ITAJAÍ
Pequeno Anjo ganha 10 novos leitos de UTI
Dobram o número de leitos de UTI; hospital faz campanha de arrecadação
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O Hospital Infantil Pequeno Anjo, em Itajaí, vai inaugurar 10 novos leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no sábado. A solenidade de inauguração, às 11h, vai contar com a presença da secretária de estado da Saúde, Carmem Zanotto. Os novos leitos haviam sido prometidos em junho e fazem parte do plano de ampliação da rede estadual.
A atual estrutura do Pequeno Anjo tem 10 leitos intensivos habilitados pelo Ministério da Saúde e agora vai dobrar a capacidade de atendimento com a nova ala, por meio de convênio com governo de Santa Catarina. A ampliação dará um alívio na ocupação dos leitos, que vem sofrendo com superlotação das UTIs desde o início do ano. Na quarta-feira, a lotação era de 100%.
“Sabemos da relevância que esses novos leitos de UTI representam para nosso hospital e para a comunidade. Com essas novas vagas, as crianças e adolescentes que moram nos 11 municípios da região da Amfri têm mais chances de receber atendimento aqui no hospital”, destacou Fábio de Oliveira, diretor do Pequeno Anjo.
O hospital é referência em atendimento pediátrico na região da Amfri. A unidade atende crianças de 0 a 15 anos incompletos, com 94% dos pacientes pelo convênio do Sistema Único de Saúde (SUS). Usuários de operadoras de saúde privadas e atendimentos particulares também são atendidos no local.
Na próxima segunda-feira, a abertura de UTIs pra região ocorre no Hospital Marieta Konder Bornhausen, com a ativação de 20 novos leitos para adultos no Complexo Madre Teresa. Com as novas vagas, o hospital passará a contar com 45 UTIs adulto, além de outras 10 UTIs neonatal já existentes. As UTIs públicas em Itajaí e Balneário Camboriú seguem 100% lotadas nesta quinta-feira. No estado, a ocupação é de 91%.
Campanha de arrecadação
O espaço dos novos leitos de UTI já está montado na estrutura do hospital Pequeno Anjo. As obras e demais equipamentos foram custeados pela instituição, mas a direção precisou alugar kits de monitores e respiradores para deixar todos os leitos em pleno funcionamento. A intenção é adquirir esses equipamentos para a unidade.
Por isso, o hospital promove uma campanha para comprar seis kits de monitores e respiradores. O custo de cada kit é R$ 100 mil, gerando a necessidade de R$ 600 mil para a aquisição. Quem quiser contribuir, pode fazer a doação de qualquer valor via pix – chave financeiro@institutosantaclara.org.br.