Vila da Regata
Governador dá boas-vindas à Ocean Race
Jorginho Mello visitou barcos e conheceu estrutura do evento em Itajaí. Ele garantiu parceria pra próxima edição e empenho ao turismo
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), esteve em Itajaí na manhã de domingo dando as boas-vindas aos primeiros barcos da The Ocean Race que já aportaram no píer da Vila da Regata.
Jorginho lembrou que a regatona é conhecida como a “Fórmula 1 do Mares” e que o estado se sente honrado em ser destino do evento, na única parada latino-americana da competição. “Vamos fazer de tudo pra que eles sejam muito bem-vindos e vamos nos preparar para que as próximas [edições] a gente consiga continuar sediando aqui. Isso traz divisas e eleva o estado de Santa Catarina”, destacou.
O governador ressaltou que o estado terá um foco no turismo de eventos para desenvolver o potencial de Santa Catarina nesse setor, tendo a experiência da The Ocean Race como inspiração. Jorginho ressaltou que hoje as iniciativas que existem partem dos municípios, mas quer que o estado seja o “grande animador” desse tipo de evento.
“O nosso governo criou uma secretaria de Turismo exclusiva, sem misturar com nada, pra potencializar o turismo de eventos. Isso traz divisas e nós vamos investir nesse setor que nunca foi olhado”, disse. Jorginho ainda adiantou que o estado será parceiro pra próxima edição do evento, considerando que a atração é importante não apenas pra Itajaí, mas com impacto na economia de toda a região.
“Vamos nos dedicar, vamos melhorar, vamos ouvir eles sobre o que precisa ser melhorado pra que a gente receba da melhor forma possível e possa dar ganho para o município, ganho para o estado e, acima de tudo, ganho para as pessoas”, completou.
Na Vila da Regata, o governador visitou os barcos das equipes Malizia e Guyot, conheceu a estrutura do local e conversou e tirou fotos com o público.
Os portões da Vila da Regata abriram às 11h neste domingo, recebendo milhares de pessoas para as atrações. O público pode ver de perto os três barcos que estavam atracados.
O acesso ao píer das embarcações é restrito, mas alguns barcos ainda serão içados para a terra, quando os visitantes poderão acompanhar os trabalhos de reparos e a preparação das equipes para a próxima perna da competição.
A equipe Malizia, da Alemanha, foi a vencedora da perna até Itajaí, com a equipe suíça Holcim-PRB chegando ainda na manhã de domingo. Outras duas equipes chegam entre quarta e quinta-feira. O primeiro barco a atracar foi o Guyot - mas ele veio por um caminho mais curto por não ter participado da etapa Cidade do Cabo a Itajaí.
Visibilidade pra Itajaí e SC
O secretário estadual de Turismo, Evandro Neiva, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itajaí, Thiago Morastoni, recepcionaram o governador em Itajaí e visitaram os primeiros barcos.
Evandro conduziu o roteiro com Jorginho Mello e apresentou a estrutura do evento. “Receber um evento dessa grandiosidade em nosso estado nos enche de orgulho e satisfação. Além da visibilidade de Itajaí e Santa Catarina para todo mundo na maior regata do planeta, mostra que estamos preparados para receber esse e outros eventos internacionais”, destacou o secretário estadual.
Ainda de madrugada, os secretários recepcionaram os velejadores da equipe Malizia, que venceu a perna até Itajaí e marcou a chegada dos competidores à Vila da Regata. “Essa, sem dúvida, é uma etapa que ficará para a história da The Ocean Race. A disputa entre a Cidade do Cabo e Itajaí foi grande até o último momento, o que tornou a chegada ainda mais emocionante”, Thiago Morastoni.
Escolas estão visitando a Vila da Regata
As escolas municipais e particulares da região terão 11 dias para visitar a Vila da Regata. A visitação segue nesta semana, de segunda a quinta, semana que vem, de quarta a sexta, e também nos dias 19 e 20 de abril. Os alunos da rede municipal de Itajaí são recebidos das 14h às 16h, enquanto os das outras escolas são agendados das 16h às 17h30.
Ao final do ciclo, 9500 alunos passarão pela The Ocean Race. O objetivo desta ação é receber crianças e jovens de escolas públicas e privadas de toda a região. “A ação que nós realizamos com as crianças na The Ocean Race Itajaí é o maior legado que existe para a nossa cidade e para o nosso estado.
Neste ano, cada escola inscrita poderá visitar de três a cinco atividades diferentes. Entre elas estão as bases dos times da 11th Hour Racing e Malizia, exposição Mar Adentro, do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), planetário, Race Boat Experience, Sail a Future Program, visita ao Ecoponto do Centreventos, exposição do Semasa, Water Family Game e muito mais.
Os alunos e professores são recepcionados pelos voluntários. As atividades são programadas de acordo com a faixa etária das crianças para discussão de temas como sustentabilidade, abordagem do lixo marinho, entre outros. Todas as crianças inscritas no projeto recebem um copo de uso contínuo para consumir água gratuitamente. Os pequenos têm contato com diversas práticas e formas de preservação ambiental.