Colunas


Mundo Corporativo

Mundo Corporativo

Por Altevir Baron -

Instagram: @abaronmkt | LinkedIN: altevirbaron

Falar em público: Importante competência para o mundo organizacional


Falar em público: Importante competência para o mundo organizacional
(gerada por ia/freepik)

Aprender a falar em público envolve prática, preparação e a aquisição de algumas técnicas. Aqui estão algumas dicas para desenvolver essa habilidade e a melhor maneira de vencer a insegurança está em planejar e se preparar.

1. Conheça seu público: Entender quem estará ouvindo sua apresentação ajuda a adaptar seu discurso para ser mais relevante e envolvente.

2. Prepare-se bem: Pesquise e organize suas ideias de forma lógica. Crie um roteiro ou um esboço da sua apresentação para se orientar. Use papel e caneta ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

1. Conheça seu público: Entender quem estará ouvindo sua apresentação ajuda a adaptar seu discurso para ser mais relevante e envolvente.

2. Prepare-se bem: Pesquise e organize suas ideias de forma lógica. Crie um roteiro ou um esboço da sua apresentação para se orientar. Use papel e caneta. Em sua casa rabisque o que deseja; faça isso repetidas vezes.

3. Pratique regularmente: Pratique seu discurso várias vezes, preferencialmente em frente a um espelho ou para amigos e familiares. Quanto mais você pratica, mais confiante você se torna. Não tenha vergonha de criar o ambiente em sua casa e testar sua capacidade de memorização.

4. Utilize recursos visuais: Slides, gráficos e vídeos podem ajudar a ilustrar seus pontos e manter a audiência engajada. Todo o material usando é para seu apoio, utilize como beneficio.

5. Controle a ansiedade: Técnicas de respiração, meditação e até exercícios físicos podem ajudar a reduzir o nervosismo antes de falar em público. Procure relaxar, pensar em coisas que trazem paz e tranquilidade.

6. Fale devagar e com clareza: Isso ajuda a audiência a acompanhar seu raciocínio e a entender melhor sua mensagem.

7. Use linguagem corporal: Gestos, expressões faciais e movimentos pelo palco podem ajudar a reforçar suas palavras e manter a atenção do público. Você pode mexer os braços, as mãos e mudar sua feição quando necessário.

8. Faça contato visual: Isso cria uma conexão com a audiência e demonstra confiança.

9. Receba feedback: Peça a opinião de amigos, colegas ou mentores sobre sua apresentação. O feedback construtivo é valioso para identificar áreas de melhoria. Não tenha receio de pedir uma sincera avaliação para quem você confia

10. Participe de cursos ou grupos de oratória: Organizações como Toastmasters oferecem um ambiente estruturado para praticar e melhorar suas habilidades de falar em público.

11. Assista a bons oradores: Estude palestrantes e oradores de destaque para aprender com suas técnicas e estilos.

A melhor forma de vencer o medo e a insegurança é encarar de frente; suas habilidades serão expostas à medida que você não tenha medo de se expor. A prática levará o profissional a desenvolver cada vez mais a versão melhor de sua atuação.  Pense nisso e melhore sempre!

 

Assista a bons oradores: Estude palestrantes e oradores de destaque para aprender com suas técnicas e estilos”


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

TV DIARINHO


⛪🗣️ DISCURSO DURO! O padre Júlio Lancellotti não poupou críticas aos prefeitos que gravam vídeos exigindo ...




Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Crise climática deixou mais de 1 milhão de estudantes sem aulas

MEIO AMBIENTE

Crise climática deixou mais de 1 milhão de estudantes sem aulas

Como médico nazista Josef Mengele viveu com regalia por 18 anos no Brasil

"Anjo da morte"

Como médico nazista Josef Mengele viveu com regalia por 18 anos no Brasil

Ilhados na maior metrópole do país

CHUVAS

Ilhados na maior metrópole do país

Como os indígenas conseguiram reverter decisão do governo do Pará na educação

COMPROMISSO

Como os indígenas conseguiram reverter decisão do governo do Pará na educação

Marina Silva: “Lula nunca me pressionou por exploração de petróleo na foz do Amazonas”

POLÍTICA

Marina Silva: “Lula nunca me pressionou por exploração de petróleo na foz do Amazonas”



Colunistas

Resultado x desempenho

Show de Bola

Resultado x desempenho

Calorão...

Charge do Dia

Calorão...

Cerco à Janja

Coluna Esplanada

Cerco à Janja

Sindipi na Itália

JotaCê

Sindipi na Itália

Mudança no comando da PMSC

Coluna Acontece SC

Mudança no comando da PMSC




Blogs

Quarta de cinzas: emedebê no governo Jorginho

Blog do JC

Quarta de cinzas: emedebê no governo Jorginho






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.