TRÂNSITO
Ponte do rio Perequê está interditada para carros, pedestres e ciclistas
Problemas estruturais estão cada vez mais graves
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]



O novo parecer técnico da Defesa Civil de Santa Catarina mostrou o agravamento da falha estrutural da ponte sobre o Rio Perequê, entre os municípios de Porto Belo e Itapema. Para não colocar os usuários da ponte em risco os municípios decidiram fazer a interdição total da ponte.
A decisão foi tomada após sete laudos emitidos pela defesa civil estadual informando o possível colapso total da estrutura.
Continua depois da publicidade
A passagem de qualquer tipo de veiculo está proibida desde sábado, sejam carros, motocicletas, caminhões e ônibus, bem como a passagem de pedestres e ciclistas.
A decisão foi decretada a partir da declaração de emergência dos municípios nos decretos nº 3228/23 por Porto Belo e 024/23 por Itapema.
Continua depois da publicidade
Os municípios instalaram placas de sinalização e barreiras de contenção de passagem.
Antes de decretar a interdição total, as prefeituras tomaram medidas preventivas, como limitação de altura, peso e tipo de veículo, mas diante do agravamento da situação, a travessia foi interditada.
Nova ponte
A prefeitura de Itapema informou que tem projeto para a construção de uma nova ponte na altura da rua 306, mas aguarda o aval do governo do estado por se tratar de ligação entre os dois municípios.
As prefeituras também acordaram que o município de Porto Belo fará uma ponte pênsil para a travessia provisória de pedestres e ciclistas.