DESPEDIDA
Velório de Marlene Rothbarth começa nesta sexta-feira
Sepultamento será às 11h de sábado no cemitério da Fazenda
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O velório da professora e escritora Marlene Dalva da Silva Rothbarth, de 92 anos, começa às 23h desta sexta-feira no cemitério municipal do bairro Fazenda, em Itajaí. Marlene morreu às 13h desta sexta em decorrência de uma doença respiratória. Ela estava internada no hospital Marieta Konder Bornhausen. O sepultamento está marcado para as 11h de sábado, no mesmo cemitério.
Marlene deixa cinco filhos, 10 netos e dois bisnetos. Atuou como professora entre 1952 e 1983, exercendo também as funções de diretora e inspetora escolar. Além da trajetória na educação, teve forte atuação na área cultural.
Continua depois da publicidade
Foi diretora do Museu Histórico de Itajaí em 1997, membro fundadora da Proarte de Itajaí em 1985 e da Academia Itajaiense de Letras em 1997. Também integrou a Comissão Municipal de Cultura, o Conselho Curador da Fundação Genésio Miranda Lins, o Conselho Municipal de Cultura e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.
Marlene foi ainda uma das fundadoras da Associação de Amigos do Museu e Arquivo Histórico de Itajaí (Aamhapi), entidade que presidiu entre 2004 e 2006.
Como escritora, dedicou-se a pesquisar e registrar a história de Itajaí. É autora da obra infantojuvenil "Júlia e Gabriel visitam Itajaí" e dos livros "Uma história de família", "Famílias de Itajaí, mais de um século de história", "A saga da família Asseburg", "Famílias de Itajaí, mais de um século de história – volume 2" e "Itajaí em crônicas". Deixa também uma obra inédita no prelo: "Fábulas de Rothmar e outros contos".
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
