a mesma mídia. Ou seria interesse um contrato emergencial e em recursos pro caixa do Marieta, onde a secretária é bagrona também? E pra isso não precisou coletiva, resolveram rapidinho, né?

Fica difícil

Não queria estar na pele da dra. Mylene, que deve ganhar umas 10 vezes mais como médica do que como secretária e ainda ter que aturar uma montoeira de indicações políticas goela abaixo. Apesar de que já que aceitou...

Bitcoin

Em um importante cargo na Saúde, por exemplo, de diretor de regulação e avaliação, estaria uma pessoa boa gente, que só sabe sobre mercado financeiro e fica o dia inteiro postando sobre bitcoin nas redes sociais. Politicagem pura.

Foto (Divulgação) 


Desfile em BC

Publicado 10/01/2025 10:17

 

O socadinho escriba comentou que achava desnecessária a presença de tantos políticos em um desfile realizado na Dubai brasileira, no último final de semana, e que se o MP estiver de olho, o que ocorreu ali pode ser enquadrado como promoção pessoal. As fotos postadas mostram todos com uma camiseta de um evento de empresários com os dizeres “BC o Caribe do agro”.

Olhos atentos

Mas, para os zolhudos de plantão, o que mais chamou a atenção mesmo foi a participação da espevitada prefeita Juliana Pavan (PSD), no mais novo carro da Planetapéia, chamado Nostradamus. Dá uma olhada na foto.

Juíza do TRE/SC

Na foto, quem aparece ao lado da prefeita Juliana Pavan (PSD) — na maior empolgação — é a dra. Débora Fernanda Gadotti Farah que é juíza substituta do Tribunal Regional Eleitoral da Santa & Bela Catarina (TRE-SC).

Equivocada

Me parece que a atitude da juíza é, no mínimo, equivocada ao participar de um evento com tantos políticos, e ainda em destaque ao lado da prefeitona dos bairros, a espevitada Juliana Pavan (PSD) que tem, como muitos políticos, demandas no Tribunalão Eleitoral da Santa & Bela Catarina.

Discurso na posse

Quando tomou posse em junho de 2023, Débora Farah, em discurso para os colegas magistrados, servidores, convidados e amigos, agradeceu a presença da então presidente da subseção da OAB de Balneário Camboriú, Emanuelle Carnevalli e do então conselheiro estadual da OAB-SC, Rafael Pierozan, e todos sabem que ele era um dos coordenadores da campanha da prefeita eleita e a dra. Emanuelle acaba de assumir um cargo de confiança na Emasa. Quanta coincidência…

Resolução 60/2008

As línguas frouxas dizem que ao participar do evento do Agro com empresários e políticos, a juíza substituta do TRE/SC pode ter desrespeitado vários artigos da Resolução 60 do Conselho Nacional de Justiça que estabelece o Código de Ética da Magistratura, definindo muitas regras quanto à postura que o magistrado deve ter.

Levada a erro?

Espero que a magistrada tenha sido levada a erro e não sabia que 90% dos participantes que estavam nos carros alegóricos da Planetapéia eram políticos. Até porque a magistrada é representante do TRE/SC e muitos dos políticos eleitos ainda têm demandas no tribunal. Os linguarudos (arreda, raça de infelizes!) dizem que a corregedoria já está de olho, principalmente depois do jantar do véio da Havan com os desembargadores. Assim não phode!

Foto: (Divulgação) 


Alex Brasil

Publicado 10/01/2025 09:50
Alterado 10/01/2025 10:17

 

No dia 6 de janeiro de 2024, Alex Brasil foi oficialmente empossado como Deputado Estadual na Leléia, na capital manezinha Ele inicia seu mandato com a determinação de representar os catarinenses e promover os valores que marcaram sua trajetória política, como liberdade individual, defesa da família, educação de qualidade e combate à corrupção.

Mais de 20 mil votos 

Alex Brasil é advogado e tem 47 anos. É natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Nas eleições de 2022, recebeu 20.271 votos e terminou o pleito como o segundo suplente de seu partido.

Vem Pra Rua 

A trajetória de Alex começou nas ruas da capital manezinha, onde liderou movimentos como o Vem Pra Rua, que tiveram papel decisivo na história recente do Brasil. Em 2015, ele esteve à frente das manifestações históricas contra a corrupção.

