OCEAN RACE
Entrevista coletiva: Comandantes das equipes estão prontos pra próxima perna
Após semanas de descanso e reparos em Itajaí, chegou a hora de zarpar pra Newport
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Após quase três semanas de descanso, as cinco equipes da Ocean Race se preparam para voltar ao mar. A quarta perna vai começar domingo e tem como destino a cidade estadunidense Newport.
Nesta sexta-feira, antes das equipes participarem da In-Port Race, os cinco comandantes estiveram em uma coletiva de imprensa e relataram como foi a viagem de Cape Town a Itajaí e quais são as expectativas e estratégias para a próxima perna.
11th Hour Racing Team - Charlie Enright
A última equipe a chegar em Itajaí é liderada pelo comandante Charlie Enright. O time norte-americano estava na expectativa de vencer a perna de Itajaí, mas com o trajeto complicado e alguns obstáculos, isso não foi possível.
A próxima parada, em Newport, nos Estados Unidos, é bem aguardada pela tripulação, principalmente por Charlie, já que o município fica próximo da sua localidade natal. Ele ainda destaca que todas as equipes l têm chances de vencer a Ocean Race, visto que ainda faltam 60% dos pontos em disputa.
O estadunidense destacou que voltar ao país é sempre bom e que está confortável com o barco. Ele está confiante que, nesta etapa, o desempenho da equipe será melhor.
Biotherm - Paul Meilhat
O comandante da equipe francesa Biotherm, Paul Meilhat, precisa lidar com um grande desafio na próxima etapa. O time vai contar com três novos velejadores a bordo.
Durante a viagem até Itajaí, a embarcação sofreu alguns danos e reparos foram necessários. “É uma regata muito longa, bem desafiadora. Então, ter novas pessoas a bordo é sempre bom”, afirma o francês.
Apesar de novos integrantes, eles não são rostos desconhecidos, alguns já faziam parte da equipe. O capitão destaca que todos são competentes e bons velejadores, mas acredita que no início algumas dificuldades nas manobras vão existir e a equipe vai saber superá-las.
Guyot Environnement Team Europe - Benjamin Dutreux
A equipe europeia acabou se retirando da terceira etapa por problemas técnicos, mas mesmo assim, o tom descontraído do comandante Benjamin Dutreux não sumiu. Durante a coletiva, ele brincou que “não pode esperar para voltar a regata e ganhar o troféu das outras equipes”.
A confiança é um dos pontos chaves da equipe. Benjamin afirma que o time está feliz e que o barco está 100% pronto. Apesar de cortar caminho e não pontuar na terceira perna, o time Guyot ainda pode mudar a trajetória da competição e que 60% ainda estão em disputa.
Holcim - Kelvin Escoffier
A atual líder da competição, a equipe suíça Holcim, chegou em segundo lugar em Itajaí. Assim como o capitão francês, o comandante Kelvin Escoffier também vai passar a próxima etapa com novos tripulantes.
O comandante afirma que as novas caras auxiliam na trajetória da equipe à vitória. Com novos membros, é possível criar um novo olhar sobre a performance da embarcação.
Kelvin ainda relembrou que ele e Charlie são os únicos que competiram na categoria VO65 na edição passada e saíram vitoriosos. Ao mudar para a embarcação estilo Imoca, são novos equipamentos e ferramentas, as velas são diferentes, as embarcações não são mais padronizadas e elas possuem piloto automático. Além da cabine, que garante melhor proteção contra as condições climáticas.
Malizia - Will Harris
Will Harris é novato na Ocean Race e já assumiu a liderança da equipe vencedora da perna de Itajaí. O time Malizia chegou na cidade peixeira no meio da madrugada do dia 2 de abril e nem a escuridão afugentou a multidão que acompanhou a chegada.
O carinho do público teve um destaque especial para o jovem comandante. “Foi incrível chegar aqui no meio da noite e ser acompanhado pelo público”, afirma. Will ainda brinca que ficou feliz em chegar nas terras itajaienses, pois isso significa que não precisará mais usar roupas de frio.
Os 36 dias no mar foram intensos e chegar na cidade deu uma sensação de férias para a equipe, já que o tempo de descanso foi maior que as outras etapas. Devidamente descansados, o time Malizia se sente preparado para voltar ao mar e lutar pelo título.