A Coleção do Bicentenário foi criada para registrar aspectos importantes desses dois séculos de história da religião e da sociedade de Itajaí. Personagens marcantes, movimentos comunitários cristãos, obras e edificações referenciais da cidade têm sido os temas dos livros publicados.
O livro mais recente da coleção tem por título “A Construção da Igreja Matriz Santíssimo Sacramento de Itajaí” e é da autoria do Padre Eder Claudio Celva. Padre Eder, que também é o pároco da Matriz, vem se revelando historiador eclesiástico de grande qualidade literária e competente lavor historiográfico.
A obra lançada historia a saga da construção da Matriz do Santíssimo Sacramento, que demandou meio século entre anseio de construir e aprontamento da obra. Monumento da fé católica da cidade, a Matriz se transformou, por sua magnificência arquitetônica, riqueza artística e espiritualidade, no ícone representativo de Itajaí. Ela é o exemplar de maior relevância do patrimônio cultural dos itajaienenses.
A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, no dizer do autor do livro, tem no seu conjunto a força de não deixar ninguém indiferente. Por isso, o livro descortina outros horizontes a respeito dela, oferecendo novos conhecimentos, novas interpretações e visões outras sobre o valor histórico, artístico e religioso do principal templo cristão da cidade.
Então, fica-se conhecendo as diversas intenções de sua construção em meio século, os diferentes arquitetos e seus projetos de construção, o intrincado processo de definição entre as diversas plantas criadas. Também são conhecidos o envolvimento de lideranças e da comunidade de Itajaí na sua construção, a penosa captação de recursos para financiar a obra, as escolhas e o bom gosto artístico na sua decoração interna, os mestres carpinteiro e pedreiro, pintores e operários que a edificaram com suas mãos hábeis e criativas
Nada melhor do que se ficar sabendo como uma cidade do meio século XX encontrou disposição, determinação e forças para edificar o monumento arquitetônico que hoje a identifica. Na Igreja Matriz, estão as marcas da religiosidade e determinação de um povo que soube escolher a mais bela obra da fé e da beleza para ser a marca de sua identidade social e cultural.
O livro está à disposição de quem o quiser para a leitura e para o ter como seu acervo cultural. Ele não tem preço; leva-se como presente. Pede-se, outrossim, qualquer contribuição espontânea, porque dois outros livros ainda devem ser publicados, e pode ser retirado na Secretaria da Paróquia, nos fundos da Matriz, no horário comercial.