Emendas pra Itajaí 

O deputado Alex Brasil tem um bom relacionamento com o prefeito da city pexêra, Robison Coelho (PL), e pretende destinar boa parte de suas emendas pra região da Amfri e Itajaí, principalmente pra atender as demandas das áreas de infraestrutura e saúde. 

Foto (Divulgação) 

 


Já foi vermelhinho e esconde...

Publicado 09/01/2025 22:23

 

 

Ainda sobre a polêmica do voto do vereador bananinha, digo, Kaká Fernandes (PL), na eleição da mesa diretora da casa do povo, este colunista/blogueiro recebeu um documento de filiação partidária, onde atesta que o vereador já foi filiado ao Partido dos Trabalhadores na Dubai maravilha.

Kaká e Marco Véio

Essa filiação do Kaká aos vermelhinhos foi lá no início do ano 2000 e se desfiliou em 2005, mesma época em que o colega Marcos Véio, digo, Kurtz, também estava filiado ao PT e chegou a concorrer a eleição em 2004 com nome de urna “Marquinho do PT”, ficando como suplente naquela oportunidade e se elegendo pelo MDB em 2008.

 

Fotos (Divulgação e ilustrativa)


Vontade de trabalhar

Publicado 09/01/2025 14:18

 

O vereador Sandro Serpa (PSDB) chegou com muita vontade de trabalhar na piramidal casa do povo pexêra. Assessorado pela competente equipe de seu gabinete com Leandro Vinicius Hahn, Rafaela Cristina Gonçalves, e Charles Muller do Espírito Santos, em seu primeiro dia já começou a atender as demandas da comunidade em diversas áreas como segurança, educação, saúde e mobilidade.  

Primeira vez 

Sandro Serpa foi candidato a vereador pela primeira vez no pleito de 2024 e conquistou a segunda suplência da federação PSDB/Cidadania com 595 votos.

Foto (Divulgação) 


Tá feia a coisa! Prefeito declara Estado de Calamidade Pública Financeira

Publicado 09/01/2025 14:04

 

O prefeito da mariscolândia, Luizinho Américo (PL), declarou Estado de Calamidade Pública Financeira na Penha pelo prazo inicial de 60 dias. A medida busca enfrentar crise financeira identificada pela atual administração, agravada por dívidas acumuladas, falta de recursos para pagamento de servidores, fornecedores e serviços essenciais.

Papagaios

O decreto, fundamentado na Lei Orgânica do Município e na Lei de Responsabilidade Fiscal, foi motivado pela constatação de um déficit expressivo nas contas públicas, incluindo: restos a pagar de mais de R$ 9 milhões (sem cobertura financeira), dívidas com precatórios que somam R$ 1.417.787,95 e necessidade urgente de regularizar pagamentos da folha salarial, encargos sociais e serviços básicos como saúde, educação e limpeza pública.

Medida necessária

O alcaide reforçou que a medida é necessária para restabelecer o equilíbrio fiscal e evitar a interrupção de serviços essenciais à população. "Assumimos o compromisso de reorganizar as contas públicas e recuperar a capacidade de investimento da nossa cidade. Essa é uma etapa difícil, mas fundamental para garantir um futuro sustentável para Penha", declarou.

Segurar os gastos

As principais medidas do decreto são o contingenciamento de gastos com redução de despesas discricionárias em até 30% e revisão de contratos e gratificações, suspensão de pagamentos de horas extras (exceto em casos emergenciais), avaliação de imóveis públicos para possível alienação e revisão de aluguéis e contratos de serviços para adequação às condições financeiras do município.

Comissão Especial

Como parte das medidas para enfrentar o atual estado de calamidade financeira no município, o decreto assinado pelo Prefeito determina a formação de uma Comissão Especial com o objetivo de apurar possíveis responsabilidades de agentes públicos e políticos que possam ter contribuído para a situação.

Um catatau de perrengues 

A comissão investigará casos como o sequestro de verbas públicas e a quebra da ordem cronológica de pagamento das despesas, situações que impactaram significativamente o equilíbrio financeiro da prefa.

Técnica e imparcial 

A Comissão Especial será composta por representantes de diferentes setores da administração municipal, garantindo uma abordagem técnica e imparcial para as apurações.

