BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Educação vai fiscalizar 13 creches conveniadas para polos de férias de BC
Geral acontece após caso de cão que morreu eletrocutado em jardim
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú fará uma inspeção nos 13 imóveis autorizados a receber crianças durante o polo de férias da rede municipal. A decisão foi tomada após a morte do dogue alemão Lorenzo, que teria sido eletrocutado ao encostar nos fios de uma cerca elétrica que caiu no imóvel vizinho ao Centro Educacional Vila do Saber, na rua dom Luiz, no bairro Vila Real, na manhã de segunda-feira.
Segundo o secretário Leandro da Silva, o Índio, uma comissão da Educação visitará as unidades conveniadas que ofertam o serviço ao município. “Como não conhecemos as estruturas, por serem creches particulares, será uma forma de prevenção e planejamento”, explicou.
Continua depois da publicidade
As creches dos polos de férias são destinadas às crianças de zero a cinco anos da rede municipal. As atividades iniciaram na segunda e seguem até 6 de fevereiro na rede privada, tanto em período integral, das 7h às 19h, quanto em período parcial, das 7h às 13h ou das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira.
Pais e responsáveis indicaram interesse em participar do polo no ano passado e no início deste ano efetivaram a matrícula. Quem ainda não fez, tem até sexta para ir até a creche e fazer a inscrição. A exceção é aplicada para crianças que frequentarão o CE Vianna de Carvalho, cujo prazo será até o dia 14 de janeiro.
Para a matrícula é necessário ir até a unidade escolar designada com os seguintes documentos:
* Documento de identidade com CPF do responsável
* Documento de identidade ou certidão de nascimento com CPF do aluno
* Laudo médico emitido por profissionais e órgãos competentes, quando couber
No total, o município disponibilizou 1,5 mil vagas. Para crianças de 4 a 5 anos, há a opção de transporte gratuito até uma das unidades credenciadas.
Continua depois da publicidade
Engenheiro fez vistoria na creche
Sobre o incidente com a morte do animal, Índio afirmou que a Defesa Civil não interditou o espaço. Houve apenas o isolamento da área onde aconteceu a queda da cerca para perícia. Um laudo técnico foi elaborado após a visita à creche.
De acordo com o laudo assinado pelo engenheiro eletricista Alexandre Denardin Cardoso, a vistoria foi feita no dia 5 de janeiro, por volta das 18h, com o objetivo de verificar se a cerca elétrica estava energizada e se representava risco às pessoas. A inspeção se concentrou no terreno da creche, especialmente nos fundos e no muro lateral que faz divisa com o terreno vizinho.
Durante a inspeção visual, o engenheiro encontrou um único ponto de energização nos fundos, mas o condutor da cerca elétrica estava desconectado, sem contato com qualquer fonte de energia. A fiação estava cortada, sem conexão com rede elétrica ou equipamento. Também foi verificado que a cerca apresentava diversas avarias e trechos cortados, especialmente no muro lateral.
Continua depois da publicidade
O engenheiro diz que testes de contato físico e medições nos cabos confirmaram a ausência de energia. O laudo concluiu que o equipamento estava naquele momento desenergizado e, portanto, não representava risco de choque. O documento recomendou que a cerca seja refeita com base nas normas de segurança ou completamente removida.
Morte de dogue
A médica Raquel Lopes, de 41 anos, registrou boletim de ocorrência depois da queda da cerca elétrica no seu terreno. O cão da família, Lorenzo, morreu eletrocutado ao tocar nos fios. Raquel disse que pediu ajuda aos funcionários da creche particular, mas não foi atendida. Ela mesma desligou o disjuntor da escola. Durante o episódio, o noivo da médica foi mordido no braço pelo próprio cão, em um momento de desespero. Ela ainda estuda se irá entrar com alguma ação judicial contra o dono da creche.
Continua depois da publicidade
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
