A ponte provisória sobre o rio Perequê, entre Itapema e Porto Belo, foi inaugurada nesta quarta-feira e liberada para o tráfego. A estrutura foi construída pelo Exército por meio de acordo da corporação com o governo do estado.
A nova travessia foi aberta com fluxo no sentido de Itapema para Porto Belo, com entrada pela rua 366, enquanto a passagem pela balsa, que vinha sendo usada como alternativa, terá sentido contrário ...
A nova travessia foi aberta com fluxo no sentido de Itapema para Porto Belo, com entrada pela rua 366, enquanto a passagem pela balsa, que vinha sendo usada como alternativa, terá sentido contrário.
A ponte antiga seguirá com uma pista liberada, no sentido Porto Belo-Itapema, ligando o Perequê à Meia Praia. A estrutura, com risco de colapso, será demolida após a retirada de adutora de água e rede da Celesc pra construção de uma nova ponte.
“Sabemos que esta não é uma solução definitiva. Agora aguardamos os encaminhamentos por parte do município de Porto Belo para que possamos dar andamento na demolição da antiga ponte”, disse a prefeita de Itapema, Nilza Simas (PSD).
O prefeito de Porto Belo, Joel Lucinda (MDB), questionou o sentido definitivo com a finalização da ponte do Exército. Joel defende que a balsa e a ponte do Exército fiquem com sentido para Porto Belo, enquanto a ponte antiga tenha fluxo sentido Itapema.
A equipe de Segurança de Porto Belo iria tentar reverter a situação em conversa com representantes da prefeitura de Itapema. O entendimento é que o movimento de Porto Belo pra Itapema é menor do que quem vem de Itapema.
“A forma como Itapema configurou o trânsito atrapalha Porto Belo, que possui na região ruas mais estreitas, o que provavelmente vai aumentar os congestionamentos do nosso lado”, alegou Joel.
A construção da ponte definitiva entre as duas cidades é prometida para “breve”. O prefeito de Porto Belo diz que a situação da adutora está “praticamente resolvida”, estando pendente a realocação da rede da Celesc que leva energia pros dois bairros das cidades vizinhas.