Navegantes
Ex-secretário assume cargo na Portonave
Diogo Piloni comandou tentativa de privatização do Porto de Itajaí durante governo Bolsonaro
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Ex-secretário Nacional de Portos no governo Bolsonaro, responsável pela condução do processo de desestatização do Porto de Itajaí, o engenheiro civil Diogo Piloni foi contratado pela Portonave, em Navegantes. Ele foi contratado como diretor-superintendente técnico em abril.
Piloni deixou a Secretaria Nacional de Portos em maio de 2022, em meio às discussões pro leilão do Porto. Na ocasião, ele assumiu o cargo de consultor internacional da Terminal Investiment Limited. A companhia suíça faz parte do grupo MSC, que administra o terminal de Navegantes.
O ex-secretário, que era servidor de carreira do Ministério da Economia, disse à época que a decisão pro novo desafio profissional veio após análise e aprovação da Comissão de Ética Pública da Presidência da República. O aval do órgão foi pra atuação exclusiva em mercados fora do Brasil, o que o impedia de trabalhar em projetos no país.
A Portonave não se manifestou sobre a contratação do ex-secretário. Piloni chega à Portonave no momento em que a empresa registra recordes de movimentação, enquanto Itajaí segue com o porto esvaziado em meio à transição pra futura concessão. No primeiro trimestre de 2023, o porto de Navegantes movimentou 329,6 mil TEUs, sendo o melhor trimestre da história do terminal. O crescimento foi de 19% em relação ao mesmo período de 2022.
Atualmente, a Portonave está consolidada como o segundo maior movimentador de contêineres do Brasil. No segundo semestre, o porto de Navegantes vai começar as obras de adequação do cais, que vão preparar o terminal pra receber navios gigantes até 400 metros nos próximos anos.