ELEIÇÕES
Justiça manda recolher clone da "Folha de SP" nas ruas de Balneário Camboriú
Vídeo mostra polícia escoltando carro com materiais impressos
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
A justiça eleitoral ordenou o recolhimento do material de campanha distribuído pelos candidatos Peeter Grando e David La Barrica, que concorrem à prefeitura de Balneário Camboriú pelo PL. O panfleto distribuído simula uma edição da Folha de São Paulo com parte da matéria do jornal sobre o suposto esquema de caixa dois envolvendo a candidata Juliana Pavan (PSD).
Apesar de semelhante à versão oficial do jornal paulista, o material foi uma montagem que reproduz parcialmente o conteúdo da reportagem. A versão distribuída omitiu a parte em que Leonel Pavan e Juliana foram ouvidos pela Folha, retirando suas versões do material.
O juiz eleitoral Rodrigo Coelho Rodrigues determinou a imediata suspensão da distribuição do material. O descumprimento da decisão acarretará uma multa diária de R$ 50 mil.
Segundo o magistrado, o panfleto é irregular, “sem adentrar no conteúdo em si da matéria”, por se utilizar do layout da Folha de São Paulo, “dando a entender aos eleitores que se trata de uma reportagem do jornal e não de propaganda eleitoral”. O juiz também autorizou o uso de força policial para apreender o material, incluindo arrombamento, caso necessário.
Briga nas ruas
Um arranca-rabo entre cabos eleitorais ocorreu nesta quinta-feira, no bairro Municípios, em Balneário Camboriú. O grupo de Peeter Grando (PL) estava distribuindo os clones do jornal quando foi confrontada.
Vídeos que circulam em grupos de WhatsApp mostram dois homens partindo para cima do grupo de distribuição tentando pegar os panfletos. Em uma das gravações, uma mulher diz: "Estamos sendo agredidos aqui no Mundo Doce". Um dos homens responde: "Agredido teu cu". Outra mulher fala: "Tu agrediu meu marido". O homem retruca: "Tu vai fazer o que?".