Nomeados 

Os integrantes, que serão formalmente nomeados, são: um representante da Procuradoria Geral do Município (responsável por conduzir a análise jurídica e garantir que os procedimentos estejam em conformidade com a legislação), um representante do Gabinete do Prefeito (que trará uma visão estratégica e institucional sobre as questões investigadas) um representante da Secretaria de Administração e Finanças (encarregado de fornecer informações detalhadas sobre o fluxo orçamentário e financeiro) e um representante da Secretaria de Receita e Desenvolvimento (responsável por avaliar os impactos nas receitas e colaborar na identificação de possíveis irregularidades).

Medidas e responsabilidades

“O trabalho da comissão será essencial para identificar falhas administrativas ou atos que tenham contribuído para a crise financeira, permitindo que medidas corretivas sejam adotadas e, se necessário, que os responsáveis sejam responsabilizados. Além disso, a comissão buscará formas de prevenir que situações semelhantes ocorram no futuro, reforçando a transparência e o compromisso com a gestão eficiente dos recursos públicos”, finalizou Luizinho.

Foto (Divulgação) 


Ariel com a Jade

Publicado 09/01/2025 13:56

 

O jornalista Ariel Silva, que foi assessor na prefa de Itajaí, diretor de comunicação da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú e chefe de gabinete do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), em Camboriú, assumiu essa semana a chefia de gabinete da vereadora da Dubai Maravilha, a minha musa dos olhos verdes, Jade Martins (MDB). 

Cotado 

Ariel chegou a ser cotado para assumir a comunicação de algumas prefeituras da região e também da própria Câmara de BC, a convite do atual presidente Marcos Kurtz, o Marco Véio (PODE), mas preferiu priorizar a amizade com Jade.

Mais de duas décadas

Os dois começaram a militância política no Diretório Central dos Estudantes,  o DCE da Univali, lá em meados de 2004. Jade, que inicia o mandato como vice-presidente da casa do povo da city da praia alagada,digo, alargada, deve ser uma das parlamentares de maior destaque no legislativo pela sua habilidade política.

Foto (Divulgação) 


CPI na Penha

Publicado 08/01/2025 17:52
Alterado 10/01/2025 09:56

O vereador mais votado de Penha, Adriano de Souza (PSDB), o famoso Tibeco, está atrás de assinaturas para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e apurar um possível rombo de 13 milhões de reais deixado de presente pelo ex-prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), para o atual prefeito Luiz Américo Pereira, o Luizinho (PL).

Começou quente

Dizem que a Capital do Marisco lembra muito a cidade de Sucupira, da novela O Bem-Amado, ou seja, só confusão, treta e politicagem. No caso da CPI, vale a pena ficar de olhos bem abertos, porque parece que a situação é grave mesmo. Tibeco não dá ponto sem nó e está doido pra descobrir algum berne deixado pelo ex-alcaide Aquiles. Ai, ai, ai, qui dor!

Por que a CPI?

Tibeco me contou que o prefeito Luiz Américo Pereira anda espalhando que pegou a cidade cheia de dívidas, de rombos e coiselosa. O problema, segundo o vereador, é que o prefeito Luiz se “fechou em copas” com meia dúzia de aspones e barnabés pra tentar descobrir os perrengues e não abre o bico pra população. Nada mais justo, na visão do intizicado Tibeco, que o povão saiba dos tais podres. A CPI, na visão do edil, é o melhor caminho.

Notícias Mais Lidas

Comerciante de carros foi a vítima da execução em BC

Morte na frente da academia 

Comerciante de carros foi a vítima da execução em BC

Gusttavo Lima escolheu hotel com piscina aquecida e lençóis 300 fios em Itapema 

Itapema  

Gusttavo Lima escolheu hotel com piscina aquecida e lençóis 300 fios em Itapema 

Prefeito Tiago Baltt é eleito presidente da Amfri

NOVO COMANDO

Prefeito Tiago Baltt é eleito presidente da Amfri

Homem é executado com 10 tiros na saída de academia

BALNEÁRIO

Homem é executado com 10 tiros na saída de academia

Mulher é levada em estado grave ao hospital após queda de moto na BR 101

ITAPEMA

Mulher é levada em estado grave ao hospital após queda de moto na BR 101



Diz aí

Operação Recomeço: “A gente não tem previsão para tirar a barreira”

DIZ AÍ, COMANDANTE

Operação Recomeço: “A gente não tem previsão para tirar a barreira”

Comandante da PM de Itajaí será o entrevistado desta terça-feira

“DIZ AÍ, major Ciro"

Comandante da PM de Itajaí será o entrevistado desta terça-feira

"Eu tenho convicção que a privatização da Emasa vai ficar no passado”

Diz aí, secretário, Auri Pavoni!

