LUXO E CONFORTO
Imóveis de alto padrão diferenciam o mercado da região
Procura por imóveis tops cresceu a partir da chegada da pandemia
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção atestou: em nove meses de 2021, as vendas de imóveis tiveram alta de 22,5% no país, com mais de 187,9 mil unidades comercializadas. O montante é maior do que o número de lançamentos no mesmo período, de 171 mil unidades.
No setor de luxo, o crescimento das vendas foi ainda maior, de 33%, segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). O aumento da procura fez cair os estoques de imóveis de alto e médio padrão em Itajaí e região.
“A gente vê o número de lançamentos crescendo em 2021 depois das empresas pisarem um pouquinho [no freio] durante a pandemia. Os estoques aqui na região estão mais baixos. A gente vê um cenário com uma demanda muito alta, mas uma capacidade de produção também alta”, explica o presidente do Sinduscon da Foz do Rio Itajaí, Bruno de Andrade Pereira.
Segundo a prefeitura de Itajaí, o número de alvarás emitidos para imóveis residenciais e comerciais em 2021, até agora, é de 874. O ano nem terminou e a quantia já é a maior dos últimos cinco anos.
“Fomos o metro quadrado mais valorizado do país em 2021, conforme o índice Fipezap. [...] Esse bom momento na construção civil é, sem dúvida, reflexo de uma série de fatores. Os muitos investimentos em infraestrutura foram fundamentais”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni. Ele ainda ressalta a qualidade de vida na região como um atrativo, em especial segurança, educação e assistência à saúde.
“Além das belezas naturais da região e litoral catarinense, Itajaí vem crescendo e se destacando no cenário econômico. [...] Outro fator é sua localização, pela proximidade com grandes cidades”, frisa Tero Nunes, do Grupo Brava Beach.