Região
Prefeituras aguardam vacinas para a primeira dose
Vacinas foram enviadas às regionais no sábado, mas municípios ainda não receberam
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

As doses extras de vacinas contra a covid-19 distribuídas pelo estado no sábado inda não chegaram às prefeituras. Os municípios da região da Amfri aguardam o recebimento das novas doses pra retomar ou completar a aplicação da primeira dose na população adulta.
Balneário Camboriú, Navegantes e Itapema suspenderam o atendimento da primeira dose aos adultos na semana passada devido à falta de vacina. No sábado, a secretaria Estadual de Saúde distribuiu 151.600 doses extras de Coronavac para as centrais regionais de saúde.
Continua depois da publicidade
A remessa vai para 129 municípios que pediram remessas adicionais. As cidades estavam com os estoques baixos pra D1 ou já tinham suspendido a aplicação por falta de novas doses. Em Balneário Camboriú, a prefeitura informou que a aplicação da D1 segue suspensa até a chegada das novas doses.
Devido ao feriado do dia da Independência, a vacinação foi suspensa em Balneário, voltando nesta quarta-feira apenas com a segunda dose. Em Itajaí, a vacinação também volta ao normal nesta quarta-feira, após a parada do feriadão. A prefeitura ainda conta com estoques de D1, mas também aguarda novas doses do estado.
Continua depois da publicidade
As cidades da Amfri vão receber 15.620 doses pra primeira aplicação aos adultos. A distribuição prevê cinco mil doses pra Itajaí e outras 3059 pra Balneário Camboriú. As doses esperadas não fazem parte dos lotes de Coronavac interditados pela Anvisa que foram envasados em uma fábrica não inspecionada.
A partir do dia 15 de setembro, Santa Catarina vai receber as doses da Pfizer pra vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos. A remessa prometida pelo ministério da Saúde também será usada pra doses de reforço em idosos com mais de 70 anos e pessoas com alto grau de imunossupressão.