Folia
Esquenta para o Carnaval de Itajaí terá bloco da mulherada “A Vida Presta”
Sósias de Fernanda Torres vão fazer esquenta na Hercílio Luz neste sábado
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]





Um grupo de mulheres vai homenagear a atriz Fernanda Torres com o bloco anarcofeminista “A Vida Presta – Sósias de Fernanda Torres” no Carnaval de Itajaí.
O primeiro ato do grupo, que conta com o apoio de artistas, produtores culturais, professores, jornalistas e figuras conhecidas da região, como a drag Céia Maravilha e Déte Pexera, será neste sábado, com um esquenta para o Carnaval.
Continua depois da publicidade
O bloco “A Vida Presta” se reunirá a partir das 16h30 no espaço São Miguel, no ladinho da igreja Imaculada Conceição, na rua Hercílio Luz, para celebrar a folia e mandar boas energias para Fernanda Torres e todas as mulheres brasileiras.
“O grupo nasceu dentro do movimento feminista Elas, que luta pelos direitos das mulheres na região e defende a democracia. A ideia de homenagear Fernanda Torres surgiu pelo que ela representa para a cultura brasileira e, mais especificamente, por sua atuação no filme ‘Ainda Estou Aqui’, que resgata a história de Eunice Paiva, uma grande defensora da democracia e das causas indígenas”, explica Ana Cláudia Junghes, professora, bióloga e uma das organizadoras.
Continua depois da publicidade
A jornalista e professora Ana Lúcia da Silva, que também participa da organização, conta que tudo começou com um pequeno grupo que queria brincar o Carnaval e torcer pela vitória brasileira no Oscar. O Brasil concorre nas categorias de melhor atriz, melhor filme e melhor roteiro com “Ainda Estou Aqui”, sucesso de bilheteria no mundo todo.
“Hoje somos quase 100 pessoas, entre homens e mulheres, que defendem a democracia, a arte e a folia tipicamente brasileira”, comenta a professora Cleonice Comunello, uma das coordenadoras do grupo.
Os integrantes do bloco terão camisetas e abadás personalizados e estarão presentes todos os dias da festa no Mercado Público de Itajaí. No dia 2 de março, o grupo deve seguir para Balneário Camboriú, onde participará do bloco do músico Chico Preto.