A Vara da Fazenda Pública de Balneário Camboriú determinou, na quarta-feira, a suspensão do perfil @sosruthcardoso no Instagram, e a remoção de todas as postagens. No despacho, a juíza Adriana Lisboa entende que a página publicou informações falsas sobre o Hospital Municipal Ruth Cardoso.
A decisão é contra a Meta, dona da rede social, prevendo multa diária de R$ 1 mil por descumprimento. O perfil traz oito postagens desde o dia 30 de agosto. As publicações falam sobre ...
A decisão é contra a Meta, dona da rede social, prevendo multa diária de R$ 1 mil por descumprimento. O perfil traz oito postagens desde o dia 30 de agosto. As publicações falam sobre um suposto fechamento do setor de pediatria do hospital a partir deste mês, demissão em massa de pediatras e um suposto esquema de “fura-fila” nos atendimentos.
“As afirmações publicadas pelo referido perfil são levianas, sem nenhuma legitimação, tendo como objetivo causar caos na população, o que é incabível”, diz a decisão judicial.
Na quinta-feira, 3 de outubro, o perfil ainda seguia no ar. A última postagem é do dia 24 de setembro, com uma contagem regressiva “para o fim da pediatria do Ruth”, o que foi citado pela juíza. “O referido perfil anônimo faz uma espécie de contagem regressiva para o fechamento do atendimento pediátrico no Hospital Ruth Cardoso, o que é obviamente desesperador para a população”, disse.
A prefeitura afirmou que o atendimento pediátrico no hospital segue normalmente.
“Campanha de desinformação”
Em nota, a prefeitura de Balneário Camboriú manifestou repúdio ao que chamou de “campanha de desinformação” do perfil anônimo alvo da decisão judicial. “A Justiça foi clara ao ressaltar que as informações divulgadas são “levianas”, infundadas e sem qualquer base legítima, revelando um evidente intuito de causar caos e pânico entre os cidadãos”, esclareceu.
Conforme a nota, a divulgação de uma contagem regressiva para o suposto fechamento da pediatria do hospital “é um claro exemplo de manipulação com fins eleitorais”.
“Estas ações covardes e irresponsáveis têm como único objetivo enganar a população de Balneário Camboriú e desestabilizar o ambiente democrático por meio da mentira. Não toleraremos ataques que visam confundir a sociedade para ganhos eleitorais espúrios”, afirmou, destacando que atua pra garantir um atendimento de qualidade pra população.