Definido
Balneário terá nova empresa no transporte coletivo
PGTur vai assumir o contrato no lugar da Expressul até 2027
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Balneário Camboriú vai voltar a ter uma empresa tocando o transporte coletivo municipal. A prefeitura de BC aceitou o pedido de transferência de contrato de concessão da Expressul, que tocava o transporte público municipal antes de ser paralisado em 2020, para a empresa PGTur, que irá assumir o serviço. O contrato terá validade até 2027.
A PGTur terá que cumprir todas as condições estabelecidas no contrato original, de 2017. Nos próximos dias, será feita a publicação do termo de anuência e a retomada do serviço de transporte coletivo pelos ônibus da PGTur.
Continua depois da publicidade
A previsão é de que, nos próximos 10 dias, já se tenha 10 linhas operando na cidade. A previsão é para que, em um mês, todas as linhas previstas no contrato sejam retomadas. O valor da passagem ainda não foi definido, mas a prefeitura adiantou que não sairá do valor praticado no mercado, o que giraria em torno de R$ 4,50.
O transporte coletivo não terá um valor de subsídio da prefeitura de Balneário. “Procuramos várias alternativas para retomada do transporte coletivo. Elas não se consolidaram por conta da pandemia e das empresas não terem condições efetivas pra retornar ao trabalho. Passado esse momento, estamos retornando com o transporte público e, importante frisar, sem o subsídio do município. Vamos melhorando e ampliando o serviço com a implantação. Estamos pensando em uma oferta que seja tão atrativa, que faça o morador deixar o seu carro em casa”, explica o prefeito Fabrício Oliveira (Podemos).
Continua depois da publicidade
As linhas também deverão atender os moradores de todos os bairros. “Se tivermos uma linha de transporte público com agilidade, bom preço, comodidade, tenho certeza que o usuário pode mudar a sua visão sobre o transporte público”, analisa Fabrício.
Os horários e as linhas, assim como outras informações, serão disponibilizados antes do início da operação pela prefeitura de Balneário Camboriú. “Vamos começar a definir esses detalhes. O importante, agora, é que Balneário Camboriú voltará a ter transporte público nos próximos dias”, informou.
Para melhorar a mobilidade, a prefeitura pretende implementar um corredor exclusivo para ônibus, dando agilidade para o transporte. A ideia ainda precisa ser planejada e estruturada.
Desistiu
Alegando dificuldades financeiras para honrar o contrato, a Expressul demitiu os 90 funcionários do seu quadro e parou de fazer o transporte de passageiros em maio do ano passado, durante a pandemia de covid-19.
A direção da empresa informou ao município que não tinha condições de manter o serviço sem um subsídio financeiro do município.