FUTEBOL
Copa Santa Catarina começa em setembro com 17 clubes
Marcílio e Barra estão no grupo dos times da capital; Camboriú foi para a chave do sul
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]

A Copa Santa Catarina terá um número recorde de participantes neste ano. Em Congresso Técnico nesta segunda-feira, na sede da Federação Catarinense de Futebol, 17 clubes das séries A e B estadual confirmaram participação, divididos em quatro grupos. Marcílio Dias e Barra estão na chave B, junto com Avaí e Figueirense. A competição inicia no dia 7 de setembro.
Já o Camboriú vai disputar a chave D, com Criciúma, Caravaggio e Tubarão, equipes do sul do estado, já que a Cambura está mandando seus jogos em Imbituba na atual temporada.
Continua depois da publicidade
Serão três grupos de quatro equipes e um de cinco. Os clubes vão se enfrentar em turno e returno dentro do seu grupo na primeira fase, e os dois melhores de cada chave avançam para as quartas de final. Em caso de igualdade no placar agregado nos mata-matas, a disputa vai para os pênaltis. O chaveamento até a decisão também já está definido, com os times dos grupos A e B de um lado, e dos grupos C e D do outro.
O campeão poderá escolher entre a vaga na Copa do Brasil de 2026 e a vaga na Série D do Brasileiro no próximo ano. O vice-campeão fica com a vaga que sobrar. Apenas Avaí e Chapecoense estão garantidos na Copa do Brasil do próximo ano, enquanto Criciúma, Brusque e Figueirense entram com o único objetivo de conquistar a vaga para esta competição.
Continua depois da publicidade
Joinville e Santa Catarina já se classificaram para a Série D do Brasileiro de 2026. Marcílio, Barra e Camboriú, entre outros, ainda buscam a terceira vaga do estado na Série D, que garante um calendário completo no ano seguinte.
Grupo A: Avaí, Barra, Figueirense e Marcílio Dias
Grupo B: Brusque, Chapecoense, Concórdia e Santa Catarina
Grupo C: Blumenau, Carlos Renaux, Joinville, Juventus e Nação
Grupo D: Camboriú, Caravaggio, Criciúma e Tubarão
Anderson Davi
Anderson Davi; jornalista no DIARINHO, formado pela Univali, com atuação na editoria de Esportes.