TURISMO
Itajaí receberá projeto do novo terminal de cruzeiros até janeiro
Além do píer, Instituto Mais Itajaí vai doar à cidade outros quatro projetos de obras estruturantes para o desenvolvimento urbano
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

O Instituto Mais Itajaí, organização da sociedade civil formada por empresas locais, irá doar o master plan do novo píer de passageiros para Itajaí. Na segunda-feira, o instituto assinou um termo de cooperação técnica com a Autoridade Portuária de Santos, responsável pelo Porto de Itajaí. O órgão federal confirmou investimento de R$ 300 milhões para executar a obra.
Conforme adiantado ao DIARINHO no fim de semana pela presidente da Associação Empresarial de Itajaí, Thaísa Nascimento Corrêa, no programa “Diz aí!”, o projeto já está em fase de elaboração pela WSP, empresa de Londres que é referência global em terminais de passageiros. A proposta é posicionar Itajaí como novo hub do turismo marítimo nacional e internacional. O plano inclui ainda a integração da estrutura do terminal com a requalificação da avenida Beira-Rio.
Continua depois da publicidade
O Instituto Mais Itajaí vai doar ao município e ao governo federal o master plan do novo terminal, pronto para licitação e execução. Estão em desenvolvimento os estudos de concepção urbana e arquitetônica, estudos náuticos, modelagem econômico-financeira e estratégias técnicas para possível concessão ou Parceria Público-Privada (PPP).
Conforme também anunciado por Thaísa ao DIARINHO, além do terminal de cruzeiros o Instituto vai doar à cidade outros quatro projetos de obras estruturantes: novo acesso à BR 101 pela Praia Brava; nova interligação viária entre as rodovias estaduais Jorge Lacerda (SC 412) e Antônio Heil (SC 486); eixo arterial Leste, para ligar a zona industrial portuária do bairro Murta à via expressa portuária e um programa de habitação de interesse social, com soluções inovadoras para os desafios habitacionais de Itajaí, um dos municípios que mais cresce em Santa Catarina.
Ao todo, o Instituto Mais Itajaí vai destinar cerca de R$ 5 milhões para a elaboração dos projetos técnicos executivos.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"