A prefeitura de Navegantes lançou o novo edital para alargamento da faixa de areia da praia do Gravatá, com valor de R$ 43 milhões. O orçamento inclui materiais, equipamentos e mão de obra. As empresas interessadas podem enviar propostas até o dia 5 de novembro, quando a documentação será aberta.
O engordamento da faixa de areia da orla do Gravatá foi anunciado como solução técnica eficaz e ambientalmente sustentável para conter a erosão costeira e está integrado à ampliação do molhe, projeto ...
O engordamento da faixa de areia da orla do Gravatá foi anunciado como solução técnica eficaz e ambientalmente sustentável para conter a erosão costeira e está integrado à ampliação do molhe, projeto já licitado e com obras previstas pra começar em breve.
Continua depois da publicidade
Para o alargamento, a prefeitura prevê cinco meses de trabalho. A obra vai ampliar a faixa de areia no trecho de 2,3 quilômetros entre a foz do rio Gravatá e o rio das Pedras. Inicialmente, a praia terá 90 metros de largura, com previsão de se estabilizar com 70 metros após a acomodação da areia.
“A obra trará benefícios como a proteção da infraestrutura urbana contra processos erosivos e eventos extremos; ampliação do espaço para lazer e turismo; recuperação de habitats naturais de dunas, restingas e organismos marinhos e a valorização da economia local”, lista o secretário de Infraestrutura, Roberto Ferreira.
Point do surfe, pesca, vida noturna e atividades de lazer, a praia do Gravatá sofre há anos com um grave problema de erosão, ficando praticamente sem faixa de areia. Com a obra, o prefeito Liba Fronza (PSD) quer retomar a proteção costeira e o potencial turístico do local.
“O projeto é fundamental para garantir sustentabilidade, segurança e qualidade de vida, preservando o patrimônio ambiental e impulsionando o desenvolvimento turístico e econômico de Navegantes”, afirma.
Conclusão do molhe
Antes do alargamento, Navegantes fará a conclusão do molhe do Gravatá, que será ampliado dos atuais 70 para 198 metros. A licitação já teve resultado homologado para a empresa Baltt, que está prestes a receber a ordem de serviço da prefeitura.
O contrato tem valor de R$ 3,1 milhões, com prazo de execução de oito meses. A obra vai prevenir o assoreamento do rio Gravatá e dar suporte para o futuro engordamento da praia. Além de servir pra proteção costeira, o molhe terá apelo turístico, com áreas de lazer e convivência.