BALNEÁRIO
Prefeitura abre sindicância pra apurar acusações contra secretários
Justiça ainda vai decidir se aceita ou não a denúncia contra os secretários Castanheira e Victor Hugo
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

A administração municipal de Balneário Camboriú informou, por meio de nota oficial, que abriu uma sindicância interna para apurar a denúncia do Ministério Público contra os secretários Antonio Gabriel Castanheira Júnior e Victor Hugo Domingues, respectivamente secretário Municipal de Segurança Pública e secretário Municipal de Controle Governamental e Transparência Pública.
O procedimento foi aberto no dia 18 de abril, logo após o MP cumprir ordens de busca e apreensão na prefeitura atrás de documentos e arquivos digitais. “O município informa ainda que, desde que tomou conhecimento dos fatos, acompanha e colabora com as investigações para que tudo seja esclarecido”, diz a nota enviada à imprensa.
Continua depois da publicidade
Nesta semana, o MP fez denúncia contra os secretários por acusação de falsidade documental, falsidade ideológica, uso de documento falso e inserção de dados falsos em sistema de informações. O MP ainda requereu à justiça, via medida cautelar, que os secretários sejam afastados das funções públicas.
A acusação do MP é que os secretários teriam falsificado documentos pra apresentar à justiça na defesa de Castanheira, em procedimento que investigava o uso de viatura oficial da GM pelo secretário no deslocamento entre Balneário e Curitiba, sempre aos finais de semana.
Continua depois da publicidade
O juiz Roque Cerutti, da Vara Criminal de BC, ainda não decidiu se aceitará a denúncia e nem apreciou os pedidos liminares feitos pelo MP – como o do afastamento dos secretários. Ele deu prazo de 15 dias pros secretárioos apresentarem defesa, para depois decidir sobre a denúncia e os pedidos do MP.
Confiança na justiça
O advogado Claudio Dalledone Júnior, que defende os secretários, disse ao DIARINHO que está confiante na justiça. “Os secretários estão, como sempre estiveram à disposição do poder judiciário e de qualquer órgão de controle isento, pois acreditam veementemente na sua inocência e no correto esclarecimento dos fatos durante eventual fase instrutória do processo”, disse a nota divulgada pelo defensor.