Números
Mais de 37 mil pessoas vivem na pobreza em Itajaí
Combate à fome será tema de conferência na Univali nesta quarta-feira
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Mais de 37 mil pessoas estão em situação de extrema pobreza, pobreza ou baixa renda em Itajaí, e podem ser consideradas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Os dados são do governo federal relativos a março de 2023.
O cálculo é feito levando em conta o acesso integral à alimentação segura nas quantidades adequadas e suficientes em comparação com a renda. Ou seja, se o indivíduo tem condições de garantir o mínimo de comida sem gastar todo o dinheiro que recebe.
Considerando o censo de 2022, Itajaí possui aproximadamente 264 mil habitantes, o que torna as pessoas em insegurança alimentar 14,1% da população. No país, esta é a situação de mais de 70 milhões de brasileiros, ou 32,7% da população nacional, segundo informações do Conselho Federal de Nutrição.
A prefeitura de Itajaí disse à reportagem do DIARINHO que no mês de março havia cerca de 37 mil pessoas inscritas no CadÚnico para serem atendidas por programas assistenciais e justamente não viverem em situação de fome e outras dificuldades. Em junho, este número reduziu para 19.072. “Portanto, não procede a informação de que esses números referem-se a indicadores de fome: tratam-se de pessoas carentes acolhidas pela Assistência Social para oportunizar melhores condições de vida”, justificou a prefeitura.
As ferramentas usadas pela Assistência Social são o Bolsa Família, Cartão Social, Auxílio Gás, Auxílio Natalidade, Auxílio Funeral, Cesta Verde, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e Serviço de Convivência.
Conferência alimentar
O combate à fome será o tema da 6ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí. O evento acontece nesta quarta-feira, das 8h às 12h, e das 13h30 às 18h, nos auditórios 1 e 2 do Bloco F4 da Univali, no campus Itajaí, que fica na rua Uruguai, 458, no centro. As inscrições são gratuitas e ainda estão abertas.
O evento é realizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí e vai abordar o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”.
“O objetivo da conferência é ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, bem como garantir a todos o direito à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema Nacional e no Plano de Segurança Alimentar”, explica o presidente do Comsea, Caio Henrique Willrich.
A programação completa do evento foi divulgada no site da prefeitura. Para se inscrever, basta acessar o site de eventos da cidade, clicando aqui.