ALERTA
Santa Catarina tem 36 casos da variante Delta
Os pacientes são de 20 municípios; cidades da região têm casos em investigação
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]



A secretaria de Estado da Saúde detectou mais 25 casos confirmados da variante Delta do coronavírus em Santa Catarina. Os dados foram apurados em sequenciamento genético pelo Laboratório de Referência da Fiocruz, do Rio de Janeiro. O estado soma, no total, 36 casos da variante Delta em 20 municípios.
Quatro casos são considerados autóctones, quando a transmissão ocorre dentro de SC; sete casos são importados e 25 estão em investigação sobre o local provável de infecção.
Continua depois da publicidade
Bombinhas, Balneário Camboriú, Camboriú, Penha e Barra Velha estão entre as cidades que têm casos confirmados da variante.
As equipes de vigilância em saúde dos municípios estão investigando o local de infecção, além de buscar o monitoramento e rastreamento de contatos próximos dos pacientes.
Continua depois da publicidade
Itajaí tem um caso importado e em Balneário Piçarras uma pessoa contraiu a doença dentro do município.
A cepa Delta é considerada uma das mais perigosas e foi classificada como ‘variante de atenção’ pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
No documento, a diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) pede que as prefeituras reforcem a necessidade de imunização contra a covid, principalmente o retorno da segunda dose das vacinas. Em Santa Catarina, mais de 140 mil pessoas não voltaram ainda para a segunda aplicação.
Itajaí vai vacinar grupo a partir de 31 anos
Itajaí vai vacinar moradores de 31 a 33 anos contra a covid-19. A imunização inicia nesta quarta-feira para pessoas de 33 anos. Na quinta-feira é a vez da população com mais de 32 anos e na sexta-feira são os moradores acima de 31 anos.
A vacinação ocorre nas 30 unidades de saúde do município, sem necessidade de agendamento. Só tem que levar o documento de identificação com foto e CPF ou o cartão SUS.
A vacinação avança pros trabalhadores industriais, nos postos e no Centreventos, das 8h às 17h30. Na quarta, serão os industriais com 31 anos; quinta com 30 anos ou mais e sexta os com mais de 29 anos.
Continua depois da publicidade
Navegantes
O grupo da vez são os moradores de 28 anos, a partir desta quarta. A aplicação ocorre em oito postos de saúde: Central, Gravatá, Meia Praia, Escalvados, Verde Mar, São Domingos 2, São Pedro e Porto das Balsas. Para ser vacinado é preciso apresentar documento com foto, comprovante de residência e carteirinha de vacinação (se tiver).
Balneário
Pessoas com 28 anos ou mais e industriais com 27 anos ou mais. A imunização ocorre, das 8h às 17h, na UBS Central, na rua 1500, e no mutirão de carros, ao lado do colégio Ivo Silveira. No restante dos postos a aplicação é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
Continua depois da publicidade