"Eu tenho convicção que a privatização da Emasa vai ficar no passado”

"Se não prorrogarmos a autoridade portuária, teremos paralisação das operações"

Diz aí, prefeito, Robison Coelho!

"Se não prorrogarmos a autoridade portuária, teremos paralisação das operações"

“O benefício maior para as famílias foi sair da tela e vivenciar o quintal”

Diz aí, professora, Juliana Sperber!

“O benefício maior para as famílias foi sair da tela e vivenciar o quintal”




Transe Tudo

Bons negócios

Ford lança Mustang GT Performance manual no Brasil

Ford lança Mustang GT Performance manual no Brasil

Arena de Verão do Komprão agita a praia Central com atrações  gratuitas

Arena de Verão do Komprão agita a praia Central com atrações gratuitas


Veículos

COMPRO VEÍCULOS

Outros

Compro Veículos

GOL 1.0 2019 todo revisado, quitado, preço de ocasião...somente a vista

Automóveis

Gol 1.0 2019 Todo Revisado, Quitado, Preço De Ocasião...somente A Vista

R$ 42.500,00


Imóveis

VENDE-SE LINDA CHÁCARA NA PACIÊNCIA

Sítio, Chácara ou Fazenda

Vende-se Linda Chácara Na Paciência

R$ 1.500.000,00

ALUGA-SE SALA COMERCIAL

Comercial

Aluga-se Sala Comercial

R$ 2.000,00


Empregos

VIGIA OU VIGILANTE

Ofereço-me para trabalhar

Vigia Ou Vigilante

CONTRATA-SE MOTORISTA

Tenho vaga para

Contrata-se Motorista


De tudo

TAINARA BORBA STUDIO DESIGN

Esporte e saúde

Tainara Borba Studio Design

VENDE-SE LANCHA

Náutica, acessórios, caça e pesca

Vende-se Lancha



TV DIARINHO


🕘 MINUTO DIARINHO 🕒  🏚️🚔 Obra do novo complexo da Polícia Civil em Itajaí, prometida há 10 anos, segue ...




Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Ser Navajo é ser mais americano que americano”: indígenas e o ato antimigração de Trump

POLÍTICA

“Ser Navajo é ser mais americano que americano”: indígenas e o ato antimigração de Trump

Órgão do Ministério da Justiça acumula denúncias de assédio moral há dois anos

CRIMES

Órgão do Ministério da Justiça acumula denúncias de assédio moral há dois anos

Volkswagen manteve por 12 anos fazenda com trabalho escravo no PA financiada pela ditadura

TRABALHO ESCRAVO

Volkswagen manteve por 12 anos fazenda com trabalho escravo no PA financiada pela ditadura

Trump não oferece nada à América Latina e pode fortalecer China, diz pesquisador

POLÍTICA

Trump não oferece nada à América Latina e pode fortalecer China, diz pesquisador

População de animais em floresta de SP cai 77% em uma década

Assassinos de onças-pintadas

População de animais em floresta de SP cai 77% em uma década



Colunistas

Coluna Esplanada

Fogo no lixo!

Aumento do IPTU é aprovado em BC

Charge do Dia

Aumento do IPTU é aprovado em BC

Mensagem objetiva e de parceria na Alesc

Coluna Acontece SC

Mensagem objetiva e de parceria na Alesc

PT pegou o porto pra dar pro Centrão

JotaCê

PT pegou o porto pra dar pro Centrão

Como preservar a saúde mental das crianças?

Ideal Mente

Como preservar a saúde mental das crianças?




Blogs

Deputado Naatz confirmado como novo líder do governo na Leléia

Blog do JC

Deputado Naatz confirmado como novo líder do governo na Leléia

Fui ao médico e ele disse que estou inflamado, o que fazer Dr. André?

Espaço Saúde

Fui ao médico e ele disse que estou inflamado, o que fazer Dr. André?




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.