LUTO
Morre a mãe do ministro do STJ Marco Aurélio Buzzi
Escritora Apolônia Gastaldi era fundadora da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALBSC), seccional de Ibirama
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Faleceu no último sábado a mãe do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio Gastaldi Buzzi. Apolônia Gastaldi, de 91 anos, era uma escritora atuante em Santa Catarina, presidente de honra e fundadora da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALBSC), seccional de Ibirama. Teve uma vida dedicada à cultura do vale do Itajaí.
O corpo foi cremado no sábado, no Centro Evangélico de Ibirama. Além do ministro, Apolônia era mãe do jornalista Homero Buzzi e esposa do professor Gelindo Buzzi, de Timbó. A causa da morte não foi informada.
Continua depois da publicidade
Natural de Indaial e moradora de Ibirama, Apolônia atuou em diversas funções no magistério e foi diretora do Conjunto Educacional Governador Celso Ramos, em Joinville, por 10 anos.
Cofundadora e primeira diretora-geral da Fundação Indaialense de Cultura, também foi secretária de Cultura de Ibirama e lecionou em cursos superiores em diferentes universidades do estado. Nos últimos anos, colaborou como colunista em jornais e revistas, além de escrever mais de 13 livros.
A ALBSC prestou homenagem a Apolônia em 2021 com o lançamento da antologia Apolônia Gastaldi: Tributo à embaixadora da cultura de Santa Catarina, organizada pelo presidente estadual da instituição, Miguel João Simão, com participação de escritores de todo o estado. “Apolônia foi uma mulher visionária, que transformou o amor pelas letras em um legado de inspiração e conhecimento. Sua presença permanecerá viva em cada página escrita e em cada escritor que ajudou a florescer”, declarou a direção da ALBSC Ibirama.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"