INFRAESTRUTURA
Luci Canziani é projetada como avenida-parque
Binário com a Cabo Rudolf deve sair em breve do papel
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]









Um conjunto de obras previstas na Praia Brava, interligadas com outras mudanças viárias da cidade, promete melhorar a mobilidade no interior do bairro e na travessia entre Itajaí e Balneário Camboriú pela avenida Osvaldo Reis. Entre sete projetos do município, três estão com andamento mais avançado, prevendo obras a partir do segundo semestre.
O projeto do binário da rua Luci Canziani com a rua Cabo Antônio Rudolf é o mais adiantado e deve ter a licitação lançada pela prefeitura de Itajaí até junho. A Secretaria de Urbanismo trabalha nos ajustes finais para o edital. A obra prevê a reurbanização da Luci Canziani, num conceito de “avenida-parque”, transformando a via na principal entrada da Brava.
A saída do bairro será pela rua Cabo Rudolf, a ser prolongada pela rua Maria Furtado Cabral até a avenida Delfim de Pádua Peixoto, cuja revitalização será retomada em breve após nova licitação. Entre a Luci Canziani e a Cabo Rudolf haverá um retorno interno, com uma via de mão dupla.
O novo binário contempla três faixas para veículos em cada sentido, passeios largos e acessíveis, arborização, iluminação, canteiros, nova drenagem e pavimentação. O investimento, com recursos do Fonplata e da prefeitura de Itajaí, é de R$ 21,7 milhões.
O diretor-executivo da Secretaria de Urbanismo, Rafael Albuquerque, destaca que a obra envolve a macrodrenagem na Osvaldo Reis em frente à subestação da Celesc, para resolver os alagamentos no trecho. O serviço complementa a drenagem já feita na rua Laura dos Santos Laurindo e a ampliação da drenagem da Luci Canziani, para implantação do binário.
De acordo com o secretário de Urbanismo, Rodrigo Lamim, somente o binário já dará uma dinâmica ao trânsito, como as mudanças na região central da cidade, que formarão um circuito com as obras na Fazenda e na Brava. “É um processo. A gente vai fazendo as intervenções para chegar no nosso plano macro. Ela vai funcionar da maneira que a gente previu quando estiver tudo pronto”, considera.