A 2ª edição da Portos & Costas Brasil traz a Balneário Camboriú nessa segunda e terça-feira, dias 22 e 23 de maio, uma série de discussões e palestras ligadas à infraestrutura costeira e ao transporte aquaviário no Brasil. O evento tem um caráter técnico e multidisciplinar, contando com a presença de 30 especialistas brasileiros e do exterior que atuam em diversas áreas do setor.
Temas como engenharia costeira e portuária, meio ambiente, navegação, hidrovias, dragagens, marinas e cruzeiros serão abordados durante a programação por convidados de instituições governamentais ...
Temas como engenharia costeira e portuária, meio ambiente, navegação, hidrovias, dragagens, marinas e cruzeiros serão abordados durante a programação por convidados de instituições governamentais, associações e empresas. Entre os especialistas está Júlio Cesar de Souza Dias, assessor da Secretaria Nacional de Portos, que falará sobre a nova política de dragagem portuária.
Renildo Barros, superintendente de outorgas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), abordará o papel do órgão e as oportunidades na área de navegação e hidrovias. As relações entre meio ambiente e atividades portuárias estarão em painel, com palestras, entre outras, da analista ambiental do Ibama Janaína de Souza Cunha, e do gerente de Meio Ambiente da Antaq, Uirá Cavalcante Oliveira.
A “economia do mar” vai fechar o ciclo de palestras no segundo dia do evento, com debates sobre marinas e o mercado de cruzeiros. Entre os especialistas do setor, estarão o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), Marco Ferraz, e o ex-secretário de Turismo de Santa Catarina, presidente do Conselho Estadual de Turismo e presidente da Associação Náutica Brasileira (Acatmar), Leandro “Mané” Ferrari.
No dia 22, o evento terá palestra magna sobre a importância da segurança jurídica para atrair investimentos ao Brasil, com a Ana Teresa Teixeira Magalhães, gerente de investimentos para a América Latina da Terminal Investment Limited (TiL), grupo controlador de terminais portuários, entre eles o da Portonave.
Outros temas terão participação de representantes da Marinha do Brasil, Capitania dos Portos de SC, Praticagem do Brasil e dos portos de São Francisco do Sul, Itapoá e do Paraná. Debates técnicos vão reunir consultores de empresas e na área científica estão confirmados especialistas da USP, UFSC e da Associação Mundial para Infraestrutura de Transporte Aquaviário (Pianc).
Segundo o idealizador do congresso, o oceanólogo e consultor Mauricio Torronteguy, nesta edição a proposta foi abranger setores que vêm passando por mudanças influenciadas por questões econômicas, ambientais e regulatórias. “O que demanda constantes discussões em âmbitos técnicos, científicos e governamentais, para que se mantenham competitivos e alinhados com os desafios atuais”, explica.
O evento é realizado pela MTCN Soluções Sustentáveis em Dragagens, Portos e Costas e acontecerá no hotel Mercure. As inscrições pra participação devem ser feitas pelo site do evento, com valores de R$ 1600 pra profissionais e R$ 1000 pra estudantes, inclusos materiais, certificado, coquetel, coffee-break e almoços. Há condições especiais, com desconto, para grupos de congressistas de empresas e instituições.