ITAJAÍ
Está faltando farmacêutico no hospital Pequeno Anjo
Denúncia é que há só um profissional por turno na unidade e quem atende fica sobrecarregado
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Funcionários do Hospital Infantil Pequeno Anjo, em Itajaí, denunciaram que a unidade tem uma quantidade de farmacêuticos insuficiente pra atender a demanda. A queixa é que existe apenas um profissional por turno, o que estaria sobrecarregando quem fica de serviço no horário.
A reclamação leva em conta que o hospital atende todos os 11 municípios da região da Amfri. “A situação é que toda essa demanda de medicamentos é absorvida por uma única pessoa, um único farmacêutico por horário”, diz um dos denunciantes.
Ele conta que cada turno é de 12 horas e no período não há ninguém pra substituir, além do outro farmacêutico, no caso de eventualidades como o profissional ficar doente, ter algum problema pessoal ou ter que faltar. A denúncia é que a situação estaria se caminhando para um “colapso”, afetando o atendimento aos pacientes.
“Na falta do farmacêutico do horário, não tem nenhuma medicação injetável, principalmente antibióticos, que representa mais de 200 doses diariamente”, completa o denunciante. Ele ressalta que não há problema com a jornada de trabalho, mas com a falta de pessoal na equipe.
O pedido para contratação de mais profissionais já teria sido levado à direção do hospital por diversas vezes pela coordenação da farmácia, sem obter resposta. A questão estaria esbarrando na falta de orçamento.
Em nota, o Hospital Infantil Pequeno Anjo esclareceu que tem no quadro pessoal quatro farmacêuticos com escala 12/36, mais um farmacêutico com carga de oito horas diárias. Além disso, são dois auxiliares que trabalham com escala 12/36 e mais dois auxiliares com carga de 8 horas diárias.
“É importante ressaltar que essa equipe, esse número de colaboradores na farmácia, atende as normativas do que determina a legislação”, justificou a direção.