COMUNIQUE-SE EFETIVAMENTE
Promova uma comunicação aberta e honesta. Encoraje seus colaboradores a expressar suas preocupações e feedback de forma construtiva; elogie em público e oriente em particular.
ESTABELEÇA EXPECTATIVAS CLARAS
Defina regras e expectativas de comportamento no local de trabalho para que todos saibam o que é esperado. Diga de forma clara e inclua exemplos.
LIDERE PELO EXEMPLO
Os líderes devem demonstrar comportamentos positivos e éticos para que os funcionários os sigam. O exemplo dos líderes deve inspirar.
PROMOVA O RESPEITO
Incentive o respeito mútuo entre colegas. Independentemente de cargos ou funções, não é questão de hierarquia, são princípios de civilidade e respeito.
OFEREÇA SUPORTE
Tenha recursos disponíveis para lidar com questões de saúde mental, conflitos e estresse no trabalho. Pessoas mediadoras instruídas são melhores se estiverem ligadas ao RH da empresa.
GERENCIAMENTO DE CONFLITOS
Forneça treinamento em resolução de conflitos para ajudar os colaboradores a lidar com disputas de maneira construtiva. Invista no tema, traga pessoas preparadas, como psicólogo organizacional.
PROMOVA O EQUILÍBRIO ENTRE TRABALHO E VIDA PESSOAL
Incentive horários de trabalho flexíveis e promova a importância de manter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Resultados estão relacionados a engajamento e não a regras.
RESOLVA PROBLEMAS RAPIDAMENTE
Aborde questões de toxicidade assim que surgirem, antes que elas se agravem e ganhem mais espaço. Chame envolvidos para conversar, inicialmente separados.
ESTEJA DISPOSTO A TOMAR MEDIDAS DISCIPLINARES
Em casos de comportamento repetidamente tóxico, tome medidas disciplinares apropriadas. Lembrando que a cultura organizacional desempenha um papel fundamental na prevenção da toxicidade no trabalho, e todos os níveis da organização devem estar comprometidos com a criação de um ambiente saudável e produtivo, começando pelos líderes sem feudos e com foco nos interesses da organização.
"Resultados estão relacionados a engajamento da equipe e não a regras”